sexta-feira, 10 de agosto de 2018

EPL # 1 - Arsenal Vs Manchester City

O momento que aguardávamos com tanta ansiedade está perto de chegar, pouco mais de um dia para começar o campeonato inglês para o Manchester City. No domingo ao meio dia, enfrentaremos o Arsenal para começar a defesa do nosso título, o jogo terá transmissão ao vivo pelos canais ESPN.

Convenhamos, enfrentar o Arsenal no Emirates na estreia não é uma boa pedida, ano passado sofremos para ganhar do recém promovido Brighton, também fora de casa, então sabemos que qualquer time que tivéssemos pela frente, teríamos um páreo duro. Talvez possa ser mais "fácil" do que na estreia de Premier League anterior porque o time comandado por Unai Emery vai ter que atacar, não posso imaginar que na primeira partida oficial do cara, ainda mais em casa, ele se contentará com um empate. 

Esse será o primeiro jogo oficial do Arsenal sem ter o Arsené Wenger no comando há muito tempo, ele assumiu em setembro de 1996. Para vocês terem uma ideia, o Sané é de janeiro de 96, sete jogadores do City atual, entre eles Gabriel Jesus e Phil Foden, nunca viram o Arsenal ser treinado por ninguém que não fosse o Wenger. Tomara que no futuro possamos dizer isso sobre o Guardiola, só que com bem mais títulos, isso não é tirar uma com o Wenger, mas que ele com a política de gastar pouco, foi ficando para trás.

Em estreias de Premier League o City vem de uma sequência de sete partidas com vitória (no total são 10 vitórias, seis empates e cinco derrotas), começou o quatro a zero do City no comando do Mancini sobre o Swansea, Aguero deixou seus dois primeiros gols com a nossa camisa nesse dia, depois disso foram mais 199, coisa pouca, dá para contar nos dedos. E essas marcas são quebradas constantemente. Ele tem sete partidas de estreia na Premier League e marcou seis vezes, atualmente ele é o quinto colocado na artilharia de gols na primeira rodada, empatado com Drogba e Louis Saha. Lampard, Shearer e Rooney tem oito cada e Teddy Sheringham tem sete, ou seja, se marcar dois vira líder e torna-se o único atacante não nascido na Inglaterra nessa liderança. Na matéria do site da Premier League não fala em quantos jogos esse pessoal chegou a essa marca, como só devem ter jogado na Inglaterra, devem ser muitos jogos.

O Manchester City vai quase completo para Londres, apenas Danilo não está liberado para o jogo, ele sofreu uma contusão durante a Copa do Mundo e ainda não o vi em nenhum dos treinamentos. Outra baixa brasileira é mesmo Douglas Luiz que não conseguiu seu visto e o Guardiola, na entrevista de hoje, estava muito indignado com isso. Falou que quem libera o jogador ou não não entende nada de futebol e poderia ter dado a resposta antes, não no dia do fechamento da janela. Agora o clube vai procurar um time para ele ser emprestado e que possa jogar para que na temporada que vem, ele ganhe esse visto de trabalho.

Como será que começaremos o jogo de domingo? Num esquema com quatro defensores ou três zagueiros com o Mendy livre, leve e solto para atacar? Acho que o time iniciará o jogo com uma linha de quatro, mas estou curioso para saber qual será a dupla de zaga. Por mais que não tenha começado contra o Chelsea, eu acho que o Kompany será o titular, isso pode ser uma notícia ruim, se jogarmos com quatro na defesa, para o Stones, não me lembro dele ou do Kompany jogarem do lado esquerdo da zaga, esse papel fica com Otamendi ou Laporte. Stones fazendo essa função de saída de bola de forma calma, ganha muitos pontos com o treinador. Esse problema de formação da zaga vai acontecer na temporada toda, vamos estar longe de ter um titular absoluto, isso é bom porque eles poderão revezar mais e descanso para mais uma temporada longa é essencial.

Na Supercopa não tivemos Sterling, De Bruyne e David Silva com isso Bernardo Silva comandou o time e não tem o porquê ele deixar o time titular, acho que sobre para o David Silva, idade vai pesar, com o meio de campo sendo formado por Fernandinho, De Bruyne e Bernardo. Podem falar a verdade, é uma obscenidade ter um meio de campo desse, jogos do City deveriam acontecer após a meia noite para não atentar contra a família tradicional inglesa. Na frente acho que teremos o mesmo trio de domingo passado: Sané, Mahrez e Aguero.

O Sané saiu no intervalo por causa de uma pancada, treinou durante a semana e Guardiola não comentou sobre ele perder esse jogo por contusão. Aí você olha para o banco tem Gundogan, David Silva, Sterling e Gabriel Jesus, fora o Foden, no começo da temporada passada já foi colocado no banco nas primeiras partidas, é o xodó do treinador, não acho que ficará de fora dos 18 do jogo não, talvez não entre na maioria das partidas, tenho quase certeza que vai estar sempre entre os relacionados. 

Dois jogadores do Arsenal estão fora desse jogo, o lateral Sead Kolasinac e o zagueiro Laurent Koscielny. Olhando para o time deles, não há uma grande estrela, tem bons jogadores. Vamos ver se o Emery consegue fazer o time com eles.

O City vai manter o padrão do jogo contra o Chelsea, ou seja, vai jogar um futebol bonito, ofensivo e que sufocará o adversário. Tudo bem que o Chelsea não estava completo nesse confronto da Supercopa, nós também não, só que nosso estilo de jogo continua seguindo a mesma linha e está evoluindo. Será que nessa temporada, Guardiola conseguirá que seus jogadores quebrem mais uma vez o recorde de passes tentados? Foi o primeiro time a passar de mais de 1.000 passes tentados com 942 completos. Muitos recordes da temporada passada serão difíceis de serem superados, esse de passes dá, não será tranquilo, mas esse time tem capacidade suficiente para isso.

Man City Vs Arsenal (desde 1992):




Jogadores pendurados: não há.

Jogadores suspensos: não há.

Juiz da partida: Michael Oliver. Apitou dois jogos entre City e Arsenal com uma vitória para cada lado: 3-1 para a gente na Premier e 3-0 para eles numa Supercopa. Na estreia contra o Brighton na temporada passada foi o cara que comandou o jogo (2-0 para o City, Aguero e um gol contra)



Nenhum comentário:

Postar um comentário