sexta-feira, 31 de janeiro de 2020

EPL # 25 - Tottenham Vs Man City

Pela rodada 25 da Premier League, o Manchester City viajará até Londres para enfrentar o Tottenham em seu novo estádio apenas pela segunda vez. A partida encerrará a rodada no domingo às 13:30 com transmissão dos canais ESPN.

A gente chega para esse jogo com um resultado decepcionante na quarta feira apesar da classificação para mais uma final da Copa da Liga, o time jogou bem contra United, teve muito mais chances que o rival, só que não conseguiu marcar nenhuma vez neles, o que será que nos espera esse jogo contra o Tottenham? Vamos ficar batendo na porta deles os 90 minutos e tomar um gol bobo como foi no jogo do "primeiro turno"? Foi outro jogo que o City massacrou e deu mole em duas oportunidades levar dois gols, sendo um de cabeça do Lucas numa batida de escanteio e ainda tivemos um VAR minucioso para marcar braço do Laporte no gol que seria o do desempate do Gabriel.

Esperei até tarde dessa sexta feira para ver a segunda parte da coletiva do Guardiola, como o jogo será no domingo, essa parte só deverá estar liberada no sábado à noite para a imprensa ter notícia nova para esse confronto. Na parte da coletiva disponível foi falado do Sané que está treinando, mas deverá demorar mais duas ou três semanas, se o Laporte estará disponível, ele é dúvida pelas palavras do treinador por causa de uma fadiga muscular e também se falou se a opção de chamar de volta o Tosin Adarabioyo foi considerada, o técnico disse que não e enumerou todos os zagueiros que o clube tem e falou que o mais importante é ele estar jogando no Blackburn, sua situação será avaliada no final da temporada.

Não teve informação se Fernandinho ou Mendy estão liberados para o jogo e como também não houve vídeo do treino de hoje não dá para saber se eles estiveram em campo. Se não jogar essa será a quarta partida seguida que o Mendy não joga, difícil contar com ele não? E vou falar da situação do Angelino lá embaixo para encher linguiça nesse post. Para constar se o Fernandinho jogar essa será a partida de nº 300 dele. Engraçado que uma das cláusulas de renovação automática dele será jogar x% das nossas partidas, depois que assinou a extensão ele meteu um atestado e ficou de fora das duas partidas das Copas.

O Liverpool está 19 pontos na nossa frente, estamos a frente do Leicester por 3 mais dez gols de saldo, 11 do Chelsea e 17 do United, quinto colocado. Sinceramente o que nos resta na Premier League é uma briga com o time do Brendan Rodgers pelo segundo lugar e dinheiro da TV e preparar o time para enfrentar o Real Madrid. Como não tem jogo nosso amanhã, aconselho a ligarem na ESPN ao meio dia para o clássico de Madri entre Real e Atlético, vamos ver como nosso rival está.

O Tottenham não poderá contar com três jogadores: Moussa Sissoko, Ben Davies e Harry Kane, logo o jogo de domingo não será contra o time do Harry Kane, isso gerou uma polêmica para os tabloides sensacionalistas explorarem há umas temporadas. O ponta holandês recém contratado Steven Bergwijn estará relacionado para o jogo. Na última rodada eles venceram o Norwich por 2-1 e o goleiro Hugo Lloris voltou a atuar, que bom para eles após a contusão feia no braço.

Então é isso, quase um jogo para o City cumprir tabela e se preparar para pegar o Real, Sheffield Wednesday e Aston Villa na final da Copa da Liga.

Janela de transferência

Não chegou ninguém para o City nessa janela, como o Guardiola já tinha dito dezenas de vezes que isso aconteceria. E alguns jovens mudaram de clubes por empréstimo. Patrick Roberts e Lukas Nmecha já tinham ido para o Middlesborough, hoje foi a vez do Matt Smith trocar o QPR pelo Charlton.

Guardiola citou a situação do Muric em não jogar no Nottingham hoje na coletiva, mas ninguém noticiou sua transferência para outro lugar, como falei temporada perdida para ele. A notícia surpresa hoje foi o empréstimo do Angelino ao RB Leipzig da Alemanha, foi coisa de última hora.

A recontratação inicial dele só valia à pena porque teria sido barato, £ 12 milhões após vendermos por £ 5 m, e ele tinha ido bem no PSV, além dele não contar com um dos 17 jogadores livres por ser cria nossa. Para alguém que chegou com o status de terceiro lateral até que jogou bem, 12 partidas, mas agora com o Mendy fora mais uma vez o City resolveu emprestá-lo com passe fixado em £ 25 milhões se o RB quiser contratar? Sem obrigação nenhuma no momento.

Sei lá, a contratação não fez grande sentido, talvez o clube não sabia da real condição do Mendy e quis ter um back up em mãos se desse problema, como está dando, mas na última partida nenhum dos três laterais jogou, o Cancelo foi improvisado. Não acho nenhum dos três laterais esquerdos brilhante na defesa, mas a defesa está sendo um lixo nessa temporada, e acho que o Angelino era uma boa arma ofensiva. A única coisa boa desse empréstimo é que ele parece estar valorizado. Por coincidência o Leipzig pegará o Tottenham na Liga dos Campeões e é o líder na Bundesliga, acompanhar ele por esse empréstimo.

Man City Vs Tottenham (desde 1992):





Jogador pendurado: não há.

Jogador suspenso: não há.

Juiz da partida: Mike Dean - 18 jogos na Premier League com 2 vermelhos e 78 amarelos, líder nesse quesito. Apitou dois City e Tottenham, ambos em Manchester, com uma vitória (1-0 em maio/2011, partida que o Peter Crouch fez gol contra e garantiu nossa classificação para a nossa primeira participação na Liga dos Campeões, na temporada anterior um gol do Crouch nos tirou essa vaga) e em nov/2008 derrota. Partidas antigas hein?



quinta-feira, 30 de janeiro de 2020

Notícias Manchester City 30.01.2020

Duas notícias rápidas sobre o Manchester City nesse dia 30.01:

 - Está uma saga essa transferência ou não do Leroy Sané para o Bayern de Munique. Segundo a imprensa alemão era quase certo a chegada dele, mas houve troca de equipe de empresários do Sané e a coisa começou a desandar. O time alemão poderia até estar procurando outros jogadores.

Quando saiu a notícia que o Coutinho não seria contratado em definitivo, achei que iriam com tudo para cima do Sané, agora parece que vão postergar o máximo, possivelmente querem saber como ele está após a lesão. Hoje mais uma vez ele participou dos treinamentos do time.

- E o City fechou a contratação de mais um brasileiro, o jovem Yan Couto do Coritiba, lateral direito campeão mundial sub 17 recentemente. Parece que ele e o empresário já teriam viajado na quarta para Manchester onde ele faria exames, se aprovado assinaria e voltaria para ficar até junho no Coxa pois é quando ele completará 18 anos.

O City pagaria entre 12 e 15 milhões de euros com 6 ou 9 milhões agora e o restante dependendo de metas alcançadas. Nas minhas contas esse é o segundo jovem que o time contrata nessa janela, o outro o escocês Liam Smith. Eu tenho que procurar saber como ficarão as contratações de jovens pós BREXIT, que acontece amanhã, dia 31.01, já vi que terá um período de carência, mas não entrei em detalhes. 

quarta-feira, 29 de janeiro de 2020

City perde, mas vai para final.

O Manchester City entrou em campo com a vantagem de dois gols para garantir a vaga em mais uma final da Copa da Liga e saiu depois dos 90 minutos com apenas um gol de sobra, passamos um sufoco completamente desnecessário para jogar em Wembley mais uma vez. O gol de Nemanja Matic foi o único no jogo.

A minha expectativa era grande para esse jogo, achava que poderia ser a consolidação da dupla Fernandinho e Laporte na nossa zaga, só que nenhum dos dois foi relacionado para a partida. Laporte já era esperado, junto com Mendy, de não entrar em campo já que não participou do treino de ontem, a ausência do Fernandinho foi uma surpresa total e a situação só piora, na coletiva pós jogo Guardiola acha difícil ter os três em campo quando visitarmos o Tottenham no domingo, mais provável de jogarem contra o West Ham daqui a duas rodadas. É inacreditável isso, quando acho que as coisas começam melhorar para o nosso lado, essas notícias surgem. Laporte, em uma rede social, falou que gostaria que essa fosse a última partida dele nas arquibancadas, na torcida.

A escalação foi bem confusa para todo lado que se olhava: Walker, Otamendi, Rodri e Cancelo na defesa. Era um esquema com três zagueiros com o Cancelo mais a frente ou normal com dois mais laterais e o Gundogan na frente deles? Na hora do jogo o quê aconteceu foi o Walker mais fechado com o Otamendi e o Rodri era volante com o Cancelo ajudando na defesa e com liberdade na esquerda. Independentemente qual for o esquema, acho que tivemos dois derrotados no elenco: Stones e Zinchenko, foram preteridos para improvisações. Já havia rumores que Guardiola não está contente com o zagueiro, hoje avançou de rumores para quase certeza.

O United abriu o placar aos 35 minutos em uma jogada de bola parada tão mal executada que de algum jeito deu certo para o Matic marcar. A bola foi cobrada da esquerda de ataque deles para área e foi cortada no primeiro homem, não foi nem para a confusão de jogadores, no Bernardo Silva, só que cortou para dentro da nossa área e o sérvio acertou um chute que a bola bateu no limite da trave e entrou. O Bravo poderia ter salvo? Talvez sim, só que o quê me incomoda mais é o fato dos caras chegarem uma única vez e marcarem. Isso aconteceu tanto com o Bravo no gol quanto com o Ederson durante a temporada, um chute, um gol. Guardiola já avisou que o chileno será o goleiro da final, não irá mudar como fez com Muric na temporada passada porque o Chelsea marcaria pressão e o Muric não sabe usar os pés, o Aston Villa não deve oferecer essa marcação pressão.

Antes do gol do United nós tivemos três grandes chances que o David de Gea resolveu mostrar que é um grande goleiro, isso não dá para discutir. Primeiro num peixinho do Aguero que defendeu com uma mão direita, depois em um chute do Mahrez, que tenho quase certeza que houve um desvio, e ele salvou com os pés. Era só pressão nossa, houve até um pedido de pênalti do Maguire no Sterling, com braço nas costas dele, mas achei certo o VAR mandar seguir a jogada, eu não espero que o zagueiro chegue na tranquilidade no atacante e também não foi nada ostensivo. 

Aguero, aos 16 minutos, teve mais uma chance para abrir o placar, lembrou até um chute e gol contra o United em 2014/15 em Old Trafford, e mais uma vez o de Gea esteve lá para salvar. Só dava o City no ataque, o United não conseguia manter a bola nos pés, a gente continuava martelando e a defesa deles salvando, dessa vez foi um carrinho preciso do Maguire antes do chute do Sterling. Infelizmente aconteceu o gol do caras. É inacreditável o que acontece com a gente nessa temporada. Não conseguimos acabar com o jogo, foi a mesma coisa em Old Trafford, foi 3-0, fora o baile, e deixamos eles marcarem para terem sobrevida hoje.

No segundo tempo o United tentou se soltar mais, o segundo chute e último deles no gol foi um peteleco de fora da área que o Bravo não teve trabalho. O clima era muito tenso e culpa unica e exclusivamente nossa, voltamos a perder vários gols. O Walker tentou um chute de fora da área e a bola fez um curva que quase traiu o de Gea, essa não foi uma chance perdida. Só que David Silva, Gundogan, na mesma jogada, e Sterling não colocaram a bola nas redes.

Aguero pressionou a saída de bola na área, o Maguire fez besteira e a bola sobrou para o David Silva livre de frente para o gol chutar, ele resolveu passar para o Gundogan no meio da área que quis matar e driblar, Maguire salvou depois da besteira, nas duas chances era chutar para o gol de primeira, não tinha muita gente na frente deles. A do Sterling, depois de passe de De Bruyne, ele não quis chutar na saída do goleiro, o driblou e ficou em boas condições de chutar, colocou por cima! Na câmera de trás, imaginando a visão do Sterling, tinha muito lugar para ele colocar essa bola. Se continuarmos a perder tanto gol assim, vamos ser punidos como já fomos.

Para aumentar nosso desespero o Matic foi expulso! Sim, vocês leram isso corretamente, porque o City conseguiu ficar com a bola por muitos minutos, queimando o relógio, mas quando o United voltava a ter o controle era uma tensão achar que eles com um a menos iriam levar o jogo para os pênaltis. E Otamendi resolveu testar todo mundo com uma falta tola, infantil, burra na meia lua, o De Bruyne deu bronca nele porque a bola estava sobrando para os seus pés e era o Maguire por ali. Ainda bem que o Fred bateu na barreira. 

Não sei porque demos esse mole para eles, era para ter matado o jogo mesmo depois de ter levado o gol, tivemos chances e enfrentamos um time sem criação alguma, temos que fazer melhor que isso, imaginem enfrentar o Real Madrid em fevereiro e resolvermos que não queremos fazer gols fácies, vamos tomar um sacode.

O VAR entrou em ação para confirmar os impedimentos que os bandeiras marcaram, um em cada tempo, e ambos foram anulados corretamente. O do Sterling foi por erro de marcação da linha do impedimento ou ficar atrás da linha da bola, bobeira, o do Aguero foi marginal, ele tinha dado um toque de lado do pé para tirar do de Gea, ia ser um bonito gol.

Nosso jogo contra o Arsenal no dia 01.03 será em outra data agora e a a final será depois da nossa visita à Madri e antes da partida pela Copa da Inglaterra contra o Sheffield Wednesday em data a ser confirmada. Metemos 3-0 no Etihad e 6-1 no Villa Park neles, vamos ver como iremos entregar a taça para eles nessa final inédita. Estamos na luta pelo tri campeonato.

Informações da partida:

segunda-feira, 27 de janeiro de 2020

Copa da Liga Inglesa - Man City Vs Man United

Na quarta feira o Manchester City entra em campo para enfrentar o seu rival United na partida de volta de uma das semi finais da Copa da Liga, jogo começará às 16:40 no Etihad e terá transmissão dos canais ESPN. A vitória por 3-1 em Old Trafford dá a vantagem para o City poder perder por até um gol de diferença, não há gol qualificado. O outro finalista sairá do jogo de terça entre Aston Villa e Leicester no Villa Park, nos primeiros noventa minutos o jogo ficou 1-1.

Se preparem que a coletiva de amanhã terá perguntas sobre a presença de torcida no Etihad na última partida contra o Fulham e como Guardiola espera o ambiente na quarta feira. O público na partida anterior da Copa da Inglaterra ficou bem abaixo do normal, menos de 40 mil presentes, dava para ver setores fechados no estádio. Eu não tenho explicações para isso, parece que os ingressos não foram tão caros assim, também tem que a parte do Fulham não deve ter sido vendida completamente, na Copa da Inglaterra a presença de torcedores visitantes é maior.

Vale lembrar que o ambiente no último Derby foi bem diferente em relação às outras partidas, a torcida estava mais viva desde o começo, infelizmente saímos com a derrota e teve o lance do racismo de um torcedor do City identificado, banido do estádio e preso para ser julgado pela justiça inglesa. Espero que a parte da torcida dentro do jogo se mantenha, ainda mais que um jogo de mata-mata sempre carrega mais energia e as duas partes seguintes não se repitam. Por acordo dos clubes e da polícia, sem participação das torcidas, a carga de ingressos para a torcida visitante será menor, do mesmo nível de partidas da Premier League, algo em torno de 3.000.

Esse jogo poderá marcar a tricentésima partida do Fernandinho com a camisa do Manchester City se em algum momento ele entrar em campo, acho até que será titular, das 299 anteriores somente em 27 ele saiu do banco, é um jogador importante desde a sua chegada em 203/14. Como nem ele nem o Laporte foram relacionados para o jogo de domingo, muito provavelmente começarão lado a lado, a dúvida é saber se vamos jogar com dois ou três zagueiros, aparentemente todos os cinco estão liberados para jogar, é opção do treinador escolher qual esquema e quais deles estarão em campo. Eu apostaria numa dupla em Laporte e Fernandinho para ser usada diante do United e Tottenham, no domingo, depois tem uma semana para o jogo contra o West Ham e então a parada de inverno do City, se o Laporte estiver em condições já dá para jogar essas três partidas tranquilamente.

Em Old Trafford o City conseguiu terminar com o jogo e fazendo uma grande partida ao marcar três gols em menos de 40 minutos, o time jogou num esquema talvez inédito desde a chegada do Guardiola, sem Aguero, Gabriel ou Iheanacho na frente, três atacantes. Ele escalou Bernardo Silva, Mahrez e Sterling algo que poderíamos entender com mais móvel e era o De Bruyne que saia para dar o primeiro combate, deixando esses três um pouco mais atrás para ajudar a defender quando tivessem passado da linha do De Bruyne, deu certo isso, mas não acho que irá se repetir porque o Aguero ficou no banco na Copa da Inglaterra, acredito que vai para o jogo desde o começo e terá sua chance de igualar o mesmo número de gols que Wayne Rooney marcou pelo United: 253 para o Rooney contra 252 do Aguero.

A princípio há duas dúvidas para quarta: Mendy que não tinha condições de jogo contra o Fulham, como o Zinchenko não foi o titular e sim o Angelino, acho que o Mendy continuará de fora, a opção pelo Angelino foi para poder revezar mais os jogadores e colocar um jogador mais experiente para enfrentar um time mais forte ainda mais que o Angelino sofreu na partida que perdemos contra o United pela Premier League. E João Cancelo que sofreu uma falta nos acréscimos e ficaria em observação, hoje o clube não liberou nem notícia, vídeo ou foto de treinamento.

A possível diferença entre o último Derby no Etihad e esse jogo de quarta é que nesse jogo o United não poderá ficar na defesa e apostando na velocidade para tentar arrumar alguma coisa, precisam tentar atacar porque o empate não serve de nada para eles. Mas tem um problema para a gente: quantas vezes já vimos o Guardiola sentar no resultado? Pode acontecer nos minutos finais, mas desde o começo não lembro, ele não vai aceitar passivamente que o time troque bola e fique por isso mesmo, não é comportamento dele, espero que a defesa esteja melhor montada dessa vez porque foram dois contra ataques que eles acertaram e mais alguns perdidos que nos fizeram perder três pontos naquele dia.

O que eu disse no pré jogo daquele dia serve para esse: é clássico, tudo pode acontecer. A fase deles está muito ruim, tiveram que meter um time sério para ganhar do Tranmere da terceira divisão na Copa da Inglaterra depois de terem perdido para o Bunrley em Old Trafford e a Copa da Liga é uma grande chance para eles ganharem alguma coisa esse ano. E ainda vão para o jogo sem a grande estrela do time atualmente, o atacante Marcus Rashford, que ficará de fora de dois a três meses por causa de uma fratura por stress dupla nas costas. Praticamente voltará apenas para ganhar condicionamento para jogar a Euro 2020.

Enquanto escrevia esse post saiu uma notícia no Daily Mail com o presidente de uma torcida do City que ficou puto com as declarações do Guardiola e deu como justificativa os torcedores terem comprado ingressos para os jogos da semi final da Copa da Liga e dos jogos contra o Real além da partida estar na TV aberta inglesa, na BBC. De novo, amanhã as perguntas na coletiva serão sobre a torcida e o treinador vai ficar irritado.

Amanhã posto as atualizações pós coletiva.

Atualização: Pep realmente foi perguntado e falou sobre a questão da presença da torcida no estádio, ainda bem que deu um resposta que não quis causar mais problemas com os torcedores, que ele entende os motivos e que gosta de jogar bem não para o time ganhar, mas para o pessoal que vai no estádio. Por falar em presença de público, estão falando que ainda não vendemos todos os ingressos, os 2.800 para o United foram vendidos e a capacidade do estádio estará reduzida por questão de segurança, então o Etihad deverá ter um público menor que o normal, maior do que do último domingo.

Laporte é dúvida, haverá um treino amanhã antes da partida para saber se terá condições, no vídeo divulgado pelo City nem ele nem Mendy estiveram no treinamento, não contei quantos tinham, mas da base mesmo só vi o Tommy Doyle, talvez para completar. A grande surpresa foi a presença de Leroy Sané e participou de todo o vídeo, não apenas a roda de bobo, isso é bom, não deve jogar amanhã, mas o horizonte para termos ele em campo novamente é logo ali.

E uma notícia que eu acho que ninguém estava esperando para agora foi o anúncio da renovação do contrato por um ano, até o junho de 2021, do Fernandinho. Já se sabia que as duas partes queriam assinar uma extensão, que ele tinha até uma cláusula de renovação automática se participasse de x% dos jogos do City. Bom que isso é uma novela a menos e ele pode comemorar seu jogo de nº 300 com mais 17 meses em Manchester.

O Aston Villa venceu por 2-1 o Leicester, com o segundo gol nos acréscimos, e estará na final da Copa da Liga em Wembley no dia 01.03, o jogo deles contra o Sheffield United no Villa Park terá a data alterada, só espero que a partida do Arsenal também precise de nova data.

Copa da Inglaterra

O sorteio das oitavas foi realizado hoje e enfrentaremos fora de casa o Sheffield Wednesday, décimo colocado da segunda divisão, o estádio deles é Hillsborough e a última vez que jogamos por lá foi 2007 pela Copa da Inglaterra, empate em 1-1 que levou ao replay em Manchester quando vencemos por 2-1. Jogamos contra eles pelas Copas nos recentes anos, ambos em casa: 7-0 em 2014 pela Copa da Liga e 2-1 pela Copa da Inglaterra, James Milner fez dois gols para nos salvar. Interessante que os jogos aconteceram na mesma temporada. 

A partida ainda não está marcada, será entre 02 e 05 de março, logo depois ou da final da Copa da Liga, dia 01, ou da visita do Arsenal ao Etihad, dependerá do resultado de quarta, e antes do Derby em Old Trafford. Semana vai ser bem boa para a gente, e olha que o jogo antes do dia 01.03 é apenas o Real no Santiago Bernabéu. Haja perna para os jogadores. Honestamente, acho que o Wednesday se tiver desistido de subir, sem chances boas, poderá apostar sim nesse jogo, ainda mais que não tem replay, tudo se decidirá no mesmo dia, vai pegar um time numa maratona pesada de jogos.

domingo, 26 de janeiro de 2020

City avança para as oitavas na Copa.

Hoje podemos dizer que foi um dia atípico para o Manchester City nas últimas semanas? O time saiu sem tomar gol e ainda converteu um pênalti muito bem batido pelo Gundogan, isso foi raro durante toda a temporada. O sorteio para as oitavas de final será amanhã e somos a bola de nº 13. Placar final 4-0 com Bernardo Silva e Gabriel (2), o primeiro cabeceio foi lindo, fizeram os três gols restantes.

O Guardiola colocou um time bem modificado em relação ao time que enfrentou o Sheffield, apenas Otamendi, Mahrez e Gabriel foram titulares nas duas partidas. Hoje Fernandinho e Laporte nem precisaram ficar no frio, puderam assistir o jogo de casa ou do camarote, e o De Bruyne ficou no banco para qualquer eventualidade, ainda bem que não foi preciso. Foi bom ver o Garcia jogar mais noventa minutos ao lado do Otamendi/Stones e se o treinador soubesse que o jogo iria ser tão tranquilo como foi poderia ter levado o Doyle, Bernabé ou o Harwood-Bellis para o banco. Foden foi titular ao lado do David Silva.

Eu fiquei surpreso com escalação do Angelino como titular e o Zinchenko no banco, talvez seja porque o Guardiola gostaria de utilizar o ucraniano contra o United na quarta feira se o Mendy não estiver em condições, durante a semana o Guardiola tinha avisado que seria difícil o Mendy jogar hoje e isso aconteceu, nem no banco ficou. Eu gostei da atuação do Angelino ofensivamente, ele cria chances e cruza bem, a parte defensiva é fraca, como dos outros dois, foi no lado dele que surgiu a única chance do Fulham, mas Bravo encaixou.

Essa partida de hoje não dá para fazer grandes avaliações porque com cinco ou seis minutos o Gabriel Jesus sofreu pênalti e o zagueiro foi expulso. Achei correta a expulsão porque o Gabriel só não chegou na bola porque o cara tinha começado puxá-lo e depois puxou de maneira mais forte, ele não tentou disputar a bola, não foi uma dividida que deu errado. Ainda bem que Gundogan estava em campo nessa hora, ele bateu muito bem e já quero promovê-lo ao novo Balotelli, ao novo Yaya Touré das cobranças. Um a zero, um a mais e jogo em casa isso com menos de 10 minutos de jogo, o quê o Fulham iria oferecer contra a gente? Nada e foi o City marcando pressão no campo de ataque e retomando a bola já na intermediária. 

O segundo saiu antes dos 20 com o Bernardo Silva e não tem mais nada para falar sobre o jogo, a não ser que vocês queiram ler um relato de ataque contra a defesa. Como falei acima, não dá para fazer uma avaliação com algo mais parecido com um treino do que com um jogo de futebol. Foi bom para o Gabriel marcar duas vezes e tirar qualquer pressão que tenha em cima dele desde a volta do Aguero, que está brilhando e não foi dessa vez que se tornou o quarto maior goleador da Copa da Inglaterra. O terceiro gol eu achei bem bonito como ele cabeceou (cruzamento do Cancelo perfeito) porque ele fez certinho, como Aguero ensinou contra o Crystal Palace e evitou aqueles gols de ombro ou sei lá o quê quando o Gabriel fez diante do Crystal Palace em Londres e Everton.

A notícia ruim foi uma falta que Cancelo sofreu no final, eu não achei maldade, que ele sentiu bastante dor, já estava nos acréscimos, e Guardiola avisou que ele ficará de observação nos próximos dias.

Esses são alguns dos times que já estão entre os 16 das oitavas:

Classificados:City, United (meteu seis ou mais contra o poderoso Tranmere da terceira divisão), Sheffield United, Leicester, Norwich City, Chelsea, Sheffield Wednesday (2), West Brom (2) e Portsmouth (3).

Jogos a serem realizados: Shrewsbury Town (3) e Liverpool domingo e Bournemouth e Arsenal na segunda.

Replays: Derby Count (2) vs Northampton Town (4), Tottenham vs Southampton, Cardiff City (2) vs Reading (2), Birmingham City (2) vs Conventry City (3), Oxford United (3) vs Newcastle.

Informações da partida:


sexta-feira, 24 de janeiro de 2020

Copa da Inglaterra - Man City Vs Fulham

Para tentar avançar em mais uma rodada na Copa da Inglaterra o Manchester City terá pela frente o Fulham da segunda divisão no Etihad nesse domingo, com partida marcada para começar às 10 da manhã e a transmissão será do canal por streaming DAZN. O vencedor desse confronto será a bolinha de número 13 no sorteio que acontecerá e será transmitido pelo twitter da federação inglesa na segunda feira por volta das 16:15.

Hoje já tivemos dois jogos do torneio, o QPR recebeu o Sheffield Wednesday, ambos da segunda, e o time visitante passou com uma vitória de 2-1, na outra partida o Northampton Town da quarta divisão segurou o 0-0 com o Derby Count então teremos um replay na casa do Derby dessa vez. Azar para o time da segunda para achar data e o pior que era o time pior rankeado nessa fase da competição. Agora o importante falar do City.

Como é um jogo de Copa, deveremos ver Claudio Bravo ser titular no domingo e na quarta feira contra o United. Desde que o Ederson chegou ao City, Bravo foi o escolhido para começar essas partidas de Copas, o brasileiro só jogou na Copa da Inglaterra passada e na final da Copa da Liga também passada porque o seu reserva estava lesionado e Guardiola preferiu colocar o Ederson ao invés do terceiro goleiro nos jogos mais importantes, já que Muric não tinha muita experiência e ainda não tem.

Guardiola na coletiva de hoje avisou que apenas Leroy Sané está fora de ação para esse jogo, isso quer dizer que Mendy e Stones desfalques na partida contra o Sheffield United podem ser escolhidos, isso apesar dele ter dito há alguns dias que era difícil para o lateral jogar contra o Fulham, possivelmente está querendo criar problemas na cabeça do treinador adversário, nesse caso o ex jogador Scott Parker. Acho o mais importante é saber se o Stones vai, pelo menos, ser relacionado, a fase dele não é boa e a volta do Laporte colocará ainda mais pressão nele, já falei que num sistema com dois zagueiros eu fico com o Laporte e o Fernandinho, não acho que o Laporte jogará domingo, acho difícil até ficar no banco ele saiu muito cansado na última rodada e no meio do segundo tempo, não há motivo para forçar e perder ele para o confronto contra o Real Madrid.

Acho que o Guardiola pode repetir o sistema com três zagueiros mesmo que o Stones não tenha condições, colocaria o Fernandinho, Otamendi centralizado e o Eric Garcia, só que eu estou na dúvida se eu escalaria o Fernandinho para esse jogo ou deixaria descansar com o jogo de quarta em mente, se o Laporte não puder realmente jogar domingo, eu colocaria o Fernandinho e o pouparia contra o United porque temos uma vantagem de 1-0 e teremos nosso melhor zagueiro de volta, o poupar é colocar ele no banco. Apesar de estar numa fase mais avançada e contra o maior rival, a Copa da Inglaterra tem muito mais prioridade que a Copa da Liga. 

Guardiola foi perguntado sobre empréstimos de dois zagueiros: Garcia e Taylor Harwood-Bellis. O primeiro ele diz que não sai, o segundo ele acha que não tem ninguém o procurando e gostaria de mandar para um time da primeira divisão, não deve acontecer isso agora, na janela do meio do ano não seria impossível aparecer um interessado não, talvez o único entrave para um empréstimo seria a pré temporada já que o elenco do City será dilacerado por causa da Copa América e Eurocopa, que começarão e terminarão no mesmo dia, entre 12.06 e 12.07, para constar nosso primeiro jogo na Premier League dessa temporada foi no dia 10.08.2019.

O técnico também foi perguntado pelo repórter brasileiro Fred Caldeira sobre se o Ederson vai bater pênalti ou não, o Guardiola já avisou que sabe quem bate, só que não falou com a imprensa sobre isso. Eu só peço que se houver um pênalti para a gente o Gundogan esteja em campo porque parece ser o melhor cobrador fácil, não tem essa de colocar o goleiro não, o time precisa focar em outra coisa antes de escolher essa opção.

É uma partida para o Foden jogar como titular como foi na estreia contra o Port Vale porque pode ser uma chance de rodar o elenco, colocar o De Bruyne no banco um pouco e se o David Silva estiver livre para jogar, fazer ele e o Foden os criadores das jogadas nessa partida. Independentemente de quem for o companheiro dele no meio de campo, o Foden tem que ser o titular ,é um jogo em casa e de uma Copa, ele precisa ganhar cancha e se sentir importante no elenco.

Vendo o pré jogo no site da Federação Inglesa descobri uma informação para lá de importante: o Aguero é o quarto maior goleador da Copa da Inglaterra! Com o gol contra o Port Vale ele chegou a 19 na competição e empatou com o Jermaine Defoe, que está jogando na Escócia. Na frente dele estão Wayne Rooney com 22 e jogou hoje no empate do Derby mencionado acima, Frank Lampard tem 26 gols (nenhum marcado na sua passagem pelo City), Ian Rush lenda do Liverpool com 35 e Harry Cursham que marcou 49 vezes, incluindo 6 numa vitória de 11-1 do Notts County sobre o Wednesday Strollers em 1881, cem anos antes de eu nascer.

Aqui acho que vale um esclarecimento, no Wikipedia e no site de estatísticas do City que eu acompanho (statcity.co.uk) o líder do clube é Fred Tilson com 22 gols, mas não há o desmembramento que eu acho que acontece com a Federação Inglesa: há jogos de uma fase classificatória e de fase chamada Proper, que é quando começam a entrar times das quatro primeiras divisões, os da terceira e quarta entram logo na primeira rodada e os da primeira e segunda apenas na terceira, no momento estamos jogando a quarta rodada. Numa comparação seria mais ou menos como eliminatórias e a Copa do Mundo, o maior artilheiro das Copas é o Miroslav Klose com 16 gols e não um jogador da Nova Zelândia que meteu 17 gols contra Papua Nova Guiné, Caledônia e outras ilhas.

Eu juro para vocês que isso é algo absurdo para mim, todos sabemos da qualidade do Aguero, do faro de gol, mas chegar a esse ponto numa competição que completará 150 anos ano que vem é fora do normal. Tem imaginar que no passado os placares eram maiores e tinha replays infinitos. Por exemplo, peguei a campanha 1985-86 quando o Liverpool levantou o troféu, o Ian Rush marcou seis vezes e o time jogou replay em duas fases, Arsenal e Luton Town, West Ham e Ipswich jogaram três partidas entre eles para decidirem quem iria passar. Rush jogou 61 jogos na Copa da Inglaterra pelo Liverpool, Aguero tem 21 partidas. De novo, Aguero é um absurdo de foda! E se fizer um gol empata em 253 com os gols que o Rooney marcou United, com um poker passa o Rooney duas vezes em um único jogo hein?

O Fulham caiu da Premier League na última temporada e está na luta pela volta na edição atual, está na terceira colocação 4 pontos atrás do líder West Brom e três do vice Leeds, mas o Fulham jogou uma partida a mais, mesmo assim está na briga para subir direto. Depois dizem que o City tem moleza nos sorteios: Real Madrid, time que está bem na segunda divisão e o United. Ok, tudo bem, esse último é bem mais tranquilo que os demais. O atacante sérvio Aleksandar Mitrovic continua por lá e marcou 18 vezes nessa temporada, todos gols na segunda divisão, não jogou a partida que eliminaram o Aston Villa por 2-1. Eles tem alguns nomes que reconheço de outros times, mas a janela de contratações e demissões foi pesada por lá. Queria acreditar que focariam na segunda divisão, mas a próxima partida é só no outro final de semana, terão o meio de semana livre para recuperação.

Essa é a última fase da Copa da Inglaterra com replay, então sempre torço para que a partida se decida logo no mesmo dia, vitória ou derrota, porque arrumar data para esse jogo extra é foda e pode atrapalhar a Liga dos Campeões, a Premier já foi. Claro que eu quero vencer, mas principalmente eu quero sair se tomar gol como contra o Sheffield United, precisamos construir uma sequência de partidas sem sermos vazados.

Man City vs Fulham (desde 1992):




Jogador suspenso: não há.

Jogador pendurado: não há.

Juiz da Partida: Kevin Friend - Três jogos entre City e Fulham no currículo com duas vitórias nossas e um empate, foi o Mark Hughes o técnico desse empate, lá no longínquo outubro de 2009: 2-0 com Pep, 4-2 com Pellegrini e esses 2-2, todos pela Premier League.


quinta-feira, 23 de janeiro de 2020

Base do Manchester City

O jornal The Guardian fez essa matéria com o Tosin Adarabioyo que falou sobre seu futuro, racismo no futebol, incluindo da imprensa, sua passagem no West Brom e agora no Blackburn, o zagueiro de 22 anos está no seu segundo empréstimo pelo Manchester City e seu contrato se encerrará ao final da próxima temporada.

Ele criou um plano de carreira onde ele se vê daqui a cinco anos com o capitão do City que irá levantar Premier League e Liga dos Campeões, são sonhos audaciosos, mas é direito dele achar isso. Pessoalmente as partidas que eu vi dele no City mostrava ser um bom jogador, pode não ser do nível que o clube quer hoje, acredito que possa ter futuro na primeira divisão inglesa sim. Em 2017/18 enfrentamos também uma crise de zagueiros e Guardiola teve a opção de escolher entre ele e Mangala para resolver no curto prazo, o Mangala foi titular em várias partidas e até ganhou medalha da Premier League e Copa da Liga, acho o nível do francês abaixo do Tosin, mas não dá para reclamar que ele nos ajudou bastante na temporada em questão.

Voltando aos jogos que eu o vi em campo, achei bem calmo com a bola, não pareceu afobado, acreditava que era o tipo de zagueiro que Guardiola iria botar confiança, esse vídeo do Blackburn é de lances dele em um jogo, claro que são os melhores momentos de DVD, só que dá para notar a tranquilidade dele com a bola em seu domínio. No WBA não deu muito certo porque jogou mais de lateral direito do que zagueiro, no Blackburn não começou bem porque sofreu lesão no quadríceps, agora a coisa parece estar indo e recebe muitos elogios dos torcedores. O fato dele não aparecer nos vídeos antes da pré temporada do City mostrava que não iria ficar com a gente nessa temporada e não foi mesmo nem utilizado numa época que estávamos com vários jogadores de férias ainda. Acredito que Guardiola não pense em utilizá-lo em 2020/21, se comentou que ele poderia voltar ao clube quando tivemos vários problemas de lesões na zaga, ele próprio avisou que não foi procurado sobre isso, apesar do gerente de empréstimo, Joleon Lescott, tê-lo visitado algumas vezes, queria saber mesmo do desenvolvimento dele no Blackburn.

Esse matéria sobre o Tosin foi apenas um ganho que peguei para tentar falar sobre a nossa base que ganhou minutos importantes nessa temporada, principalmente com Eric Garcia e Phil Foden, que está perto de completar 60 jogos pelo City, foram 58 partidas, a maior parte vindo do banco e em 14 ele completou os 90 minutos. Nessa temporada também vimos a estreia do Taylor Harwood-Bellis e Tommy Doyle, ainda não é aquela produção em escalação industrial, mas nessa temporada já tivemos seis jogadores da base participando de jogos do time principal (Angelino e Adrián Bernabé são os outros dois). Há pouco tempo nos tínhamos esperança em três jogadores, eram tidos como as jóias da nossa base: Foden, Brahim Díaz e Jadon Sancho, só o primeiro continua no clube, por quanto tempo é outra questão.

Guardiola sempre avisa que Foden é jogador do time principal mesmo, não tem aquele bate e volta para a base, infelizmente eu acho que ele pode estar frustrado e pensar em procurar um empréstimo, ainda mais se olhar o sucesso do Sancho na Alemanha. Para colocar em números, o Foden jogou 22 partidas em 2019/20 com 813 minutos em campo, ele está logo atrás do Bravo, goleiro reserva do time, com 12 partidas e 1.012 minutos e na frente do Angelino, jogador que veio para ser a terceira opção na lateral esquerda e seria uma opção se o Mendy demorasse a voltar novamente. O espanhol jogou 11 partidas, metade do Foden, e 803 minutos, 10 minutos a menos. Foden na Premier League jogou menos que o Eric Garcia.

Uma hora a paciência dele irá acabar, acho que estão apostando alto no fato dele ser cria desde o sub concepção no City e torcedor do clube. Ele costuma jogar muito em partidas de copas, teremos a Copa da Inglaterra no final de semana, grande chance dele jogar, e o confronto seguinte é semi final contra o United na Copa da Liga, ele tinha sido titular em todos os jogos da Copa antes da visita à Old Traford, quando entrou somente nos minutos finais, será que nesse ele começará de titular? Tenho minhas dúvidas e se isso não acontecer, se torna outro motivo para ele pensar em um empréstimo.

Brahim Díaz é um caso bem estranho de gerenciamento de carreira, ele pode ser um ano mais velho que os outros dois, mas digamos eles são da mesma temporada por completarem a mesma idade no decorrer da temporada europeia. Ele queria mais tempo de jogo, ele chegou a ganhar medalha de campeão na Premier League por entrar em cinco partidas, mas deu 50 minutos isso, como o Foden, era mais jogador de Copa da Liga, então o quê ele resolveu fazer? Ir para o Real Madrid, talvez o maior time do universo, para se tornar efetivamente profissional. Não faz sentido para mim isso.

Ele se transferiu por £ 15.5 milhões, um valor ótimo para o City pois era o último ano de contrato dele e não iria assinar outro. Lembro que havia esforços de tentar mantê-lo, só que ele não queria, então por que jogar esse dinheiro de transferência fora? Ele tem mais ou menos duas temporadas na Espanha, teve problema de lesões, alguns jogos não foi aproveitado mesmo e tem 460 minutos jogados pelo time principal. Se transferir para o Real é algo tão arriscado para o jogador que desde o dia que o Brahim chegou lá o time já contratou o Rodrygo e o Reinier de clubes brasileiros, o Luka Jovic,...você tem que estar muito confiante em seu futebol para aceitar trocar o City pelo Real na tentativa de jogar mais.

A história de sucesso é o Jadon Sancho, sem dúvida alguma. Ele nunca jogou pelo time profissional do City, nunca quis assinar um contrato com o time aonde chegou em 2015 porque não havia garantia de tempo de jogo, então não viajou para a pré temporada em 2017 e no dia 31.08.2017 foi contratado pelo Borussia Dortmund pela pechincha (hoje porque na época devo ter comemorado) de £ 8 milhões. Segundo o site Transfermarkt a contratação dele está avaliada em mais ou menos £ 100 milhões, olha o pulo que deu em menos de 3 anos.

