quarta-feira, 3 de outubro de 2018

EPL # 8 - Liverpool Vs Man City

O jogo é apenas no domingo, terei muito tempo para ler notícias sobre os jogadores, os nossos, por exemplo, treinaram nessa manhã na Alemanha, a grande dúvida no momento é o status do Gundogan, que teve que sair no meio do segundo tempo e aparentava ser problema muscular. No momento eu queria falar sobre a guerra não declarada da Premier League contra o Manchester City.

Antes da temporada começar o presidente da Premier League, Richard Scudomore, afirmou que gostaria que tivesse mais dificuldade para o time de Guardiola conquistar o título, vimos contra o Wolverhampton a dificuldade que foi imposta ao nosso time, até agora único jogo que perdemos pontos e foi graças a um gol de mão. Essas afirmações são ditas de formas sutis, ninguém espera que um presidente desse irá afirmar que "porra, não podemos deixar o campeonato acabar em janeiro." numa sala cheia de juízes Então de forma sutil vão inserindo notícias, matérias para jogar o mérito dos nossos jogadores mais para baixo.

Quando foi anunciado a extensão de contrato de Sergio Aguero, a Premier League dedicou uma página aos seus feitos e quais mais poderiam ser alcançados. Legal, mas até a página 2 né? Há um quadro nessa matéria que me chamou muita atenção, é sobre a média de gols por minutos. 

Não era novidade para mim que o Aguero estava muito bem colocado, até aonde eu sabia ele tinha passado o líder, Thierry Henry, tem tempo e já tinha aberto largos minutos para o ex camisa 14 do Arsenal. Só que no quadro, o maior artilheiro da história do Manchester City vinha em segundo lugar, atrás de Mohamed Salah, do Liverpool. A diferença da média deles era de menos de um minuto, já a diferença de gols marcados era de CENTO E DEZ GOLS! Ou seja, queriam comparar um jogador que pode ter tido uma temporada boa com um que tem VÁRIAS temporadas boas! Para não dizer que era a matéria enviesada contra a gente, a Premier League colocou um corte de 20 gols para poder incluir um jogador nosso, o Gabriel Jesus tinha e tem até o momento 21 gols.



Aí é querer me deixar puto demais! Como estamos comparando gols na Premier League, vamos falar de quantos títulos cada um deles tem da competição. Aguero, nós sabemos, tem três, incluindo o gol de final de um título antológico. Salah tem o total de zero. "Ah, ele jogou no Chelsea na temporada 2014/15 quando eles foram campeões". Ele jogou três partidas na edição em questão, o livro de regras da temporada, na sua seção c.13, afirma que seriam necessárias cinco partidas para conseguir uma medalha, que o Mangala tem, mas o Salah não. Três ainda é menor que cinco. A grande temporada dele foi a passada quando levou o Liverpool ao poderoso quarto lugar, 25 pontos atrás do City e com 22 gols a menos.

Eu tenho certeza absoluta que o Aguero leu essa matéria da Premier League e pensou: "cacete, vou ter que tomar essa posição mais uma vez." (frase irônica, ok?) E criou um objetivo para ele. O texto foi publicado no dia 21 de setembro de 2018, no dia seguinte haveria rodada da Premier League, o Manchester City viajaria para enfrentar o Cardiff e o Liverpool recebeu o Southampton. Aguero deixou o dele com 61 minutos em campo, Salah jogou 90 e fez um também, um gol fácil, mas gol é gol. Ele continuava na frente do Aguero e a diferença aumentou, ambos precisaram de menos tempo que era a média para fazer um gol. Aí veio a rodada do dia 29 de setembro.

Média após rodada 6


No Etihad, o City recebeu o Brighton, foi um jogo mais encardido do que gostaríamos e Pep já devia ter chamado o Gabriel para entrar porque a alteração foi quase instantânea após o gol de Aguero, que nesse dia jogou 66 minutos. A partida do Liverpool foi um pouco mais tarde e Salah até Londres para enfrentar o Chelsea. Ele saiu sem marcar gols e, curiosamente, saiu também aos 66 minutos. Eu tava vendo esse jogo e sabia que o Aguero tinha saído com 66 minutos, então vendo o Salah sair, estava na torcida para ele dar uma ensebada e sair depois que o relógio marcasse 66, porque aí a Premier League conta como ele ter jogado 67 minutos. Só que Aguero não precisava desses detalhes.

Média após rodada 7


Com seu gol e o "concorrente", entre aspas porque precisa comer muito feijão com arroz para chegar aos pés do Aguero e querer o desafiar, passando em branco, Aguero não só ultrapassou o Salah como abriu quase dois minutos de vantagem sobre ele. Além é claro de ter agora CENTO E ONZE GOLS a mais que ele na Premier League.

Vão querer vender para domingo que há uma competição entre os dois, ainda mais que o Salah tem uma chance boa de passar a frente, não sei quais são os números dele quando joga em Anfield, devem ser melhores que em outros estádios, mas Aguero é virgem nesse estádio na Premier League (e na vida porque jogou uma partida da Copa da Liga também e não marcou), ele nunca balançou as redes por lá, foram seis jogos, 464 minutos. 

Não digo que tem uma chance de ouro porque se ambos jogadores atuarem por 90 minutos, será preciso que o egípcio marque dois gols e Aguero, nenhum. Acho que o Pep tem que trabalhar a cabeça do Aguero e colocar mais um desafio, falar que ele é fraco em Anfield. Ele vai ficar possesso e irá fazer de tudo para colocar pelo menos uma bola na casinha.

Acredito que tenha deixado claro, mas se isso não aconteceu, digo mais uma vez: não comparem um jogador que uma lenda de um time, que já está entre os 10 maiores artilheiros da Premier League com um não é um One Season Wonder. É uma total falta de respeito.

Simulações

Ambos jogadores 90 minutos, Salah 1 gol e Aguero zero.


Ambos jogadores 90 minutos, Salah 2 gols e Aguero zero.


Nenhum comentário:

Postar um comentário