- O Borussia Dortmund está interessado no Phil Foden, vai tentar convencê-lo ao mostrar o exemplo do Jadon Sancho. Ele tem contrato até 2020, mas o City quer começar a negociar logo a extensão, não quer repetir o caso do Sancho. Realmente tem sido usado mais essa temporada, deverá ser titular amanhã, mas ainda joga menos tempo que o Sancho joga na Bundesliga e Liga dos Campeões. Não acho que ele vai querer sair, só espero que esse contrato seja assinado logo;
- O outro jovem atualmente do time é o Brahim Diaz e aquele papo do Real Madrid aumentou hoje. Não vejo muito futuro dele no City atualmente, como falei outro dia, nem no banco tem ficado, isso desanima o jovem. Tenho dúvidas se será titular amanhã;
- Hoje o jornalista do MEN, Stuart Brenan, fez uma sessão de perguntas e respostas com os torcedores e uma dúvida foi sobre se o Sané poderia ir para o United. Nos últimos dias casas de apostas diminuíram o valor a ser pago para o acertador no caso da aposta ser o United, isso indicaria mais chance dele ir para esse time. Stuart avisou que pouco acredita nisso, seria mera especulação. E nesse mesmo evento, ele mostrou uma certa preocupação sobre quem será o novo Fernandinho, esse está perto de se aposentar. O nome do holandês Frenkie De Jong, mas ele disse que viu pouco o jogador e não teria base para opinar;
- Foram sorteados os confrontos da próxima fase da Copa da Liga e se o City conseguir vencer o Fulham amanhã pegará o vencedor da partida entre Leicester e Southampton na casa do adversário, essa partida foi adiada, ainda sem data para ser jogada, devido a morte do dono do Leicester no último sábado. Os outros jogos são os seguinte, com o primeiro time jogando em casa:
Arsenal vs Tottenham, Middlesbrough vs Burton Albion e Chelsea vs Bournemouth. Partidas serão realizadas nos dias 18 e 19 de dezembro. Se avançarmos esse jogo ficará entre duas partidas em casa pela Premier League: Everton no dia 15 e Crystal Palace, 22.
- Acabou a semana de jogos de Copas, vamos ver como foram os times que tem jogadores do City emprestados:
Holanda - Matt Smith não foi relacionado para o jogo na classificação do seu Twente sobre o Noordwijk por 4-2. Também na Holanda o Almere City de Edward Francis caiu fora ao perder por 2-1 para o Kozakken Boys, não consigo confirmar se ele jogou ou não, aparentemente sim e jogou os 90 minutos;
França - Copa da Liga Francesa o Toulouse foi eliminado em casa, mas o Manu Garcia não ficou nem no banco;
Espanha - Copa do Rei, o Girona empatou em 2-2 a primeira partida, fora de casa, contra o Alavés. Aleix Garcia foi titular e jogou os 90 minutos. Patrick Roberts e Douglas entraram aos 65, mas o brasileiro saiu aos 85, seria contusão? Mas o cara que entrou no lugar dele, fez o gol do empate aos 96. Ficar de olho em notícias do Douglas.
Quinta feira já tem mais um jogo do City, agora o foco será a Copa da Liga inglesa onde o time receberá o Fulham no Etihad, a partida começará às 16:45 e terá transmissão pelos canais ESPN.
A Copa da Liga é sempre uma oportunidade de vermos alguns jovens jogadores e com certeza teremos dois em campo: o goleiro Muric e a nossa futura estrela Phil Foden, que foi o cara da partida na nossa primeira partida na competição, vitória de 3-0 sobre o Oxford United. Pode ser que Brahim Diaz jogue, não tenho tanta certeza porque o City tinha algumas peças de fora naquele jogo, hoje o único jogador fora dos treinamentos é o goleiro Claudio Bravo. Gundogan foi fotografado pelo clube em campo, poderá ganhar alguns minutos nesse confronto.
Para piorar a situação de Diaz é que ele ainda não assinou uma extensão de contrato com o clube e a partir de janeiro já poderá assinar um pré contrato com qualquer clube, já se falam que o Real Madrid estaria de olho. Não me lembro de tê-lo visto no banco em nenhum jogo da Premier League ou da Liga dos Campeões, está muito atrás na ordem de seleção do Guardiola no momento. Se as negociações não caminharem, não acho que o técnico dará chance para ele.
É bem possível que tenhamos 11 alterações do time que venceu o Tottenham na segunda feira. A começar no gol, não vejo porque não continuar com Muric como o goleiro dessa Copa, é contra um time da primeira divisão, mas tem que ser testado, acho o competição ideal para isso e o time de Londres está na zona de rebaixamento do campeonato inglês e vai pegar um adversário direito na briga contra a queda para a segundona na próxima rodada, não acredito que o técnico irá forçar seus jogadores.
Nas laterais se tiverem condições de jogo, acredito que vamos com Danilo e Delph, com Zinchenko correndo por fora. O caso do inglês é muito problemático, ele é visto nos treinos, mas nem viajando está com o elenco, não foi para a Ucrânia nem para Londres, se Delph conseguir jogar quem sabe podemos ver o Zinchenko no meio de campo em algum momento da partida porque eu escalaria o meio de campo com Gundogan (ou Stones), Foden e De Bruyne, como belga ainda ganhando ritmo de jogo, se a partida estiver decidida nos minutos finais, talvez Guardiola seja bondoso, substitua o De Bruyne pelo Zinchenko e deixe o ucraniano jogar no meio de campo pela primeira vez na sua carreira pelo City.
Tomara que Foden e De Bruyne possam estar em campo ao mesmo tempo, acho que o Foden vai se aproveitar muito da categoria e experiência que o de Bruyne pode lhe passar durante uma partida valendo três pontos.
Meu ataque seria formado pelos jogadores que foram reservas contra o Tottenham, Bernardo Silva de um lado, Sané do outro e Gabriel Jesus no comando, quem sabe para fazer muitos gols e tirar a zica dele. Em treze partidas tem apenas dois gols, Aguero tem o mesmo número de jogos, mas já marcou 9 vezes na temporada, tudo bem que a diferença de minutos em campo é bem grande, quase 4 partidas inteiras, só que média de gols por minutos também é amplamente favorável ao nosso camisa 10.
E não esqueci de falar da zaga, acho que será formada por Kompany e Otamendi, como contra o Oxford, mesmo com o time tão modificado e sem Fernandinho para protegê-los, acredito que temos tudo para sair de mais um jogo sem sofrer gol. Outros dois zagueiros já estão treinando depois de problemas médicos, Mangala e Sandler, o segundo participou de um jogo do time EDS contra o Everton no sábado à noite, deve ter sido fechado o jogo porque não me lembro de ninguém ter comentado, e ficou em campo por 45 minutos. Será que poderá ir ao menos para o banco na quinta? Não apostaria.
Quem deverá ficar de fora mesmo é o jovem Adrián Bernabé, depois de fazer sua estreia e jogar por cinco minutos contra o Oxford. Ele jogou hoje pelo Troféu Checkatrade, ficou em campo 89 minutos na vitória por 1-0 sobre o Tranmere Rovers, gol do galês Rabbi Matondo. Dominamos o jogo com 23 chutes ao gol contra apenas 7 dos mandates. Ao contrário da temporada passada, o time passou de fase nessa.
Esse time que eu escalei dará conta do recado e tirando o goleiro, porque não tenho muito conhecimento dele, todos já tem experiência de competições grande, com exceção do Foden, mas o futebol dele o garante em qualquer elenco da Inglaterra hoje e em muitos poderia ser titular.
Duas partidas foram realizadas hoje e Bournemouth, sexto colocado da Premier League, ganhou do Norwich City da segunda por 2-1 e o Burton Albion, 16 º lugar da terceira, venceu o 7º colocado da segunda, Nottingham Forest, por 3-2, bela zebra. O sorteio da próxima fase será realizado amanhã após o jogo entre Chelsea e Derby County.
Confiante para pegar o Burton Albion na rodada seguinte. Bela secada hein?
Man City Vs Fulham (desde 1992): A última partida pela Copa da Liga entre os dois times foi em setembro de 2009, vitória nossa na prorrogação por 2-1 em casa, gols de Kolo Touré e Gareth Barry. Nessa temporada os vencemos por 3-0 no Etihad (D Silva, Sané e Sterling).
Jogador suspenso: não há.
Jogador pendurado: Danilo (1 cartão amarelo)
Juiz da partida: Martin Atkinson. Apitou dois jogos nessa temporada, nossos dois empates na Premier League: 1-1 contra o Wolverhampton e 0-0 diante do Liverpool. Na Copa da Liga apitou duas vitórias nossas, ambas por 3-1, semi final contra o Everton em 2016 e a final contra o Sunderland com aquele golaço do Yaya Touré.
Nesse meio de semana teremos em vários países da Europa jogos por Copas Nacionais, no caso da Inglaterra serão realizadas partidas da Copa da Liga Inglesa em sua fase de oitavas de final. Os confrontos estão marcados entre hoje e quinta feira, com exceção a partida entre Leicester e Southampton, adiada por causa da morte em acidente de helicóptero do presidente do Leicester no último final de semana. Não há uma nova data para a partida ainda.
Dois jogos acontecem hoje, Bournemouthe e Norwich City e Burton Albion contra o Nottingham Forest. Na quarta feira teremos Arsenal e Blackpool, Chelsea e Derby County, West Ham e Tottenham e Middlesbrough enfrenta o Crystal Palace, todos os primeiros times jogarão em casa. E na quinta feira será a vez do City entrar em campo.
Nosso adversário será o Fulham no Etihad, em partida transmitida pelos canais ESPN, e por ser um jogo em campo de time da Premier League haverá o uso do VAR, que estará a cargo do Mike Dean (sempre bom lembrar dele de 2012) e terá VAR para bandeirinha também, no comando de Darren Cann. O juiz principal da partida será Martin Atkinson.
Entraremos em campo já sabendo quem será o adversário do vencedor dessa partida de quinta, o sorteio será realizado após a partida entre Chelsea e Derby County. E como nas rodadas anteriores, não há mais prorrogação, empate leva a pênaltis direto.
Como eu falei, teremos vários jogos de Copas na Europa, vamos aos que me interessam. Na Holanda, nessa terça feira, na fase 32 avos o Twente (terceiro lugar na segunda divisão local) de Matt Smith pega o Noordwijk da terceira divisão e o Almere City de Edward Francis (quinto lugar na segunda) viajará para enfrentar o Kozakken Boys (terceira divisão), o único jogo que Francis participou na temporada foi de Copa, talvez ganhe mais uma chance hoje.
Na quarta feira mais dois jogos de times com jogadores nossos emprestados, o Girona jogará fora de casa contra o Alavés, vice líder no campeonato, falam muito bem do treinador Abelardo Fernández. Temos três jogadores por lá (Douglas, Aleix Garcia e Patrick Roberts), será a estreia do time nessa edição e na Copa do Rei os jogos são de ida e volta.
Na França o Toulouse de Manu Garcia receberá o Lorient da segunda divisão, aparentemente são partidas únicas pela Copa da Liga francesa. Nessa rodada teremos 10 vencedores que se juntarão a mais seis, já definidos por jogarem competições europeias, para termos as oitavas de final.
Poderemos ter um novo De Jong no Manchester City? Muita especulação na imprensa a respeito de uma luta entre City e Barcelona pelo Frankie De Jong do Ajax, sei lá acho que o De Jong deve ser um Silva na Holanda (e nos temos dois já). Nós já tivemos o Nigel, eu estava na cabeça com o atacante do PSV, Luuk, mas na verdade é o jogador de meio de campo do Ajax de 21 anos.
A posição dele é do Fernandinho que daqui a pouco deve se aposentar, então o City precisa achar logo o seu substituto, oficialmente não há ninguém no elenco com a qualidade do brasileiro nessa função, Stones tem ido bem quando improvisado, precisa de tempo para se ajustar 100%, o De Jong teria que se ajustar ao modo do time, parece menos complicado.
A briga seria por altos valores, o City quebraria o seu recorde de transferência e, como é especulação, falam que o City quer fechar logo nessa próxima janela e o deixaria emprestado por seis meses ao Ajax, essa seria nossa tentativa de ganhar do Barcelona, isso e muito dinheiro também. Veremos o que acontecerá, mas ainda fico pensando poderia ser o Douglas Luiz se a Federação não o tivesse barrado.
E essa defesa do City hein? A última vez que Ederson foi vazado foi no primeiro minuto da partida contra o Hoffenheim, então como jogamos 4 vezes depois temos 449 minutos sem tomar gol em todas as competições. Na Premier League são seis partidas sem sofrer gol, o último foi contra o Newcastle no dia primeiro de setembro, o time de Guardiola passou outubro sem tomar gols pelo campeonato, nas três partidas os adversários não conseguiram furar nossa defesa e não foram babas não, dois desses três jogos foram fora de casa e contra Liverpool e Tottenham. Incrível a nossa solidez na parte defensiva.
O Manchester City continua na liderança do campeonato inglês ao vencer o Tottenham na capital inglesa com um gol de Mahrez. Além de ser o primeiro lugar, o City tem o melhor ataque e a melhor defesa da competição. O próximo jogo do time será pela Copa da Liga contra o Fulham na quinta feira e na Premier League no domingo contra o Southampton.
O estado do gramado de Wembley foi a questão central antes do jogo, estava um barro, principalmente no meio de campo, antes da partida achei que poderíamos jogar pelos lados do campo, só que depois me lembrei que a largura de um campo do futebol americano é menor que do nosso futebol, então nas laterais estava ruim também porque é onde fica o banco de reservas da NFL, o jogo poderia ter sido bem complicado porque causa disso, mas Sterling e Mahrez resolveram o problema bem cedo.
Com seis minutos de jogo, nosso camisa 7 aproveitou o vacilo do Trippier, levou a bola para a linha de fundo e esperou o argelino chegar para rolar a bola em sua direção, com o chute de canhota Mahrez tirou o único zero do placar. O jogo era nosso, conseguíamos chegar mais a frente e oferecer perigo ao time da casa que optou por não escalar nem Dele Alli, Eriksen ou Son, enquanto pelo nosso lado De Bruyne ficou também no banco. Não sei se foi pela questão do campo, mas pelos 20 minutos que jogou, ainda bem que Guardiola preferiu o deixar na reserva, não conseguiu completar uma jogada.
Lloris conseguiu salvar o segundo gol após um chute de Mahrez que ele empurrou contra a trave e nessa jogada o City brincou na área do Tottenham, ganhou vários bolas e ficou trocando passe. Ederson só foi chamado a intervir de verdade em uma jogada que o Kane adiantou a bola e o goleiro dividiu com ele, se lançado de carrinho, ganhou a bola de forma limpa.
Acho que a nossa grande força hoje foi o miolo de zaga mais o Fernandinho. Stones e Laporte juntos com o brasileiro pareciam intransponível. O time do Guardiola da temporada passada foi conhecido por sua força ofensiva, nessa nova temporada, a força do ataque continua, mas, meu Deus, a zaga não deixa os adversários chegarem perto do Ederson. O Mauro Cezar falou o número de chutes contra o nosso gol e a diferença para o segundo lugar é muito grande.
Foram 14 jogos esse ano, tomou apenas 6 gols, três em 10 jogos da Premier League, onde já enfrentou fora de casa Arsenal, Liverpool e agora o Tottenham. Segundo o site OptaStats é a segunda melhor defesa após 10 jogos da história da Premier League, só atrás do Chelsea de 2004/05 que levou 2 gols apenas! Esse é o Chelsea que tem um recorde que eu acho muito difícil de ser batido: apenas 15 gols sofridos, mas a atuação defensiva, me deixa sonhar.
O lado negativo de hoje foram as atuações dos dois laterais: Mendy foi mal e ele reconheceu isso no twitter, não produziu na frente e falhou na defesa, o mesmo vale para o Walker.
O City não cansa de surpreender né? Depois de uma temporada extremamente ofensiva, agora Guardiola quer os dois: defesa e ataque no mais alto padrão. E vamos bater muitas palmas ainda.
Pela décima rodada da Premier League teremos um jogão para encerrar essa rodada, o Manchester jogará em Londres contra o Tottenham, na segunda feira já sem horário de verão no hemisfério norte, então a partida começará às 17 horas e domingo seguinte será a vez do Brasil entrar em horário de verão, logo os jogos começarão mais tarde ainda. Esse confronto de segunda terá transmissão pelos canais ESPN e acompanhamento pelo Twitter do blog.
A atuação do Manchester City contra o Shakhtar na terça feira recebeu altos elogios tanto do treinador quanto da imprensa, o time não deixou os mandantes jogarem, tanto que brincaram com o lance do Ederson sair da área e quase se enrolar como um momento que o brasileiro quis fazer para animar o jogo. E pudemos descansar Aguero e Sané e colocar Bernardo Silva apenas nos 20 minutos finais, além de contarmos com mais tempo do De Bruyne em campo. O time está bem ajustado e com capacidade de rodar bem os jogadores.
Depois de voltar no jogo contra o Burnley, jogar 20 minutos e ser titular por 70 minutos contra o Shakhtar, acredito que De Bruyne já terá condições de jogar 90 minutos na segunda, esse atraso da partida contra o Tottenham favorecerá a sua recuperação do desgaste. Se ele realmente puder jogar como titular, eu começo a imaginar a formação do nosso sistema ofensivo e é algo de dar água na boca.
Primeiro, como foram poupados na terça, tenho muita confiança que Sané e, principalmente, Aguero serão os titulares, não serão novamente poupados para enfrentar o Fulham na quinta feira né? E esses dois, no meu time, estariam acompanhados por David Silva, De Bruyne e Bernardo Silva, com muito pesar no meu coração de deixar o Sterling e Mahrez de fora, as últimas atuações do argelino tem sido boas, eles tem que entender. Se não jogarem contra o Tottenham quer dizer que o Guardiola acha que eles são jogadores do nível para enfrentar o Fulham pela Copa da Liga? NÃO! Quer dizer que jogaram uma grande parte na maior competição da Europa na última partida do time.
Na entrevista coletiva do Guardiola ele deixou bem claro isso, não adianta o jogar ficar emburrado, reclamar apenas com a boca nos treinamentos, faz o quê sabe fazer de melhor para ganhar a vaga no campo, no dia a dia e precisa entender o funcionamento do rodízio de jogadores. No nosso elenco atual nem o Aguero tem vaga cativa, eu achei que seria titular contra o Shakhtar e ficou no banco, então acostumem-se com esse estilo. Para ser sincero, acho que apenas o Mahrez ainda não está acostumado porque era titular incontestável no seu último time.
