quarta-feira, 20 de agosto de 2014

Oh Oh Oh Oh Edin Dzekooooooo!

Mais um jogador assinou extensão de contrato com o Manchester City. Edin Dzeko colocou tinta no papel e ficará por "apenas" 4 anos (pessoal dos Bálcãs está sendo desprestigiado em Manchester). Ele se soma a Kolarov, Nasri, David Silva, Aguero e Vincent Kompany. Espinha dorsal está sendo mantida. Segundo as especulações de jornais só faltaria Milner e Hart. Esperemos os próximos dias.

Gosto muito do Dzeko, chegou na janela de transferência de 2011 e logo de cara nos ajudou muito. No primeiro jogo dele contra o Wolverhampton, ele fez uma grande partida e ainda deu uma assistência para o Yaya Touré. Já o primeiro gol dele foi fundamental para fazer o City quebrar uma seca de 35 anos sem títulos. Era a quarta rodada da Copa da Inglaterra, o City visitava o Notts County, até os 35 minutos do segundo tempo, o time perdia por 1-0 e em uma grande jogada de Richards pela direita, Dzeko se jogou de carrinho para marcar o gol de empate. Ufa! Nessa meia temporada que fez pelo City, ele marcou seis gols e um na vitória magra sobre o Blackburn que nos ajudou a garantir uma vaga na Liga dos Campeões.



A primeira temporada completa dele começou com show, show, show. Nos três primeiros jogos da Premier League, seis gols, inclusive 4 no Tottenham em White Hart Lane. Ele terminou essa temporada com 19 gols e um dos mais importantes na vida dele e do City, o gol de empate, já nos acréscimos, contra o QPR, logo depois Aguero fez o 3-2 e nós comemoramos muito!

A temporada 2012-13 começou mal para ele, quando ele passava mais tempo no banco do que em campo, mas mesmo assim fazia gols que nos garantiam 3 pontos e isso com ele tendo poucos minutos para jogar, como na vitória sobre o WBA por 2-1. Ao final da temporada, ele já havia balançado as redes 15 vezes. Desde que ele chegou ao City, ele conquistou um título por temporada, nesse ano foi apenas uma Community Shield, mas ele resolveu manter a média na temporada seguinte.

Com o comando de Pellegrini, o City era mais poderoso na frente, marcava muito mais gols, os atacantes eram privilegiados. Mas Dzeko sofreu dura concorrência de Álvaro Negredo, que na primeira metade da temporada não parava de fazer gols e muitos torcedores do City já aceitavam a saída de Dzeko, eu nunca quis que ele fosse embora. Achava que ele sofria, e sofre até hoje, alguma perseguição, não fazia sentido para mim ver nossa torcida o "detonando". Ele se manteve estável, com a cabeça no lugar, não ficou cavando vaga via imprensa e mostrou seu valor.

Quando efeito Negredo acabou, ele continua a fazer seus gols, sendo fundamental na conquista do título inglês. Nos últimos 4 jogos, ele fez cinco gols e dois na casa do Everton, estádio que sofremos para ganhar, mas precisávamos de qualquer jeito e lá estava o diamante bósnio, assim como para furar a retranca do Aston Villa no penúltimo jogo da Premier League 2013/14. Além do título inglês, ele ajudou o City a ser campeão da Copa da Liga Inglesa, inclusive foi um dos artilheiros, junto com Negredo, com seis gols. Terminou 2013/14 com 26 gols, sua melhor marca em Manchester até agora.

Eu e o City discordamos dos números de jogos e gols dele. Para mim são 159 partidas com 66 gols, para eles, 156 e 65, a diferença é a Community Shield, ele jogou três vezes e marcou um gol. Isso é irrelevante, o que interessa é a média alta de gols, ainda mais se considerarmos que ele nem sempre joga os 90 minutos.

Com esses quatro anos, ele ficará em Manchester até completar 32 anos em 2018. Quantos gols mais marcará, quantos taças levantará? Quantas vezes mais encharcará o técnico com champagne ao conquistar a Premier League? Já foram duas...





Oh oh oh oh Edin Dzekooooooo



PARA FINALIZAR, QUAL O GOL, PELO CITY, MAIS IMPORTANTE, BONITO, GOSTOSO CONTRA O UNITED?



Um comentário:

  1. Jogador dos mais subestimados do elenco, sou muito fã. Sempre foi vitima de um esquema ofensivo fraco com o Mancini e muitas vezes sofreu com as birras do treinador. E pensar que Nasri, Kolarov e Dzeko eram dispensáveis para o Mancini, hoje são peça chave da equipe, quem estava errado?

    ResponderExcluir