sábado, 6 de maio de 2017

É disso que gostamos!

O Manchester City passou o carro por cima do Crystal Palace! Com uma atuação dominante, o time fez 5 a 0 nos visitantes e se colocou em boa posição na briga por uma das vagas na Liga dos Campeões. David Silva, Kompany, De Bruyne, Sterling e Otamendi marcaram os gols do time, que nesse domingo ficará de olho nos confrontos de Liverpool, United e Arsenal.

Guardiola fez o simples na sua escalação, colocou a parte ofensiva que fez grandes jogos em janeiro e fevereiro com a volta de David Silva e Gabriel Jesus liderando o ataque. Hoje mostrou mais uma vez que talvez a direção do time seja mesmo jogar com apenas um atacante, a atuação mostra isso. Aí ficamos naquela dúvida: quem fica de fora, Gabriel Jesus ou Aguero? Vou usar aquela expressão consagrada, apesar de nunca ter lido o livro ou ter visto o filme: Essa seria A Escolha de Sofia para Guardiola. Hoje, com a contusão de Aguero, Guardiola não teve que fazer essa escolha.

O jogo começou muito bem para a gente. David Silva aproveitou a espanada errada da zaga do Crystal Palace e abriu o placar logo aos dois minutos. O bom que o City insistiu em atacar, não queria dar mole para o Palace chegar ao empate, não conseguímos converter as chances em gol, é bem verdade, mas o time ficou em cima deles o tempo todo. Só levamos um susto quando Benteke conseguiu um cabeceio e Caballero fez excelente defesa que serviu para cornetar o ausente Claudio Bravo: ele pegaria essa bola? Minha aposta que não.

Beleza, saímos do primeiro tempo com uma vitória parcial de 1-0, para qualquer time isso daria um susto, ainda mais se tivesse ficado martelando na primeira metade e nada além de um gol tivesse saído. Aí um belga entrou em ação, um não, foram dois. Kompany se desmarcou do zagueiro e De Bruyne rolou na marca do pênalti para o capitão mandar uma pancada e fazer o 2-0. No post pré jogo comentei sobre o confronto belga que teríamos entre Kompany e Benteke, o nosso belga foi melhor na defesa e ainda contribuiu no ataque. Depois do segundo gol, toma o time no ataque.

Na única participação efetiva para lance de gol hoje, Gabriel Jesus, em posição irregular, rolou a bola para Kevin De Bruyne chutar para fazer o terceiro, o goleiro colaborou nesse lance, mas aí é problema deles. Com 60 minutos, o jogo estava decidido e o City tinha tomado a terceira posição no saldo de gols do Liverpool, ambos estão com o mesmo número de jogos e pontos. Guardiola aproveitou o placar favorável e trocou Silva que vinha de contusão, o espanhol saiu sobre uma chuva de aplausos. O time é outro com ele, quando ele está no seu máximo, ele é um jogador de outro mundo, pena que não recebe o devido respeito, não digo dos torcedores do City porque qualquer um de nós se jogaria na frente de um dos carrinhos criminosos que sofre em todas as partidas para tê-lo sempre 100%. Eu acho que ele não ganha muito destaque da imprensa, de mesmo jogadores, só em 2011/12 ele entrou na seleção da Premier League ( Aguero nem uma vez foi chamado...).

Na partida de hoje foi interessante ver duas coisas: Sterling e Sané começaram no lado invertido que jogaram a maior parte da temporada, o inglês foi para a esquerda e o alemão, direita. Trocaram por pouco tempo na primeira etapa, mas na segunda voltaram as posições originais. Talvez uma tática para confundir os rivais, já que deveriam estar acostumados com outro time de posicionamento. A outra coisa foi o lado que o City atacou no primeiro tempo: saiu matérias que a torcida havia pedido, e conseguido, para o time atacar para o lado Sul ( direita da TV) no segundo tempo, isso não aconteceu. O City manteve o padrão e atacou para o lado Sul no primeiro tempo.

Como a briga pela Liga pode ser decidida no saldo de gols, o time continuou atacando e fez mais dois, dessa vez com Sterling e Otamendi e agora está a quatro gols do Liverpool. Deu tudo certo hoje: time foi bem escalado, jogou muito, defesa segura sem sofre gol e vantagem na briga com o Liverpool. É continuar nessa tocada até o final da temporada.

O melhor em campo, escolhido pelo estádio, foi David Silva, é sempre justo, mas eu acho que deveríamos parabenizar muito a defesa, especialmente Clichy. Sofre muitas críticas de todos nós, mas hoje protegeu bem nosso goleiro e cortou muitos cruzamentos que poderiam causar grandes problemas para nós. Se eu tivesse que escolher, ele seria o homem do jogo hoje.

Algumas estatísticas interessantes para finalizar: foi o quinquagésimo gol de David Silva pelo City. Até que enfim alguém fez mais de 10 gols pelo City nessa temporada, fora o Aguero, foi o décimo gol de Sterling na temporada, só está a 21 de Aguero.

MELHOR EM CAMPO:



INFORMAÇÕES DA PARTIDA:

Nenhum comentário:

Postar um comentário