Ele fez três partidas pelo time B do Dortmund até fazer sua estreia em outubro de 2017 e foi entrando aos poucos. Nas duas temporadas seguintes começou a se destacar mais, quebrou vários recordes de idade no Borussia e entrou ao final da temporada no time do campeonato e foi líder de assistências da Bundesliga com 14 e ainda fez 12 gols em 34 jogos. Na atual edição ele é o vice líder em assistências com 10, só atrás do Thomas Muller com 12, e é o quinto na artilharia com 10 gols! O Sancho está se desenvolvendo muito na liga alemã, lá pode ser um nível inferior ao da Premier League? Ok, mas há alguns jogadores ingleses que foram para lá e jogam, irão olhar para o exemplo dele para construírem a carreira profissional. E o bônus para o Sancho: com praticamente a mesma idade do Foden já é titular da seleção inglesa, enquanto o nosso jogador é avaliado pelo Southgate que espera que ele jogue mais tempo, por enquanto ainda apenas convocado para defender as seleções da base da Inglaterra.

É óbvio que não é fácil para um técnico que precisa ganhar toda temporada essa transição dos jovens para o profissional, mas se o Guardiola acha que o Foden já está preparado para jogar, tem começar a dar sequência de jogos,e partidas importantes, para ele, ainda mais que o David Silva estará fora do clube ao final dessa temporada. O Foden tem contrato até 2024, veremos o quê acontecerá na janela de transferência do meio do ano.

quarta-feira, 22 de janeiro de 2020

Notícias Manchester City - 22.01.2020

- Benjamim Mendy poderá perder mais um jogo, de acordo com o Guardiola ele está com um problema muscular e a chance é grande dele não jogar contra o Fulham no domingo, voltaria apenas contra o United na quarta feira. Se isso acontecer, acredito que o Zinchenko seja mantido na lateral porque o Angelino tem jogado mais como ponta do que nessa posição e em jogos de copa, será que ele poderá atuar novamente desse jeito no domingo?

Já sobre Stones ele apenas falou que não seria algo muito sério. Pronto, então só vai voltar após a nossa parada de inverno (ironia);

- A saga do Ian Poveda continua e agora é o Leeds que está muito perto de fechar sua contratação. Na moral que enrolação ferrada, aceita logo um time e vai viver sua carreira, duvido que o City esteja fazendo pressão sobre ele;

 - Nas últimas cinco partidas que Sergio Aguero entrou em campo ele marcou gols, totalizou oito nesse período. Um pela Copa da Inglaterra e sete na Premier League, com isso ele virou o vice artilheiro do campeonato, mesmo jogando menos tempo que os demais, e com a lesão do Vardy hoje poderá passá-lo em breve, o inglês tem 17 e o nosso matador 16. Por incrível que pareça o Aguero só levou uma chuteira de ouro para casa.

No começo da temporada ele marcou gols em seis partidas que entrou em campo, a sequência foi quebrada na sétima rodada da Premier League, quando ele veio do banco e ficou 24 minutos na partida contra o Everton no Goodison Park. Pode igualar a sequência se marcar no próximo jogo que estiver em campo;

- Kevin De Bruyne se tornou o primeiro jogador da história da Premier League a ter 15 ou mais assistências em três temporadas após o passe genial e milimétrico para o Aguero na partida diante do Sheffield. A primeira aconteceu em 2016/17 quando deu 18 e ficou muito próximo de quebrar a marca das 20 do Henry. A segunda vez aconteceu na primeira temporada que se daria um prêmio para o jogador com mais assistência e o nome era de uma marca de chocolate, Cadbury, deve ter algum trocadilho em inglês do tipo "dar aquele passe açucarado". E foi curioso como ele conseguiu.

Aconteceu na temporada 2017/18 quando o City teve os quatro primeiros assistentes na lista: De Bruyne (16), Sané (15), D Silva e Sterling, ambos com 11. Ele e Sané estavam empatados até o último minuto do último jogo quando o belga achou Gabriel Jesus na área e ele marcou, foi o gol que garantiu o centésimo ponto do City. Sané, eu acho que com razão, reclamou que o Gabriel estaria impedido, mas sem VAR naquela época, ficou só na reclamação.

Na temporada passada ele ficou mais no DM do que em campo e só deu duas pela Premier League, nessa ele resolveu descontar e já chegou a 15 com mais 14 partidas por fazer. Algo me diz que ele não só vai ultrapassar a marca do Henry, ele vai estraçalhar e demorará anos e anos, se isso acontecer, de alguém tomar o posto dele. Campeonato vai ser decidido logo, a nossa vaga na próxima Liga dos Campeões está muito perto, acho que o time jogará por ele e Aguero nas rodadas finais, a partir, sei lá, da trigésima.

- A novela Sané-City-Bayern continua e o jogador ainda não estaria muito perto de voltar para Alemanha e o pessoal de lá não está eufórico porque o jogador vai custar muito dinheiro. Uma notícia ruim que surgiu para a gente é que o Bayern não deve optar pela contratação em definitivo do Philippe Coutinho, sobrará mais dinheiro para vir com tudo para contratar o Sané. E outra coisa negativa dessa não contratação do Coutinho, o Vasco não iria ganhar dinheiro que tanto precisa. Pô, Bayern abre o cofre pelo Coutinho, vai me ajudar duas vezes;

- O Jornal MEN fez uma matéria sobre a ausência do David Silva na partida contra o Sheffield United fora de casa e, de acordo com eles, essa é a primeira vez que o Mago fica de fora dos 18 relacionados por opção técnica, ele já perdeu jogo por contusão, suspensão, problemas familiares e jogos que não valiam nada mesmo, mas por opção técnica ele perdeu a virgindade.

Falam isso poque ele é um jogador de 34 anos, que não está no auge e iria enfrentar um time forte fisicamente como o Sheffield, por isso Guardiola teria optado por não colocá-lo entre os relacionados. Ele já apanhou bastante na Inglaterra, dava para se recuperar, só que agora a coisa é bem mais lenta. No domingo é bem capaz de já estar em campo novamente, acho que poderia ajudar o Foden no meio de campo e dar descanso para o De Bruyne porque precisaremos dele contra o United;

- O jovem Matt Smith, que falei muito na temporada passada pois foi titular do Twente na Holanda que subiu para a primeira divisão e recebeu convocação pela seleção principal do País de Gales, pode trocar de clube na janela. Emprestado ao QPR tem jogado pouco, destino pode ser o Sunderland e Ipswich Town, ambos da terceira e na zona de play offs.

Não sei se há muita diferença entre a segunda holandesa e terceira inglesa, acho importante ele jogar e não só ficar participando de treinos no QPR. Dois jogadores do City mudaram de time e estão jogando mais agora: Patrick Roberts e Lukas Nmecha deixaram o Norwich e o Wolfsburg, respectivamente, e foram para o Middlesbrough. Eu vi que o Roberts foi titular em dois jogos, mas no segundo saiu com 25 minutos porque tomou três porradas.Tomara que não seja algo sério.

Quem eu achei que fosse procurar outro time era o Aro Muric, já que não tem ficado no banco pelo Nottingham e não achei notícia sobre um outro destino para ele. Parece que foi uma temporada jogada fora para ele. Pode até ter voltado para o City, mas não aparece em nenhum filmagem ou foto. Eu tinha esperança que pudesse ser o nosso segundo goleiro só para abrir uma vaga de jogador livre, mas acho que isso caiu;

- Valencia pensa em contratar Otamendi na janela do meio do ano, essa especulação já tinha ocorrido na mesma janela dessa temporada. Contrato dele vai até 2022, então o City não deve fazer força para segurar, a defesa deve sofrer um rearranjo forte na próxima janela;

- A FA não pensa em acabar com os replays da terceira e quarta rodada da Copa da Inglaterra mesmo sofrendo pressão dos técnicos da Premier League, são a primeira e segunda partidas que os clubes da Premier League e Championship jogam, só vão pensar nisso quando chegar mais perto de 2024, quando a proposta da UEFA com uma Liga dos Campeões maior deve começar.

Por mim acabava com esses replays e a partida de ida e volta da Copa da Liga, faz uma só e num estádio neutro, nem precisa ser em Wembley, talvez num meio do caminho entre as cidades dos clube. O problema desse meio do caminho seria qual o estádio para um City e United, o do Maine Road FC?

- Na próxima partida que entrar em campo Fernandinho jogará sua partida de número 300 pelo Man City, são duas partidas seguidas em casa, então a dúvida comemorar no jogo contra o Fulham ou o United? O importante é comemorar com vitória;

- Hoje pensei no pênalti que o Gabriel perdeu, sendo mais preciso o do Sheffield (oh, veneno). A Premier League está com uma regra própria que o VAR não vai pegar o avanço do goleiro, mas aconteceu uma situação muito parecida com o pênalti que voltou do Sterling: em ambos os casos o infrator foi o primeiro a tocar na bola no rebote, o defensor do Wolverhampton e o goleiro do Sheffield, só que apenas contra o Wolverhampton voltou porque o VAR pode ser acionado, segundo o protocolo da Premier League.

Isso não faz sentido para mim, parece muito com a mão de defesa e de ataque: a regra é igual para todos, mas vale mais para uns do que para os outros. Em ambas as situações, mão e pegar o rebote, tem resultados diferentes para quem cometeu o ato, pode haver infração ou não. Não pode ser mais assim, tem que padronizar isso porque pode ter numa liga ou não, por ex, num jogo da Liga dos Campeões o City teria uma segunda chance, acho eu porque o avanço foi muito grande.

terça-feira, 21 de janeiro de 2020

City vence sem convencer.

Ganhamos com mais uma assistência do De Bruyne, mais um gol do Aguero (único na partida) e com mais um pênalti perdido por nossa parte. Eu estou meio feliz com a vitória, é claro, mas eu não aguento mais o número de pênaltis perdidos pelo nosso time na temporada e na última também. Só de cabeça lembrei dois do Sterling contra o Wolves (um voltou), Gabriel bateu ridiculamente contra a Atalanta e hoje não foi melhor, o Mahrez contra o Liverpool na temporada passada. Não dá gente! O jogo foi tenso para cacete e a gente não converte a jogada mais fácil do futebol, temos que treinar urgentemente e especializar alguém para ser o cobrador.

