sábado, 10 de janeiro de 2015

EPL # 21 - Everton Vs Man City

Pela 21ª rodada do campeonato inglês, o Manchester City fará uma viagem curta até Liverpool para enfrentar o Everton. O jogo começará às 13 horas e terão transmissão dos canais ESPN.

O City enfrentará dois times antes de pegar o Chelsea no que, com certeza, será chamada de final antecipada. Para ter chance de "ganhar o título" no dia 31 de janeiro em Londres, teremos que estar a no máximo três pontos atrás deles e os desafios do Chelsea não seriam tão complicados até lá. Os nossos dois, em média, seriam mais chatos para nos garantir os três pontos. Semana que vem será o Arsenal no Etihad e hoje o Everton no Goodison Park.

Nos últimos anos, os Toffees eram um time complicado para a gente enfrentar, víamos no calendário quando seria aquela partida e já marcávamos como perda de ponto, mas com a chegada de Manuel Pellegrini isso pode ter mudado.

Sobre o comando do chileno foram três confrontos e em todos eles saímos com os três pontos, incluindo uma vitória de 3-2 na temporada passada em Liverpool, em jogo que perdemos Sérgio Aguero ainda no começo da partida. Entretanto tivemos Dzeko para fazer o papel, muito bem feito por sinal, de homem gol, com duas bolas na rede do Everton e Hart fez uma defesa maravilhosa em chute cara a cara, que salvou nossa vitória.

Esses três jogadores citados devem estar a disposição do City hoje. Na entrevista coletiva de ontem foi dito que Dzeko, Aguero e Kompany estão no elenco, claro que todos ainda longe das melhores condições físicos, mas é bem possível que possam participar em algum momento da partida. Dentre esses três, acho mais fácil o Kompany começar a partida. Tomara que o departamento médico do clube tenha feito um bom trabalho e eles não precisem voltar para a enfermaria nessa temporada. A boa notícia foi a volta desses três, a ruim é bem ruim mesmo.

Mais uma vez perdemos Yaya Touré em janeiro e fevereiro por causa da Copa da África de Nações (CAN). Desde que chegou ao City na temporada 2010/11, Yaya foi convocado para as três edições do torneio e, quem sabe, poderá jogar a 2017, quando ainda terá contrato com o City. Há justificativa para o torneio ser no começo do ano, mas ser de dois em dois anos só atende interesse político. Com ele de fora, possivelmente a dupla no meio de campo para as próximas partidas será formada por Fernando e Fernandinho ("Não somos parentes", quem falava isso? Alguém se lembra?).

Como falei acima, temos dois jogos para fazer pelo menos três pontos. Eu considero esse contra o Everton menos complicado para isso acontecer. O momento deles é ruim, nos últimos seis jogos conseguiram 1 vitória e 5 derrotas, sendo 4 seguidas. E uma das derrotas, assim uma nossa, foi contra o Stoke em casa. O técnico Roberto Martinez pode ter nos vencido em um jogo de Copa, mas em 11 partidas da Liga só conseguiu um ponto, parece que ele não sabe nos enfrentar.

Enquanto nosso DM esvazia, o do Everton está cheio incluindo o goleiro Tim Howard, que fez um milagre em chute de Pozo na partida em Manchester. O palpite mais comum para esse jogo seria nossa vitória, eu acho que iremos vencer mesmo, não vou ficar naquela que time assustado com o rebaixamento é mais perigoso. Se jogarmos como o primeiro tempo contra o Burnley, não acredito que teremos problema, mas se for o segundo tempo, a coisa vai feder.

Nessa rodada eu acho que o Chelsea pode ser tornar líder de verdade e não por ordem alfabética. Ambos os times estão empatados nos quesitos de desempate da Premier League (pontos, saldo de gols e gols a favor, nessa ordem) e acredito que os dois vencerão hoje, jogos no mesmo horário, mas acho que o time de Mourinho conseguirá marcar mais gols, pega o Newcastle em casa. Se sairmos como o mesmo número de pontos ótimo, o importante é ter eles ao nosso alcance.

Achei curioso que até mesmo na artilharia estamos empatados com o Chelsea. Diego Costa e Aguero tem 14 gols cada, mas, novamente, a ordem alfabética decidiu a favor deles.

Wilfried Bony

Grande especulação em torno do atacante do Swansea que poderia trocado Gales por Manchester. Tem rumores de conversa e valores girariam em torno de 20 a 30 milhões de libras. O jogador está junto de Yaya e treina para a CAN.

Todos os clubes gostam de tirar uma lasquinha do City, 30 milhões é um valor bem alto, eu estaria mais propenso a pagar os 20 milhões, quem sabe colocar uma cláusula de metas alcançadas para tentar um acordo com o Swansea.

Bony parece ser um puta jogador, até outro dia era o jogador com maior número de gols na Premier League em 2014, é jovem, tem 26 anos e não podemos colocar pressão nele, sempre temos que dar tempo como é preciso com o Mangala. Mas acredito que todos temos pés atrás com os artilheiros de times que não lutam por muita coisa.

O sistema de jogo do Swansea deve ser voltado para ele, para ele decidir. Se chegar no City, ele vai olhar para o lado e ver que tem muito peixe grande ali, que chama a responsabilidade na hora de decidir. Vai ter que se adaptar e provar seu valor.

Sobre a sua utilização na Liga dos Campeões, caso realmente chegue, ele deverá ser inscrito até o dia 3 de fevereiro e, por causa do limite de 16 estrangeiro imposto pela UEFA ao City na temporada, um jogador dessa cota deverá dar lugar para ele, se Pellegrini quiser tê-lo no elenco da Champions. A maior especulação seria a saída de Jovetic do elenco, o que eu concordo. Você sabem minha posição sobre ele e o fato de estar com frequência no DM conta contra ele.

Mas isso é especulação de uma especulação. Enquanto a janela não fechar, Bony estará na ponte área Swansea e Manchester.

Palpite Bolão Skyblues Brasil

10/01/2015 - 21ª rodada
Arsenal2v0Stoke City
Burnley1v1QPR
Chelsea2v0Newcastle United
X
Crystal Palace1v2Tottenham
Everton1v2Manchester City
Leicester City1v0Aston Villa
Manchester United1v1Southampton
Sunderland2v2Liverpool
Swansea City1v2West Ham
WBA1v1Hull City

Nenhum comentário:

Postar um comentário