Temos novidades do departamento médico do City, em fotos divulgadas pelo clube Danilo e Mangala já treinam. Delph e o novato Phillipe Sandler já participavam dos treinamentos, então agora ausentes temos Bravo e Gundogan, o alemão deve ficar mais umas duas semanas de fora, voltaria por volta do Derby, último jogo antes de mais uma parada para datas FIFA. Acho que nenhum deles estará no banco na segunda, quem sabe Delph e Danilo poderão ser titulares contra o Fulham, nesse nosso rodízio.
Esse jogo contra o Tottenham poderá fazer um estrago monstro na gente, podemos cair da primeira colocação para o quinto lugar em uma rodada! E isso não é choro não, é realidade pesada mesmo. Vamos jogar contra um time muito bom que está na quinta colocação apenas dois pontos atrás da gente que, assim como o City, não pode contar com um jogador muito importante, no caso deles o sul coreano Son, no começo da temporada e mesmo assim, eles estão na briga pelo título. O Tottenham terá a volta do Dele Ali ao time, não acho grande coisa na seleção, mas no time apresenta um melhor nível. Esse jogo tem tudo para ser tenso.
Os outros times que podem nos passar são Liverpool, que recebe o Cardiff daqui a pouco, Chelsea e Arsenal enfrentarão fora de casa no domingo Burnley e Crystal Palace, respectivamente, nada complicado para eles. Temos que ficar de olho no Arsenal, porque começou com duas derrotas no campeonato, mas desde lá é só vitória seja Premier League, Copa da Liga ou Liga Europa, Unai Emery está fazendo um bom começo de trabalho em Londres.
Já é ruim ter o último jogo da rodada, agora sabendo os rivais podem nos ultrapassar, essa espera será mais tensa ainda.
Eu já ia esquecendo, lembrei no último instante: Guardiola não quis entrar na questão do estado do gramado de Wembley não, vai estar muito ruim, mas ele mandou um muito puto "segue o jogo". Amanhã veremos no jogo da NFL como não estará verde o gramado. Lamentável.
Man City vs Tottenham (desde 1992):
Jogador suspenso: não há.
Jogador pendurado: não há.
Juiz da partida: Kevin Friend. Apitou nessa temporada a nossa vitória por 2-1 contra o Newcastle, primeiro gol do Walker pelo City.
Demorou para cacete, mas finalmente a UEFA divulgou os valores arrecadados por cada clube que participou da última edição da Liga dos Campeões, temporada 2017/18, os valores em libras do Manchester City nós já sabíamos após o clube divulgar o seu relatório financeiro, agora sabemos o valor em euros.
Em 2017/18 com o time sendo eliminado nas quartas de final da Liga dos Campeões e sendo terceiro lugar na Premier League, o clube levou para casa o valor de 63.821 milhões de euros. Como o campeonato inglês dá direito a quatro vagas na maior competição de clubes da Europa, há uma divisão da cota da TV, o Market Pool, nos seguintes moldes: 40% para o campeão da Premier, 30% para o vice, 20% para o terceiro e 10% para o quarto colocado. Só para não deixar passar batido, no torneio de 2017/18, tivemos cinco ingleses porque o United foi campeão da Liga Europa em 2016/17 e não se classificou pelo campeonato, ganhou uma vaga assim. A classificação no campeonato é um dos fatores na divisão do Market Pool, tanto que o United teve uma parte dele, a menor entre os ingleses, mesmo não ficando entre os quatro primeiros da Premier League 2016/17.
O City foi o terceiro colocado na Premier League em 2016/17, atrás do Chelsea e Tottenham, e ficou com o valor de 30.466 milhões de euros, os outros times ingleses ficaram com os seguintes valores nessa conta: Chelsea, 40.563 milhões, Tottenham, 33.952, Liverpool, 29.190 e United 13.492. Somando esses valores, a Inglaterra recebeu 147.663 milhões de euros. Como houve redução nos valores gerais do Market Pool, os valores serão menores na Liga dos Campeões 2018/19.
Na ordem dos clubes que mais arrecadaram, ficamos em sétimo lugar no geral e terceiro entre os clubes ingleses, Chelsea e Liverpool, finalista, ficaram na nossa frente. Agora vamos dar uma olhada nos valores que podemos receber na Liga dos Campeões 2018/19.
Como todos sabem, o Manchester City foi campeão inglês batendo vários recordes, então deveria receber um montante maior nesse ano do Market Pool. Houve essa alteração mencionada acima dessa conta, na última edição totalizou quase 600 milhões de euros divididos por vários clubes, agora a expectativa é de distribuir a metade disso, 292 milhões de euros, o que acaba nos prejudicando. Metade desses 292 vai naquela distribuição 40%,30%....a outra metade leva em considerações cinco variáveis, além disso, é preciso fechar todos os contratos, então a UEFA diz que só dá para calcular após o final da competição.
Em compensação o valor de 585 milhões de euros vai para um ranking de coeficientes que leva em consideração 10 anos de Europa, esse critério foi criado para essa temporada. O time com melhor ranking recebe 32 cotas, o segundo, 31 e o trigésimo segundo fica com uma conta, e cada cota vale 1.108 milhões de euros. Pela minhas contas o City ficou em 11º lugar nesse ranking e o que garantiu a ele 22 contas, totalizou 24.376 milhões.
Por já estar na fase de grupos cada time leva para casa míseros 15.250 milhões de euros, então imaginem isso na conta de um time em liga pequena como o Brugge da Bélgica, só com a cota por participação e com o ranking de coeficiente, o campeão belga levará mais de 24 milhões. A medida que os clubes avançam para as fase de mata mata, eles também ganham um dinheiro extra, como ainda não há nenhum clube classificado para as oitavas, quem sabe posso falar disso após a próxima rodada, não vou entrar nesses detalhes, acho mais importante falar do bônus por performance na fase de grupos.
Cada vitória vale 2.7 milhões, o empate 900 mil, para cada time, e na derrota o time fica chupando dedo pelo resultado e pelo dinheiro. No caso de um empate sobre um valor de 900 mil em comparação com os 2.7 da vitória, então esse valor será redistribuído entre os times de acordo com o número de vitórias deles em relação ao somatório de vitórias da fase de grupo. Como já temos três rodadas, dá para fazer um aproximação do valor que o City receberá até o final dessa fase: 5.4 milhões pelas duas vitórias e, pelo dinheiro dos empates, mais 670 mil, aproximado (esses valores serão diferentes ao final da fase de grupos), então somando são uns 6 milhões de euros.
Então se somarmos bônus de performance com Coeficiente da UEFA mais bônus por participação teremos: 6.1+24.376+15.250 e isso é igual a 45.7 milhões. Por volta de 16 milhões a menos que o time recebeu em 2017/18 e com muita competição por jogar ainda. Supondo que o City leve metade do valor de Market Pool do Chelsea (campeão inglês antes do City), seria mais 20 milhões, logo estamos na expectativa de levar um valor bem maior que na temporada anterior.
A UEFA irá distribuir mais dinheiro esse ano, mas essa criação do coeficiente de pontos deverá nos prejudicar, se mantivesse o valor do Market Pool com certeza a nossa arrecadação seria maior. Ter mais dinheiro nos ajudará nas contratações, mas a primeira coisa que eu penso é como prejudicará outros times, o City, por exemplo, sairá com 63 milhões (ou 54 milhões de libras) a mais que um time inglês que não jogou nenhuma competição da UEFA. E tem casos piores como o Brugge e Viktoria Plzen que receberão mais ou menos 25 milhões de euros, duvido que os vencedores dessas duas ligas nacionais recebem perto disso de premiação. É algo que a UEFA precisa pensar no bolo como o todo, assim como os clubes, mas duvido que essa segunda parte queira.
Foi bem difícil ver o jogo de hoje, mas as partes que eu vi, o time do Guardiola mandou muito bem, passou pelo Shakhtar com facilidade, fez três gols sem tomar nenhum e ainda viu o Lyon tomar o gol de empate do Hoffenheim nos acréscimos, com isso o City é líder do seu grupo F, um ponta frente do time francês e o time pode se classificar na próxima rodada ainda por cima. David Silva, Laporte e Bernardo foram os autores do gols de hoje.
Primeiro falar dessa classificação antecipada, que após a derrota para o Lyon, eu temia que precisaríamos jogar as seis partidas. Se o City e o Lyon vencerem, tira a possibilidade do nosso time ser ultrapassado porque chegaria a nove e Shakhtar e Hoffeiheim, hoje ambos com dois, só poderia chegar a 8 e mesmo assim tem confronto entre eles. O bom ainda para o City que seu confronto contra o Lyon será na quinta rodada, se nós vencermos, já garantimos a primeira colocação e podemos jogar contra o Hoffenheim, no Etihad, com o time B. Então seria bom o Aguero estar em campo na França para forçar aquele cartão amarelo para estar suspenso na sexta rodada do grupo. Na partida de hoje ele não entrou em campo, Gabriel Jesus não foi titular, infelizmente a seca dele continua.
Sinto que ele está nervoso para marcar, teve um lance que ele deveria ter rolado para o Mahrez na direita num contra ataque, mas preferiu mais um drible e chutar de esquerda, vai sair esse gol dele, só que eu acho que contra o Tottenham ele ficará no banco, não tem como deixar Aguero de fora de uma partida desse nível.
