sexta-feira, 3 de janeiro de 2020

Copa da Inglaterra - Man City Vs Port Vale

Depois de muitas rodadas de tensão no campeonato inglês o Manchester City terá um jogo bem mais tranquilo nesse final de semana pela Copa da Inglaterra, o adversário será o Port Vale, da quarta divisão, no Etihad no sábado em partida transmitida pelo DAZN e começará às 14:31.

Primeiro começar com essa curiosidade do jogo estar marcado para às 14:31 e não 14:30, todos os 32 jogos dessa rodada começarão com esse minuto de atraso. É uma campanha organizada pela Federação Inglesa chamada Heads Up (Cabeça em pé) para promover uma melhor saúde mental entre os torcedores de futebol. Obviamente esse problema deve estar atingindo muitas pessoas e as autoridades britânicas querem que se abra uma diálogo sobre a questão. Falar do jogo agora.

Claramente esse é um jogo que o Manchester City poderá rodar bastante o elenco depois da maratona de jogos e ainda pensar na semi final da Copa da Liga, na terça feira, contra o United. O principal nome a receber um descanso é o Fernandinho por ter jogado todos os minutos desses últimos três jogos e ser um sujeito de 35 anos em maio. Uma boa notícia sobre ele é que a Skysports inglesa avisou que as negociações entre clube e jogador estão abertas para estender por mais um ano seu contrato com o Manchester City, na coletiva o Guardiola não abriu a boca para falar um "a" negativo do brasileiro, ele gosta muito do jogador.

Talvez Fernandinho não seja poupado de estar na partida porque o Otamendi está fora da partida, foi confirmado pelo técnico e o Stones está treinando com o elenco tem uma duas semanas, mas nem no banco ele fica, tem foto dele nesses treinos, então é possível que o departamento médico só o irá liberar quando ele estiver 110% bem, foram duas lesões musculares nessa temporada, a última contra o United no começo de dezembro. Com esses problemas na zaga acredito que está muito aberta a possibilidade de mais uma vez termos Eric Garcia e Taylor Harwood-Bellis para formar a zaga. Fizeram isso pela Copa da Liga contra o Preston North End e Oxford, times de divisões superiores ao Port Vale, e fora de casa, não vejo problema alguma colocá-los em campo, ainda mais se pudermos ter o Fernandinho no banco para qualquer eventualidade. 

Ederson voltou aos treinamentos após acordar com um problema de saúde no dia do jogo contra o Everton, entretanto acho que nem deve ficar no banco, Bravo tem jogado as partidas das Copas quando está em condições de jogo desde 2017/18 e além do mais o time visitante não deverá oferecer muito perigo. Eu escrevo essas coisas já na expectativa de pedir desculpas após o jogo. Eu não estou achando impossível o Bravo jogar as duas próximas partidas porque ambas são de Copa, só que há a possibilidade do Ederson jogar contra o United, jogo que eu entraria com força máxima, para não perder muito ritmo de jogo, os "entendidos" sempre falam que goleiro não se pode dar o luxo de ficar muito tempo sem atuar. 

Guardiola pode repetir ou a estratégia que usou contra o Oxford com Zinchenko de lateral e Angelino mais na ponta ou a tática com três zagueiros com Garcia, Taylor e, aquele talvez clássico, Stones. Eu e a torcida estamos gostando desse estilo, com três grandes passadores atrás: Fernandinho, Rodri e Garcia. O Rodri tem que ser poupado e pode sobrar uma vaga para o Tommy Doyle repetir a função que fez contra o Southampton na Copa da Liga, não é a original dele, que joga mais a frente, mas ele foi bem nessa partida e não vai reclamar de jogar no time principal. Tanto ele quanto o THB tem jogado contra times da terceira e quarta divisões no Troféu EFL, então tem noção o que os aguardaria.

