sexta-feira, 14 de setembro de 2018

EPL # 5 - Manchester City Vs Fulham

Começa aquele período que gosto no campeonato, jogos no meio e final de semana. Teremos sete partidas de amanhã, dia 15/09, até 07/10 quando enfrentaremos o Liverpool em Anfield e suas pedras voadoras que atingem ônibus. No sábado pegaremos o Fulham no Etihad às 11 horas, horário de Brasília, com transmissão dos canais ESPN e o primeiro acompanhamento pelo Twitter do blog.

Essa parada para jogos data FIFA foi muito boa para a gente porque já não tivemos tantos jogadores convocados e nenhum voltou machucado, aparentemente. Havia uma preocupação com a situação do Sterling que foi desconvocado dos jogos da Inglaterra por causa de um problema nas costas. Já tem vídeo dele treinando com o elenco e o Guardiola avisou que ele está bem para jogar, ótimo isso para a nossa sequência. Não descobri nada sobre o Danilo, ele treinou durante a semana, pelo menos isso nos diz que ele está perto de voltar, momento importantíssimo para isso.

Será nesse momento que Guardiola começará a usar o elenco de verdade, por exemplo, Otamendi e Delph ainda não entraram em campo pelo campeonato inglês, o caso do Delph é curioso porque ele jogou primeiro pela Inglaterra nessa última semana antes de ter um minuto sequer com a camisa do City nessa nova temporada. Não acho que serão usados nos próximos dois jogos, acredito que Guardiola colocará o time para rodar na rodada que vem da Premier League, no meio de semana contra o Lyon, na estreia da Liga dos Campeões, devemos começar com força máxima para resolver a classificação o mais rapidamente possível. Ah, esse jogo de quarta está na programação do Space ao vivo às 16 horas.

Será mais um jogo que teremos um time bem fechado que sairá eventualmente no Etihad, como foi contra o Huddersfield e Newcastle, o Fulham não jogará livre, leve e solto como a gente gostaria bastante, o Ederson foi o goleiro que menos defesa fez nesses cinco jogos iniciais. Será mais um jogo que Mendy será usado e abusado, a fase dele está muito boa. Ele é o líder de assistências na Premier League, juntamente com o Holebas do Watford, tem 4 cada, e deu mais um passe para gol pela França num desses dois jogos deles. Aí fica aquela dúvida: quem jogará no ataque?

Na temporada passada com a ausência de Mendy, Gabriel e Aguero pouco jogaram juntos, ao contrário desse começo de temporada. A observação sobre o Aguero sair mais da área do que o Gabriel, como no último jogo, me parece justa: é muito melhor para a gente ter o camisa 10 perto do gol para finalizar do que "armando" jogadas. Então se for para ter um jogador aberto pela esquerda eu prefiro o Sané, aquele Sané, melhor jogador jovem do campeonato inglês, do que o Gabriel. Só que até agora ele não mostrou o mesmo futebol, no jogo contra o Wolverhampton ele estava desligado e diante do Newcastle nem no banco ficou.

Guardiola disse que é rodízio, acho pouco provável, me pareceu mais uma chamada para ele acordar. Não sei se a gravidez do casal possa ter atrapalhado de algum jeito, a esposa deu à luz na última semana, acho mais que é uma flutuação de um jogador muito jovem ainda, natural. Mas caso ele não consiga reverter isso rapidamente, a situação pode piorar porque a concorrência é grande e ele poderá cair numa espiral negativa. De cabeça já vem três jogadores que podem atuar por ali: Gabriel, Sterling e Mahrez.

Além de Sané, Ederson virou pai na última semana, por isso sua ausência dos jogos da seleção. Agora não precisamos ficar preocupado quem será nosso goleiro porque está tudo bem com o casal e o novo filho e não será dessa vez que teremos a estreia do Muric no gol do City, ainda estou na dúvida se fará diante do Oxford, como é um time de terceira divisão, minha aposta hoje é que sim.

A dupla de zaga Stones e Laporte deverá ser mantida, o City não sai sem sofrer gol nas últimas três partidas e terá o desafio de enfrentar o Mitrovic, um dos artilheiros do campeonato com 4 gols, o time fez sete, será bem físico e o Stones não pode dar aqueles moles que deu em temporadas passadas com os atacantes chegando duro nele e ele aceitando a carga. O Mitrovic usará o corpo o tempo todo, então nada de amolecer em divididas, ele não chegaram carinhosamente contra a nossa zaga. 

O time de Londres subiu nessa temporada após vencer o play off da segunda divisão, gastou bastante dinheiro para se manter, o time está sendo montado, um dos contratados foi especulado no City, Jean Michael Seri, jogador de meio de campo, ele foi autor do gol do mês na Premier League, um chute de fora da área que bateu Joe Hart na vitória de 4-2 sobre o Bunrley, a defesa foi vazada em todos os jogos da Premier na temporada, a média é de mais de dois gols sofridos por jogo, então não dá para pensar em não vencer, não podemos deixar os três na nossa frente desgarrem. Essa é uma rodada pró Chelsea.

O Liverpool fará o primeiro jogo do sábado contra o Tottenham em Londres, ótima partida para perder pontos, quem sabe um empate para prejudicar os dois. Por coincidência, Chelsea e Watford jogam em Londres também, no mesmo horário que a gente o Chelsea pega outro time que subiu o Cardiff em Stamford Bridge e o terceiro colocado Watford receberá o décimo colocado Manchester United, no último jogo de sábado. 

Sair com a liderança nessa rodada acho impossível, mas dá para pegar o segundo lugar. O problema é que o primeiro ficaria com o Chelsea, na minha combinação de resultados da rodada, e eles só tem Liga Europa nessa temporada, por enquanto eu meu favorito para rivalizar com a gente na luta pelo título inglês.

Então não se esqueçam, jogos às 11 de manhã com acompanhamento pelo Twitter. Sigam o blog por lá!

Twitter: https://twitter.com/SkyBluesBrasil

Man City vs Fulham (desde 1992): último jogo foi uma goleada no Etihad por 5-0 em 22/03/2014, com três gols do Yaya, um do Demichelis e outro do Zabaleta.



Jogadores suspensos: não há.

Jogadores pendurados: não há.

Juiz da partida: Stuart Atwell. Apitou um confronto entre os dois times pela Copa da Liga em 23/09/2009, avançamos após empate no tempo normal, 1-1 gol do Gareth Barry, e gol do Kolo Touré na prorrogação, placar final 2-1.

Nenhum comentário:

Postar um comentário