terça-feira, 13 de janeiro de 2015

Prêmio FIFA - Melhor Jogador do Mundo

Na segunda feira foi realizado a festa para a premiação dos melhores do mundo na temporada 2013/14 e já sabíamos que o prêmio estaria entre três jogadores: Cristiano Ronaldo, Messi e Neuer. O português foi o vencedor. Normalmente esses prêmios causam discussões sobre se esse ou aquele é o melhor.

O número de pessoas que você questiona sobre o conhecimento delas de futebol é muito grande, então se o jogador tiver um belo empresário, assessor de imprensa, fazer muitos comerciais e/ou jogar num time mundialmente conhecido, ajuda muito a obter votos. Para mim Iniesta e Neymar, ambos do Barcelona, se encaixam nisso aí.

Questiono os dois porque o brasileiro ficou na frente de Yaya Touré em total de votos e o Iniesta na seleção da FIFA sendo que os dois jogos no meio de campo. Quem acompanha o Barcelona falou que o Iniesta não fez nada demais nessa temporada que passou, tanto que o Barça saiu sem títulos expressivos. Já Neymar foi apenas um coadjuvante na sua primeira temporada no Barcelona. Ele, é atacante, fez 15 gols pelo clube.

Agora os números do Yayá: dois títulos na temporada, 24 gols na temporada, sendo 20 foram na Premier League, apenas a segunda vez na história da Premier que um meio campista marca vinte ou mais vezes numa temporada, o outro o Frank Lampard. Fez gols decisivos para o título da Copa da Liga Inglesa, que por sinal foi uma pintura, e da Premier League, como contra o Aston Villa no Etihad. Pena que eu não sei o número de passes para gols, mas pode ter passado de dois dígitos.

O cara não foi escolhido o melhor jogador na Inglaterra, quem ganhou foi um jogador do time vice campeão, agora ele é preterido para colocar Iniesta, que está lá pelo conjunto da obra. É tipo o Kobe Bryant no time do Oeste do All Star Game da NBA: passou a temporada quase toda machucado e foi apresentado como titular de terno porque não podia jogar.

Pedir que a FIFA mude é sonhar, esse prêmio deve ser uma das coisas menos sujas que acontecem por lá, mas tem repensar porque um jornalista de St Lucia pode votar. O futebol nessa ilha do Caribe deve ser pior que do campeonato carioca.

Eu cacei aqui os votos do Yaya e fiz uma compilação. Não há votos da América do Sul ou Europa para ele, e dois jogadores do City, Kompany e Dzeko, o ignoraram. O nosso capitão votou num jogador do time que foi terceiro lugar na Premier League, só porque era belga, o Eden Harzard, além do goleiro, mas esse aí até vai lá, não em primeiro lugar é claro, foi campeão espanhol e quase foi campeão da Liga dos Campeões. Já Dzeko poderia ter encaixado Yaya ou no lugar do Messi ou do Robben.

Esses dois terão que se explicar ao Yaya quando ele chegar da Copa da África de Nações.

O Yaya foi escolhido pelo quarto ano seguido o melhor jogador africano e dos 24 votos que recebeu, 19 foram dele lá. O bizarro foi Granada, uma ilha também no Caribe, técnico e jornalista votaram nele. Premier League deve passar todo final de semana lá.

VOTOS:

Nenhum comentário:

Postar um comentário