Com pouca coisa a se definir, entramos na possível última rodada da Premier League. O Manchester City irá até o Vicarage Road enfrentar o Watford no domingo às 11 hora da manhã, todos os jogos serão nesse horário e o nosso e do Liverpool serão transmitidos pelos canais ESPN.
Por que esse é a possível última rodada do campeonato inglês? Porque há a possibilidade de haver um play off extra entre dois dos três times que lutam pelas vagas finais na Liga dos Campeões 2017/18, o Arsenal é o outro time na disputa, aquele com a menor chance de se classificar, depende dos resultados dos jogos dos seus adversários. Vamos ver o que o resultado do City contra o Watford garante e explicando a regra da Premier League para esses casos.
No campeonato inglês quando dois ou mais times empatam em pontos, saldo de gols e gols pró ao final das 38 rodadas e há disputa por título, vaga em competições europeias ou rebaixamento, a decisão será feita por um ou mais jogo extra em local neutro a ser determinado pela Premier League. Esse é o artigo C.17 do manual de regras da competição.
Se o City vencer o Watford não haverá essa possibilidade para a gente, de mais um jogo. Terminaremos em terceiro lugar e com vaga direita na próxima Champions. Se empatarmos apenas o Liverpool conseguirá nos igualar em pontos, o Arsenal tem três pontos atrás da gente, então ficaria de fora dessa briga. E não são empates e vitórias simples que igualariam City e Liverpool em tudo, precisa que o nosso empate seja por três ou mais gols e Liverpool vença o Middlesbrough por uma diferença exata de três gols e que eles marquem o mesmo número de gols que a gente. Isso acontece a todo o momento.
Para o caso de play off contra o Arsenal, pode ser pelo terceiro ou quarto lugar, dependerá do jogo do Liverpool, é preciso que o Watford nos derrote por uma margem de quatro gols de diferença e o Arsenal vença o Everton por uma gol de diferença e que seja um gol a mais que a gente marque em Gomes ou no Pantilimon. Também é outra coisa comum, como político sem caixa 2.
E no último caso, entre Liverpool e Arsenal, aí jogarão um play off para descobrir que jogará o play off da Liga dos Campeões. Precisa que o Liverpool perca por dois gols de diferença e o Arsenal empate por um gols a mais do número de gols marcado pelo Liverpool na sua derrota (nesse caso mesmo uma derrota do City, não perderíamos o terceiro lugar). Aí é problema deles, quero mais que eles se explodam.
Feito esse resumo, vamos ao jogo. Fora as três contusões de Bravo, Delph e Gundogan, o City não tem problemas para esse jogo. É possível que Guardiola repita a mesma formação do último jogo quando venceu o West Brom em casa, mas se tivesse que apostar eu apostaria que ele fará apenas uma modificação e será na zaga.
No final do jogo, como forma de homenagear ainda mais Zabaleta, Guardiola substituiu Kompany por Stones, para o Zaba receber a faixa de capitão. Não parecia que havia problema com o belga, apesar de um lance no primeiro tempo. Entendo que o treinador gostaria de ter tido a zaga formada por Kompany e Stones durante a temporada, mas por causa do excesso de contusões de Kompany, ele não pode fazer isso. Agora com ele jogando todos os minutos das últimas oito partidas, exceção aos 13 minutos finais do comentado acima, não vejo razão de o porquê não usar esses dois jogadores juntos pensando na próxima temporada e porque o outro jogador é o Otamendi e não morro de amores por ele.
Há alguns aspectos individuais que marcam esse jogo para o City: De Bruyne, Aguero, Zabaleta e Angus Gunn.
De Bruyne pode terminar a temporada como líder em assistências na Premier League com 16 ou mais, dependerá do que fará no jogo de amanhã. As chances dele ser ultrapassado são ridículos: Erikssen, do Tottenham, e Sigurdsson, do Swansea, tem 13 assistências cada. Para empatarem precisarão de um hat trick de assistências e para passar necessitam de 4. Mesmo De Bruyne, o líder, tem média de uma a cada 2 jogos. Acho que já podemos o considerar o vencedor nesse quesito.
Aguero ainda tem chance de ser o artilheiro, precisa de 8 gols para empatar com Harry Kane, coisa fácil, fácil, eu não consigo imaginar disso não acontecer, só se roubarem ele. Se marcar "apenas" duas vezes, será a terceira temporada seguida que anotará 20 ou mais gols na Premier League. Como eu disse anteriormente, esse é um grupo seleto formado por Alan Shearer, Thierry Henry, Ruud van Nistelrooy e Kane, que conseguiu nessa temporada. Aguero é de longe o artilheiro do time na temporada, tem mais que o triplo de gols do segundo (31 x 10 de Sterling). Com Gabriel Jesus no time, não será o único a marcar gols.
Em Vicarage Road, pode ser o último jogo de Zabaleta pelo City de verdade, no meio de semana foi o último em casa. Já foi emocionante a sua despedida, acho que se mesmo que entre nesse jogo, será lembrada a partida contra o WBA como sua saída do clube. São nove anos de excelentes serviços prestados ao clube. Há uma quantidade de jogadores que poderão dar adeus o City amanhã também (Navas, Sagna, Delph, Iheanacho) que não deixarão grandes emoções os torcedores.
Há uma dúvida grande: Yaya continuará ou não? Se fala em um contrato de mais uma ano com redução salarial e menos utilização em campo. Tirando a questão salarial, era algo que eu defendia, acredito que ele possa ser útil ao time e jogadores mais jovens, mas não conseguiria jogar tantos jogos. Para mim seria um cara que viria do banco em muitas partidas e seria o líder para alguns jogadores da base nas copas inglesas.
Para finalizar: Angus Gunn. O jovem goleiro inglês ficou no banco em 9 oportunidades até agora, não fez sua estreia, se o jogo tiver decidido eu quero que Guardiola o coloque em campo, quero ver mais um jogador da base com alguns minutos, mesmo sabendo que serão os únicos minutos dele pelo time profissional do City como muitos que já passaram pelo City nesses últimos anos.
Menos de 24 horas para a Premier League terminar, o City fará isso com sua quarta vitória seguida, garantirá a vaga na fase de grupos da Liga dos Campeões e dando chance ao ANGUS GUNN!
Man City Vs Watford (desde 2005): 7 P, 5 V e 2 E. São cinco vitórias seguidas sobre o adversário, sendo a última por 2-0 em casa.
Jogadores Pendurados: não há.
Jogadores Suspensos: não há.
Juiz da Partida: Jonathan Moss - 14 P, 10 V, 3 E 1 D. Nessa temporada foram 2 vitórias em casa, sobre Bournemouth e Hull City por 4-0 e 3-1, respectivamente.
Bom dia a todos,que venha está nossa classificação para a Champions e de preferência em terceiro lugar com uma bela vitória.
ResponderExcluirEspero que Yaya Touré fique por mais um ano gosto muito dele,a sua chegada nos trouxe títulos e respeito e como o Borba falou aqui pode ajudar nos com entradas em segundo tempo e jogos da copa da liga e Inglaterra para deixar o time com mais experiência se entrarmos com time reserva e base.
Falando em copa da liga e Inglaterra espero que esta nova temporada se classificarmos para Champions o Pep priorize-a junto com a Premier e deixe as duas citadas primeiro com o time reserva e base para disputa-lá pq até mesmo esta próxima temporada do calendário inglês ainda vai mais enxuto.
Pois é,vamos ficar esperando a próxima temporada chegar com os novos contratados, muita expectativa,Pep não inventa faz o normal amanhã,e um bom jogo pra vcs e nos faça feliz.