domingo, 28 de agosto de 2022

Liga dos Campeões 2022/23

 Na quinta feira os grupos da Liga dos Campeões dessa temporada foram sorteados e o Manchester City, como campeão inglês, foi um dos cabeças de chave, ficou definido que ele estará no grupo G juntamente com o Sevilla, quarto colocado no último campeonato espanhol, Borussia Dortmund, ex time do Haaland e vice campeão alemão e o Copenhagen da Dinamarca, o campeão local e que teve passar pelo Tranbzonspor da Turquia para chegar a fase de grupos.

O Manchester City já enfrentou esses três por alguma competição europeia, sendo que o Copenhagen foi bem lá trás, na extinta Copa da Uefa, hoje Liga Europa, quando a gente se classificou via Fair Play (não o financeiro, mas o de disciplina mesmo) em 2008/09. A primeira rodada já será na quarta feira que vem, dia 06 de setembro (muito azar não ser no dia 07, feriado nacional) com uma visita à Espanha para pegar o Sevilla. Tentar fazer um resumo dos times e calendários de jogos.



SEVILLA - Jogos 06/09 (f) e 02/11 (c)

O quarto colocado do último campeonato espanhol não começou bem esse novo campeonato, o time está em 15º lugar sem vitórias com duas derrotas em três jogos, ambas as partidas que perdeu foi fora de casa. Na única que jogou em casa ficou no empate com em 1 a 1 com o Valldolid, após sair perdendo. E o próximo jogo, antes do nosso confronto, será uma partida em casa com esse novo Barcelona.

No mercado de transferência o time de Julen Lopetegui perdeu os seus dois zagueiros principais: Diego Carlos foi para o Aston Villa e Jules Koundé para o Barcelona. Contratados foram o Isco, de graça pelo fim do contrato com o Real Madrid, e o Alex Telles, emprestado pelo United. Olhando por alto e pelos resultados, o time se enfraqueceu bastante e deve se contentar com uma vaga na Liga Europa.

Nossa ida para Sevilla fica encaixotada entre um jogo contra o Aston Villa no Villa Park (03/09) e recebermos o Tottenham (10/09). No jogo em Manchester, teremos Leicester fora (29/10) e o Fulham em casa (05/11).

De nomes conhecidos nossos no Sevilla temos o Jesus Navas, 183 jogos e 8 gols entre 2013/17, Karim Rekik, 3 partidas e sem gol em 2011/15 (com vários empréstimos) e o Fernando Reges, 102 jogos e 4 gols entre 2014 e 17.

O estádio deles é o Ramón Sánchez Pizjuán com capacidade para 42.714 torcedores.

Nos confrontos entre City e Sevilla, duas vitórias nossas na Liga dos Campeões 2014/15:

- 21/10/2015 - 2 a 1 em casa: Gol contra aos 36 e Kevin De Bruyne aos 91;

- 03/11/2015 - 3 a 1 fora: Raheem Sterling aos 8, Fernandinho aos 11 e Wilfried Bony aos 36.

BORUSSIA DORTMUND - Jogos 14/09 (c) e 25/10 (f)

O time do grupo que mais enfrentamos recentemente, fora 4 jogos, sendo dois em estádio neutro na Hungria por causa das restrições durante a pandemia do COVID-19.

Na nova temporada do campeonato alemão o time está na quinta colocação com nove pontos, apenas um atrás do líder, o todo poderoso Bayern de Munique. Em quatro jogos o time venceu três e perdeu um, contra o Werder Bremen por 3 a 2 em casa. O Borussia começou essa temporada com um novo treinador, o alemão Edin Terzic. Na Copa da Alemanha, torneio que abre os trabalhos no país, o time venceu sem dificuldade o 1860 Munich fora de casa por 3 a 0.

Na janela de transferências o time perdeu o seu maior ativo, Erling Haaland para o Manchester City e o valor não foi muito alto considerando o quê esse monstro de 22 anos é capaz de fazer, nós estamos vendo isso em primeríssima mão. Para contratar o time se movimentou para a chegada dos defensores Nico Schlotterbeck e Niklas Süle e os atacantes Karim Adeyemi e Sébastien Haller, Infelizmente Haller está fora do time atualmente para se tratar de um câncer nos testículos, desejo pronta recuperação para ele e que volte aos gramados mais rapidamente possível.

A perda de Haaland criou um efeito estranho no time até agora em 5 partidas, o time fez 10 gols, marcados por 10 jogadores diferentes, quem será que quebrará a corrente? A próxima partida será na sexta feira contra o |Hoffenheim.

Recebemos o Borussia no dia 14/08, entre a visita do Tottenham (10/09) e uma partida fora de casa contra o Wolverhampton (17/09). A volta de Haaland para jogar contra a Muralha Amarela será entre o jogo contra o Brighton em casa (22/10) e ida ao King Power do Leicester em 29/10.

