Para tentar avançar em mais uma rodada na Copa da Inglaterra o Manchester City terá pela frente o Fulham da segunda divisão no Etihad nesse domingo, com partida marcada para começar às 10 da manhã e a transmissão será do canal por streaming DAZN. O vencedor desse confronto será a bolinha de número 13 no sorteio que acontecerá e será transmitido pelo twitter da federação inglesa na segunda feira por volta das 16:15.
Hoje já tivemos dois jogos do torneio, o QPR recebeu o Sheffield Wednesday, ambos da segunda, e o time visitante passou com uma vitória de 2-1, na outra partida o Northampton Town da quarta divisão segurou o 0-0 com o Derby Count então teremos um replay na casa do Derby dessa vez. Azar para o time da segunda para achar data e o pior que era o time pior rankeado nessa fase da competição. Agora o importante falar do City.
Como é um jogo de Copa, deveremos ver Claudio Bravo ser titular no domingo e na quarta feira contra o United. Desde que o Ederson chegou ao City, Bravo foi o escolhido para começar essas partidas de Copas, o brasileiro só jogou na Copa da Inglaterra passada e na final da Copa da Liga também passada porque o seu reserva estava lesionado e Guardiola preferiu colocar o Ederson ao invés do terceiro goleiro nos jogos mais importantes, já que Muric não tinha muita experiência e ainda não tem.
Guardiola na coletiva de hoje avisou que apenas Leroy Sané está fora de ação para esse jogo, isso quer dizer que Mendy e Stones desfalques na partida contra o Sheffield United podem ser escolhidos, isso apesar dele ter dito há alguns dias que era difícil para o lateral jogar contra o Fulham, possivelmente está querendo criar problemas na cabeça do treinador adversário, nesse caso o ex jogador Scott Parker. Acho o mais importante é saber se o Stones vai, pelo menos, ser relacionado, a fase dele não é boa e a volta do Laporte colocará ainda mais pressão nele, já falei que num sistema com dois zagueiros eu fico com o Laporte e o Fernandinho, não acho que o Laporte jogará domingo, acho difícil até ficar no banco ele saiu muito cansado na última rodada e no meio do segundo tempo, não há motivo para forçar e perder ele para o confronto contra o Real Madrid.
Acho que o Guardiola pode repetir o sistema com três zagueiros mesmo que o Stones não tenha condições, colocaria o Fernandinho, Otamendi centralizado e o Eric Garcia, só que eu estou na dúvida se eu escalaria o Fernandinho para esse jogo ou deixaria descansar com o jogo de quarta em mente, se o Laporte não puder realmente jogar domingo, eu colocaria o Fernandinho e o pouparia contra o United porque temos uma vantagem de 1-0 e teremos nosso melhor zagueiro de volta, o poupar é colocar ele no banco. Apesar de estar numa fase mais avançada e contra o maior rival, a Copa da Inglaterra tem muito mais prioridade que a Copa da Liga.
Guardiola foi perguntado sobre empréstimos de dois zagueiros: Garcia e Taylor Harwood-Bellis. O primeiro ele diz que não sai, o segundo ele acha que não tem ninguém o procurando e gostaria de mandar para um time da primeira divisão, não deve acontecer isso agora, na janela do meio do ano não seria impossível aparecer um interessado não, talvez o único entrave para um empréstimo seria a pré temporada já que o elenco do City será dilacerado por causa da Copa América e Eurocopa, que começarão e terminarão no mesmo dia, entre 12.06 e 12.07, para constar nosso primeiro jogo na Premier League dessa temporada foi no dia 10.08.2019.
O técnico também foi perguntado pelo repórter brasileiro Fred Caldeira sobre se o Ederson vai bater pênalti ou não, o Guardiola já avisou que sabe quem bate, só que não falou com a imprensa sobre isso. Eu só peço que se houver um pênalti para a gente o Gundogan esteja em campo porque parece ser o melhor cobrador fácil, não tem essa de colocar o goleiro não, o time precisa focar em outra coisa antes de escolher essa opção.
É uma partida para o Foden jogar como titular como foi na estreia contra o Port Vale porque pode ser uma chance de rodar o elenco, colocar o De Bruyne no banco um pouco e se o David Silva estiver livre para jogar, fazer ele e o Foden os criadores das jogadas nessa partida. Independentemente de quem for o companheiro dele no meio de campo, o Foden tem que ser o titular ,é um jogo em casa e de uma Copa, ele precisa ganhar cancha e se sentir importante no elenco.
Vendo o pré jogo no site da Federação Inglesa descobri uma informação para lá de importante: o Aguero é o quarto maior goleador da Copa da Inglaterra! Com o gol contra o Port Vale ele chegou a 19 na competição e empatou com o Jermaine Defoe, que está jogando na Escócia. Na frente dele estão Wayne Rooney com 22 e jogou hoje no empate do Derby mencionado acima, Frank Lampard tem 26 gols (nenhum marcado na sua passagem pelo City), Ian Rush lenda do Liverpool com 35 e Harry Cursham que marcou 49 vezes, incluindo 6 numa vitória de 11-1 do Notts County sobre o Wednesday Strollers em 1881, cem anos antes de eu nascer.
Aqui acho que vale um esclarecimento, no Wikipedia e no site de estatísticas do City que eu acompanho (statcity.co.uk) o líder do clube é Fred Tilson com 22 gols, mas não há o desmembramento que eu acho que acontece com a Federação Inglesa: há jogos de uma fase classificatória e de fase chamada Proper, que é quando começam a entrar times das quatro primeiras divisões, os da terceira e quarta entram logo na primeira rodada e os da primeira e segunda apenas na terceira, no momento estamos jogando a quarta rodada. Numa comparação seria mais ou menos como eliminatórias e a Copa do Mundo, o maior artilheiro das Copas é o Miroslav Klose com 16 gols e não um jogador da Nova Zelândia que meteu 17 gols contra Papua Nova Guiné, Caledônia e outras ilhas.
Eu juro para vocês que isso é algo absurdo para mim, todos sabemos da qualidade do Aguero, do faro de gol, mas chegar a esse ponto numa competição que completará 150 anos ano que vem é fora do normal. Tem imaginar que no passado os placares eram maiores e tinha replays infinitos. Por exemplo, peguei a campanha 1985-86 quando o Liverpool levantou o troféu, o Ian Rush marcou seis vezes e o time jogou replay em duas fases, Arsenal e Luton Town, West Ham e Ipswich jogaram três partidas entre eles para decidirem quem iria passar. Rush jogou 61 jogos na Copa da Inglaterra pelo Liverpool, Aguero tem 21 partidas. De novo, Aguero é um absurdo de foda! E se fizer um gol empata em 253 com os gols que o Rooney marcou United, com um poker passa o Rooney duas vezes em um único jogo hein?
O Fulham caiu da Premier League na última temporada e está na luta pela volta na edição atual, está na terceira colocação 4 pontos atrás do líder West Brom e três do vice Leeds, mas o Fulham jogou uma partida a mais, mesmo assim está na briga para subir direto. Depois dizem que o City tem moleza nos sorteios: Real Madrid, time que está bem na segunda divisão e o United. Ok, tudo bem, esse último é bem mais tranquilo que os demais. O atacante sérvio Aleksandar Mitrovic continua por lá e marcou 18 vezes nessa temporada, todos gols na segunda divisão, não jogou a partida que eliminaram o Aston Villa por 2-1. Eles tem alguns nomes que reconheço de outros times, mas a janela de contratações e demissões foi pesada por lá. Queria acreditar que focariam na segunda divisão, mas a próxima partida é só no outro final de semana, terão o meio de semana livre para recuperação.
Essa é a última fase da Copa da Inglaterra com replay, então sempre torço para que a partida se decida logo no mesmo dia, vitória ou derrota, porque arrumar data para esse jogo extra é foda e pode atrapalhar a Liga dos Campeões, a Premier já foi. Claro que eu quero vencer, mas principalmente eu quero sair se tomar gol como contra o Sheffield United, precisamos construir uma sequência de partidas sem sermos vazados.
Man City vs Fulham (desde 1992):
Jogador suspenso: não há.
Jogador pendurado: não há.
Juiz da Partida: Kevin Friend - Três jogos entre City e Fulham no currículo com duas vitórias nossas e um empate, foi o Mark Hughes o técnico desse empate, lá no longínquo outubro de 2009: 2-0 com Pep, 4-2 com Pellegrini e esses 2-2, todos pela Premier League.
Nenhum comentário:
Postar um comentário