Mais uma vez Stones fez a lateral direita, Walker entrou em seu lugar nos minutos finais do jogo e mais uma vez foi bem nessa função improvisada. Ganha cada vez mais pontos com Guardiola, essas contusões do Danilo tem o prejudicado porque agora o técnico pode pensar em utilizar o zagueiro ou na vaga do Walker ou na do Fernandinho, talvez o camisa 25 seja poupado contra o Fulham pela Copa da Liga e o Stones jogue por ali novamente.
A recuperação de Kevin De Bruyne continua com ele jogando mais 70 minutos hoje, coitado do Tottenham que terá que aguentar o belga por 90 minutos na próxima segunda feira, pena que o estado do gramado de Wembley não deverá estar grandes coisas, talvez um pasto mesmo após três jogos de futebol americano.
Dos três gols de hoje, o mais bonito foi o do Bernardo Silva, ao iniciar um contra ataque e receber a bola de volta quase na meia lua e dar aquele chute como tacada de sinuca, à la Messi, bola bateu na trave para entrar. O portuga mal tinha 1 minuto em campo e deixou o dele, já são cinco na temporada, está apenas atrás do Aguero na tabela de artilharia do time. Se aclimatizou no ano passado, agora está mostrando toda a sua força.
O Manchester City ficará na quarta na Ucrânia para treinar. só deve voltar a Manchester na quinta feira, como tem tempo para a próxima partida, não precisa voltar correndo e desgastar mais os nossos jogadores. Bom planejamento para ir bem nesses campeonatos que disputamos.
Detalhe ruim foi a transmissão pelo Facebook do Esporte Interativo, no jogo anterior, pelo menos para mim, travou, hoje travando direito e fora o pessoal que narra e comenta. Contra o Hoffenheim, não sei se comentei, parecia que só o City estava em campo porque só falavam da gente, me lembro o nosso tempo apenas de coadjuvante e me irrita esse tipo de transmissão. E hoje os caras queriam fazer gracinha apenas, inferno isso. Não gosto desse estilo.
Para completar, a Juventus venceu em Manchester com o time mandante tempo problema para chegar no estádio pela segunda vez na Liga dos Campeões. Planejamento excelente do time deles, continuem assim, vão longe.
Talvez nessa partida o City teve a menor diferença de troca de passes que seu adversário: 554 tentados (462 certos) contra 491 (397), deve ter muito a ver que o jogo foi decidido muito cedo e o time deixou a bola com o adversário.
Atualização: Nicolás Otamendi, com um cartão aos 94 minutos, também está pendurado para as próximas partidas. O Aguero também está pendurado porque recebeu um cartão nos acréscimos da partida contra o Hoffenhein.
Amanhã tem mais um jogo do Manchester City pela Liga dos Campeões e o adversário será o ucraniano Shakhtar na "casa" do adversário, por problemas de guerra a UEFA não libera jogos no estádio deles. A partida começará às 16 horas, horário de Brasília, e será transmitida pelo Facebook do canal Esporte Interativo, como na última vez contra o Hoffenheim.
A boa novidade é que o Kyle Walker treinou, continua sendo dúvida até a hora do jogo, mas é mais animador ele estar nos treinamentos do que ficar fazendo gelo do lado de fora do gramado. Quem me acompanha sabe que eu tenho uma teoria sobre as entrevistas coletivas pré jogo da UEFA, o jogador que acompanhar o técnico será titular no dia seguinte. Hoje foi o Zinchenko que estava com Pep para responder as perguntas, só que o cara é ucraniano, então será que minha teoria cai por terra amanhã?
O City está em segundo lugar no seu grupo, com 3 pontos, um atrás do Lyon, um na frente do Shakhtar e dois a do Hoffenheim. Lyon e Hoffenheim jogarão no mesmo horário do nosso jogo na Alemanha, se o time alemão conseguir tirar pontos do Lyon, é possível que a gente saia líder amanhã mesmo e coloque de vez para trás aquela derrota na primeira rodada.
O Shakhtar não terá dois brasileiros, lesionados, o Tayson e o Marlos, além do Ismaily ser dúvida. Na temporada passada também caímos na fase de grupos no mesmo grupo e perdemos a partida na Ucrânia porque colocamos o time B, em jogo já definido. Amanhã será diferente.
A única coisa que me preocupa é Aguero porque ele já em dois cartões amarelos e vai demorar ainda para zerar. Tomara que o time tenha chance de fazer ele cavar um até a quinta partida.
- O Manchester City já partiu para a Ucrânia, onde na terça feira enfrentará o Shakhtar pela terceira rodada da Liga dos Campeões. A lista dos jogadores que viajaram com o time foi divulgada e tem 21 atletas, conta com a volta de Kyle Walker, entretanto, apesar de aparecer nos vídeos treinando, Fabian Delph não estará com o grupo.
Se não acontecer nada demais nesses dois próximos dias, os 18 jogadores para a partida já estão definidos, ficarão de fora o terceiro goleiro Daniel Grimshaw, Braham Diaz e acredito que o Zinchenko. Há importante comentar, algo que li agora, o Walker viajou, mas é dúvida para o jogo com o problema que teve após voltar da partida com a seleção inglesa.
Caso não jogue, será que John Stones repetirá a posição de lateral direito como na última partida? Guardiola o elogiou muito por sua versatilidade de atuar nas posições defensivas do time, foi contra o o Oxford que ele fez as vezes do Fernandinho né? Pelo visto, nesse momento, ele será pau para toda obra para o Guardiola, duvido que o jogador reclame disso.
- Algo me chamou atenção nesse jogo, será às 16 horas, horário de Brasília, são seis horas de diferença para a Ucrânia, a partida lá vai começar 22 horas da noite no horário local? Tipo futebol de quarta feira no Brasil? O estádio deve estar vazio porque não é a casa do Shakhtar por motivos de guerra, são 300 kms de distância. A UEFA poderia ter colocado no primeiro horário.
- Pela terceira rodada seguida na Premier League, Aguero foi substituído aos 66 minutos de jogo, não sei se isso é TOC ou superstição do Guardiola, mas aconteceu contra o Brighton, Liverpool e Burnley. Esse tópico é só para dizer que ele continua bem a frente dos seus perseguidores em média de gols por minuto. Ele fez um em 66 minutos em campo, Salah 1 em 90, Kane ficou 86 minutos e não marcou e Gabriel Jesus, 24 e saiu zerado também.
São mais de três minutos de diferença para o adversário mais perto. Boa sorte para aqueles quem pensam que podem o ultrapassar.
A UEFA escolheu um juiz espanhol para apitar nossa parte diante do Shakhtar na terça feira na Ucrânia. O nome da criança é Carlos Del Cerro, ele nunca apitou jogo algum nosso.
Ele tem 42 anos, sete jogos de experiência na Liga dos Campeões, 24 jogos realizados pela UEFA e é espanhol como o juiz que expulsou o Guardiola naquela partida contra o Liverpool no Etihad, o nosso treinador foi expulso por reclamar de um gol muito mal anulado por impedimento. Foi no final do primeiro tempo, íamos para o vestiário com 2-0 a nosso favor.
A volta de Joe Hart foi boa até o intervalo quando salvou lances de perigo de seus dois ex companheiros, Aguero e David Silva, saiu só com 1-0 contra, mas na segunda etapa a vida ficou bem difícil para ele, tomou mais quatro gols e terminou a partida com 5 gols contra. Aguero, Bernardo Silva, Fernandinho, Mahrez e Sané marcaram os gols da goleada por 5-0.
O começo do jogo poderia ter nos dado uma dor cabela imensa, com menos 30 segundos Laporte cruzou uma bola longa para Kompany dividir com o ligeiro Lennon e acabou comentando uma falta pesada, mas completamente compreensível o cartão amarelo. Não deu nem para analisar como estava a formação da defesa do time já que me pareceu após a divulgação do time que jogaríamos com três zagueiros (Stones, Kompany e Laporte), mas o inglês mais pareceu um lateral direito do que zagueiro. Acho importante notar que Walker não ficou nem no banco. Com a lesão de Danilo, ele deve ter sido poupado de tudo pelo treinador.
Sterling, depois do bom jogo contra a Espanha, ficou no banco os 90 minutos e Mahrez entrou no seu lugar, enfim deu um ar de sua graça hoje. Antes de Aguero marcar o gol de abertura de placar, ele recebeu dois passes precisos do argelino, no primeiro cabeceou para fora e no segundo Joe Hart fez grande defesa. O camisa 10 continuo tentando e foi recompensado com um passe preciso de David Silva que o acho ele livre na risca da pequena área para marcar seu gol de nº 149 na Premier League. Esse jogada foi toda construída pela esquerda com David Silva e Sané se entendendo muito bem. Ainda tivemos a chance de ir para o intervalo com mais um gol no placar, uma pena que David Silva não conseguiu tirar sua cabeçada de caminho de Hart, segunda grande defesa do nosso ex goleiro.
O Manchester City não demorou muito para despachar de vez os visitantes após o retorno dos vestiários e o segundo gol foi confuso porque a transmissão perdeu o lance, eu só vi a bola batendo nas redes, ninguém que via pela TV sabia de quem era o gol. O Sané fez jogada na área e tentou ganhar um pênalti, nada foi marcado, mas todos os jogadores, ambos os times, levantaram a mão pedindo uma coisa favorável a eles e a bola foi saindo muito devagar pela linha de fundo, só que o David Silva percebeu que o juiz não parou e foi atrás da bola para cruzar para trás em direção ao Bernardo, que mandou uma paulada para o gol.
Eu acho que a bola não saiu 100% do campo de jogo, me parecia que havia uma parte em cima da linha. Eu gostaria de saber por que não é possível colocar a tecnologia da linha de gol para essas marcações de saída de bola? Será complicado, custoso ou o quê? Beleza gol nosso e dois minutos depois Fernandinho aproveitou um rebote da defesa e marcou de fora da área o que era para ter sido o gol do jogo, mas Mahrez o desbancou.
Antes do quarto gol, tivemos o prazer do retorno de De Bruyne, jogou os 30 minutos finais no lugar do Bernardo e mostrou a categoria com belos passes. O quarto gol começou com um contra ataque rápido e trocas de passes velozes, pena que não saiu nesse primeiro momento, quando o Foden tocou para o Sané, era para o alemão chutar e não rolar para trás, na procura do De Bruyne, sorte que Fernandinho conseguiu ganhar a bola rapidamente e tocar para Mahrez acertar um puta chute de fora da área, sem chances para Hart.
Logo após o quarto gol, eu fui procurar a última vez que Hart havia sofrido 4 gols no Etihad e tinha sido em novembro de 2015. Bem cinco gols ele não tinha tomado em Manchester, então Sané quis dar esse "prêmio" para ele após concluir mais um cruzamento de Mendy, que lidera a Premier League com cinco assistências.
Resultado excelente, nenhum problema aparentemente e a volta de De Bruyne, tivemos um ótimo dia hoje.
Acaba de ser noticiado a ausência do Walker, Pep confirmou que ele ficou de fora porque chegou da Inglaterra com um pequeno problema no adutor, então não quiseram arriscar. Deu certo, agora é pensar no Shakhtar na terça, talvez eu tinha escrito que era na quarta em algum post, caso tenha feito isso, foi mal pessoal, me confundi.
Após a parada para aqueles malditos jogos das seleções nacionais, o campeonato inglês volta nesse final de semana e temos três times na disputa intensa pelo primeiro lugar na Premier League. E como diria o outro "ambos os três" entrarão em campo no sábado. E o jogo que nos importa mais é do Manchester City contra o Burnley no Etihad às 11 horas (horário de Brasília) com transmissão dos canais ESPN e acompanhamento pelo twitter do blog.
A gente pode sorrir de orelha a orelha depois da coletiva do Pep Guardiola agora há pouco, ele confirmou que a terceira melhor produção da Bélgica, apenas atrás de chocolate e cerveja, estará de volta nessa partida. Kevin De Bruyne já treina com os companheiros desde antes da partida contra o Liverpool, então teve duas semanas para ir melhorando o condicionamento enquanto esses jogos da data FIFA eram realizados.Não terá condições de jogar os noventa minutos ainda, mas só de saber que ele está entre os convocados para a partida e, se realmente estiver no banco, em algum momento ele entrará nesse jogo.
O time se saiu bem na sua ausência, que na temporada só jogou 30 minutos da primeira partida, lidera a Premier de forma invicta, avançou de fase na Copa da Liga e está em posição de classificação na Liga dos Campeões, só não ganhou o 10 por causa daquele jogo na estreia contra o Lyon, partida que erramos muito e os franceses aproveitaram. Então dá para tirar algo positivo da sua lesão, ele começará a ganhar condicionamento agora enquanto os principais jogadores dos nossos rivais estão bem a frente dele, mas quando chegar dezembro e janeiro, ele terá dois, três meses de temporada, os outros com cinco, seis meses, os técnicos terão que equilibrar o uso desses jogadores para não perderem o fôlego na reta final, podemos tirar proveito disso e fazer um rodízio, por exemplo, entre De Bruyne, David Silva, Bernardo e Gundogan, com o belga podendo jogar mais tempo, enquanto os outros times terão que fazer escolhas bem piores na armação dos seus times.
Além de De Bruyne quem está liberado para jogar é Delph, só que já estou esperando um resfriado na noite de hoje e ele ficará fora do banco por 15 dias. Nós teremos duas ausências para o sábado: Gundogan e Danilo. O primeiro se machucou na Alemanha contra o Hoffenheim e ficará de fora por duas ou três semanas, o brasileiro se machucou no jogo da seleção e nessa primeira parte liberada da coletiva não tocaram no nome dele. Devemos perder ele por um período longo, acho que por causa disso Guardiola optará por usar três zagueiros e deixar o Walker no banco para ser poupado em alguns momentos.
Como não participou dos jogos da Argentina, ao contrário do Gabriel Jesus que viajou com o Brasil, Aguero será o titular amanhã e ele está na briga para ser artilheiro da temporada, no momento tem cinco gols na Premier, atrás de Hazard(7) e empatado com Kane, Mitrovic e Glenn Murray. Pode ser um jogo para ele aproveitar, a defesa do Burnley não está tão boa quanto na temporada passada, foram 12 gols em 8 partidas.
Aguero em cinco jogos contra eles fez quatro 4 gols, então se marcar dois amanhã, pode se igualar a Hazard no campeonato, se esse não marcar, ter uma média de 1 gol por jogo contra o Burnley na Premier League (na carreira está seis em seis por causa de 2 gols marcados numa partida da Copa da Inglaterra), passar Les Ferdinand e igualar Michael Owen com 150 gols na Premier League. Além disso ele pode quebrar uma escrita se fizer pelo menos 1 gol: será a primeira vez na história que marcará um gol em Joe Hart. Possivelmente nunca se enfrentaram fora dos treinos, mas isso é uma informação que ninguém precisa saber.
Será a primeira vez que Hart enfrentará o Manchester City, nos seus empréstimos havia a condição de não jogar contra a gente. Com certeza a torcida o receberá de braços abertos e ele foi convidado na quinta a ir ao nosso CT para a cerimônia que daria o seu nome de um dos campos, como foi com o Yaya. Burnley e Manchester são cidades perto um da outra, então é capaz de ter rolado sim, apesar de não haver registro oficial até o momento (Atualizado com o link após o post ter sido postado). O pessoal do City deve estar fazendo um grande vídeo para homenageá-lo.
Foram 348 partidas com a nossa camisa, com cinco troféus, sendo dois da Premier League e o primeiro da quebra da seca pela Copa da Inglaterra, além de prêmios individuais como quatro Luvas de Ouro como goleiro menos vazado, divide a liderança com Petr Cech. Tem partidas memoráveis como contra o Tottenham em Londres em 2010/11, Borussia no Etihad em 2012/13 e Barcelona no Camp Nou em 2014/15. Oficialmente nunca fez gol pelo City, só lembro de em partidas amistosas em cobranças de pênaltis para determinar o vencedor. Mas tem um jogo que quase ele nos dá a classificação no último minuto, vocês se lembra contra quem? Resposta com vídeo no final do post, sem roubar hein?
Nessa briga pela liderança, podemos ter um campeonato com cinco primeiros lugares, bastaria que City, Chelsea, Liverpool empatassem seus jogos e Arsenal e Tottenham vencessem. Todos jogam no sábado, apenas o Arsenal na segunda feira em casa contra o Leicester. Nessas condições o City só perderia a liderança se o Arsenal vencesse por 9 ou mais gols, ou o Tottenham por 10 ou mais, eles teriam que contar que o empate do City não fosse monstruoso como aquele três a três contra esse mesmo Burnley lá em novembro de 2009. Naquela época a rede social era o Orkut e para saber o resultado do jogo, o pessoal do grupo ia avisando os outros por SMS , que era pago! Me lembro de estar indo para um jogo do Vasco e vencemos o Juventude para subir para a primeira divisão. e não acreditando que o City ia perder pontos em casa para o Burnley. E eu tinha bem mais cabelo naquela época.
Acredito que o Chelsea tem mais chances de sair na liderança nessa rodada, tem o adversário mais simples, enfrentarão na primeira partida do dia o United no Stamford Bridge, então vamos ter que vencer o Burnley para garantir a liderança porque o Chelsea tem cerca de 99,999% de ficar com os três pontos. Liverpool viaja até Huddersfield no último jogo de sábado e o Tottenham fica em Londres mesmo, mas no enfrentará o West Ham no estádio Olímpico, esse jogo no mesmo horário do nosso. E o Arsenal, como já dito, pega o Leicester na segunda no Emirates.
Brincadeiras à parte, temos que sair na primeira colocação, não podemos dar mole e deixar esses pontos bobos pelo caminho, o empate do Chelsea não é algo descabido, mas não acho que o Liverpool, com ou sem Salah, vai passar sufoco contra o Huddersfield. Sair em primeiro deixará nosso ânimo ainda lá em cima que será muito importante para o jogo de quarta contra o Shakhtar pela Liga dos Campeões.
Man City Vs Burnley (desde 1992):
Jogadores suspensos: não há.
Jogadores pendurados: não há.
Juiz da partida: Jonathan Moss. Nessa temporada apitou um jogo nosso, na Supercopa da Inglaterra, vitória por 2-0 sobre o Chelsea.
Resposta:
O jogo que quase Joe Hart fez um gol foi contra o Sporting de Portugal em partida pelas oitavas de final da Liga Europa de 2011/12 (bom ano) no Etihad. Na primeira partida em Lisboaperdermos por 1-0, gol do brasileiro Xandão. Em Manchester saímos para o intervalo com 2-0 contra, precisávamos fazer 4 gols, Aguero marcou dois e Balotelli um de pênalti. Nos acréscimos aconteceu isso aí e por muito pouco o Hart não nos classifica. Alguém acertou sem colar?
Não é o melhor ângulo, mas é o que achei no Youtube:
O Hart sofreu um pênalti aí não dado pelo juizão, o Senhor Tom Hagen da Noruega.
Estou meio atrasado com as notícias do Manchester City, mas fazer o quê né? Esses jogos de seleções me faz tirar umas férias do blog, nesse ano ainda temos mais uma rodada de partidas, em novembro, acho que começa dia 15.
Enquanto estive fora daqui, vocês já devem saber que tanto Sergio Aguero quanto Kevin De Bruyne foram nomeados ao prêmio Bola de Ouro da France Football, mas sabemos que o importante é ser lembrado, porque eles não vão ganhar, mesmo De Bruyne fazendo uma temporada espetacular na Premier League, ele não foi eleito o melhor da nossa liga.
Essa parada para os jogos das seleções trouxe boas e más notícias, além de uma dúvida. Começamos pela ruim, no jogo do Brasil contra a Argentina, Danilo foi titular, mas teve que sair no meio do segundo tempo e pode ser até problema de ligamento, a expectativa inicial, sem muitos exames, é ele ficar parado por mais um mês. Veio ferrado da Copa, jogou apenas contra o Oxford, joga pelo Brasil e acaba com um problema potencialmente sério, lamentável para ele. Eu para começo de conversa nem entendi porque ele foi convocado, mal tinha jogado essa temporada.
A dúvida fica por conta do português Bernardo Silva. Ele não jogou o segundo jogo da sua seleção, seria mais para descansar, nenhum problema, segundo a imprensa portuguesa, já a inglesa ele teria um problema sim, não especificou qual. Vou escolher confiar nos irmãos portugueses. Agora a boa notícia é boa mesmo de verdade.
O City tinha uma lista de jogadores ausentes por contusão e nos últimos dias já treinaram. O Philip Sandler, zagueiro contratado nesse janela, Mendy, Delph e o rei das assistências, Kevin De Bruyne, que já vai estar a disposição para o jogo de sábado e na próxima terça teremos um importante jogo na Ucrânia contra o Shakhtar, pela Liga dos Campeões. Vai ser muito boa tê-lo de volta ao time, daqui a pouco os adversários estarão mais cansados e ele em ponto de bola, poderemos fazer ainda um revezamento dele com o David Silva e o Bernardo. Oh, meio campo ruim hein?
Quem voltou em alta desses jogos FIFA foi o Sterling. Eu tinha escrito um post sobre os números de gols dele pela Inglaterra e a quantidade de vezes que ele era substituído. Bem ele tinha 2 gols em 44 ou 45 jogos, no jogo contra a Espanha, ele ficou os 90 minutos em campo e dobrou a sua quantidade de gols em 38 minutos. Minha corneta surtiu efeito total. Acho que o mais legal do primeiro gol dele foi o chute, cara a cara com o De Gea e não deu chance de defesa. Sterling, eu quero chutes assim, lindos, pelo Manchester City também.
Dois destaques jovens do City também jogaram por suas seleções. O Matt ou Matthew Smith foi titular do País de Gales na vitória sobre uma das Irlandas, não lembro qual, eu não vou procurar agora, ficou em campo por volta de 70 minutos. É bom ficarmos acompanhando ele, pode ser que volte ao City. O outro jovem foi o Foden que jogou os minutos finais da partida entre Inglaterra e Escócia pelo sub 21 ( ele tem 19 anos). Seu chute originou o escanteio do segundo gol, já nos acréscimos.
Com a volta de De Bruyne, a lógica parece ser que jogaria menos tempo, mas quem sabe Pep pode entender que o belga seria o cara ideal para ajudar o Foden a se desenvolver em campo, por já ter mais experiência que o Bernardo e ter mais pulmão que o David Silva. Torcer porque esse moleque vai valer ouro! Agora ele tem que assinar logo essa extensão de contrato. Seu miguxo, Brahim Diaz, ainda não assinou e tem 8 meses de contrato.
Por falar em contrato, Kompany mostrou desejo de assinar um último contrato em Manchester e o técnico da seleção belga disse que ele quer jogar mais três anos, está em seus últimos meses de contrato. Fará 33 em abril e terá 36 quando esse período de 3 anos terminar, está com espaço reduzido hoje, mas se aceitar o banco, acho que ele aceitaria ainda mais porque ele tem a família toda em Manchester, não irá procurar se assentar em outra cidade, não tem porque não dar essa extensão.
O jornal Mirror fez um levantamento sobre a venda de jogadores da base nos últimos 4 anos pelos seis grandes da Inglaterra e o Manchester City lidera com quase metade do valor total arrecadado possível (há bônus por performance), foram 114 milhões de libras entre os 6 e o City faturou 70.6 milhões.
Pelo o quê eu entendi da matéria, o corte foi ter jogado 10 ou menos partidas pelo time principal, com isso o Iheanacho não entraria na conta, por mim já não entraria porque ele não é da base nos meus critérios. Há casos de jogadores que não jogaram um minuto pelo City (Denayer, Gunn, Sancho) e o time poderá levar £ 44 milhões com esses atletas. É um bom valor, o projeto da Academia está no começo, ainda vendemos mais que aproveitamos, mas quem sabe daqui uns dois anos, teremos alguém bem firme no time titular.
Na última rodada do campeonato inglês o Manchester City teve uma chance muito grande de quebrar o tabu de não vencer o Liverpool em Anfield quando aos oitenta e seis minutos tivemos um pênalti ao nosso favor, infelizmente Riyad Mahrez desperdiçou de forma bisonha ao isolar a bola, chutou bem acima do travessão. Aí ficou aquela questão, por que ele quem bateu?
Aparentemente seria o Gabriel Jesus a bater, só que houve uma solicitação do próprio técnico para o argelino bater porque ele estava com bons números nos treinamentos. Só que em jogos os números eram horríveis, tinha perdido bastante pelo ex seu time, o Leicester, esse foi o seu primeiro cobrado pelo City. Gabriel, pelo menos no City, tem números muito ruins, de três oportunidades que teve, só marcou uma vez. Também é longe de ser classificado como um cobrador oficial, que no nosso time é o Aguero.
Nesse momento do jogo ele estava no banco de reservas após dar lugar a Gabriel no segundo tempo, então sem chance dele bater. Ele tem números razoáveis na carreira, tem 49 cobrados e 39 morreram lá dentro, dá mais ou menos 80%, não sei qual é uma percentual aceitável, chutaria para 9 convertidos em 10 chances. Há pouco tempo nós tínhamos o Yaya Touré e já contávamos com a bola na rede, foram 14 em 14.
Esse era o nosso time em campo no momento da cobrança do pênalti: Ederson, Walker, Stones, Laporte, Mendy, Fernandinho, David Silva, Bernardo Silva, Mahrez, Sané e Gabriel Jesus. Segundo o site transfermakert, esses 11 juntos em todos os clubes (tenho dúvida sobre o Fernandinho e Gabriel por não ter números deles no Brasil) e seleções cobraram no total 38 pênaltis e marcaram 23 gols (60%), sendo o Fernandinho (11 em 17) e Mahrez( 9 em 15 ) os maiores cobradores, quase que inteiramente eles.
Do elenco atual os únicos com 100% de aproveitamento são Sterling e Gundogan, mas cada um bateu uma única vez. Interessante são os casos do D Silva e De Bruyne, ambos bateram a mesma combinação de pênaltis, dois por suas seleções e um pelo City e tiveram o mesmo resultado: gols por seus países e pênalti perdido com o Manchester City.
O Guardiola terá que achar o substituto do Yaya nessa função, os números do Aguero não me dão confiança para ele ser o escolhido e nós não temos uma amostragem muito grande fora do argentino. Ou faz isso ou a gente torce para os caras nos deixarem fazer gol direito e não colocar a bola na marca da cal.
Ontem eu vi a partida entre Croácia e Inglaterra por mais uma rodada da Liga das Nações e o jogo terminou 0-0 na casa dos vice campeões mundiais, não foi a coisa mais graciosa do mundo e vamos falar a verdade, a Inglaterra voltou a depender de bola parada porque num 4-3-3 com o meio de campo formado por Henderson, Dier e Barkley ninguém cria nada aí, então é bola para frente e torcer para os atacantes se virarem.
Nesse jogo aconteceu a estreia do jovem Jadon Sancho, que todos sabemos não ficou no Manchester City e foi tentar a sorte no Borussia Dortmund aonde está indo bem, não é titular incontestável, mas é o líder de assistências na Europa, aparentemente. Como já falei, acho o estilo dele muito parecido com o do Robinho, muito ciscador e muitas vezes improdutivo, com 18 anos tem a evoluir. Ele ficou pouco mais de 10 minutos em campo e criou chances para a Inglaterra pelo menos fazer um gol, achei uma boa estreia.
O ex companheiro dele de Manchester City, Phil Foden, também fez sua estreia numa seleção inglesa, no caso a sub 21, último passo antes da seleção principal, isso com 18 anos. Ele jogou os 90 minutos na vitória sobre a seleção de Andorra por 7-0, não marcou gols (estou procurando os lances do jogo, se achar, posto aqui), agora o próximo desafio será contra a Escócia na terça feira, esses jogos valem como classificação para o Europeu sub 21 que será disputado na Itália ano que vem e a Inglaterra assegurou com essa vitória sua vaga. Pelo o quê eu li na internet ele foi muito bem.
Voltando ao jogo contra a Croácia, três jogadores do City participaram, Walker, Stones e Sterling. O nosso zagueiro recebeu um cartão amarelo e está suspenso do jogo de segunda contra a Espanha, para a gente é bom, não sei se foi liberado para voltar para a Inglaterra, já não ter que jogar é um grande alivio, as vezes ele pode ter pedido para ficar né? Visitar Sevilha com tudo pago e sem ter que suar deve ser bom demais. Agora o assunto principal é Sterling.
Assim como todo o time, ele não foi exuberante, mas pelo menos deu um passe açucarado para o Rashford fazer um gol, mas o atacante do United perdeu, não apenas esse como outro anteriormente, ambos cara a cara com o goleiro, se fosse o Sterling no City, nós estaríamos xingando ele muito, como já fizemos com alguns gols perdidos. Sterling foi substituído pelo Sancho e no final foi a única alteração promovida pelo Southgate. Na hora que ele saiu o técnico abraçou ele e conversou por longos segundos com o nosso atacante querendo para cacete ouvir o que ele tinha para falar. Isso me chamou a atenção, eu tinha a sensação que o Sterling era sempre substituído, logo foi procurar os números pela seleção.
Sterling já jogou 45 vezes pela Inglaterra e só marcou duas vezes, o último completou três anos no dia 9 de outubro. É um número ridículo de gols, no City ele tem 150 partidas e 48 gols, quase 1 a cada três jogos, só que em Manchester, ele tem aquele pequeno detalhe chamado Aguero, que é o cara que faz nossos gols, então eu acho a média dele muito boa, ele não é um atacante clássico.
Fui procurar os números dele desde o Southgate assumiu, isso em outubro de 2016. O técnico tem 28 jogos no comando da Inglaterra, o Sterling jogou 18 dessas partidas, 16 foi titular e duas ele veio do banco. Dessas 16 partidas no time inicial, ele só completou noventa minutos em campo quatro partidas e meia, a meia foi o jogo contra a Suécia na Copa do Mundo, onde ele saiu já nos acréscimos, ele jogou 90 minutos, só que não terminou a partida.
Dessas cinco partidas de 90 minutos, duas foram amistosos, dá a impressão que foi ficando. Foram 13 partidas oficiais com o Southgate e em somente 3 ele jogou 90 minutos. É muito pouco. Será que não há outra opção para substituir? Me fica parecendo que ele é um bode expiatório e que dá mais munição ainda para a parte da imprensa que gosta de pegar no pé dele por qualquer bobeira. Pelo City, ele jogou 10 partidas nessa temporada, nove como titular, e em três ele ficou o tempo todo, a qualidade ofensiva do nosso elenco é muito superior ao da Inglaterra né? E o Pep pode querer descansar jogadores, técnico de seleções não pensam em descanso, isso é problema do clube.
O Sterling tem sido peça fundamental para o nosso sucesso, foi importante na temporada passada e tem sido nessa, é nosso vice artilheiro com 4 gols, só atrás do Aguero, para variar. Eu não entendo como o técnico da seleção inglesa tendo um jogador muito bem aproveitado por um dos maiores técnicos da história, não consegue tirar coisa melhor dele? É incompetência do Southgate.
Veremos na segunda feira qual vai ser o posicionamento do técnico inglês em relação ao Sterling. Fosse eu e substituído novamente, dava aquele piti clássico e pediria para não ser mais convocado enquanto o Southgate fosse o treindor.
E aí, pessoal? Como está esse recesso de futebol inglês para vocês? Falar a verdade, é muito chato se ter jogos do Manchester City, então acabo vendo qualquer partida que aparece pela frente e fui ver o primeiro jogo da final da Copa do Brasil entre Cruzeiro e Corinthians. Me desculpe os torcedores desses dois times, mas que futebol lamentável foi aquilo.
Os jogadores tinham dificuldades de matar a bola, acertar passes, tinha hora que queriam resolver em jogada individual. Eu achei muito ruim, não sei como são esses times em outras partidas porque eu só vejo jogo do Vasco e mesmo assim quando o outro time ataca, eu mudo de canal porque eu tenho certeza que os caras marcarão um gol de forma tão bizarra que terei um ataque cardíaco. O futebol brasileiro tem vários problemas, só que hoje eu vi uma parte do jogo do Brasil contra a Arábia Saudita e os donos da cada, que tomaram de cinco da Rússia na Copa, em alguns momentos tentavam sair jogando como o City faz e conseguiram nos lances que eu vi, mesmo com a marcação brasileira em cima, evitaram chutões, não sei se fizeram isso no jogo todo. Aí eu pensei: "porra, isso é uma seleção fraca, por que a gente não consegue fazer isso aqui?"
Entretanto esse é um post para falar como andam partem dos nossos jogadores emprestados pela Europa e não grandes destaques no momento. O jogador que mais minutos teve em campo foi o Jack Harrison pelo Leeds, tem sido titular nas últimas partidas e o seu time está em terceiro lugar na segundona, é vaga para Play offs. No segundo lugar, West Brom, tem o Tosin Adarabioyo, mas tem jogado pouco porque o time vai com 3 zagueiros e o técnico quando o coloca em campo parece ser com lateral direito.
Dois jogadores fizeram estreias entre o post anterior e esse: Edward Francis, no Almere City, líder na segunda divisão holandesa, mas ele só jogou sete minutos num jogo de Copa. Por falar na segunda divisão da Holanda, temos outro jogador lá o galês Matthew Smith no Twente, é um meio campista que fará 19 anos em novembro, titular do time e já tem jogado pela seleção do seu país. É bom ficar de olho porque mesmo que não seja aproveitado, pode render uma grana.
O outro jogador a fazer sua estreia foi o Douglas Luiz no Girona que jogou cinco partidas, acho que foram todas desde que voltou ao time espanhol e em apenas uma ele veio do banco, só a mais importante contra o Barcelona. O Aleix Garcia costuma ser reserva, assim como o Patrick Roberts que jogou 67 minutos no total na temporada. Pelo menos deve estar aproveitando o tempo aberto e quente na Catalunha ao invés das chuvas escocesas.
Na França temos dois jogadores o Manu na primeira e o Ambrose na segunda. O Manu é titular do Toulousse e já deu duas assistências, já o Ambrose, também titular, e é a artilheiro desses emprestados. O Manu ainda está na briga do prêmio Garoto de Ouro, uma votação que vai cortando 20 nomes a cada novo mês, por enquanto ele e Foden estão na lista dos 40, e todos sabemos que o Mbappé vai levar.
Voltando para a Inglaterra, no Preston North End temos o Brandon Barker e o Lukas Nmecha, o primeiro alterna entre titular e reserva, o segundo perdeu algumas partidas por uma contusão no joelho e no último jogo contra o Wigan foi bem na visão dos torcedores, poderia ter marcado seu primeiro gol como profissional, quando o time teve um pênalti a favor, mas acabou que Paul Gallagher, batedor do time, quis ser o cara da batida. Justo isso, se tem um oficial, não tem porque ficar reclamando.
Vamos ver como esse pessoal evolui para o próximo post, será que Roberts chega aos 90 minutos? Nmecha marcará seu primeiro gol?
Car%&&%! Que jogo ruim. Foram pouquíssimas chances de gols e defesas dos goleiros deu para contar em uma das mãos. As nossas melhores foram todas com o Riyad Mahrez, inclusive um pênalti que ele tirou do Gabriel Jesus e ele bateu mal para cacete, isolou a bola. Com esse empate em 0-0, temos três times na liderança com 20 pontos (City, Liverpool e Chelsea) e mais dois com 18 (Arsenal e Tottenham). Agora a Premier League vai parar para os jogos data FIFA e no retorno jogaremos contra o Burnley em casa no dia 20, quem sabe com a volta do De Bruyne.
Não tenho muito o que falar do jogo porque não houve um, nosso primeiro tempo foi um lixo total, a parte ofensiva não existiu, eu pouco vi o David Silva em campo, acho que o Bernardo só melhorou no segundo tempo ou contrário do Sterling, Mendy, Aguero e Mahrez que não melhoraram nunca hoje.
Eu não entendi porque o Sané foi banco, podia ter entrado no lugar de qualquer jogador ainda no intervalo. Eu achei o Mendy muito relapso, forçava umas bolas sem necessidade. Aguero saiu puto do jogo, saiu de campo num passe lento demais, não jogou rigorosamente nada, não recebia bolas e não conseguia buscar. Sterling, outro substituído, perdeu quase todas as jogadas para o Gomez. Acho incrível que a gente olha para o meio de campo do Liverpool e não imagino que seja melhor que o nosso, mas colocam mais disposição.
O que eu quero saber agora é o que aconteceu na hora da cobrança do pênalti. O Gabriel estava pronto para bater, mas o Mahrez chega fala alguma coisa e tenho a impressão que o brasileiro olha para o banco de reservas, não sei se houve uma informação para trocar de batedor ou ele estava pedindo ajuda ao Guardiola, não sei mesmo. Só sei que o Bernardo Silva o consolou e depois do final do jogo o técnico gastou alguns segundos para falar com ele e o Gabriel estava com aquela cara "ah, tá legal, beleza, legal", querendo só seguir o caminho dele.
Que merda, gente. Jogo ruim, pintou uma chance de vitória e nada aconteceu. E vocês acha que foram pênaltis no Aguero, mão do van Dijk e esse pênalti? Os dois primeiros eu gritei que sim, mas pensando friamente, não foram. O que foi marcado, o zagueiro não toca na bola e só toca no Sané, de leve, é verdade, acho que com VAR o juiz não marcaria.
Agora é ir para sessão de futebol americano e baseball até acabar o dia, quero esquecer esse jogo.
Meu Deus, é sexta feira e o Pep Guardiola deu a entrevista coletiva pré jogo onde fala que Kevin De Bruyne já está treinando normalmente com o elenco, quando perguntado exclusivamente se o belga terá condições de jogo para domingo, a resposta: "veremos amanhã (sábado)." Vocês também ficaram excitados com a possibilidade do De Bruyne voltar? Me sinto uma criança na véspera da Natal agora.
O Manchester City enfrentará o Liverpool em Anfield no domingo, o jogo começará ao meio dia e meia, horário de Brasília, com transmissão dos canais ESPN. O twitter do blog fará o acompanhamento desse jogão.
A entrevista do Guardiola não trouxe apenas essa esperança de vermos o De Bruyne pelo menos no banco, ele também comentou sobre a situação física dos outros jogadores. Apenas Fabian Delph está fora da partida, Mendy voltou a treinar e pode ser outro a reaparecer no domingo, uma notícia muito boa também porque, apesar dele não ser tão forte defensivamente, improvisar ou o Danilo ou Laporte ou Zinchenko ali contra o Salah poderia dar ruim para a gente. O Mendy focado, querendo jogar com aquela força no ataque se transforma numa arma sem igual para o City. Ele já não joga tem umas duas ou três partidas pela Premier e mesmo assim é o líder de assistências do nosso time na competição.
Dúvida, dúvida mesmo é o Gundogan que não treinou hoje e saiu lesionado na partida de terça contra o Hoffenheim, será avaliado amanhã para sabermos se terá condições. Eu não estou lembrando agora precisamente qual foi um dos três jogos dessa sequência que tivemos contra o Liverpool que ele jogou que eu achei a ideia inicial do Guardiola boa de ter o Gundogan em campo, mas acabou sendo um desastre, pelo o quê eu estou olhando aqui foi naquele 3-0 pela Liga dos Campeões, ele saiu com menos de 60 minutos de jogo. Com certeza ele não foi o único culpado desse dia terrível, mas me lembro que foi bem mal.
Depois de jogar como lateral esquerdo e não ter feito um grande jogo, aposto que Laporte voltará para a defesa, não sei qual será a sua dupla, não acredito que seja o Kompany, o capitão tem jogado bem menos, não deverá ser num jogo grande desse que reconquistará em definitivo sua posição como titular. A faixa de capitão ficará no braço de David Silva, autor do gol da vitória diante do Hoffenheim.
Como aguentou os 90 minutos da última partida, Aguero deverá ser o titular, não tem como deixá-lo no banco em um jogo tão importante. Em dez jogos na atual temporada, ele já fez oito gols, nas últimas três partidas que jogou, ele marcou gols em todas elas. Kün é o cara e vai acabar com essa zica em Anfield nessa rodada.
Perguntaram duas coisas para o Guardiola, a primeira sobre o fato de Klopp ganhar bastante dele, respondeu de forma correta, "parabéns para ele, um bom trabalho, nós ganhamos a Premier League, eles venceram a gente." A torcida do Liverpool deve até ter dado volta olímpica com esse troféu, porque troféu de verdade não ganham tem tempo. E outra sobre a segurança do time. Rolou uma história que os nossos torcedores poderiam proteger o ônibus ou coisa do gênero, Guardiola mandou que os torcedores do Liverpool tem que entrar no estádio para não causarem confusão. Veremos o que acontecerá no domingo, dessa vez a polícia da cidade deverá agir de verdade.
Pelo lado do Liverpool, que perdeu no seu jogo de meio de semana, há apenas dúvida, se Keita terá condições de jogo ou não. Do resto quem tem jogado normalmente, está apto para domingo. Esse é o segundo jogo grande seguido pela Premier League do Liverpool, na rodada anterior empatou em Londres contra o Chelsea, a semana deles foi complicada, espero que o Manchester City complique ainda mais.
A gente só deixa a liderança nessa rodada se perdermos para o Liverpool ou empatarmos e o Chelsea meter um 8 a 0 no Southampton, fora de casa, por exemplo. Esse jogo também acontecerá no domingo, às 10:15 (horário de Brasília). Um empate entre City e Liverpool e vitória do Chelsea colocarão três times empatados com 20 pontos e se Tottenham (Cardiff no sábado) e Arsenal (Fulham no domingo) vencerem, teremos cinco times muito perto do topo porque esses dois ficariam com 18 pontos. E o United está lá para trás.
Infelizmente City e Liverpool é o jogo que fechará a rodada, então temos mais de 48 horas de ansiedade ainda. Para matar o tempo, tem esses dois post que fiz anteriormente sobre o que envolve nesse jogo: Aguero e Anfield.
Chegou aquela época nojenta da temporada, o Manchester City fará sua partida em Anfield nesse domingo. Há quase 15 anos, uma festa de debutante, nós não vencemos nesse estádio e sempre penso agora vai! E não vai, tem uns cinco ou seis anos que acredito piamente que esse jejum de vitórias acabará, só que essa esperança não vira realidade.
Há algum tempo meu maior problema era não vencer o outro time da cidade de Liverpool, o Everton, de algum jeito ou de outro eles não venciam seja em que estádio fosse. Mesmo após a aquisição, o time demorou um tempo para chegar ao nível, e hoje passar, do time vermelho, então, mesmo já tendo essa sequência negativa em Anfield, meu temor naquela época era jogar contra o Everton. Isso é passado, agora o desafio é ganhar os três pontos em Anfield.
A última vitória acontece em maio de 2005, de lá para cá, jogamos 17 vezes com o Liverpool de mandante, sendo uma pela Copa da Liga e uma pela Liga dos Campeões, e são apenas cinco empates e estamos numa sequência de seis derrotas (três com Pellegrini e três com Guardiola). Teve jogo que podíamos ter vencido, mas ou entregamos com erros bobos ou o Philippe Coutinho acertava cada chute espetacular. Bem já tem dois jogos que ele está em Barcelona e continuamos a perder. Um adendo, esse será o terceiro confronto em Anfield em 2018, um pela Premier League (3 x 4) e um pela Liga dos Campeões (0 x 3).
E por falar nesse jogo, algo muito importante aconteceu fora de campo: o ônibus do City foi obrigado a passar por um corredor de milhares de torcedores do Liverpool e foi alvo de latas de cerveja, pedras, fogos de artifícios, etc, etc...Nada acontece com eles, a não ser uma multa dada pela UEFA e a polícia local não conseguiu identificar culpados ou não quis mesmo. Na época já era sabido que teríamos essa recepção, a nossa rota de chegada ao estádio foi comunicada, para domingo o City já avisou que é secreta, não quer que seja repetido essa selvageria.
Nesses dezessete jogos por aquelas bandas, temos muita, mas muita dificuldades mesmo de marcar gols nos caras, foram apenas 16, sete saímos em branco. O nosso maior goleador nesse período em Anfield é o Edin Dzeko ( está jogando muito na Roma) com apenas dois gols e quem mais jogou foi o gênio David Silva com nove partidas. Acredito que pela situação do meio de campo atual do Manchester City, ele irá fazer a sua décima partida na casa do Liverpool.
Ah, muita gente pode se perguntar "vários desses jogos o time era bem fraco", ok, isso é verdade, só que mesmo depois da chegada de Guardiola nós apenas perdemos e em duas das três partidas feitas após a sua contratação, o City não marcou gols. Pelo lado da nossa defesa os números são bem ruins também.
Nessas 17 partidas sem vitória, sofremos 34 gols, média cravada de dois por jogo, desde a aquisição em setembro de 2008, visitamos eles 12 vezes e buscamos a bola na rede em 27 oportunidades, sendo oito durante o reinado de Pep Guardiola. Se a média continuar, o Liverpool poderá celebrar mais um troféu, do time que mais sofremos gols na Premier League, hoje é do Arsenal com 69 em 43 jogos, o Liverpool tem 68 gol em 42 confrontos.
Eu não sei explicar porque é tão difícil para a gente conseguir a vitória lá. Há a ideia que o modo de jogo do Klopp quebra o Guardiola (nesse link um confronto direto atualizado) e isso vinha já da Alemanha, mas em jogos com Mancini e Pellegrini, a gente enfrentou times feios do Liverpool, não que o atual seja a oitava maravilha do mundo, e nada de vitória. Tudo bem que a torcida dos caras é mais barulhenta que a média na Inglaterra, porra, mas a gente tem jogadores cascudos a vera, que não vão tremer por causa de vaia.
A cada jogo reacende a esperança de uma vitória em Anfield e continuo esperançoso para domingo, será o dia da queda desse tabu, venceremos bem com o Guardiola dando um banho de tática no Jurgen Klopp. Eu só não coloco um " Eu acredito" aqui porque isso só funciona se você for torcedor do Atlético Mineiro na Libertadores de 2013, mas eu vou dizer outra "Eu tenho esperança!".