Janela de transferências de verão na Inglaterra se fechou parcialmente hoje, os clubes não poderão contratar mais nenhum jogador, apenas vender ou emprestar e para times de fora da Inglaterra até o final de agosto. O Manchester City teve seu plano de ação realizado durante a janela com isso não precisou correr no último segundo para contratar um jogador médio com preço lá em cima.
O meu único questionamento sobre essa janela foi será que não contratamos de menos? Pelas duas experiências passadas pós títulos inglês, o time não foi muito no mercado, não se reforçou e não conseguiu brigar pelo título. Se a diretoria e, principalmente, o treinador está felizes com a atuação, então não vou discutir com eles, não dá para negar que o time é excelente e trouxe uma peça muito boa sem perder nenhum destaque. Yaya Touré é uma lenda do City, mas não foi o grande jogador na temporada passada como nas anteriores.
Hoje foi confirmada a contratação do jovem australiano Daniel Arzani que já é sabido que não ficará no clube, o destino mais provável é o Celtic, o técnico deles já falou algumas vezes sobre o jogador. Vou "ficar de olho" nele, mas sem grande esperanças que vá vestir a camisa do City, ainda mais que a especulação é um empréstimo de dois anos, nem na pré temporada que vem vai aparecer.
Lukas Nmecha teve o nome em muitas especulações de empréstimos para times da segunda divisão e ele ficará uma temporada com um deles, jogará com o Preston North End junto com outro jogador emprestado pelo City, Brandon Barker. O time na temporada passada terminou em sétimo lugar, muito perto da sexta colocação, ficou dois pontos atrás, e poderia ter disputado os play offs da segundona. Tomara que esses dois nossos jogadores os ajudem a subir.
Eu achava que o Nmecha poderia ficar pelo histórico de contusão dos outros dois atacantes, Guardiola vem futuro nele, deve ter liberado o empréstimo para que ele ganhe minutos em campo, deve ter tido garantias disso pelo número de times querendo os serviços do moleque. Sábado terá um jogo contra o Swansea, tomara que os dois jogadores sejam aproveitados.
Quem não quis sair em definitivo nessa janela foi o Oleksandr Zinchenko com uma proposta do Wolverhampton e acordo entre os clubes, mas o ucraniano preferiu ficar. Acho uma péssima jogada para ele, temporada passada conseguiu jogar por causa de uma lesão muito grave do Mendy e contusões do Delph, ele não atuou no meio de campo, sua posição original. Na Supercopa da Inglaterra não ficou nem no banco, não houve notícias sobre lesão, parece que perdeu a vaga para o Claudio Gomes, que chegou outro dia ao clube. Isso sem contar que David Silva, Kevin De Bruyne, Raheem Sterling e Fabian Delph nem estiveram no jogo, me parece muito atrás na lista de escolhas. Se jogar na Copa da Liga, agradeça.
Infelizmente não deu para o Douglas Luiz, a notícia do Globo.com fala que a federação inglesa não liberou o visto de trabalho então não poderá jogar pelo City nessa temporada. Guardiola e Tite testemunharam a favor dele, mas nada feito. Uma pena, acho que mal ter jogado pelo Girona pode ter influenciado na decisão. Vai ser emprestado novamente, pode ser para o Girona, que está com técnico novo. O Guardiola, que gostaria de contar com ele, vai colocar uma pressão no treinador para ele jogar, seja no Girona, NAC Breda, quem sabe o City no o manda para o Nice do Patrick Vieira na França. Se ele conseguir o visto para a próxima temporada, ele não ocupará vaga nenhuma das cotas tanto na Premier League quanto na UEFA, seja um jogador sub 21 para a primeira e lista B para a segunda.
Dois jogadores ficaram perdidos pelo City até o momento: Patrick Roberts e Jason Denayer. Não sei qual será o futuro deles, transferência em definitivo parece que ficará complicada, o belga tem interesse em voltar para o Galatasaray, mas os turcos não querem pagar o quê o City deseja, tentam negociar um novo empréstimo. Roberts parece não ter mercado, uma ou outra especulação bem fraca sobre ele, nada se concretizou. Se os dois jogadores ficarem, eles poderão se inscritos tanto na Premier League quanto na Liga dos Campeões.
Denayer seria o único jogador classificado como Treinado pelo Clube nos critérios da UEFA (acho que desde o Micah Richards nós não tínhamos um jogador desse tipo) e é Home Grown na Premier League. Por sua vez Roberts, é Lista B na UEFA e Sub 21 na Premier. Tomara que arrumem alguma coisa, caso contrário ficarão jogando altinho com Zinchenko.
E Eliaquim Mangala por estar lesionado não foi especulado em lugar algum. Não vai ter condições de jogo na janela de verão de nenhum país, quando a de inverno abrir, estará nos últimos seis meses de contrato e poderá assinar de graça, caso o City não seja louco de estender esse contrato, com qualquer clube.
Menos de 72 horas para o jogo contra o Arsenal!
Ah e para quem é de São Paulo, o City fará um evento com apresentação das taças da Premier League e Copa da Liga no museu do Futebol além de assistir a estreia contra o Arsenal. Quem quiser, pode se inscrever clicando nesse link. Vagas limitadas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário