segunda-feira, 20 de fevereiro de 2012

O substituto de Garry Cook

Há algum tempo o Manchester City procura um CEO para substituir Garry Cook desde a saída deste no caso de troca de e-mails que criticavam a mãe do zagueiro Nedum Onuoha, ela vítima de câncer. Muitos apostam que a essa troca de e-mails só veio a tona porque assim como Tevez, Onuoha é representado por Kia Joorabichan e os dois não se bicavam.

Eu nunca fui muito fã do Cook. Ele chegou no City trazido pelo ex-ditador da Tailândia, Thaksin Shinawatra, e chegou a afirmar que não se importava de onde o dinheiro para transferências viriam. Ele sobreviveu à saída de Shinawatra no dia primeiro de setembro de 2008. Ele estava à frente das negociações para trazer o Kaká em 2009 e quando não conseguiu fechar a negociação, acusou todo mundo de querer atrapalhar. Muita gente, inclusive torcedores do City, não gostou dessa reação dele.

Uma atitude que eu me lembro claramente dele foi na demissão de Mark Hughes, quando Cook, ao ser perguntado por um jornalista sobre a saída de Hughes estava certa antes da vitória sobre o Sunderland, respondeu em tom alto e dando socos na mesa. Ele conseguiu desgastar ainda mais a imagem e a troca de e-mail zoando a mãe de Onuoha foi a gota d'água para a demissão. Desde o começo de setembro de 2011, temos um interino nessa função: John MacBeath. Mas a procura parece ter chegado ao fim.

Vários jornais já dão como certo o nome do ex CEO do Barcelona, Ferran Soriano, que entrou na diretoria do Barça em 2003 e saiu em 2008, quando o grupo dele saiu do poder. Ele é, atualmente, o presidente da companhia aérea Spanair, empresa que entrou em processo de falência, mesmo após receber um empréstimo do Governo Catalão e aumentar suas receitas, mas que não conseguiu fechar negócios com a Quatar Airways.

Quando entrou na diretoria do Barcelona, o clube era apenas o 13 no ranking da Deloitte dos clubes com maiores receitas no mundo. Em 2008 o time estava em terceiro, apenas atrás do Real Madrid e Man Utd. O sucesso não foi apenas financeiro. Nessa época que ele estava lá, foi a mesma dos melhores anos de Ronaldinho Gaúcho, quando time ganhou a Champions numa vitória sobre o Arsenal e montou uma infra-estrutura excelente para manter o time no topo do mundo até hoje.

A importância de ter um cara como Soriano no City vai além das coisas do futebol ou negócios do clube. Ele é tido como um cara influente nas salas de reuniões da UEFA, o que seria muito útil para o atual momento do Manchester City. Por ex, no jogo contra o Porto, alguns dos nossos jogadores ouviram insultos racistas e a UEFA ainda não tomou nenhuma posição, está esperando o relatório do delegado do jogo (ele deve ter vindo curtir o carnaval no Rio porque até agora não entregou). Em contra partida, já fomos punidos porque nossos torcedores soltaram fogos de artifícios ( Balotteli tem um álibi) ou dentro ou fora do Estádio do Dragão.

Alguém com mais experiência nos corredores de Nyon já teria tomado alguma providência para que alguma punição fosse imposta ao Porto, para impedir que isso se repetisse.

Caso seja confirmado mesmo sua contratação pelo Manchester City, Ferran Soriano terá uma meta desde o primeiro dia: em 10 anos, mais que dobrar a receita do clube e se tornar o time inglês que mais arrecada. Hoje somos os sextos atrás de Utd, Chelsea, Arsenal, Liverpool e Tottenham. Esses dois últimos serão ultrapassados no próximo relatório da Deloitte. Para chegar nos times de Londres ainda vai demorar e para passar o rival, esse é um desafio e tanto para Sorriano.

Mas a pressão não ficará apenas no resultado financeiro, muito importante para ficarmos dentro das regras do Fair Play Financeiro, terá que dar resultado no campo também. O City terá que lutar constantemente por títulos da Premier League e Liga dos Campeões.

A vinda de Soriano trará muita experiência para o City, só temos que ficar com um pé atrás porque ele era o presidente de uma cia aérea quando essa faliu. Ele pode ter pego o bonde pelo meio do caminho, mas aceitou o desafio e será o nome dele na história.

A saída de Cook já mostra a mudança de postura do City em alguns aspectos. Cook era muito conhecido e forte nos EUA por ter trabalhado na Nike, então o clube fez duas pré temporadas por lá. Agora o clube deverá ir para o extremo oriente. Já li uma notícia que faremos um jogo no Ninho do Pássaro em Pequim contra o Arsenal em julho. E uma empresa de tecnologia japonesa assinou um contrato com o City para desenvolver material do City para celulares. Com certeza, na próxima pré temporada, teremos que acordar bem cedo para ver os jogos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário