quinta-feira, 12 de julho de 2012

Marcos "Ronny" Lopes

E vocês ainda duvidam da capacidade do meu blog? Escrevi uma crítica sobre o fato do Manchester City não divulgar o nome dos jogadores que estão na pre temporada na Áustria, de não nos mostrar quem é quem daqueles novos rostos. Após o tradutor, contratado pelo Sheik exclusivamente para focar no Skyblues Brasil, ler meu post, o Manchester City deu a resposta.

Eu escrevi que não conhecia alguns jogadores e um exemplo foi um jogador com fisionomia latina, no outro dia já havia uma notícia sobre ele: é o meio de campo Marcos "Ronny" Lopes, das seleções de base de Portugal. Já havia escrito uma nota sobre ele, vocês podem ler aqui.

Ele é o mais jovem jogador nesses treinamentos, já está lá para se ambientar ao elenco profissional. Ele poderá ter uma chance em viajar com o time para a Ásia já que abriu uma vaga com a operação no músculo abdominal de Gareth Barry na última terça feira.

A posição dele não é a mesma de Barry, ele joga mais a frente como um armador, canhoto também. Ele deverá passar maior parte da temporada jogando pelas divisões de base do City, muito provavelmente irá jogar a NextGen Series, ele está muito abaixo da idade limite. Ele tem 16 e a competição é sub 19. Lopes é mais um a fazer parte do programa de desenvolvimento do City de novos talentos.

O Man City vem contratando jogadores jovens com muito potencial, avalizados pela equipe de olheiros que o clube montou ao redor do mundo. Nove jogadores assinaram seus primeiros contratos profissionais com o clube, para isso eles precisam ter completado 16 anos: Angus Gunn, Liam Sharpe, Billy O´Brien (todos goleiros), James Hardy, James Horsfield, Dominic McHale, Jose Angel Pozo (contratado junto a base do Real Madrid com promessa de ser craque), Ahsley Smith Brown e o próprio Marcos Lopes.

E já há jogadores que foram aproveitados no time principal como Denis Suarez e Karim Rekik, que está na Áustria. O holandês foi emprestado ao Portsmouth e jogou 8 partidas pela segunda divisão, levou para casa três prêmios de melhor em campo. Nas partidas que eu pude ver dele na Carling Cup, parecia melhor jogador que o Savic. Esse ano Mancini também deverá usar a Copa da Liga nas primeiras fases, chamada agora de Capital One Cup, alguns jovens. Como ele tem feito desde que chegou ao clube.

Mancini está dando muita importância a base, não sei se é por princípio ou por causa do FPF, mas já tem notícias circulando que o Andy Welsh não mais comandará os jovens, e sim o seu escudeiro Atillio Lombardo, que já viaja pela Europa para ver jogadores que estão emprestados pelo City e jogadores interessantes para levar para Manchester.

Vale lembrar que o processo de maturação de jogadores já começou, mas tomará proporções gigantescas após a finalização da construção do Etihad Campus, um mega complexo que servirá tanto aos profissionais quanto à base.

Um comentário: