A Premier League está para começar, na sexta feira terá seu primeiro jogo, será entre o time que ficou a 19 pontos do Manchester City na última temporada e um que está há menos tempo que o time que ficou a 19 pontos do Manchester City sem ganhar o campeonato inglês (tem duas opções). A Premier começará com uma novidade: a janela de transferências na Inglaterra se fechará amanhã, às 13 horas, horário de Brasília, times ingleses poderão vender ainda para o exterior até a janela desses países fechar. Então como o mercado inglês está fechando, o Manchester City está mexendo as peças, os jogadores que não serão utilizados por Guardiola.
Ontem dois atletas passaram pela porta de saída do Etihad: Brandon Barker e Joe Hart. O primeiro nem viajou para os EUA, o quê mostra que não tinha futuro algum no City, foi emprestado para o Preston North End da segunda divisão por uma temporada, seu contrato com a gente termina em junho de 2020, quando voltar, terá 22 anos e um ano de contrato, a diretoria vai tentar alguma quantia por uma transferência em definitivo, deve parar em times menores mesmo. O ponta direita era uma daquelas promessas para o futuro, não vingou, teve empréstimos para times de divisões inferiores e para o futebol escocês, onde pelo menos ajudou o Hibernian a chegar na Liga Europa dessa temporada com a quarta colocação, o time escocês está na terceira fase classificatória, enfrentará o Molde da Noruega. Se passar, pegará o Dinamo Misk (Bielorússia) ou Zenit na fase de play-offs, a última antes da fase de grupos. Se chegar aos Play offs pode agradecer porque daí não passará.
Já Joe Hart é uma lenda do Manchester City, participou do início dessa fase gloriosa do time, ganhou vários títulos e o Prêmio Luva de Ouro da Premier League por quatro oportunidades( divide a liderança desse ranking com Petr Cech), mas desde a chegada de Guardiola ele vinha sendo emprestado, passou pelo Torino e West Ham. Agora foi contratado em definitivo pelo Burnley por £ 3.5 m. O time dos arredores de Manchester também está na 3º fase classificatória da Liga Europa onde enfrentará o İstanbul Başakşehir da Turquia, quem vencer pegará nos play offs o vencedor de Olimpija Ljubljana da Eslovênia e o HJK da Finlândia. Por causa de uma crise de goleiros no Burnely, Hart foi contratado, talvez faça sua estreia nessa semana.
Espero que no Burnley ele consiga voltar aos melhores dias, esses dois empréstimos não parecem ter agregado em nada para a sua carreira. Para homenagear um ídolo é possível que o clube chame um campo do centro de treinamento de Joe Hart e quando voltar em outubro terá uma recepção calorosa da torcida.
Ainda há alguns jogadores para sair, o zagueiro Jason Denayer tem interesse de dois times, Celtic e Galatasaray, ambos o querem por empréstimo, parece que o City quer a transferência em definitivo, não existe vontade de mantê-lo no elenco, já foi tantas veze emprestado, não me lembro de ter sido cogitado em permanecer com o time. O caso do Patrick Roberts é um mistério, foi só para compor elenco nos EUA, entrou muito pouco, ele ainda treina com o City, só que não se vê nenhuma grande especulação sobre seu nome. Com contrato até julho de 2020 é outro que eu acredito que o City quer a transferência em definitivo.
Quem pode sair, tem mercado, é o Zinchenko. O Wolverhampton está gastando muito dinheiro para se manter na primeira divisão e vai conversar com o ucraniano para se acertar com ele, os clubes estão de acordo com a transferência por £ 16 milhões. Teve uns rumores nos últimos dias sobre chegada de jogador para o meio de campo, isso ocupará a nossa última vaga das 17 para jogadores livres, ele nem no banco ficou contra o Chelsea, fosse ele, aceitava essa proposta e ia ser feliz numa cidade que faz ou não parte do Condado Negro (por causa da exploração do carvão).
Quem chega, mas já sai é o jovem Daniel Arzani (famoso quem?) de 19 anos. O meia atacante foi contratado junto ao Melbourne City, nosso clube na Austrália, e será emprestado por dois anos ao Celtic da Escócia, o australiano jogou as três partidas da sua seleção na última Copa, é o jogador australiano mais jovem a entrar em campo numa Copa do Mundo. O destino deve ser o mesmo do Mooy: ser emprestado, ganha experiência, nunca jogar no nosso time principal e o City fazer caixa com uma transferência no futuro.
Aquela especulação de um jogador para o meio de campo parece que morreu de vez. Não há nada concreto na chegada do Julian Weigl e o Kovacic está perto de assinar com o Chelsea como parte da transferência de Courtois para a Espanha. Com isso, Guardiola fará uso de alguns jogadores como volante para poupar o Fernandinho em alguns jogos, afinal o brasileiro tem a idade de Jesus né? Não o nosso, esse bem jovem ainda, mas o bem mais famoso.
Algumas peças são: Gundogan, Delph, Stones, Claudio Gomes e Douglas Luiz. Os dois primeiros já foram testados na temporada passada, não são o Fernandinho, podem ter certeza disso, não é demérito para eles, mas estão abaixo da opção atual. Stones jogou alguns minutos na Supercopa nessa posição, na Inglaterra, mesmo jogando como zagueiro, era ele que controlava a saída de bola, pode ser uma bela surpresa no meio de campo, veremos no decorrer do ano. Claudio Gomes é uma incógnita, assim como o Douglas Luiz e seu problema com o visto de trabalho.
Por falar nele, ontem um membro da Citizens Brasil, Lucas Souto, esteve no CT do City e tirou fotos com alguns jogadores, entre eles o Douglas Luiz, que estava com roupa de treino normal. Perguntei e o Lucas não soube responder porque foi muito rápido o encontro, se ele tinha alguma novidade sobre o visto. Nos últimos vídeos do City, o Douglas não aparece em nenhum, pode ter essa questão burocrática porque não está apto a trabalhar na Inglaterra no momento. Eu estou especulando que se ele estiver treinando com o grupo é porque a coisa está andando. Ficar na esperança que sim.
A Premier League e as TVs inglesas já divulgaram os jogos que transmitirão para o Reino Unido até a décima terceira rodada do campeonato. Isso é importante porque é com base nessas transmissões que uma parte do dinheiro arrecadado será dividido entre os clubes. A cota mínima é de 10 partidas, mesmo que o time X não tenha 10 jogos transmitidos, ele receberá o valor referente a esse número. Pois bem, 13 rodadas, dois times já bateram 10 jogos e mais 3 estão com nove, nenhuma desses cinco é o atual campeão inglês e time com o futebol mais bonito apresentado em décadas na Inglaterra, esse time só tem 7 jogos, mesmo número do Crystal Palace, e querendo apontar culpados, eu indico a BT Sports porque só temos 1 na TV deles, a SkySports mantém o mesmo número para quase todo o top seis.
Independente disso, aqui no Brasil a ESPN transmitirá os jogos em seus quatro canais. Tenho quase certeza que veremos os 38 jogos do City, acho que ano passado só um não passou.
Nenhum comentário:
Postar um comentário