A grande notícia da partida foi a volta do Aymeric Laporte ao time, ele jogou como titular e ficou em campo por 78 minutos em campo, já era programado pelo Guardiola que ele não jogaria o tempo todo, mas o treinador só quis nos tranquilizar que ele saiu se lesão alguma, Eric Garcia jogou os minutos finais numa zaga que jogou desde o começo com três zagueiros, Fernandinho na direita, Otamendi centralizado e Laporte (Garcia) na esquerda. Acho que o Laporte não entrará em campo contra o Fulham, não dá para arriscar jogar muito tempo com tão pouco tempo de recuperação. 

Ontem no pré jogo eu escrevi que o Guardiola disse que Mendy e Stones seriam dúvidas para essa partida, nenhum dos dois foi relacionado, não sei sobre a situação física do Mendy, entretanto eu falei que era bem capaz do Stones nem ir para o banco por causa das últimas atuações e iriam usar o problema físico para ele ficar de fora, não deu outra. Especulando aqui, pode ser que essa "lesão" fez com que o Laporte fosse titular hoje.

Antes do pênalti perdido do Gabriel, o City teve duas chances que o goleiro Henderson salvou, duas muito boas mesmo: Sterling de cara e Otamendi de voleio. Pouco depois aconteceu o pênalti em cima do Mahrez, não houve dúvida para a arbitragem ou VAR, o camisa 6 deles deu no tornozelo do argelino. A câmera estava no Mahrez e ele pareceu ter falado um "you" na direção que eu suponho tenha sido para o Gabriel, acho que o Mahrez não quis bater boca. Gabriel bateu muito mal, nem muito a direita no alto, perfeito para o goleiro pegar. As câmeras filmaram que houve invasão dupla e avanço do goleiro (alguém chegou a comentar que a Premier League não iria mandar voltar avanço do goleiro pelo VAR, tinha que ser o bandeira), era para ter voltado, mas não vou ficar puto nem com o VAR nem com o bandeira, o Gabriel bateu mal para cacete, foi ridículo, nível Sterling contra o Wolverhampton. Um repórter comentou que o Guardiola disse que o Ederson é o melhor cobrador do time, não sei se o técnico estava zoando, perguntei ao repórter se tinha dito isso ironicamente, mas não me respondeu ainda.

Estava com toda cara para mim que o segundo tempo iria dar merda, o Sheffield se soltou um pouco mais, teve um cruzamento para área que o Ederson espalmou para o meio da área e o Mousset tentou de calcanhar, sorte que nosso goleiro estava atento. Contra o Crystal Palace, Guardiola tirou o Bernardo Silva, jogador de lado de campo, para colocar o Gabriel que jogaria pela esquerda e deu o primeiro passe para o gol do Aguero, hoje ele preferiu trocar centroavante por centroavante e Gabriel deu lugar ao Aguero que com seis minutos em campo recebeu um daqueles cruzamentos de marca registrada do De Bruyne para só empurrar para o gol. Ufa! O sufoco acabou.

Para constar essa foi a décima quinta assistência do De Bruyne na temporada, faltam cinco para empatar com o Henry e suas 20 e Aguero está a apenas um gol do artilheiro da Premier League, Vardy com 17 gols. O incrível que os últimos cinco gols marcados pelo City foram todos do Aguero que nos últimos jogos tem caído de produção: três gols contra o Aston Villa, dois no Palace e só um Sheffield, se continuar nessa progressão fará gol contra logo, logo...rs

Vou criticar o Gabriel pelo pênalti perdido, mas não acho que tenha sido só culpa dele ele ter jogado mal na frente, só chegava bola ruim e com muita gente em cima, tem partida que o Aguero sofre com isso também, o De Bruyne não fez muita coisa hoje, estava bem abaixo do seu potencial, depois do gol melhorou, só não acho que ele tenha aparecido muito no primeiro tempo e no começo do segundo. Após o gol o time tentou segurar a bola para impedir qualquer vontade do time da casa jogar, fez o certo porque a coisa estava ruim e no jogo passado levamos um empate bobo no final. Mesmo assim o Sheffield tentou alguma coisa jogando bola na nossa área, deve vez conseguimos sair sem tomar gol, uma raridade na temporada.

Agora o time volta a campo por duas partidas da Copas: Fulham no domingo pelo manhã, acho que às 10 horas no DAZN e na quarta feira contra o Man United na partida de volta da Copa da liga, esse jogo será na ESPN. O Fulham vai jogar amanhã seu partida na rodada da segunda divisão, vamos ter um dia a mais de descanso que eles, temos que aproveitar isso.

Informações da partida:

domingo, 19 de janeiro de 2020

EPL # 24 - Sheffield United Vs Man City

Por questão contratual estou escrevendo esse post do pré jogo de Premier League porque depois desse final de semana todos os times desistiram de tentar fingir que vão lutar contra o Liverpool. Do segundo ao quinto colocados os times fizeram um total de 1 pontos em 12 possíveis nos seus jogos do final de semana, o Liverpool fazendo campanha maravilhosa e ninguém quer tentar lutar contra eles.

O Manchester City jogará fora de casa na terça feira, será contra o Sheffield, para quem não conhece o nome do estádio é Bramall Lane e tem tempo que não jogamos por lá, desde 2008. A partida, que começará às 16:30, novamente será transmitida pelo canal DAZN, assim como será a da Copa da Inglaterra no próximo domingo.

Não tem muito o quê falar sobre esse jogo, eu ainda não digeri o empate do Crystal Palace, os caras jogaram 25 vezes na temporada e somente fizeram dois gols (nunca fizeram três em uma mesma partida!) sete vezes, não é possível que o time como City com pretensões lá em cima seja uma das vítimas, os caras fizeram 22 gols na Premier League, dois na gente, não dá para aceitar isso não.

Como são jogos em sequência, com pouco tempo de descanso entre eles, Guardiola deverá mexer bastante no time. Talvez o único que sobre será o Ederson porque temos que pensar no Fulham no domingo e United na próxima quarta feira, em jogos de copa. A gente conseguiu abrir uma ponto do Leicester, Chelsea e United nessa rodada, são 14 pontos de frente para quinta colocação, se eu não acho que a gente pegará o Liverpool não tem porque pensar que perderemos a vaga na Liga dos Campeões, basicamente cumprir tabela até o final do campeonato e focar nas outras competições.

Quem não foi titular, fez um treino leve hoje que serve mais para campanha publicitária dos patrocinadores do que preparar a equipe para o jogo contra o Sheffield. 

Os nossos gols de sábado saíram em cruzamentos porque tentamos demais, foram 46, número só menor na era Pep que os 57 contra o Southampton em novembro, de acordo com o jornalista Jack Gaughan. Não tenho esses números de cabeça, nem terei em algum momento na vida, mas naquele jogo pela Copa da Liga contra o Bristol City em casa, primeira partida da semi final, eu me lembro que foi um show de cruzamentos também, a gente empatava até o final quando o Bernardo colocou um na cabeça do Aguero. Será que em momentos que ficamos atrás, os nossos jogadores ficam nervosos muito facilmente e recorrem a ideia mais básica do futebol: bico para área do adversário?

Amanhã deve ter coletiva e vamos ver como estará o humor do Guardiola, o meu ainda está longe do melhor possível.

Atualização: Sem muita informação na coletiva, os jornalistas já desistiram de perguntar sobre o título. Ainda não há data para a volta de Laporte ao time, Sané continua treinando em separado e houve uma pergunta se temos problemas físicos pós sábado: Mendy teve uma fatiga muscular e Stones uma lesão na perna na última jogada (?), parece mais tentativa de limpar a cara do zagueiro e arrumar uma desculpa para ele não jogar amanhã. Não ficaria surpreso se o Eric Garcia for para o banco com o Otamendi de titular.

Man City Vs Sheffield United (desde 1992):





Jogador suspenso: não há.

Jogador pendurado: não há.

Juiz da partida: Lee Mason - 10 partidas na atual edição da Premier League com 1 vermelho e 35 amarelos.


sábado, 18 de janeiro de 2020

City entrega no final.

Pô, eu fiquei muito desanimado com o resultado hoje, acho que qualquer torcedor do City. Um jogo que martelamos, conseguimos virar perto dos quarenta e cinco, mas demos mole nos acréscimos e o Palace empatou, perdemos dois pontos de bobeira pesada nossa. O Palace chegou umas três ou quatro vezes e marcaram em duas oportunidades, como isso é possível? A gente tem uma dificuldade enorme de sair de uma partida sem tomar gol e os dois gols deles me incomodaram bastante.

O jogo parecia que seria nosso porque De Bruyne já colocou uma bola no travessão, no rebote houve um empurrão no Fernandinho, mas nunca que seria dado pênalti ali e espero que não aconteça contra a gente. Os visitantes não faziam nada, mal conseguiam segurar a bola, só que no ÚNICO escanteio que tiveram a seu favor no primeiro tempo foi gol. Não entendi porque a nossa marcação foi tão frouxa, o Gary Cahill estava livre na entrada da área para cabecear, ninguém na frente para impedi-lo de ganhar momento, ele de cabeça deixou o Tosun livre para marcar, isso foi aos 39, primeira jogada deles e gol. Não dá para acreditar nisso.

No segundo tempo os caras se soltaram mais porque o City acabou indo mais ainda para frente porque precisava virar a placar, tiveram mais duas chances, no máximo, antes de conseguirem empatar em 2-2 nos acréscimos. Os gols da virada do City vieram de passes precisos do Gabriel e Mendy para o primeiro e segundo do Aguero, no primeiro ele se jogou na bola de forma típica de um atacante matador e no segundo cruzamento perfeito do Mendy, na hora que o Aguero testou eu já gritei gol porque vi que não tinha chance para o Guaita.

Porra, eu comemorei muito, não estava acreditando que iríamos vencer essa partida, só que três minutos depois o Zaha vai para cima do Stones e Cancelo, ganha e cruza, o Fernandinho chega todo troncho na jogada e coloca para dentro. Ele e o jogador o Palace estavam se empurrando no lance, vai ficar o nome dele no placar, mas porra o Stones e Cancelo poderia ter impedido o Zaha de chegar no fundo para cruzar, cacete, eram dois contra um aos 90 minutos. O jeito como estava armada nossa defesa no lance foi bizarra, toda desarrumada. Vi jornalista escrevendo que pode ter sido fim da linha para o Stones pelo jeito que o Guardiola reclamava na lateral.

No lance do pênalti a nosso favor, ainda 1-0, eu acho que o juiz errou e o VAR corrigiu. A bola bate na perna e bateu no braço que estava muito aberto, não foi intencional. Mas tem que voltar a regra antiga também para o ataque, não pode ser qualquer toque no braço suficiente para terminar a jogada, a defesa fica com vantagem enorme nisso.

Próximo jogo será na terça e novamente no DAZN, assim como a partida do próxima final de semana pela Copa da Inglaterra contra o Fulham. O empate de hoje nos deixa ainda no segundo lugar ao final da rodada, mas o Leicester poderá ter o mesmo número de pontos.

sexta-feira, 17 de janeiro de 2020

EPL # 23 - Man City Vs Crystal Palace

O Manchester City jogará nesse sábado contra o Crystal Palace no Etihad em partida da vigésima terceira rodada do campeonato inglês, o jogo está marcado para começar ao meio dia e terá transmissão do canal por streaming DAZN.

Em semana rara nos últimos meses, os jogadores tiveram alguns dias de folga antes de voltar aos treinamentos e terão uma sequência de cinco jogos até nova folga na tabela, que só acontecerá entre as partidas contra o Tottenham e o West Ham no começo de fevereiro, só não jogaremos pela Liga dos Campeões, serão jogos pela Premier League, Copas da Inglaterra e da Liga Inglesa, os jogadores devem ter agradecido muito esses dois dias de pernas para o alto.

Ainda não será nessa rodada que teremos as voltas de Laporte e Sané ao time, ambos já estão treinando, mas o francês em estágio mais avançado, participa dos treinos com os outros jogadores enquanto Sané ainda está começando o processo de reabilitação sozinho nos campos de treinamento. Só de não ter mais ninguém no departamento médico já é um ganho muito grande para o Guardiola, agora eu fico esperando qual é a surpresa que ele nos trará nessa rodada depois de jogar com Gabriel e Aguero diante do Aston Villa.

Guardiola tem mudado bastante modo como monta o time para cada jogo, isso depois de uma período de instabilidade de resultados, começou a colocar um jogador de meio de campo como terceiro zagueiro quando a bola estava mais perto da nossa área, tentava proteger mais a zaga porque levávamos gol quase toda a partida, em relação a sair sem ser vazado não parece que mudou muito, mas eu fico com mais segurança quando o adversário ataca. Na Copa da Liga contra o United em Old Trafford jogou sem atacante e fez uma grande partida e na partida seguinte colocou dois atacantes na frente com o Gabriel mais a esquerda e Aguero centralizado, fato muito raro desde a chegada do Gabriel ao Manchester City em janeiro de 2017 e o City goleou com 4 gols deles.

O treinador está criando opções pelo visto, nas duas temporadas anterior o time jogava num 4-3-3 mais rígido, não me lembro de haver tanta variação quanto nessa, é uma combinação de fatores para mim que levou a isso. Os adversários nos estudaram, perdemos o Sané que joga pela esquerda com estilo diferente do Sterling, tivemos problemas na zaga e foi necessário achar ideia para diminuir nossa exposição. É tarde para ter essas soluções? Para Premier parece que sim, mas temos três outras taças pela frente.

Não faço ideia como o time será montado para amanhã, acho que hoje só há três titulares no time, as outras oito posições variam: Ederson, Fernandinho na zaga e De Bruyne. Mesmo depois dos três gols contra o Aston Villa não consigo cravar que o Aguero será titular, pode ser que o Guardiola opte pela volta do Sterling e coloque o Gabriel como atacante ou jogue sem atacante mesmo. Às onze horas da manhã sairá a escalação e mesmo com os 11 nomes na mão, será necessário especular como os jogadores irão se posicionar em campo, Roy Hodgson terá esse problema também.

Nas últimas 10 partidas o Manchester City levou 10 gols e saiu apenas duas vezes sem ser vazado, isso me incomoda demais, mostra uma fragilidade no sistema defensivo muito grande, algo que não víamos nas temporada anteriores. Já levamos 25 gols na Premier League contra 14 do Liverpool e qualquer time tem feito gol na gente, Oxford, Port Vale, United naquela passeio que tomaram na Copa da Liga. Pelo menos o ataque funciona e são 12 gols de diferença entre o nosso ataque e o segundo melhor no campeonato inglês, com Kevin De Bruyne comandando as ações fica fácil marcar gol. Só para lembrar: ele está com 14 assistências e faltam seis para empatar com o Thierry Henry com o melhor número numa temporada.

Na última vez que o Crystal Palace passou pelo Etihad eles levaram os três pontos com um golaço do Andros Townsend, nunca mais ele acertará um chute daquele e amanhã não fará porque está no DM. Fazem uma temporada segura na nona colocação, bem distante da zona de rebaixamento na questão da pontuação. O ataque deles é o pior empatado com Watford e Bournemouth, 20 gols marcados cada, a defesa é melhor que a nossa, com 24 sofridos, então temos que vencer bem para podermos passá-los nesse critério.

Milivojevic está suspenso, seis estão lesionados e Ward está listado como dúvida, quase um time inteiro fora de ação. É preciso aproveitar isso.

Se David Silva entrar em campo amanhã chegará a 300 partidas pela Premier League: até o momento foram 207 vitórias, 48 empates e 44 derrotas com 57 gols e 90 assistências, com mais duas ele empatará com Stevie Gerrard na sexta colocação, mais 4 empata com Dennis Bergkamp. Dá para ficar no top cinco até o final de sua carreira na Premier League? É um desafio e tanto.

Enquanto escrevia foi noticiado pelo Stuart Brennan que o Laporte poderá estar de volta no dia 29.01, partida contra o United pela Copa da Liga, o jogador pensa no jogo anterior quando o time receberá o Fulham pela Copa da Inglaterra no dia 26.01. Está perto, muito perto mesmo dele e Fernandinho controlarem nossa defesa.

Nosso adversário pelo segundo lugar, o Leicester, só joga no domingo, fora de casa em Burnley, um empate nosso nos mantém na mesma posição porque poderiam empatar em pontos, mas o nosso saldo é muito maior: 37 vs 26.

Man City Vs Crystal Palace (desde 1992):




Jogador suspenso: não há.

Jogador pendurado: não há.

Juiz da partida: Graham Scott - Na Premier League 2019/20 são 12 jogos com três vermelhos e 36 amarelos. Apitou cinco jogos nosso na carreira e vencemos todos com 17 gols marcados e apenas três sofridos.


quinta-feira, 16 de janeiro de 2020

Notícias Manchester City - 16.01.2020.

 - As cabeças do futebol europeu querem aumentar o número de partidas na Liga dos Campeões, seriam mais 4 jogos e isso aconteceria a partir da temporada 2024/25. Ainda há muita especulação sobre como seria o formato, se retornaria ao modelo de duas fases de grupos e os classificados após a segunda fase jogariam as quartas de final e não as oitavas como é atualmente, isso foi feito entre 1999 e 2003. Mas também falam de seis ou oito grupos de seis times, ainda é muita especulação, no final querem aumentar de 13 para 17 jogos para quem chegar ao último jogo.

Por trás disso é só vontade do pessoal ganhar mais dinheiro e os jogadores se ferrando com cansado, técnicos não sabendo como poderiam escalar seus times e os torcedores tendo que pagar mais cara para ver o seu time de coração jogar. A ideia é rejeitada pela Premier League porque poderia ser um impeditivo dos clubes que jogariam a Liga dos Campeões a entrarem na Copa da Liga e esvaziar ainda mais a competição.

Para seria péssimo essa ideia, já há jogos demais, isso é forçar jogador à exaustão e depois os caras apresentando futebol cada vez pior porque não conseguem recuperar o físico. Guardiola e Klopp já reclamaram bastante sobre o assunto, se alguém perguntar isso para eles tenho certeza que levará uma tamancada;

- Essa notícia saiu de manhã, mas no final do dia já havia o contraditório: Sané e City poderiam chegar a um acordo para assinatura de um extensão contratual porque o jogador gostou do clube ter mantido um contrato sempre aberto para ele assinar no momento que ainda se recuperava da grave lesão que sofreu na Supercopa da Inglaterra. Só que mais tarde a conversa era outra, ele ainda estaria muito interessado em jogar pelo Bayern. Como dito outras vezes, em julho veremos.

Em notícia relacionado ao campo de jogo, Sané está otimista de estar pronto para jogar contra o Real pelas oitavas de final da Liga dos Campeões. Nós também, Sané, nós também;

- O Ian Poveda parece ter um mercado muito grande, não teria no City, mas em outros lugares sim. Já apareceu Leeds, Torino, Parma e agora é a vez do Celtic que o contrataria e colocaria uma cláusula de valor baixo para a recompra, se isso acontecer quer dizer que o time escocês o gostaria de ter ainda nessa janela porque na próxima ele já estaria livre para negociar com qualquer time e o City, talvez, só tivesse o recebimento de uma compensação por treinamento, mas isso é especulação minha;

- Uma boa notícia sobre o Taylor Harwood-Bellis é que, segundo ele, a lesão não foi nada grave e logo, logo estará pronto para jogar mais vezes pelo time da base ou principal. Quem bom para ele, talvez uns minutos nas partidas finais da Premier League se o nível continuar desse jeito;

- Seis clubes estão de olho no meio campista Sandro Tonali de 19 anos do Brescia, para estar aqui essa notícia é claro que o City seria um deles, os outros são United, Liverpool, Milan, PSG e Juventus. Se isso for real mesmo, parece que é um bom jogador, só time grande e com possibilidade de gastar uma bala nele;

- Milan Skriniar, que joga em Milão, na Inter de Milão, é uma contratação dos sonhos para zaga no entendimento do Pep Guardiola. Ele chegou na Inter em 2017 vindo da Sampdoria e custou 20 milhões de euros e se o realmente o City quiser o contratar não espero que o valor seja perto disso, vai valorizar umas 4 ou 5 vezes;

- O jovem Jayden Braaf está atraindo atenção de times da Alemanha, incluindo o RB Leipzig que esteve ontem no mini estádio para avaliar sua atuação. Ele ainda não teve nenhuma oportunidade em dia de jogo no time principal, acho que na próxima pré temporada ele deverá fazer parte do grupo porque teremos Eurocopa e Copa America no meio do ano, vamos precisar da base para essa pré temporada, isso é claro se não tiver nenhuma competição de base também por esse período;

- Por falar em competição continental, teremos a Copa Africana de Nações em abril, mas somente jogadores que atuam nos países estarão convocados. Imagina tirar Mahrez, Mané, Salah nos momentos finais da Premier League, Copa da Inglaterra e Liga dos Campeões, nenhum time iria chiar né?

quarta-feira, 15 de janeiro de 2020

Notícias Manchester City - 15.01.2020

- Kevin De Bruyne foi escolhido pelos torcedores como um dos onze ideal para formar o time da UEFA para o ano de 2019. Na primeira metade de 2019 ele não foi tão bem por causa das muitas lesões, mas quando a nova temporada começou todos nós pudemos ver o grande jogador que contratamos em 2015/16 por míseros £ 54 milhões, teve jornal inglês que chamou a contratação de o rejeito do Chelsea, Flop, alguma coisa como alguém que falhou. Queria mais dessas falhas no City;

- O time da base acabou de vencer o Aston Villa por 2-1 na Copa da Inglaterra para jovens e enfrentará o Fulham em casa, partida pelas oitavas de final, como o time principal. Os autores dos gols foram Lewis Fiorini e Morgan Rogers, a notícia ruim foi a saída de Taylor Harwood-Bellis no meio do segundo tempo por um problema na coxa, ele deverá perder algumas jogos pela base, pelo profissional acho que só poderia ter chance de jogar contra o Fulham daqui a dois domingos, mas com a volta do Laporte aos treinos, as chances são bem reduzidas. A Copa da Inglaterra para jovens é uma competição sub 18 e nos últimos cinco anos o City chegou a quatro finais, perdeu três para o Chelsea e a última edição para o Liverpool nos pênaltis.

Vencíamos por 1-0 até os 86, gol de Nabil Touaizi aos 45+1, quando Bobby Duncan, ex jogador nosso, marcou. Após a prorrogação no zero a zero, a Copa foi decidida nos pênaltis, o Liverpool começou, não perdeu nenhum e Cole Palmer perdeu a nossa segunda cobrança. Quatro jogadores daquele time já tiveram oportunidade no time de cima: Adrián Bernabé, Tommy Doyle, Taylor Harwood-Bellis e Eric Garcia, que teve que sair aos 59;

- Dois relatórios de um empresa de análise forense de computadores confirmaram que os computadores do Manchester City no sistema de olheiros foram invadidos e estão apontando o dedo para funcionários do Liverpool. O fato teria acontecido entre junho de 2012 e fevereiro de 2013. Já teve um acordo que o Liverpool teve que pagar para o City, £ 1 milhão, essa notícia sobre o valor era lá de setembro, mas essa de hoje pode trazer mais problemas para eles.

Ficar de olho nisso e ver se haverá mais punição. Mas um post de um tuiteiro é bem interessante: o Liverpool e o Boston Red Soxs tem o mesmo dono e o time de baseball dos EUA está sendo investigado por usar meios ilegais para captar os sinais dos arremessadores com os catchers adversários. Talvez, esteja no modo de operar deles.

- O jornal uruguaio Ovacion noticiou que há interesse do Manchester City contratar o zagueiro uruguaio de 18 anos Renzo Ohiruela e pagaria por 80%. Honestamente acho pouco provável ser contratado pelo City mesmo, mas pelo City Football Group não. Vai fazer 19 em abril, ficaria naquela de ser ou não ser lançado como jogador da base após o período de 3 anos, aí ocuparia uma vaga de jogador livre se não rolar os três anos de base do City? Tão jovem assim acho que não ganha uma vaga livre não;

- Mas chegou jogador para a base hoje e também zagueiro, Camron Gbadedo de 17 anos veio do Leicester, os olheiros do City o aprovaram e já postou foto com agasalho e assinando um contrato. O City terá que pegar uma compensação pela contratação do jogador;

- Outro jogador jovem, mas aí não dá para saber se viria para o base ou time titular, é o meio campista de 19 anos do Villareal B, Iván Morante. O jogador é avaliado em £ 6 milhões na Espanha e atrai interesse do Barcelona, o atleta é convocado pela Espanha sub 19;

- Especulado no City, Dani Olmo, espanhol do Dinamo Zagreb que nos enfrentou duas vezes na Liga dos Campeões, etá muito perto de fechar com o Milan, o negócio seria algo em torno de 30 milhões de euros. Quando ligavam o nome dele ao City era uma contratação que poderia continuar na Croácia e chegar para a nova temporada, acho que no Milan a coisa é mais urgente, afinal o time é décimo lugar e fora de qualquer de vaga europeias para a próxima temporada

terça-feira, 14 de janeiro de 2020

Notícias Manchester City - 14.01.2020

- Depois de bater recordes, Sergio Aguero comemorou tirando fotos em sua propriedade na Inglaterra, que tem até um lago, e postou em uma rede social. Mas a notícia importante sobre o Aguero é que o clube não irá pressionar o atacante para assinar um novo contrato ou nada disso já que o atual termina ao final da temporada que vem. O clube quer deixar o seu maior artilheiro da história decidir em paz o que fará a partir do dia 01.07.2021, ele já comentou em voltar ao Independiente da Argentina, clube que o revelou. Acho que ele fará como fez o David Silva informar ao final dessa temporada para ajudar o clube a procurar um substituto para ele;

- Rolou uma especulação de um possível contratação por empréstimo do John Stones pelo Arsenal, já que o jogador gostaria de ter mais tempo em campo e acha que isso não acontecerá quando Laporte voltar em após longo tempo lesionado. O quê poderia ter causado essa especulação é o fato do Mikel Arteta ter se transformado em técnico do time de Londres. Para mim isso não faz sentido algum nesse momento da temporada.

Guardiola passou o maior perrengue com vários zagueiros de fora, teve que usar dois jovens jogadores da base em algumas partidas e agora que estão quase todos liberados para jogar, ele vai liberar um e voltar a colocar os garotos em campo se necessário? Não, isso não irá acontecer mesmo, resta saber se na janela de verão isso poderá mudar. Temos que ver nossas movimentações de entrada e saía de jogadores;

- A consultoria Deloitte divulgou esses dias o ranking do 20 clubes que mais arrecadaram no futebol mundial e apesar de ter um aumento em 7% nas suas receitas, o Manchester City perdeu uma posição, caiu de quinto para o sexto lugar, ultrapassado pelo PSG que adicionou quase 100 milhões de euros  às suas receitas em relação ao relatório anterior, grande parte veio da conta Contratos Comerciais. Eu sempre desconfio da receita deles porque jogam um campeonato deles sozinho e o que vale, exclusivamente, é a Liga dos Campeões para eles, talvez o pessoal seja dura na queda nas negociações e consiga contratos sempre bem legais.

O City quase perdeu a sexta posição para o Liverpool, ficou na frente por quase 6 milhões de euros, muito fruto do dinheiro da TV, já que receberam o maior valor da Premier League, apesar do vice campeonato, e da Liga dos Campeões. O pessoal da Deloitte fala que o City poderá voltar ao quinto lugar e não será por ultrapassar o PSG, mas o maior rival United.

O outro time não joga a Liga dos Campeões dessa edição e receberá bem menos na Liga Europa, eles já tinham recebido mais dinheiro que a gente na Liga dos Campeões passada, logo um buraco se abre nesse orçamento, além disso o City assinou um novo contrato mais vantajoso com a PUMA e conseguiu mais um patrocínio para o uniforme de treino, Marathonbet. Qualquer time inglês que passar o United será o primeiro a tirar o United da liderança em receita quando filtramos por Inglaterra desde o início desse relatório, pode ser tanto o City quanto o Liverpool, precisaremos melhorar na Liga dos Campeões, pelo menos avançar para as semi finais, só que tem um problema chamado Real Madrid nas oitavas.

Para complementar, como está 11 pontos na frente do quinto colocado, o Leicester pode entrar em breve no top 20, atualmente está em vigésimo segundo. Como terminou em nono lugar, está 16 pontos a frente do Crystal Palace, é capaz de melhorarem a posição na Premier League, ganhar mais dinheiro da TV e o dinheiro da UEFA. Com 200 milhões de euros em arrecadação, o Leicester faturou 7 milhões a menos que o vigésimo, Napoli que não se classificou para as oitavas da Liga dos Campeões passada ao contrário da atual.

- Se o Manchester City avançar na Copa da Liga jogará a quinta fase, conhecida como oitavas de final e sem replay, que será jogada no meio de semana com uma partida aleatória na quinta à noite, o pessoal na Inglaterra curtiu muito não. Na temporada passada esses jogos foram realizados entre sexta feira e segunda. Antes de pensar a fundo sobre isso, teremos que passar do Fulham daqui a dois finais de semana;

- Esse ano a Premier League introduziu uma parada de inverno para descanso dos jogadores, consistirá em um meia parada de duas semanas: 8 times jogarão nos dias 08 e 09.02 com a gente recebendo o West Ham na segunda data, os 12 restantes entrarão em campo entre 15 e 17.02, todos os jogos começarão em horários diferentes e serão transmitidos 100% para a Inglaterra. Os quatro times que entrarão em campo no dia 09.02, exceção ao West Ham, são os que terão menor tempo de descanso, 13 dias. O West Ham terá 15 dias porque só jogará na segunda feira e advinha contra quem? O Liverpool que terá 14 dias entre duas partidas e mais nove dias entre sua partida pós folga e a próxima. Aconteceu bastante isso na atual edição da Premier League

Na Skysports se noticiou que Guardiola não colocará os jogadores num avião para treinar em Abu Dhabi, falou que os jogadores ganharam folgam nesses dias, não todos os 13 dias também. Nada foi anunciado oficialmente;

- Vocês querem especulação de chegada? Teremos sim. Apesar do Guardiola ter avisado muitas e muitas vezes que não pensava em contratar ninguém nessa janela de meio de temporada, surgiu o nome do zagueiro do Athletic de Bilbao Unai Nunez de 22 anos e por £ 25 milhões. Como falei acima os zagueiros estão quase todos liberado qual seria o motivo de trazer um agora? Pode ser uma contratação com empréstimo de volta para Espanha? Se for, beleza já que em quatro meses de treinamento com o time, ele não conseguirá produzir muita coisa;

- Não só Laporte está perto de entrar em campo, hoje City e Sané divulgaram um vídeo com um treinamento do jogador, ainda sozinho com o preparador. Uns chutes fracos, umas corridinhas, coisa pouca, mas temos ainda um mês para o confronto contra o Real, boa chance de chegar com o time sem baixas para esse importante confronto;

- Guardiola não pensa em sair do City ao final dessa temporada, mas também ainda não sabe se assinará uma extensão contratual. E ele acredita na importância de Stones para o grupo e não vai desistir do jogador facilmente.