sábado, 13 de outubro de 2018

Raheem Sterling e a seleção inglesa.

Ontem eu vi a partida entre Croácia e Inglaterra por mais uma rodada da Liga das Nações e o jogo terminou 0-0 na casa dos vice campeões mundiais, não foi a coisa mais graciosa do mundo e vamos falar a verdade, a Inglaterra voltou a depender de bola parada porque num 4-3-3 com o meio de campo formado por Henderson, Dier e Barkley ninguém cria nada aí, então é bola para frente e torcer para os atacantes se virarem.

Nesse jogo aconteceu a estreia do jovem Jadon Sancho, que todos sabemos não ficou no Manchester City e foi tentar a sorte no Borussia Dortmund aonde está indo bem, não é titular incontestável, mas é o líder de assistências na Europa, aparentemente. Como já falei, acho o estilo dele muito parecido com o do Robinho, muito ciscador e muitas vezes improdutivo, com 18 anos tem a evoluir. Ele ficou pouco mais de 10 minutos em campo e criou chances para a Inglaterra pelo menos fazer um gol, achei uma boa estreia.

O ex companheiro dele de Manchester City, Phil Foden, também fez sua estreia numa seleção inglesa, no caso a sub 21, último passo antes da seleção principal, isso com 18 anos. Ele jogou os 90 minutos na vitória sobre a seleção de Andorra por 7-0, não marcou gols (estou procurando os lances do jogo, se achar, posto aqui), agora o próximo desafio será contra a Escócia na terça feira, esses jogos valem como classificação para o Europeu sub 21 que será disputado na Itália ano que vem e a Inglaterra assegurou com essa vitória sua vaga. Pelo o quê eu li na internet ele foi muito bem.

Voltando ao jogo contra a Croácia, três jogadores do City participaram, Walker, Stones e Sterling. O nosso zagueiro recebeu um cartão amarelo e está suspenso do jogo de segunda contra a Espanha, para a gente é bom, não sei se foi liberado para voltar para a Inglaterra, já não ter que jogar é um grande alivio, as vezes ele pode ter pedido para ficar né? Visitar Sevilha com tudo pago e sem ter que suar deve ser bom demais. Agora o assunto principal é Sterling.

Assim como todo o time, ele não foi exuberante, mas pelo menos deu um passe açucarado para o Rashford fazer um gol, mas o atacante do United perdeu, não apenas esse como outro anteriormente, ambos cara a cara com o goleiro, se fosse o Sterling no City, nós estaríamos xingando ele muito, como já fizemos com alguns gols perdidos. Sterling foi substituído pelo Sancho e no final foi a única alteração promovida pelo Southgate. Na hora que ele saiu o técnico abraçou ele e conversou por longos segundos com o nosso atacante querendo para cacete ouvir o que ele tinha para falar. Isso me chamou a atenção, eu tinha a sensação que o Sterling era sempre substituído, logo foi procurar os números pela seleção.

Sterling já jogou 45 vezes pela Inglaterra e só marcou duas vezes, o último completou três anos no dia 9 de outubro. É um número ridículo de gols, no City ele tem 150 partidas e 48 gols, quase 1 a cada três jogos, só que em Manchester, ele tem aquele pequeno detalhe chamado Aguero, que é o cara que faz nossos gols, então eu acho a média dele muito boa, ele não é um atacante clássico.

Fui procurar os números dele desde o Southgate assumiu, isso em outubro de 2016. O técnico tem 28 jogos no comando da Inglaterra, o Sterling jogou 18 dessas partidas, 16 foi titular e duas ele veio do banco. Dessas 16 partidas no time inicial, ele só completou noventa minutos em campo quatro partidas e meia, a meia foi o jogo contra a Suécia na Copa do Mundo, onde ele saiu já nos acréscimos, ele jogou 90 minutos, só que não terminou a partida.

Dessas cinco partidas de 90 minutos, duas foram amistosos, dá a impressão que foi ficando. Foram 13 partidas oficiais com o Southgate e em somente 3 ele jogou 90 minutos. É muito pouco. Será que não há outra opção para substituir? Me fica parecendo que ele é um bode expiatório e que dá mais munição ainda para a parte da imprensa que gosta de pegar no pé dele por qualquer bobeira. Pelo City, ele jogou 10 partidas nessa temporada, nove como titular, e em três ele ficou o tempo todo, a qualidade ofensiva do nosso elenco é muito superior ao da Inglaterra né? E o Pep pode querer descansar jogadores, técnico de seleções não pensam em descanso, isso é problema do clube.

O Sterling tem sido peça fundamental para o nosso sucesso, foi importante na temporada passada e tem sido nessa, é nosso vice artilheiro com 4 gols, só atrás do Aguero, para variar. Eu não entendo como o técnico da seleção inglesa tendo um jogador muito bem aproveitado por um dos maiores técnicos da história, não consegue tirar coisa melhor dele? É incompetência do Southgate.

Veremos na segunda feira qual vai ser o posicionamento do técnico inglês em relação ao Sterling. Fosse eu e substituído novamente, dava aquele piti clássico e pediria para não ser mais convocado enquanto o Southgate fosse o treindor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário