sábado, 4 de janeiro de 2020

City ganha do Port Vale

Como era esperado o Manchester City avançou na Copa da Inglaterra ao bater o Port Vale por 4-1 no Etihad na tarde desse sábado, agora o time espera o sorteio que acontecerá na segunda feira após Arsenal e Leeds, nós seremos a bolinha 18. Os gols foram marcados por Zinchenko, Aguero, Tyalor-Harwood-Bellis e Foden e o nosso próximo jogo será na terça feira pela semi final da Copa da Liga contra o United.

Guardiola teve a oportunidade de rodar o elenco bastante, nem Fernandinho nem De Bruyne foram relacionados e os jovens foram chamados para ação. Taylor Harwood-Bellis começou como titular e Tommy Doyle entrou no segundo tempo, nos 10 minutos finais para participar de sua segunda partida pelo time profissional e novamente ele jogou como cabeça de área, foi o substituto de Gundogan. Será que é uma posição que o Guardiola quer para ele no futuro? Falo isso que ele poderia ter jogado mais a frente no lugar do David Silva se a opção fosse essa, se realmente for do interesse do treinador é bom o jogador e o pessoal da base arrumar ele para jogar por ali porque atualmente ele joga como camisa 10.

Quem não entrou nenhum minuto em campo foi o Eric Garcia e isso é bom porque mostra para ele que no momento ele deixou de ser jogador de jogos menores, deverá voltar ao titular na terça ao lado do Fernandinho, ele está com moral. John Stones jogou os 90 minutos hoje, uma partida sem muito desgaste físico, acho complicado que jogue mais 90 com pouco tempo de recuperação ainda mais que ele tem tido lesões musculares essa temporada.

O City foi escalado com um esquema de três zagueiros quando o time não tinha a bola, mas não com o Gundogan como eu imaginava e sim com o Zinchenko na esquerda, Stones centralizado e Bellis na direita, o jovem foi a vítima do Port Vale, as bolas longas para o Tom Pope eram jogadas em cima dele porque é mais fácil um sujeito de 34 anos e forte ganhar de um moleque de 17, mas verdade seja dita em duas jogadas que ele teve que usar o corpo para proteger a saída os caras bateram nele e nada aconteceu. E isso foi desde o começo porque eles tiveram a saída de bola, os primeiros 90 segundos de partida foram de animação deles sem testar o Bravo que saiu de campo sem sujar o uniforme, no lance do gol de empate deles o Pope conseguiu passar a frente do Bellis e fazer o cabeceio, como a conexão caiu fiquei sem conseguir ver o replay, não deu para saber se houve falha do Bravo, acho que não. Mas ele tem um azar forte: única bola no gol é sem chance para defender.

Tom Pope foi o cara que zoou o Stones num tuíte e o pessoal descobriu após o sorteio, me lembro de dois lances dele e Stones na mesma bola, ambos no segundo tempo, no primeiro o Stones deu uma ombrada, jogando ele para fora e ganhando o lateral para a gente, tenho certeza que ele foi com vontade ali, e no segundo o Stones tentou sair jogando, Pope cortou e um campeão do Port Vale tentou pegar de cabeça de primeira, mandou para fora. Pode não ter havido o confronto direito como o pessoal queria pelo tuíte do jogador do Vale, mas dá para dizer que ele se deu bem no confronto, fez o dele, um jogador de quarta divisão fez um gol num dos melhores times do mundo.

Zinchenko foi autor do primeiro gol, de fora da área, em chute que o defensor ainda tentou cortar, mas prejudicou o seu goleiro, é o segundo gol dele pelo City, segundo de fora da área, e o outro foi na primeira partida da semi final contra o Burton Albion, então deve ser coisa de 1 ano de diferença entre eles. Quando o City tinha a bola, ele funcionava mais como um armador e trabalhava muito pelo lado esquerdo com o David Silva e Angelino, que eu gostei da atuação hoje. Tudo bem que entrou muitas vezes em impedimento, em algumas eu achei que a culpa não foi dele não, o pessoal demorava muito a tocar, mas quando ele estava em condições ele parecia procurar para quem tocar ou cruzar a bola, tivemos algumas oportunidades com ele.

Aguero colocou a gente novamente na frente ao aproveitar um cruzamento do Foden, que começava auxiliar o Cancelo pela direita. O atacante nem comemorou porque esperava o VAR para confirmar se a posição do Foden quando recebeu a bola era legal, o calcanhar do defensor no meio da área habilitou a jogada a seguir. Essa foi a primeira vez que o VAR entrou em ação no dia, na segunda também foi para validar ou não o nosso terceiro gol e acabou validando, uma "pena" que foi dado para o Bellis porque foi o Stones que chutou e desviou no joelho do seu companheiro de zaga, num primeiro momento era impedimento para mim, mas a análise detalhada mostrou que havia, de novo, um calcanhar para liberar. Fiquei com pouco de pena do Stones porque poderia ter sido um gol cala a boca para o Pope, pelo menos foi o primeiro gol como profissional do THB.

O quarto gol foi o mais bonito porque teve uma bela troca de base até a bola chegar no Angelino na esquerda para ele cruzar e o Foden só escorar para o fundo das redes. Pouco se fala, mas já é o décimo gol dele pelo City em 56 partidas, estava emparado com o Lescott (160 jogos) e agora igualou o Micah Richards (245) e o Bony (45). Otamendi e Jovetic que lutem para não serem ultrapassados pelo Foden.

Quando saiu o quarto gol o Mahrez estava para entrar, Guardiola saiu correndo para chamar o Doyle e eles entraram juntos. Foi legal em dado momento da partida rolar uma tabelinha entre as três crias da base: todos vindos do City desde quando tinha 9 anos (Foden), 7 (THB) e 5 (Doyle). Como os "xôvins" dizem por aí: a base vem forte!

Aparentemente ninguém saiu com problemas e conseguimos poupar peças chaves como Fernandinho, De Bruyne e Sterling para partida de terça feira. Dois jogos me interessavam nessa rodada: o primeiro foi o empate do United com o Wolverhampton, então jogarão replay ou 14 ou 15 desse mês, o ruim disso que na rodada seguinte da Premier, o United pega o Liverpool em Anfield, os caras estão muito cagado de sorte nessa tabela, mas tirando a dupla de zaga do United (Maguire e Lindelöf), foi basicamente um time B em campo, então estão focados na semi final da Copa da Liga também.

E a segunda partida que interessa foi a eliminação do Wigan porque perdeu de 2-0 para o Leicester, nosso carrasco está fora da Copa da Inglaterra, ainda bem.

Informações da partida:

Nenhum comentário:

Postar um comentário