domingo, 14 de maio de 2017

EPL # 34 - Man City Vs West Bromwich

Em jogo atrasado da 34 ª rodada do campeonato inglês, o Manchester City receberá no Etihad o West Brom, em seu último jogo na temporada em casa. O jogo será na terça feira e contará com a transmissão dos canais ESPN.

A luta por uma das vagas via Premier League para a próxima Liga dos Campeões foi reduzida a três times: City, Liverpool e Arsenal. Todos eles venceram no final de semana e o time de Londres também fará um jogo atrasado nessa terça feira, seu adversário será o já rebaixado e lanterna da competição Sunderland no Emirates. Nada difícil imagina que eles vencerão e podem até fazer um belo saldo de gols, algo que nos obrigará não apenas bater o WBA, mas sem desperdiçar setecentas chances de gols que o City cria no jogo.

O Liverpool é o terceiro colocado e só jogará no final de semana, então ficará secando tanto City quanto o Arsenal na terça. Eles tem 73 pontos e 33 de saldo ( esse 4-0 no West Ham hoje ajudou muito eles), nós temos 72 pontos e 34 de saldo, mas podemos ultrapassá-los se empatarmos, só que aí teríamos que ter a certeza que bateríamos o Watford no domingo por uma bela margem de gols, já que eles enfrentarão o Middlesbrough em casa.

O Arsenal está na pior situação entre os três porque mesmo que vença o Sunderland terá que contar com um tropeço do City para nos passar nessa rodada atrasada, se perdemos pelo placar mínimo, terão que vencer o time dos Black Cats por 4-0 para entrar na última rodada na zona de classificação para a Liga dos Campeões e na última rodada terá o time mais forte pela frente do que os seus concorrentes, será o Everton também em Londres. Apenas a gente jogará a última rodada fora de casa, o que torna cada vez mais importante a vitória contra o WBA.

Há uma possibilidade mínima de garantirmos a vaga na terça, nosso resultado teria que ser melhor do que do Arsenal: se eles perderem, só com o empate a gente e também o Liverpool se classificam. Se eles empatarem, precisaremos vencer e Liverpool e Arsenal que se matem na última rodada para saber qual deles será o quarto representante da Inglaterra na Liga, que pode subir para cinco se o United vencer a Liga Europa. Eles perderam para o Tottenham hoje e não tem chance de ir para a Liga dos Campeões pelo campeonato inglês, mas há essa possibilidade de jogar como campeão da Liga Europa.

O campeão da Liga Europa já jogaria a Liga dos Campeões do ano seguinte, mas como o vencedor da Liga dos Campeões já estará na fase de grupos seja Real Madrid ou Juventus, essa vaga na fase de grupos se abre para o vencedor da segunda competição em importância na Europa. A ida de mais um time inglês não afetará aonde o City, se se classificar no campeonato, entrará na Liga dos Campeões: se for terceiro colocado jogará direto a fase de grupos e se terminar na quarta posição, aquela fase pré Liga dos Campeões como jogamos nessa temporada. Só para constar, como não podemos ficar abaixo do quinto lugar, já temos pelo menos uma vaga na fase de grupos da Liga Europa, seja por essa quinta colocação ou por um eliminação na fase de play offs da Liga dos Campeões (bate três vezes na madeira).

Esse jogo contra o WBA será muito importante para o City não só porque precisamos vencer e fazer uma bom saldo de gols como poderá ser a última vez que Pablo Zabaleta entrará em campo com a camisa azul no Etihad após nove anos defendendo o clube. Foi confirmada a informação que ele, no seu último ano de contrato com a gente, não fará parte do elenco na próxima temporada.

A torcida já preparada uma festa muito grande para o jogador sem saber se o jogador entrará em campo pelo time. Nas últimas 10 partida pelo time, jogou apenas uma vez os 90 minutos e jogou 130 de possíveis 900, Guardiola tem utilizado Navas e Fernandinho na posição do argentino camisa 5 do Manchester City. Se ele jogar, seja como titular ou reserva, acho que se despedirá de Manchester como capitão do time. Ele merece qualquer homenagem que possa receber pelos torcedores, companheiros e clube.

Como nenhum jogador saiu contundido do jogo de sábado contra o Leicester, pode ser que Guardiola repita a formação pela terceira vez seguida, mas fosse eu iria de Aguero ao invés de Gabriel Jesus nesse momento, acho que nesse momento final de campeonato temos que escolher um ou outro para começar como titular e a minha opção é com o Aguero. Fase dele era excelente até a contusão e já está mais acostumado a jogar sozinho no time, Gabriel não foi bem contra o Leicester, um time que marcou muito forte, algo que o WBA de Tony Pullis deve fazer contra a gente.

Apesar de terem vendido caro o título para o Chelsea, o WBA não está bem nessa reta final de temporada, nas últimas sete partidas fez apenas dois pontos e gols, não tomaram nenhum porrada nesses jogos, perderam quatro por 1-0, vai ser difícil vazar essa defesa, como o jogo do Arsenal começará 15 minutos antes podemos ficar ansiosos se não abrirmos o marcador logo.

Espero que possamos dar uma despedida de verdade para Zabaleta com uma vitória maiúscula, todas as honras possíveis e com a vaga na Liga dos Campeões muito bem encaminhada.

Há uma especulação nos jornais sobre Touré, ele teria recebido uma oferta de um ano de contrato com redução salarial, ainda não deu a resposta. Por enquanto não há nenhum tipo de preparação para sua despedida. Outros dois jogadores em últimos dias de contratos também receberam propostas do City: Navas e Tosin Adarabioyo. Nas próximas semanas veremos que fica e quem sai.

Man City Vs WBA (desde 2005): 18 P, 12 V, 3 E e 3 D. No jogo fora de casa vencemos por 4-0, dois gols cada de Aguero e Gundogan.

Jogadores Suspensos: Não há.

Jogadores Pendurados: Não há.

Juiz da Partida: Craig Pawson - 7 P, 2 V, 4 E e 1 D. Ele apitou dois jogos nessa temporada e foram duas "derrotas": para o Liverpool por 1-0 em Anfield e 1-1 para o Arsenal com derrota na prorrogação na Copa da Inglaterra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário