segunda-feira, 12 de outubro de 2015

Clube versus Seleção

Em toda parada para jogos data FIFA temos sempre o problema entre o jogador servir a sua seleção enquanto não está nas melhores condições físicas no seu clube. O técnico da seleção precisa sempre contar com a sua força máxima e isso vai contra a vontade dos treinadores de clube, que entendem que o jogador, se não estiver 100%, não deverá jogar pelo seu país. Caímos na questão de interesses distintos.

Nessa rodada de jogos de seleção, mais uma vez, vemos o embate entre Manchester City e Bélgica sobre o uso do zagueiro e capitão dos dois times, Vincent Kompany. De acordo com o jornalista Stuart Brennan, setorista do MCFC pelo jornal Manchester Evening News, o treinador belga Marc Wilmots avisou que o jogador treinou e jogará amanhã. Ainda estamos no campo da especulação porque o jogador não entrou em campo, pode ser que isso não aconteça, mas esse é meu ponto de vista sobre o caso.

Kompany tem um problema crônico em um das suas panturrilhas, é normal ele perder algumas partidas durante as temporadas para se recuperar dessas lesões e é isso que acontece com ele nesse momento. Desde o segundo tempo contra a Juventus, que ele não entra em campo pelo clube, chegou a ameaçar a ficar no banco contra o Tottenham, mas foi substituído no último momento. Já são cinco partidas sem jogar então.

Ele não entra em campo não porque Pellegrini o considera inferior aos outros três zagueiros, com certeza os quatro em condições perfeitas, o belga é o melhor e seria o titular indiscutivelmente. O treinador não o coloca em campo porque sabe que ele não está inteiramente recuperado e não tem intenção de forçar que a lesão piore e o perca por mais jogos ainda. Prova disso é a substituição de Aguero contra o Newcsatle.

Ele faz parte de uma espinha dorsal do City formada por Hart, Kompany, Yaya, Silva e Aguero, exceção ao goleiro, os outros quatro estão com problemas. Com a parada para esses jogos, pouco se fala da situação do Yaya, só iremos descobrir na entrevista pré jogo do Pellegrini na sexta feira se está pronto para o jogo ou não. E teremos uns jogos bem pesados nas próximas semanas, não seria um bom momento para termos desfalques grandes, acho que o time nessa temporada sempre foi escalado pelo departamento médico até agora. E é quase certo que não poderemos contar com Silva e Aguero no Derby, ficar sem o capitão seria mais um duro golpe.

Então eu acho que Kompany tem que pensar seriamente se jogar na terça pela Bélgica é um bom negócio. Primeiro, a seleção belga já está classificada para a EURO, está na luta pelo primeiro lugar no grupo, enfrentará a poderosa seleção de Israel em Bruxelas, que ainda luta por uma vaga na repescagem, mas perdeu para Chipre em casa. No jogo em Jerusalém deu Bélgica com o Kompany expulso e o Jason Denayer entrando para completar a zaga. A vitória não só garante o primeiro lugar como deverá servir para eles serem cabeça de chave no torneio, desde que a Holanda não se classifique para a competição. E tem mais, a vitória garante o primeiro lugar no ranking da FIFA.

Todos ótimos prêmios para uma seleção que nunca é tida como potência do futebol mundial e fará muito bem ao ego do treinador Wilmots, mas que podem se obtidos sem a participação de Kompany. Alguns dias a mais de descanso para ele podem fazer bem para a Bélgica lá em junho do ano que vem na França, deverá contar com um jogador mais inteiro para a fase final do torneio.

Um problema extra que pode ocorrer se ele jogar é Pellegrini confiará nele para ser o seu capitão? Para mim, não seria injustiça o treinador lhe retirar a faixa e até mesmo do time titular, não por queda na qualidade, mas porque o treinador deixou claro que não concorda quando o jogador não está jogando pelo clube, ele jogar pela seleção. Recado mais claro e direto, acho que não existe. 

Pellegrini não disse isso porque é um escroto, mas porque, como todo treinador, quer ter sempre seus melhores jogadores em condição de jogo. Para vocês terem uma ideia, Kompany é o décimo segundo jogador do City em minutos em campo nessa temporada, dos zagueiros apenas Mangala tem mais, só que o 13 º lugar é o Otamendi, contratado com o campeonato já iniciado e com problemas na documentação para poder começar a jogar pelo City. Ou seja, um cara que começou o campeonato depois que ele, pode ficar mais tempo em campo que o Kompany. Tem alguma coisa errada por aí.

Eu realmente espero que Kompany pense melhor nessa questão de jogar na terça feira, acho que o que ele tem a perder é muito maior do que a ganhar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário