Hoje foi confirmada a contratação do Jack Grealish pelo Manchester City após uma novela não tão longa e nem tão demorada. O jogador inglês de 25 anos assinou um contrato de 6 anos com a gente, numa transferência de valor de £ 100 milhões e usará a camisa 10 vaga, desde o último dia 01 de julho com a ida do Aguero para o Barcelona. E, meu povo, essa não foi a notícia do dia que até respinga no Aguero.
Do nada o Barcelona emite um comunicado que agradece ao Messi por todos os serviços prestados, mas não haverá a prorrogação do seu contrato com o time catalão. Mas o quê aconteceu aqui? A La Liga tem o seu Fair Play Financeiro e mesmo com a redução de 50% do salário do argentino, o quê eles gastariam com a massa salarial do time no ano estava fora do acordo, então decidiram não renovar algo que parecia certo. E claro que os olhos do mundo viraram para o City, que na temporada passada lutou para contratar o jogador enquanto ele brigava com a antiga diretoria do Barcelona, não se mudou para Manchester naquela vez, agora o City já sinalizou que não quer não, fica para a volta. Tenho certeza que o Harry Kane suou frio pensando o quê essa saída do Messi poderia fazer com a forçada dele para se transferir para o City. Enfim só uma notícia dessa para tirar o primeiro lugar das notícias de futebol do City e do Grealish. Ah, o Aguero não deve jogar com Messi num clube, algo que ele queria quando aceitou ir para o Barcelona.
Primeiro, dar parabéns ao diretor do Aston Villa que veio a público explicar sobre a transferência, foi bem educado, explicou que clube e jogador renovaram na temporada passada com o Grealish afirmando que gostaria de uma cláusula no contrato caso um clube de Liga dos Campeões (se o Villa estivesse fora da competição) tivesse interesse nele, esse diretor afirmou em vídeo que isso foi aceito e colocaram o valor da cláusula em 100 milhões, por isso sabemos esse custo (alguns clubes até tentaram por menos). Para o Fair Play Financeiro, o City não gastou esse valor de uma vez, ele é amortizado pelo tempo de contrato, então como foram seis anos, o custo por temporada (ou ano fiscal) ficou em £ 16.6 milhões.
Grealish chega e avisa que não tem posição pode até jogar de falso nove, como De Bruyne e Foden já jogaram. Pelo o quê eu me lembro dele, ele gosta mais de atuar pela esquerda no ataque, isso será conversado com o Guardiola que deverá observar qual posicionamento seria o melhor para o time, se for mesmo na esquerda, acho que poderá ser uma notícia ruim para o Gabriel Jesus que poderá ser descolado para o centro do ataque, apesar de gostar de jogar mais pela esquerda, se o Kane chegar a coisa fica pior para o brasileiro. Sterling também atua muito pela esquerda, só que ele joga com mais frequência em outras posições de ataque. Fora que ainda temos o Ferran Torres que jogou como atacante nos últimos jogos do campeonato e foi bem.
A estreia do Grealish no time de cima da Villa foi no Etihad, na temporada 2013/14 quando nós vencemos por 4-0 com aquele golaço do Yaya que saiu do nosso campo e carregou até chutar quase na pequena área adversária, nesse momento o Grealish já estava em campo e comentou que só conseguiu ver as costas do marfinense na jogada. Aquela temporada do Yaya foi algo espetacular e poder ver isso de dentro do campo foi um privilégio.
Amanhã deverá fazer o primeiro treino com os seus novos companheiro e vamos ver se o Guardiola o usará na Supercopa no final de semana, possivelmente haverá coletiva nessa sexta, se tiver, teremos duas perguntas ao nosso treinador: sobre Messi e Grealish. Uma terá resposta seca e rápida, a outra veremos um sorriso, uma alegria no seu rosto.
Eu quero deixar claro uma coisa sobre o Grealish e o modo como Guardiola vai adaptando novas contratações: o técnico não verá o valor da transferência para o colocar em campo, ele deverá entrar aos poucos, assim como ele fez com o Sané, Bernardo, Gabriel, Mahrez... em suas primeiras temporadas pelo City. Então não vamos ficar nervosos e nem deixar a imprensa sensacionalista tentar explorar isso. O time tem boas opções na parte ofensiva, muitas de confiança do treinador, o negócio é deixar o comando na mão do catalão, que entende um pouco desse riscado aí.
Nenhum comentário:
Postar um comentário