domingo, 28 de maio de 2017

Entrevista de Mangala.

Aproveitar algumas horas antes da segunda feira começar e ter aquele caminhão de especulações, confirmações da saída e chegada de jogadores para fazer um comentário sobre uma entrevista que o jogador do City, Eliaquim Mangala, deu para o jornal francês L'Equipe. A frase mais importante para mim foi essa:

"Posso dizer que evolui taticamente mais em um mês de treino com ele do que nos dois anos anteriores no City".

Gente, quando o Mangala era especulado no City, eu vi algumas atuações dele pelo Porto e para mim não era nada demais e o preço absurdo que seria pago por ele era pior ainda, mesmo assim ele foi contratado. E quando ele jogou pelo nosso time nesses dois anos, eu tive não apenas convicções, mas provas também que ele é um fraco para estar no time que luta por títulos. 

Eventualmente esse tipo de jogador fará boas partidas, entretanto na média serão atuações ruins que poderão custar pontos ao time. O domínio de bola dele era fraco, era perigoso sair jogando com ele e o próprio jogador admitiu que precisava se acostumar ao tipo de jogo daqueles times medianos na Inglaterra, que usavam jogadores mais físicos do que técnicos no ataque.

Não acompanhei o Valencia nessa temporada, acho que jogo realmente que vi foi contra o Barcelona, onde o time da Catalunha meteu 4-2 neles. Mangala fez gol nesse jogo, mas também burradas. Ele foi o autor de um pênalti que valeu cartão vermelho e deixou o time o segundo tempo todo com menos um. E foi um pênalti claro, não esses que os juízes dão a favor do Real e do Barça, ele puxou claramente o Luiz Suárez pela camisa.

Fui olhar a campanha do Valencia em 2016/17 na liga espanhola: 13 V, 7 E e 18 D com gols prós de 56 e 65 contra, o time terminou em 12 º lugar. E esse número de gols contra poderia ter sido pior, o goleiro deles é o Diego Alves que é catador de pênalti.

Mangala, você faz parte de uma das defesas mais vazadas da Espanha, seu time não lutou por nada, você não tem nem a confiança que será contratado em definitivo por eles, então como você quer voltar para o City, você precisa agradar ao Guardiola ofendendo o Pellegrini?

Você acredita que chegará um supertécnico na sua vida que fará você um dos melhores zagueiros da história do futebol? Todos os outros técnicos no seu passado ou mesmo do Valencia atualmente não te ensinaram nada e que esse pouco tempo com Guardiola você entendeu melhor sobre tática? Você não conseguiu evoluir sozinho observando futebol?

Mangala, você quer jogar novamente pelo City? Beleza. Você quer ser treinado pelo Guardiola por isso a pelação de saco? Ok. Mas não há necessidade alguma de menosprezar o trabalho do um treinador que te deu várias chances no City, nunca tentou te queimar, como você está fazendo com ele agora. Tenho certeza que você poderia ter elogiado um treinador sem menosprezar outro.

Manuel Pellegrini está servindo com bode expiatório para alguns jogadores do City e tem torcendo comprando isso. Uma pena.

Nenhum comentário:

Postar um comentário