quinta-feira, 28 de agosto de 2014

Definidos grupos e confrontos da Liga.

Mais uma dia de sorteio de Liga dos Campeões e mais uma prova que eu me importo mais com o futebol do que com meu trabalho. Mandei uma indireta direta para o pessoal se eles não iriam almoçar, queria ficar sozinho no escritório para ver a formação dos grupos com ninguém para me atrapalhar falando coisas alheias ao futebol.

Essa é a quarta temporada que o Manchester City jogará a Liga, será a terceira vez que cai no grupo do Bayern de Munique, segunda na do CSKA Moscou e a primeira contra o único não campeão nacional do grupo, Roma, vice campeão italiano. Se fossemos fazer uma aposta hoje para saber quem se classificaria, eu acredito que 99% das pessoas iria escolher City e Bayern.

CSKA ficou em quarto no grupo passado, não acredito que irá mudar tanto para alcançar os líderes. Não acredito no futebol italiano, a Roma pode ter camisa, mas o nível do campeonato local está caindo toda temporada. Eles acabaram 17 pontos da campeã Juventus, a diferença é muito grande. O City não pode perder pontos para esses dois times. Tem que lutar como em 2013/14 contra o Bayern ponto a ponto.

Roma e City nunca se enfrentaram e a primeira vez entre eles dois será no dia 30 de setembro em Manchester, jogo entre confrontos fora de casa contra o Hull (eliminado hoje nos gols agregados fora de casa pelo Lokeren na Liga Europa. Fiquei com pena) e Aston Villa. O jogo da volta será no dia 10 de dezembro no Estádio Olímpico de Roma, com um jogo antes em casa contra o Everton e depois uma visita ao Leicester City. Torcedores ingleses preocupados com essa viagem. Há muitos casos de violência quando times da Inglaterra jogam na Itália.

O CSKA é um adversário que o City conhece já da temporada passada. Nos dois jogos, duas vitórias com sete gols marcados e dois sofridos. Aguero fez três gols e Negredo os outros quatro. Antes de enfrentar o CSKA em Moscou no dia 21 de outubro, o City recebe o Tottenham e depois visita Londres para pegar o West Ham. A volta será 5 de novembro com Derby de Manchester em Manchester no dia de finados e QPR na capital inglesa dia 08.

Em 2045 a UEFA irá sortear novamente os grupos e Bayern e Manchester cairão no mesmo, pela 34ª vez em 35 temporadas, mas as bolinhas são frias, nada armado. Os times jogarão pela sexta vez, nas quatro anteriores duas vitórias para cada lado, sendo uma como mandante e outra como visitante. A última partida foi na Alemanha e os batemos por 3-2, numa virada sensacional. Mas antes de falar desse jogo, as datas dos confrontos: na primeira rodada 17 de setembro. Será uma série absurda de jogos grandes para o City nesse período. Os jogadores voltarão dos jogos data FIFA, jogaremos contra o Arsenal em Londres, Bayern em Munique e Chelsea no Etihad. A volta, no dia 25, será entre jogos contra o Swansea em Manchester e descida a costa sul para se confrontar contra o Southampton.

Sobre o jogo mencionado acima, eu acabei de ver o VT e City, após um primeiro tempo abaixo do esperado, anulou o Bayern na defesa, eles não chutaram ao gol no segundo tempo, e conseguimos virar com Kolarov e Milner. David Silva tinha feito o primeiro. Pellegrini apanhou muito naquele jogo, jornalistas e torcedores o acusaram de não saber fazer conta e  não saber o regulamento da competição.

Como o Bayern nos venceu por 3-1 em Manchester, precisaríamos de uma vitória por 3 ou mais gols ou por dois gols, desde de 4-2 em diante para terminarmos em primeiro lugar do grupo. Falaram que se poderia ter colocado o Aguero para tentar marcar esse gol, mas ele preferiu poupá-lo para o próximo jogo contra o Arsenal, nossa vitória por 6-3. Para mim, ele acertou. Primeiro Aguero ajudou numa vitória importante para conseguir o título inglês e, apesar de ser uma máquina de gols, nada garantia que ele iria conseguir marcar esse gol, poderia se machucar, nós vimos como ele teve muitas contusões na temporada passada. Outra coisa, era o Bayern ali, não era qualquer time, quantas vezes eles devem ter tomado 4 gols em um jogo? Tomaram do Real Madrid na semi final, que é um timaço, tanto que acabou campeão da Liga passada. E verdade seja dita, foram para frente tentar alguma coisa, reverter o placar ou morrer com honra e tomaram contra ataque atrás de contra ataque dos Merengues, daí saiu o quarto gol. Situação bem diferente do jogo na Allianz Arena.

O City ainda teve uma chance clara com Negredo após falha de Dante que Neuer salvou os bávaros. Essa foi a única oportunidade de gol após o 3-2. Nada aconteceu depois que Milner fez o goleiro alemão buscar a bola nos fundos das redes.

Não encontrei no site da UEFA, bem que poderia ter uma lista dos jogadores suspensos, mas num site qualquer eu li que as suspensões da competição passada não seriam carregadas para a próxima. Talvez Zabaleta, expulso, e Kompany, Kolarov e Fernandinho, com acúmulos de cartões amarelos, poderão jogar contra o Bayern. Caso contrário, seriam desfalques de peso. Quem não poderá ajudar é Pellegrini, que cumprirá o segundo jogo de suspensão por falar umas verdades sobre o arbitro do primeiro jogo contra o Barcelona.

Uma coisa que eu gostei é que, exceção a primeira rodada, nós não teremos confrontos muito fortes na Premier League entre as datas dos jogos da Liga dos Campeões. Com esse elenco Manuel Pellegrini irá poder rodar muito para ter jogadores nas melhores condições nos jogos mais importantes sempre.

Curioso é que três ingleses caíram em grupos com três alemães. E o City que se ferrou porque ficou no do mais forte. Maldito ranking da UEFA.

Um comentário:

  1. E curiosamente o Aguero teve uma lesão muscular na partida contra o Arsenal, ou seja, Pelegrini tinha noção que o Kun não estava 100%.

    Era melhor ter caido no grupo de Benfica e Porto, mas o bom é que ja evitamos o Bayern nas oitavas. E estou contigo, Roma não ameaça como muitos dizem, o problema é que eles devem vencer a primeira e a gente em tese perder, dai já se torna uma partida de risco no Etihad, coisa parecida que foi contra o Napoli na nossa primeira UCL, perdemos na Alemanha e o Napoli veio fechadinho pra empatar e nos complicou.

    ResponderExcluir