quarta-feira, 17 de maio de 2017

Transmissão Premier League

A temporada do campeonato inglês chegará ao fim no próximo final de semana e há apenas a disputa por vagas na Liga dos Campeões de 2017/18 em jogo e por isso a Skysports utilizará seus dois jogos restantes do pacote adquiridos por eles para transmitir os confrontos que envolve dois dos três times na briga, nesse caso Manchester City e Liverpool.

Essa temporada marca o início do novo triênio (terminará em 2018/19) de direitos de transmissão da Premier League dentro do Reino Unido com valor recorde: em cada uma dessas três temporadas a Skysports pagará £ 1.392 bilhão, a BT Sports £ 320 milhões o que totalizará em três anos o valor de £ 5.136 bilhões e ainda há mais o valor que a BBC paga pelos Melhores Momentos da rodada de £ 68 milhões (£ 204 até 2018/19).

Esses valores recordes impulsionaram custos para contratar elevadíssimos, times ingleses de menor poder de investimento bateram seus recordes de transferências por saber que receberiam ao final da temporada o valor de £ 99 milhões, esse valor é uma estimativa da imprensa inglesa, mas não deve fugir disso, uma boa grana para o Sunderland. Na outra ponta da tabela o Chelsea deverá receber mais de £ 150 milhões. No próximo relatório dos 20 times que mais arrecadam no mundo, deveremos ter uns 12 contra "apenas" 8 atualmente.

Como já foi explicado algumas vezes é assim que se distribui o dinheiro na Inglaterra: direitos comerciais e de transmissão para fora do Reino Unido são divididos 1/20 avos para cada equipe, já os direitos para o Reino Unido ( os valores desse post) são separados da seguinte forma: 50% igualmente, 25% por posição no campeonato e 25% por jogos televisionados.

Com essa divisão por posição, penso que será importante para os times colocarem seus times principais nessa última rodada para garantir mais dinheiro, há alguns casos com United e Everton que os três pontos não mudarão em nada a colocação. Só para dar um exemplo na última distribuição, cada posição valeu £ 1.242.405 milhão, com o contrato novo esse valor irá disparar. O Swansea pode sair do 17º  para o 15º lugar na última rodada com base na última temporada isso seria quase £ 2.5 milhões. Acho que esse valor por posição, se não passar, deverá chegar a muito perto de £ 2 milhões a cada degrau mais alto. Apesar de ser um campeonato que distribui muito bem o dinheiro da TV, ainda há algumas injustiças

Durante a competição temos 380 jogos, mas as TVs inglesas transmitem 168 partidas ( 126 Sky e 42 BT) e sem Pay Per View, os anúncios dos jogos são feitos durante a temporada, acredito que no momento do funil irão passar os jogos que importam, entretanto mesmo assim acaba tendo muito jogo de time que não disputa nada. Na temporada o United apenas em oito rodadas frequentou o Top 5 e teve 28 partidas transmitidas, já o Tottenham ficou de fora do Top 5 nas três primeiras e só, mas teve 25 jogos para a Inglaterra. Isso acaba dando uma distorção na distribuição.

Mesmo na luta pelo título quase até a última rodada e terminando na segunda colocação contra a sexta do United, o Tottenham poderá receber menos que eles. É uma especulação minha, mas faz sentido porque na temporada passada acabamos uma posição atrás do Tottenham, tivemos 4 jogos a mais na TV e levamos £ 1.7 milhão a mais que eles. Essa não é uma injustiça tão grande como no futebol brasileiro, mas eu entendo que há uma erro na repartição do dinheiro.

Abaixo separei a quantidade de jogos para o Reino Unido de cada time, eu queria fazer o quanto eles iriam receber, mas é tarde da noite, tem que cavar muitas informações e na semana seguinte ao final da Premier League eles irão divulgar isso. Quem sabe na próxima temporada eu consiga entregar antes deles isso....rs...



Só para constar eu acho que a ESPN passou todos os jogos do City para o Brasil, na TV, não falo no WatchESPN. Alguém sentiu falta de algum?

Nenhum comentário:

Postar um comentário