A minha grande dúvida para esse jogo é entre Aguero e Gabriel, acho arriscado colocar os dois ao mesmo tempo por causa do United dias depois. Esse é um adversário para se fazer muitos gols e ambos sabem disso. Na temporada passada o City enfrentou o Rotherham United, acabou rebaixado para a terceira, nessa mesma fase da competição e meteu 7-0, então esse espaço amostral de um jogo dá confiança para os atacantes fazerem a festa. E tem um fato que pode jogar a favor do Aguero: com 245 gols pelo City ele é o quarto maior artilheiro entre os times de Manchester, só perde para Dennis Law (275), Wayne Rooney (253) e Sir Bobby Charlton (249). Conhecendo o Aguero como conhecemos, pode ser que Charlton fique para trás já nesse jogo, é uma frase ousada, mas em seus 357 jogo pelo City em 3 ele marcou quatro ou mais gols, todos nas Premier League e no Etihad, contra Leicester (4), Newcastle (5) e Tottenham (4), contra um meio de tabela da quarta divisão parece ser mais fácil fazer tantos gols. O artilheiro histórico do City na Copa da Inglaterra é Fred Tilson (1928-1938) com 22 gols, Aguero tem 18, pode acontecer essa passagem de bastão nesse quesito.



O Port Vale fica na cidade (Town) de Burslem que juntamente com outras formam a cidade (City) de Stoke-On-Trent, então lá é perto de Manchester. Os oito mil ingressos destinados aos seus torcedores foram comprados e eles farão uma viagem de pouco menos de 80 quilômetros até o Etihad, como o jogo é às 17:31 no horário local, dá para almoçar em casa, viajar, se divertir no estádio e ainda ver o jornal local das dez da noite. 

Para chegar a essa fase da competição o time jogou duas vezes fora de casa e venceu no primeiro jogo, sem replay, o Milton Keynes Dons da terceira por 1-0 e o Cheltenham Town da mesma quarta divisão, terminou 3-1. Além desse jogo de sábado, City e Vale podem se enfrentar no Troféu EFL, os times jogarão as oitavas na próxima semana e as quartas de final ainda são regionalizadas nesse torneio. O artilheiro do time na temporada é o Jack Taylor com sete gols, um jovem de 21 anos emprestado pelo Nottingham Forest da segunda divisão.

A expectativa é de goleada, eu espero mais de cinco gols de diferença, e com isso evitar o replay que é possível com o empate até a próxima fase que seria a um dezesseis avos de final. O vencedor desse confronto é a bolinha de número 18 em sorteio que ocorrerá após a partida entre Arsenal e Leeds na segunda feira, achei que fosse sábado esse jogo.

Man City Vs Port Vale (desde 1992): os times não se enfrentam tem mais de 20 anos, a última foi em outubro de 1999 na segunda divisão com vitória nossa por 2-1 no Vale Park. O interessante era a tabela do campeonato, os times jogaram as duas partidas em outubro, em Maine Road, no começo do mês de outubro, também vencemos por 2-1. O City subiu para a primeira na temporada 1999-00, Vale caiu para terceira e nunca mais se viram até chegar esse sábado.

A última partida pela Copa da Inglaterra entre eles foi em janeiro de 1991, na fase seguinte a essa que jogaremos, também vitória por 2-1 do City. E a partida anterior a essa da Copa foi em 1928 pela segunda divisão, mais uma vitória por 2-1 do City e ao final do torneio a gente subiu e eles ficaram ainda na segunda. O Port Vale nunca jogou a primeira divisão em qualquer época na Inglaterra.




Jogador suspenso: não há.

Jogador pendurado: não há. Dois cartões amarelos suspendem na Copa da Inglaterra.

Juiz da partida: Lee Mason. Tem um único jogo do City apitado na Copa da Inglaterra, um 2-0 contra o Cardiff no País de Gales em 2017/18. Lembro desse jogo porque o Leroy Sané tomou uma entrada criminosa e o jogador só tomou amarelo, foi expulso mais tarde por dois cartões amarelos. Eu não entendi porque o Guardiola voltou com Aguero no intervalo no lugar do contundido Sané com o jogo 2-0 e o time de Gales baixando o sarrafo, era colocar o Brahim Diáz e poupar o Aguero, Diáz entrou na reta final.



Nenhum comentário:

Postar um comentário