domingo, 21 de novembro de 2010

Jornal passa informação falsa sobre Manchester City

Nós, dos blogs do Manchester City no Brasil, nos damos direito de responder matéria vinculada hoje, dia 21 de novembro de 2010, no jornal “ O Globo” de circulação nacional.

Em sua matéria na página 8 do seu caderno de esportes, o repórter Fábio Juppa faz um levantamento da saúde financeira dos clubes brasileiros e compara com os clubes das cinco principais ligas européias: Inglaterra, Alemanha, Espanha, Itália e França.

A matéria feita com base em dados fornecidos pela consultoria Crowe Horwath e analisados pela Deloitte mostra que o Manchester City teria a nona camisa mais valiosa do mundo, com valor estimado de US$ 15.3 milhões, na frente de Santos, Inter/RS, Palmeiras e Juventus/ITA. Essa informação é nova para mim e não pode ser contestada, já que não tenho nenhuma base de comparação.

A informação errada é quando a matéria fala sobre o endividamento do clube. O Manchester City seria o sexto clube mais endividado da Inglaterra, com dívidas totalizando US$ 372.9 milhões. Mas como se pode ver nesse post, esse dado não é verdadeiro.

Quando anunciou seu relatório financeiro, o Manchester City informou que no ano fiscal terminado em maio de 2010, o clube teve prejuízo no valor de £ 121 m, prejuízo recorde para o clube, mas também teve uma receita recorde de mais de £ 100 m.

Mas existe uma diferença entre ter prejuízo e ser endividado. No relatório o clube afirma que todo o valor emprestado por seu proprietário para contratações e melhorias na infra-estrutura do clube foi convertio em ações, ou seja, todo o dinheiro emprestado pelo Sheik Mansour virou mais ações do clube em seu poder, logo, caso queria sair do clube, o Sheik terá que vender as ações e não poderá cobrar o valor emprestado ao clube.

A única dívida do clube é no total de £ 36 m com um banco comercial, mas é um dívida de longo prazo, que mesmo que o tal banco queira executá-la antes do tempo não deverá trazer muitas dificuldades para o balanço financeiro do clube já que as estimativas de arrecadação são positivas e o Manchester City Football Club deverá ter mais um ano de receitas recordes.

Caso o jornal e repórter queriam entrar, basta entrar em contato com o e-mail disponível nessa página.

Nenhum comentário:

Postar um comentário