domingo, 11 de janeiro de 2015

Empate no Goodison Park

Podíamos ter conseguido resultado melhor ontem contra o Everton. Chances foram criadas, mas infelizmente poucos chutes foram realmente no gol dos mandantes. Conseguímos o empate, mas tenho a sensação que era possível termos vencido o Everton.

Sobre a volta de jogadores contundidos, tivemos as do Kompany, ficou tempo todo no banco, e de Aguero que jogou 25 minutos. Dzeko não era opção nem no banco ontem. Uma importante baixo, mas não parece ser nada que nos cause preocupação foi de James Milner. Nem no banco ficou, parece que ele tinha um pequeno problema e preferiram não forçar para não perdê-lo contra o Arsenal e Chelsea.

As condições de vento na hora da partida não eram favoráveis, se via muitos erros de passes mais longos porque o vento jogava contra, tinha muito lixo vindo das arquibancadas. Tivemos duas oportunidades na grande área após passes da David Silva com Jovetic e Navas, ambas perdidas, mas a do Navas foi um absurdo.

Ele recebeu na direita sozinha, com a marcação sem pressionar e chutou na digonal. Não acertou nem o gol, não levou perigo ao goleiro reserva do Everton, Robles. Aquele chute deixou qualquer torcedor do City irritado. Beleza, poderia ter perdido o gol, só que pelo menos colocasse o goleiro para trabalhar, para fazer um milagre, coisa do gênero, mas mandar direito para fora, foi muito feio.

Jovetic era o cara que mais chutava ao gol, mas sem acertar a meta. Talvez se sinta pressionado pelas especulações da chegada de um novo atacante e com a volta dos atacantes titulares. Tentou mostrar serviço, mas se formos considerar apenas a partida de ontem, as chances dele perder a vaga no elenco com uma possivelmente chegada de Bony aumentaram drasticamente.

Navas não só perdeu um gol feito ontem, também mal conseguia fazer seus cruzamentos passarem pelo lateral esquerdo Leighton Baines. O inglês os bloqueava com mais frequência do que deixava passar. E para piorar a atuação dele, eu deu um recuo no segundo tempo que nos deixou bem nervosos, a bola voltou para o Everton já no nosso campo de defesa.

Após a vitória sobre a Roma, alguns jornalistas levantaram a questão que para jogos pela Liga dos Campeões, não deveríamos jogar com Yayá no meio de campo. Não vou dar porrada neles porque não explicaram se deveríamos colocá-lo no banco ou adiantá-lo. Se for a primeira opção, me desculpa mas isso é loucura.

Ontem tivemos a chance de ver como deverá ser formado o meio de campo contra o Barcelona, já que Yayá estará suspenso. Fernando fez uma boa partida naquilo que ele é proposto a fazer, que é o desarme. Apesar do gol, não acho que Fernandinho tenha jogado bem. Há uma diferença muito grande entre ele e o Yayá, se a ideia era dele fazer a mesma função do marfinense ontem, ele não passou.

Errou muitos passes e não ofereceu tanto perigo quanto imaginávamos que poderia oferecer se jogasse numa posição mais na frente, com menos obrigação de defender. Na minha opinião o gol foi apenas uma exceção dele no jogo, de chegar mais perto da área.

Mangala sofreu ontem com o Lukaku, foram dois lances que ele perdeu para o belga e Hart nos salvou. O cartão amarelo que recebeu foi por uma "falta" sobre o Lukaku, que eu nem achei falta, para mim ele tinha conseguido se recuperar no lance, o juiz não concordou. Talvez tenha sido o jogo que ele tenha sido mais protegido porque tinha Clichy na esquerda, que não deixa tantas avenidas como o Kolarov, e Fernando para ficar mais perto da defesa do que um meio formado por Yayá e Fernandinho.

No gol do Evertom, com certeza o Hart falhou, pulou no vazio e Naismith, que subiu sozinho, marcou após cobrança de falta de Baines precisa. Houve uma falha do nosso goleiro, mas poderia ter sido pior para a gente, caso ele não tivesse salvado em dois chutes a queima roupa do Lukaku.

Aguero claramente está sem ritmo de jogo, conseguiu chutar duas ou três vezes ao gol, mas como praticamente todo o time, não acertava o alvo. Agora teremos mais uma semana para colocá-lo em melhores condições para a partida contra o Arsenal, jogo que precisamos vencer.

O Chelsea bateu o Newcastle por 2-0 e é agora líder isolado. Assim como Diego Costa na artilharia, ao fazer um dos gols da vitória. Na próxima rodada, eles jogarão no sábado e a gente no domingo em casa. Talvez o Swansea pode aprontar em Gales e teremos menos pressão. Vamos ver.

Melhor em Campo


Informações da Partida

5 comentários:

  1. Estou preocupado demais com o Mangala, já passamos da metade da temporada e ele segue inseguro e sendo facilmente batido pelos atacantes. Foi um investimento e tanto a chegada dele e todos tinham a certeza de estar contratando um defensor world class, só não vai para o banco porque o Kompany não consegue se manter saudável e o reserva é o Boyata.

    Vou tentar ter calma com ele porque vários de nossos reforços começaram a engrenar em sua segunda temporada, mas fico com um pé atrás com ele, atuava em uma liga em que vários brasileiros medianos brilham lá. O City deveria ter investido essa alta quantia em alguém já testado.

    ResponderExcluir
  2. E nada me tira da cabeça que o reserva ideal do Yaya é o Milner, o inglês tem a pegada necessária para atuar ali, bom passe, visão de jogo e principalmente fisicamente vai conseguir ser o box to box que o Yaya é. Fernandinho até tem bom passe mas ele simplmesnte não tem dinâmica para atuar ali, concordo com você, o lance do gol foi um lance isolado dele na partida, atuou muito abaixo do que pode.

    Lembrando que o Milner se destacou para chegar ao City atuando como um segundo homem do meio-campo, ao lado do Barry no Villa.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo. Milner é incansável. Além do bom passe e marcação ele tem uma ótima chegada na frente, podendo criar também. Quanto ao Mangala, o que ele toma de bola nas costas é uma grandeza. Vamos esperar mesmo a próxima temporada, mas a verdade é que igual ao Fernando o Porto fez um puta negócio. Super hiper valorizado.

      Excluir
  3. Eu já discordo do Milner no lugar do Yaya, acho o Milner um bom jogador, mas falta qualidade técnica pra atuar no meio campo, principalmente se formos pensar em atuar criando muitas jogadas, acho que ele faria o papel de voltar pra marcar muito bem, ele tem explosão e força física, mas não vejo ele criando jogadas e dando passes precisos, e tendo paciência pra ficar tocano a bola.
    Pra mim falta esse jogado no City, que possa fazer o papel do Yaya, mas a meu ver o cara que pode atuar no meio campo, pensano em ser aquele homem que vai dar o primeiro toque na bola pra iniciar a jogada, que vai fazer a bola correr he o Lampard, o problema he que ele é lento e não vai conseguir marcar.
    Quanto ao Mangala, ele é muito jovem ainda, apenas 23 anos, primeira experiência na premier league lá, temos que ter paciência com ele, não he um jogador pronto ainda

    ResponderExcluir
  4. Sinceramente sobre o Milner, ele pode jogar em várias posições, acho que nessa temporada ele só não foi para o gol, já jogou de lateral esquerdo (contra o Chelsea), atacante. Mas eu gosto mais dele quando atua mais pelas pontas, tanto pela esquerda quanto pela direita.

    Se tivesse que escolher entre Fernandinho e Milner para o lugar do Yaya, eu acho que o seria melhor usar o Fernandinho, mas tem que ser aquele pré convocação para a seleção. Para a partida contra o Arsenal, eu faria duas algumas mudanças, se considerarmos todos com condições físicas:

    entrariam Kompany, Milner e Aguero, sairiam Mangala, Navas e Jovetic. Acho que a dupla de zaga Kompany e Demichelis é mais segura. Mangala pode evoluir, apenas 23 anos, mas prefiro a zaga campeã. Ainda mais nesses dois próximos jogos da Premier League.

    ResponderExcluir