No elenco atual deles o único jogador com passagem pelo City é o jovem Jamie Bynoe-Gittens, que nunca atuou profissionalmente pelo nosso time, nem chegar a ficar no banco ou viagem de pré temporada ele participou, ficou entre 2018/20. Lá tem um jogador chamado Giovanni Reyna, filho do americano Claudio Reyna que jogou pelo City, que também foi diretor do New York City FC entre 2013/19.

A antiga casa de Haaland se chama Signal Iduna Park (aqui rola um naming rights que a UEFA não gosta, a mesma coisa com o Etihad) e nos jogos domésticos pode receber até 81.635 pessoas, já em partidas internacionais, o estádio não pode ter lugar em pé, assim a capacidade cai para 65.829.

Os quatro confrontos entre City e Borussia:

-03/10/2012: 1 a 1 Etihad, Mario Balotelli aos 90 de pênalti;

-04/12/2012: 0 a 1 no Signal Iduna Park;

- 06/04/2021: 2 a 1 em Manchester, Kevin De Bruyne (19') e Phil Foden (90')

- 14/04/201: 2 a 1 na Alemanha, Riyad Mahrez (55') e Phil Foden (75')

E Haaland não marcou em nenhum dos dois jogos. É óbvio que não queria marcar contra o seu futuro time.

COPENHAGEN - Jogos 05/10 (c) e 11/10 (f)

Desde 2016/17 o time dinamarquês não joga a Liga dos Campeões, não ficou de fora das competições europeias nesse período, jogava ou a Liga Europa ou Conference Europa League. E nessa temporada que jogou a Liga dos Campeões ficou num grupo interessante com Leicester, Porto e Club Brugge da Bélgica, ficou em terceiro lugar, na penúltima rodada teve um jogo decisivo em casa diante do Porto e ficou no 0 a 0, uma vitória simples levava a equipe para as oitavas de final.

Por causa do clima nada ameno, o campeonato nacional começa em julho e deve dar uma parada boa não só por causa da Copa, mas também por causa do inveno, em anos normais, sem pandemia ou Copa em novembro, os jogos vão até uma semana antes do Natal e retornam em fevereiro do ano seguinte.

Atualmente o time está na sétima posição do campeonato, são 12 times no total, o quê o faria ir para o grupo que luta para não cair quando o campeonato for divido. Esse é um dos campeonatos que tem poucos times, então a fórmula é diferente da tradicional todos contra todos em turno e returno. No campeonato nacional o time jogou 7 vezes com 3 vitórias e 4 derrotas, sempre no esquema uma derrota e uma vitória, é consistente na sua estabilidade.

Para chegar na fase de grupos venceu o confronto contra o Trabzonspor por 2 a 1, vitória em casa e empate 0 a 0 na Turquia.

Eu olhei o elenco do time e nenhum jogador me chamou a atenção, tipo "Ah já jogou em um time io-io da Inglaterra ou em outra Liga mais forte", nada mesmo. Os artilheiros até o momento são o meio campo espanhol Pep Biel e o ponta sueco Viktor Claesson, com 6 gols cada. Sobre transferência nada a reportar também.

Faremos partidas seguidas contra eles, na terceira e quarta rodadas da Liga dos Campeões. Teremos o Derby de Manchester em Manchester no dia 02/10 e receberemos o Southampton no dia 08/10, faremos a viagem para Copenhagen no dia 11/10 (mais uma vez, dia 12 é feriado!!!) e iremos até Anfield no dia 16/10. Se tudo der certo e os outros times ajudarem, poderemos voltar da cidade da Pequena Sereia já classificados, com duas rodadas de antecedência.

O nome do estádio é Parken Stadium, onde jogamos contra eles em 2008/09, cabem 38.065 pessoas e é a casa da seleção da Dinamarca também.

Os confrontos pela fase um-dezesseis avos de final da Copa da Uefa de 2008/09:

- 19/02/2009: 2 a 2 no Parken Stadium: Nedum Onuoha aos 29 e Stephen "Superman" Ireland aos 61

- 26/02/2009: 2 a 1 no City of Manchester Stadium (atual nome do estádio para a UEFA): Craig Bellamy (auxiliar do Vincent Kompany no Burnley) aos 73 e 80.

É isso o que eu consegui arrumar dos times que enfrentaremos nessa edição da Liga dos Campeões, não vejo a menor dificuldade em passar em primeiro lugar para evitar adversários fortes nas oitavas de final, como o último jogo é em casa contra o Sevilla pode rolar do Pep encher de jogador da base, afinal nosso elenco é curtíssimo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário