sexta-feira, 7 de setembro de 2018

Jogadores emprestados.

Já queria fazer esse post tem tempo, mas fiquei enrolando bastante e o MEN saiu na minha frente. É um post sobre os jogadores que o Manchester City emprestou nessa temporada e mostrar se eles estão jogando ou só a passeio nesses novos times.

No momento o City tem 27 jogadores emprestados, de acordo com o Wikipedia e o MEN, pelo mundo, tem jogador no Rio de Janeiro, em Nova Iorque, Coréia do Sul, na Austrália e em alguns países da Europa também. Não quis fazer desses 27 porque tenho certeza que muitos deles nunca jogarão pelo nosso time ou não foram da base, é o caso do Marlos Moreno no Flamengo. Foi contratado, não sei se pisou em Manchester e já está no seu terceiro empréstimo.

Com esse filtro eu reduzi a 12 o número de atletas que comporão essa informação sobre os emprestados. São cinco em times da primeira divisão e outros 7 na segundona. Na primeira divisão temos 4 em dois clubes parceiros do City e o restante em um time que estava para firmar uma parceria, até agora nada foi confirmado, são eles os times da primeira: o Girona com três (Aleix Garcia, Douglas Luiz e Patrick Roberts), NAC Breda (Paolo Fernandes) e Toulouse ( esse é o quase City, que tem o Manú Garcia). Na segunda divisão temos jogadores emprestados ao Preston North End (Brandon Barker e Lukas Nmecha), West Brom (Tosin Adarabioyo), Leeds (Jack Harrison), Lens da França (Thierry Ambrose), Almere City (Edward Francis) e Twente (Matthew Smith).

Esses dois últimos jogadores eu não me lembro deles em jogos da base, com nomes tão comuns, não chamam tanta atenção. Francis ainda não entrou em campo, Smith, sim e com 18 anos já fez duas partidas pela seleção principal do País de Gales, a última delas na estreia da seleção galesa na Liga das Nações, partida oficial, quando entrou com quase 25 por jogar. Talvez não tenha futuro com a gente, mas pode render uma grana se continuar a jogar.

Dos outros 10 jogadores, se fosse destacar algum para ser chamado para o time principal, eu apostaria em dois: Douglas Luiz e Nmecha. O brasileiro é óbvio que tem futuro no City, Guardiola já queria tê-lo agora, mas por não conseguir o visto de trabalho, não pode ficar. Foi emprestado no dia do fechamento da janela na Espanha, ainda não teve tempo para jogar, quando a data FIFA se encerrar, deve ganhar a posição de titular, o City não mandaria ele para lá de novo para comer banco.

Eu achei que Lukas Nmecha ficaria nessa temporada porque sabemos que Aguero e Gabriel tem a média de uma lesão por ano com o City, então acreditava que poderia ficar para ser utilizado nesses casos, não aconteceu. Tem jogado e sido titular no campeonato da segunda divisão, não fez gol ainda é verdade, foi convocado para as seleções de base da Inglaterra, mas uma contusão o tirou desses jogos. Fez uma pré temporada interessante e teve seus minutos no time principal, esse tempo no Preston ajudará-lo a ganhar experiência.

Aleix Garcia está no seu segundo ano no Girona, assim como o Paolo Fernandes no Breda, não foram nem chamados para a pré temporada. Nunca achei o Garcia grandes coisas, acho que irá rodar por esses times menores da Espanha, o Fernandes nunca vi jogador, então não há opinião sobre ele. O Ambrose tinha um grande status na base, uma série de lesões o atrapalhou e agora está na segunda francesa, não deve ser aproveitado, mesma coisa vale para o Brandon, não conseguiu ter oportunidades e vão passando por times de pouca expressão no futebol. Eu acho que o City só está na espera de acabar o contrato do Patrick Roberts, a única coisa que joga a seu favor é se encaixar nas cotas da UEFA e da Premier League, tem jogado pouco no Girona.

Apesar de ser inglês, o Jack Harrison ocuparia uma vaga de jogador livre tanto na Premier quanto na Liga, não tem bala para roubar a vaga de ninguém no momento, não vai vingar. O Manú Garcia poderia ser um jogador a atuar mais vezes pelo nosso time principal, fez boas temporadas no Breda, está num time de primeira divisão na França, o Toulouse está me terceiro no momento, tem jogado e está entre os 60 jogadores mais promissores do prêmio Golden Boy, mas na posição dele há muita concorrência, meio campista ofensivo no City de hoje, tu tem que ser top de linha para ficar no banco. Acredito que é outro jogador que dará para arrumarmos um troco.

E por fim o Tosin. Teve suas chances na temporada passada, mas ficou atrás até do Mangala na escolha do Pep, acho ele melhor e mais calmo com a bola que o francês, o técnico está acompanhando os treinos para saber melhor. Temos dois zagueiros muito jovens no momento (Stones e Laporte), Otamendi tem 30 anos e tem mais quatro anos de contrato e Kompany está na seu último, não sei se será renovado por mais um, veremos no final dessa temporada. O Tosin está muito atrás na ordem, acho que esse tempo no WBA poderia ajudá-lo a conseguir coisa melhor. Tem jogado lá pelo menos.

Continuar a acompanhar esses 12 jogadores e na próxima parada FIFA eu atualizou o quê aconteceu com eles.

Siga o blog no Twitter.






Um comentário:

  1. Achava também que o Nmecha iria ficar. Minha dúvida só é em relação ao Douglas Luiz, se o Guardiola o queria tanto assim ou seria por falta de opções no mercado mesmo, afinal ele não conseguiu o Fred e nem o Jorginho. Mas de qualquer forma por ser um jogador ainda muito jovem, é bom ganhar experiência e pode ser uma boa aposta sim, e com um custo bem menor.

    ResponderExcluir