Na última rodada do campeonato inglês o Manchester City teve uma chance muito grande de quebrar o tabu de não vencer o Liverpool em Anfield quando aos oitenta e seis minutos tivemos um pênalti ao nosso favor, infelizmente Riyad Mahrez desperdiçou de forma bisonha ao isolar a bola, chutou bem acima do travessão. Aí ficou aquela questão, por que ele quem bateu?
Aparentemente seria o Gabriel Jesus a bater, só que houve uma solicitação do próprio técnico para o argelino bater porque ele estava com bons números nos treinamentos. Só que em jogos os números eram horríveis, tinha perdido bastante pelo ex seu time, o Leicester, esse foi o seu primeiro cobrado pelo City. Gabriel, pelo menos no City, tem números muito ruins, de três oportunidades que teve, só marcou uma vez. Também é longe de ser classificado como um cobrador oficial, que no nosso time é o Aguero.
Nesse momento do jogo ele estava no banco de reservas após dar lugar a Gabriel no segundo tempo, então sem chance dele bater. Ele tem números razoáveis na carreira, tem 49 cobrados e 39 morreram lá dentro, dá mais ou menos 80%, não sei qual é uma percentual aceitável, chutaria para 9 convertidos em 10 chances. Há pouco tempo nós tínhamos o Yaya Touré e já contávamos com a bola na rede, foram 14 em 14.
Esse era o nosso time em campo no momento da cobrança do pênalti: Ederson, Walker, Stones, Laporte, Mendy, Fernandinho, David Silva, Bernardo Silva, Mahrez, Sané e Gabriel Jesus. Segundo o site transfermakert, esses 11 juntos em todos os clubes (tenho dúvida sobre o Fernandinho e Gabriel por não ter números deles no Brasil) e seleções cobraram no total 38 pênaltis e marcaram 23 gols (60%), sendo o Fernandinho (11 em 17) e Mahrez( 9 em 15 ) os maiores cobradores, quase que inteiramente eles.
Do elenco atual os únicos com 100% de aproveitamento são Sterling e Gundogan, mas cada um bateu uma única vez. Interessante são os casos do D Silva e De Bruyne, ambos bateram a mesma combinação de pênaltis, dois por suas seleções e um pelo City e tiveram o mesmo resultado: gols por seus países e pênalti perdido com o Manchester City.
O Guardiola terá que achar o substituto do Yaya nessa função, os números do Aguero não me dão confiança para ele ser o escolhido e nós não temos uma amostragem muito grande fora do argentino. Ou faz isso ou a gente torce para os caras nos deixarem fazer gol direito e não colocar a bola na marca da cal.
Pênaltis pelo Manchester City |
Pênaltis na carreira |
Nenhum comentário:
Postar um comentário