terça-feira, 30 de maio de 2017

Ederson quase no City.

O goleiro brasileiro Ederson ainda não foi apresentando pelo Manchester City. Ele já foi visto no centro de treinamento e tem foto em redes sociais dele no centro também. O goleiro já teria feito o exame, só faltaria resolver a questão de terceiros envolvidos, aquela questão do jogador dividido em pizza, como acontece aqui e em Portugal.

Na Inglaterra, desde a questão do Tevez e Mascherano no West Ham, a Premier League não permite o envolvimento de terceiros no passe do jogador. O City só irá anunciar o jogador após o aval da direção do campeonato.

Quando for anunciado, ele será o quarto brasileiro no atual elenco e o décimo primeiro na história do City, como é goleiro, fecharemos um time somente de brazucas por lá, seria assim: 

Ederson, Maicon, Glauber Berti, Fernando Reges, Sylvinho, Fernandinho, Elano, Geovanni, Robinho, Jô e Gabriel Jesus.

O que aconteceria com esse time na Premier League? E no campeonato brasileiro? Para mim, meio baixo de tabela e Libertadores com luta pelo título.

segunda-feira, 29 de maio de 2017

Campeonato Inglês 2017/18

Hoje foi definido o último time que jogará a Premier League na próxima temporada, será o Huddersfield Town que venceu o Reading nos pênaltis e assim fará sua estreia na Premier League. O time já havia participado da primeira divisão, mas não com a denominação atual de Premier League. Os outros dois times serão o Newcastle e o Brighton Hove & Albion, que também jogará a Premier League pela primeira vez, também já jogou a divisão principal da liga inglesa.

Quando esses dois times entrarem em campo no próximo agosto 49 times terão participado da era modera do futebol inglês. O importante dessa informação não é saber o nome de todos os 49 clubes (alguém arrisca?), mas que o vice artilheiro de todos os tempos do Manchester City, Sergio "Kun" Aguero, pode aumentar a sua lista de times contra os quais ele marcou gol, isso apenas na Premier League, porque, por exemplo, jogamos pela Copa da Inglaterra conta o Huddersfield e ele deixou dois na casinha deles.

Eu fiz um levantamento dessa informação em outubro passado, e Aguero já havia jogado contra 30 times na Premier League e eram dois que não tinha cicatrizes dele, Burnley e Bolton. O primeiro em dois jogos levou 3 gols nessa temporada e ficou machucado, não quer nem mais vez o argentino na sua frente, o segundo estava na terceira divisão e foi promovido para a segunda, vamos ficar de olho nele para quem sabem em 2018/19, Aguero possa chegar a 100% de aproveitamento. Sou Bolton desde criancinha na Championship e o estádio é na grande Manchester, menos desgaste nas viagens.

Se marcar contra esses dois times recém promovidos, Aguero chegará ao índice de aproveitamento de 96,87% e, segundo essa lista do jornal The Telegraph de novembro passado, ele teria a segunda melhor marca, atrás apenas de Thierry Henry, que durante sua carreira na Premier League deixou de fazer uma vítima: Swansea. O francês enfrentou 35 times.

Mesmo se marcar contra Huddersfield e Brighton, Aguero não alcança Henry no "critério de desempate", número de times enfrentados, então duas alternativas para Aguero: ou na próxima temporada sobem três times que ele nunca jogou contra (tem várias opções para isso) ou o Bolton é promovido e o Aguero é 100%. Como eu confio bastante no nosso camisa 10, o Bolton vai subir e mais dois virgens dele também, se tornará 100% e igualará o número de times contra quem Henry jogou. 

Em outras notícias não completamente diferente, a volta do Newcastle é o retorno da vítima favorita do Aguero na Premier League, são 11 gols marcados (Tottenham é o segundo com 10). E olha que nem foi o time que ele mais jogou contra no campeonato inglês. Quanta peninha deles.

E amanhã, será que teremos contratações? Falam que o goleiro brasileiro Ederson do Benfica fará exames médicos nessa terça. Emoções para as próximas horas.

domingo, 28 de maio de 2017

Entrevista de Mangala.

Aproveitar algumas horas antes da segunda feira começar e ter aquele caminhão de especulações, confirmações da saída e chegada de jogadores para fazer um comentário sobre uma entrevista que o jogador do City, Eliaquim Mangala, deu para o jornal francês L'Equipe. A frase mais importante para mim foi essa:

"Posso dizer que evolui taticamente mais em um mês de treino com ele do que nos dois anos anteriores no City".

Gente, quando o Mangala era especulado no City, eu vi algumas atuações dele pelo Porto e para mim não era nada demais e o preço absurdo que seria pago por ele era pior ainda, mesmo assim ele foi contratado. E quando ele jogou pelo nosso time nesses dois anos, eu tive não apenas convicções, mas provas também que ele é um fraco para estar no time que luta por títulos. 

Eventualmente esse tipo de jogador fará boas partidas, entretanto na média serão atuações ruins que poderão custar pontos ao time. O domínio de bola dele era fraco, era perigoso sair jogando com ele e o próprio jogador admitiu que precisava se acostumar ao tipo de jogo daqueles times medianos na Inglaterra, que usavam jogadores mais físicos do que técnicos no ataque.

Não acompanhei o Valencia nessa temporada, acho que jogo realmente que vi foi contra o Barcelona, onde o time da Catalunha meteu 4-2 neles. Mangala fez gol nesse jogo, mas também burradas. Ele foi o autor de um pênalti que valeu cartão vermelho e deixou o time o segundo tempo todo com menos um. E foi um pênalti claro, não esses que os juízes dão a favor do Real e do Barça, ele puxou claramente o Luiz Suárez pela camisa.

Fui olhar a campanha do Valencia em 2016/17 na liga espanhola: 13 V, 7 E e 18 D com gols prós de 56 e 65 contra, o time terminou em 12 º lugar. E esse número de gols contra poderia ter sido pior, o goleiro deles é o Diego Alves que é catador de pênalti.

Mangala, você faz parte de uma das defesas mais vazadas da Espanha, seu time não lutou por nada, você não tem nem a confiança que será contratado em definitivo por eles, então como você quer voltar para o City, você precisa agradar ao Guardiola ofendendo o Pellegrini?

Você acredita que chegará um supertécnico na sua vida que fará você um dos melhores zagueiros da história do futebol? Todos os outros técnicos no seu passado ou mesmo do Valencia atualmente não te ensinaram nada e que esse pouco tempo com Guardiola você entendeu melhor sobre tática? Você não conseguiu evoluir sozinho observando futebol?

Mangala, você quer jogar novamente pelo City? Beleza. Você quer ser treinado pelo Guardiola por isso a pelação de saco? Ok. Mas não há necessidade alguma de menosprezar o trabalho do um treinador que te deu várias chances no City, nunca tentou te queimar, como você está fazendo com ele agora. Tenho certeza que você poderia ter elogiado um treinador sem menosprezar outro.

Manuel Pellegrini está servindo com bode expiatório para alguns jogadores do City e tem torcendo comprando isso. Uma pena.

sexta-feira, 26 de maio de 2017

Bernardo Silva é do City!

Eu queria falar sobre uma entrevista de Eliaquim Mangala, mas surgiu essa coisa pequena, besta que deve ter passado desapercebido por várias pessoas: o Manchester City fechou a sua primeira contratação da temporada, foi o meio campista Bernardo Silva de 22 anos que virá do Mônaco.

Depois de uma semana onde cinco jogadores deixaram o clube, o City trouxe um jogador jovem, que irá diminuir a média de idade do elenco, e que é bom de bola. Bernardo será oficialmente jogador do City no dia primeiro de julho, quando a janela do mercado de transferências abrirá. Ele fez parte durante essa temporada do atual campeão francês, além de ter sido semi finalista da Liga dos Campeões, o Mônaco nos eliminou nas oitavas da competição.

Os jornais divulgam que o valor de contratação será de £ 43 milhões, durante esse dia o valor especulado chegou a £ 70 milhões. Ele assinou um contrato de cinco anos com o clube e já escolheu o número da sua camisa, será a 20 ( o último a usar foi o Mangala, nessa temporada ficou sem dono) e estará estampada nela o nome Bernardo porque o moleque chegou agora e tem que ser muito loucão das ideias em achar que pode tirar o nome do seu vizinho de número, o camisa 21 o gênio David Silva. Ele se juntará a dinastia dos Silvas no City: David e João Alves de Assis Silva.

Eu estava puxando da memória aqui, não lembrei de nenhum português a jogar pelo City então tive que pesquisar nos meus arquivos: ele pode ser apenas o segundo português a atuar no City, o primeiro teria sido Marcos Lopes, um português de Belém do Pará que era tido como uma grande joia do time, mas não vingou e está no futebol francês. Os dois tem mais ou menos a mesma idade e podem ter se encontrado no Mônaco onde Lopes ficou pouco tempo.

O que eu achei interessante da contratação dele foi a posição. É um ótimo jogador que poderá crescer ainda mais, só que para o setor do meio de campo ofensivo/ataque temos uma grande quantidade de atletas já, sendo o mais velho o David Silva como 31 anos. Além dele temos Gundogan, Kevin De Bruyne, Sterling, Sané, Gabriel Jesus, Aguero e, por enquanto, Iheanacho. Nossas opções ofensivas são excelentes e com bastante vida útil. A minha preocupação é a cabeça de área para trás.

Dos cinco dispensados, 4 eram de defesa logo a primeira contração na minha cabeça, talvez a segunda e terceira também, fosse para a zaga e cabeça de área (Fernandinho e Yaya tem idade avançada e Delph, Fernando e Aleix Garcia não são jogadores excepcionais), além  de um goleiro. De novo, não vou reclamar da chegada do Bernardo, mas fiquei surpreso, talvez o City tenha visto uma oportunidade e a agarrou logo.

Nomes especulados para a defesa são Bonucci da Juventus (qualquer negociação com ele só deverá ocorrer após a final da Liga dos Campeões), Kyle Walker ( que está em Hong Kong em amistoso pós temporada do Tottenham) e Benjamim Mendy, lateral esquerdo do Mônaco. Será que a gente vai fazer a limpa no principado? Temos que tomar cuidado, nesse final de semana é dia de corrida por lá, vai que miramos no Mendy e voltamos com um Lance Stroll da vida ("sofro com as mesmas curvas no Playstation"....lamentável).

Essa janela de transferência promete e tomara que fechem todas antes de começar a temporada.

quinta-feira, 25 de maio de 2017

Notícias 25.05.2017

Primeiramente, hoje seria o dia da apresentação da nova camisa do Manchester City para a temporada 2017/18, mas devido ao atentado terrorista em Manchester na segunda feira, o clube entendeu que seria melhor adiar devido ao momento triste que vive a cidade após a morte de 22 pessoas e outras 59 feridas.

Hoje podemos dizer que a barca passou pelo clube com quatro jogadores se juntado a Pablo Zabaleta na saída do City, chegou a um momento que cada atualização na conta do City no twitter era a informação da saída de um jogador que são os seguintes:

Willy Caballero (48 jogos, 0 gol) - o goleiro argentino chegou na temporada 2014/15 para tentar colocar pressão em Joe Hart, seu começo no clube não foi animador, mas teve bons momentos quando foi decisivo no título da Copa da Liga em 2015/16 ao defender três pênaltis. Na temporada que está se encerrando, ele ganhou muitos pontos com os torcedores por não ser Claudio Bravo, mostrou ser menos propenso a erros do que o chileno;

Gael Clichy (203 j, 3 gols) - o lateral francês chegou de um rival do City no campeonato inglês para conquistar duas Premier League, duas Copas da Liga e um Supercopa, dos seis títulos que o Manchester City venceu nos últimos anos, só não participou da vitória na Copa da Inglaterra em 2010/11. 

Com qualidades defensivas melhores que seu"rival" Kolarov, ele foi muito utilizado em partidas que os adversários pudessem pressionar pelo nosso lado esquerdo de defesa. Fez boas temporadas pelo time, mas na última vimos seu futebol cair e ser muito questionado. Acho que ele merece muito o respeito dos torcedores, é melhor sair agora do que ser lembrado por jogos ruins;

Bacary Sagna (86 j, 0 gol) - assim como Clichy, um lateral francês vindo do Arsenal. Disputou a lateral direita com Zabaleta, sem ser aquele cara que caiu nas graças da torcida, fez seu papel com correção, no popular seria o popular "não fede, nem cheira", um jogador comum.

Jesus Navas (183 j, 8 gols) - Uma primeira temporada (2013/14) muito boa com dois títulos, velocidade pela direita e importante para dar outra opção ao cadenciamento de jogo de David Silva, mas depois descobrimos que era o verdadeiro Navas: apenas correira e incapacidade de acertar um cruzamento, além de amarelar algumas vezes em frente ao gol. Quantas vezes eu xinguei quando ele não acerta aquele cruzamento para a área?

Guardiola tentou transformá-lo em lateral direito no final da sua carreira no City, não fez nada de relevante nessa função, não daria para achar que merecia uma renovação de contrato para ser um lateral direito reserva, porque, com certeza, com as saídas de Zaba e Sagna precisamos, talvez, não de um lateral direito, mas de dois titulares. Poderia ser reserva do reserva se bobear.

Nos últimos dias já temos confirmadas as saídas de cinco jogadores, sendo que desses cinco, quatro são considerados atletas estrangeiros tanto pela UEFA quanto pela Premier League, apenas Clichy é um jogador caseiro, conceito diferente entre o campeonato inglês e europeu. Para a UEFA, ele entra na cota máxima de quatro jogadores treinados dentro da federação, mas não pelo clube, sendo assim sua saída abrirá vaga para a chegada de um jogador nessas condições, se especula muito em Kyle Walker, do Tottenham que usou sua conta em uma rede social para agradecer ao clube.

Os outros três jogadores no City nessas condições imposta pela UEFA são John Stones, Raheem Sterling e Fabian Delph, eu acho que Guardiola deve procurar mais um apenas, Delph rodaria, não vejo Stones e Sterling fora do clube nessa temporada. É claro que podem chegar mais jogadores desse tipo, mas ai entrariam na cota de estrangeiros, acredito que Guardiola irá usar essa vaga para jogadores estrangeiros mesmo, que são mais baratos na hora de contratar.

A janela de transferência promete depois da temporada decepcionante que tivemos, já temos cinco vagas em aberto. Veremos em quanto tempo elas serão preenchidas.

Amanhã vou tentar comentar sobre uma frase para ser educado bem infeliz de Eliaquim Mangala.

domingo, 21 de maio de 2017

Final de temporada em alta.

O Manchester City venceu o Watford por 5-0 fora de casa e não precisou nem saber quanto estava os jogos do Arsenal e Liverpool para descobrir que já está na fase de grupos da Liga dos Campeões. Os autores dos gols foram Kompany, Aguero (2), Fernandinho e Gabriel Jesus. agora começará aquele período de abstinência que dura quase 3 meses e focar no Campeonato Brasileiro, no meu caso, Vascão que venceu o Bahia por 2-1. Agora só faltam 42 pontos para não cair.

O Watford não quis jogar, já com a vida definida na competição, problema foi deles e Gabriel Jesus quase abriu o marcador quando o zagueiro tirou em cima. Só que com cinco minutos, Kompany escorou livre o escanteio de Kevin De Bruyne para fazer o 1-0. E seguimos tendo chances com Aguero que Gomes insistia em não deixar até que KBD encontrou o argentino livre para entrar na área, ficar cara a cara e mandar para o gol. O belga terminou a Premier League com 18 assistências, três a mais que o segundo lugar. O terceiro gol foi sensacional.

O City tinha um a menos em campo porque Kompany sangrava e precisava fazer o curativo, Yaya recuou para a zaga, mas mesmo com 10 o time saiu jogando e a bola começou com Caballero que tocou para Clichy, esse para Silva que segurou o máximo possível para escolher entre Aguero no meio e Sané na esquerda, preferiu o alemão que chegou na área para cruzar para o nosso camisa 10 marcar o 3-0, seu segundo no jogo, o vigésimo na temporada. Foi a terceira temporada seguida que ele marcar 20 ou mais gols na Premier League e nunca foi escolhido para a seleção do campeonato. Lamentável.

Fernandinho em jogada brasileira com Gabriel Jesus fez o quarto ainda no primeiro tempo. Foi pouco esse placar, mesmo no primeiro tempo. O Watford não forçou em nada, Caballero só foi jogar na segunda etapa, quando fez algumas defesas, mas aí o jogo estava ganho, o City tirou bem o pé do acelerador, apenas forçou um pouquinho para Aguero dar um passe para Gabriel Jesus ganhar do zagueiro e goleiro e colocar o 5-0 no placar. No primeiro tempo um zagueiro tirou, no segundo um tentou, mas não conseguiu.

As alterações começaram a ser realizadas e o Angus Gunn não entrou, mesmo com o 5-0. Vacilo isso do Pep...rs. Agora é construir a próxima temporada em cima desse final, ainda mais que nossos rivais também jogarão a Liga dos Campeões, terão desgastes extras como a gente. O United não está garantido, mas pode ser campeão da Liga Europa e o Arsenal vai jogar a Liga Europa, mas o time de Londres vai arrumar um jeito de se enrolar na temporada que vem.

No final da temporada conseguimos ver que Gabriel Jesus e Aguero podem jogar juntos, uma surpresa muito boa para mim, mas últimas rodadas Sterling foi para o banco, terá três meses para se concentrar para o início de 2017/18 e não se deixar se abater. O ataque está excelente, o foco é total na defesa.

Aparentemente Kompany se livrou das lesões e se conseguir se manter longe dela pela maior parte da temporada, será um ganho absurdo para a gente. Precisamos procurar laterais, direitos e esquerdo, e acho que mais um zagueiro, o Otamendi não é o ideal para mim,  para compor elenco, serve. Ele com Kompany melhoraram a nossa zaga, entretanto se não chegar um fora de série, para mim a dupla é Kompany e Stones.

Interessante foi que Zabaleta não ficou nem no banco. Acho que foi boa essa atitude, fica marcada como sua despedida a partida no Etihad contra o West Brom.

E penso muito para que o Sevilla leve o Navas embora de verdade. Nos poucos minutos em campo, não acertou um cruzamento....triste.

VOTAÇÃO MELHOR EM CAMPO:


INFORMAÇÕES DA PARTIDA:

sábado, 20 de maio de 2017

EPL # 38 - Watford Vs Man City

Com pouca coisa a se definir, entramos na possível última rodada da Premier League. O Manchester City irá até o Vicarage Road enfrentar o Watford no domingo às 11 hora da manhã, todos os jogos serão nesse horário e o nosso e do Liverpool serão transmitidos pelos canais ESPN.

Por que esse é a possível última rodada do campeonato inglês? Porque há a possibilidade de haver um play off extra entre dois dos três times que lutam pelas vagas finais na Liga dos Campeões 2017/18, o Arsenal é o outro time na disputa, aquele com a menor chance de se classificar, depende dos resultados dos jogos dos seus adversários. Vamos ver o que o resultado do City contra o Watford garante e explicando a regra da Premier League para esses casos.

No campeonato inglês quando dois ou mais times empatam em pontos, saldo de gols e gols pró ao final das 38 rodadas e há disputa por título, vaga em competições europeias ou rebaixamento, a decisão será feita por um ou mais jogo extra em local neutro a ser determinado pela Premier League. Esse é o artigo C.17 do manual de regras da competição.

Se o City vencer o Watford não haverá essa possibilidade para a gente, de mais um jogo. Terminaremos em terceiro lugar e com vaga direita na próxima Champions. Se empatarmos apenas o Liverpool conseguirá nos igualar em pontos, o Arsenal tem três pontos atrás da gente, então ficaria de fora dessa briga. E não são empates e vitórias simples que igualariam City e Liverpool em tudo, precisa que o nosso empate seja por três ou mais gols e Liverpool vença o Middlesbrough por uma diferença exata de três gols e que eles marquem o mesmo número de gols que a gente. Isso acontece a todo o momento.

Para o caso de play off contra o Arsenal, pode ser pelo terceiro ou quarto lugar, dependerá do jogo do Liverpool, é preciso que o Watford nos derrote por uma margem de quatro gols de diferença e o Arsenal vença o Everton por uma gol de diferença e que seja um gol a mais que a gente marque em Gomes ou no Pantilimon. Também é outra coisa comum, como político sem caixa 2. 

E no último caso, entre Liverpool e Arsenal, aí jogarão um play off para descobrir que jogará o play off da Liga dos Campeões. Precisa que o Liverpool perca por dois gols de diferença e o Arsenal empate por um gols a mais do número de gols marcado pelo Liverpool na sua derrota (nesse caso mesmo uma derrota do City, não perderíamos o terceiro lugar). Aí é problema deles, quero mais que eles se explodam.

Feito esse resumo, vamos ao jogo. Fora as três contusões de Bravo, Delph e Gundogan, o City não tem problemas para esse jogo. É possível que Guardiola repita a mesma formação do último jogo quando venceu o West Brom em casa, mas se tivesse que apostar eu apostaria que ele fará apenas uma modificação e será na zaga.

No final do jogo, como forma de homenagear ainda mais Zabaleta, Guardiola substituiu Kompany por Stones, para o Zaba receber a faixa de capitão. Não parecia que havia problema com o belga, apesar de um lance no primeiro tempo. Entendo que o treinador gostaria de ter tido a zaga formada por Kompany e Stones durante a temporada, mas por causa do excesso de contusões de Kompany, ele não pode fazer isso. Agora com ele jogando todos os minutos das últimas oito partidas, exceção aos 13 minutos finais do comentado acima, não vejo razão de o porquê não usar esses dois jogadores juntos pensando na próxima temporada e porque o outro jogador é o Otamendi e não morro de amores por ele.

Há alguns aspectos individuais que marcam esse jogo para o City: De Bruyne, Aguero, Zabaleta e Angus Gunn.

De Bruyne pode terminar a temporada como líder em assistências na Premier League com 16 ou mais, dependerá do que fará no jogo de amanhã. As chances dele ser ultrapassado são ridículos: Erikssen, do Tottenham, e Sigurdsson, do Swansea, tem 13 assistências cada. Para empatarem precisarão de um hat trick de assistências e para passar necessitam de 4. Mesmo De Bruyne, o líder, tem média de uma a cada 2 jogos. Acho que já podemos o considerar o vencedor nesse quesito.

Aguero ainda tem chance de ser o artilheiro, precisa de 8 gols para empatar com Harry Kane, coisa fácil, fácil, eu não consigo imaginar disso não acontecer, só se roubarem ele. Se marcar "apenas" duas vezes, será a terceira temporada seguida que anotará 20 ou mais gols na Premier League. Como eu disse anteriormente, esse é um grupo seleto formado por Alan Shearer, Thierry Henry, Ruud van Nistelrooy e Kane, que conseguiu nessa temporada. Aguero é de longe o artilheiro do time na temporada, tem mais que o triplo de gols do segundo (31 x 10 de Sterling). Com Gabriel Jesus no time, não será o único a marcar gols.

Em Vicarage Road, pode ser o último jogo de Zabaleta pelo City de verdade, no meio de semana foi o último em casa. Já foi emocionante a sua despedida, acho que se mesmo que entre nesse jogo, será lembrada a partida contra o WBA como sua saída do clube. São nove anos de excelentes serviços prestados ao clube. Há uma quantidade de jogadores que poderão dar adeus o City amanhã também (Navas, Sagna, Delph, Iheanacho) que não deixarão grandes emoções os torcedores.

Há uma dúvida grande: Yaya continuará ou não? Se fala em um contrato de mais uma ano com redução salarial e menos utilização em campo. Tirando a questão salarial, era algo que eu defendia, acredito que ele possa ser útil ao time e jogadores mais jovens, mas não conseguiria jogar tantos jogos. Para mim seria um cara que viria do banco em muitas partidas e seria o líder para alguns jogadores da base nas copas inglesas.

Para finalizar: Angus Gunn. O jovem goleiro inglês ficou no banco em 9 oportunidades até agora, não fez sua estreia, se o jogo tiver decidido eu quero que Guardiola o coloque em campo, quero ver mais um jogador da base com alguns minutos, mesmo sabendo que serão os únicos minutos dele pelo time profissional do City como muitos que já passaram pelo City nesses últimos anos.

Menos de 24 horas para a Premier League terminar, o City fará isso com sua quarta vitória seguida, garantirá a vaga na fase de grupos da Liga dos Campeões e dando chance ao ANGUS GUNN!

Man City Vs Watford (desde 2005): 7 P, 5 V e 2 E. São cinco vitórias seguidas sobre o adversário, sendo a última por 2-0 em casa. 

Jogadores Pendurados: não há.

Jogadores Suspensos: não há.

Juiz da Partida: Jonathan Moss - 14 P, 10 V, 3 E 1 D. Nessa temporada foram 2 vitórias em casa, sobre Bournemouth e Hull City por 4-0 e 3-1, respectivamente.

quarta-feira, 17 de maio de 2017

Transmissão Premier League

A temporada do campeonato inglês chegará ao fim no próximo final de semana e há apenas a disputa por vagas na Liga dos Campeões de 2017/18 em jogo e por isso a Skysports utilizará seus dois jogos restantes do pacote adquiridos por eles para transmitir os confrontos que envolve dois dos três times na briga, nesse caso Manchester City e Liverpool.

Essa temporada marca o início do novo triênio (terminará em 2018/19) de direitos de transmissão da Premier League dentro do Reino Unido com valor recorde: em cada uma dessas três temporadas a Skysports pagará £ 1.392 bilhão, a BT Sports £ 320 milhões o que totalizará em três anos o valor de £ 5.136 bilhões e ainda há mais o valor que a BBC paga pelos Melhores Momentos da rodada de £ 68 milhões (£ 204 até 2018/19).

Esses valores recordes impulsionaram custos para contratar elevadíssimos, times ingleses de menor poder de investimento bateram seus recordes de transferências por saber que receberiam ao final da temporada o valor de £ 99 milhões, esse valor é uma estimativa da imprensa inglesa, mas não deve fugir disso, uma boa grana para o Sunderland. Na outra ponta da tabela o Chelsea deverá receber mais de £ 150 milhões. No próximo relatório dos 20 times que mais arrecadam no mundo, deveremos ter uns 12 contra "apenas" 8 atualmente.

Como já foi explicado algumas vezes é assim que se distribui o dinheiro na Inglaterra: direitos comerciais e de transmissão para fora do Reino Unido são divididos 1/20 avos para cada equipe, já os direitos para o Reino Unido ( os valores desse post) são separados da seguinte forma: 50% igualmente, 25% por posição no campeonato e 25% por jogos televisionados.

Com essa divisão por posição, penso que será importante para os times colocarem seus times principais nessa última rodada para garantir mais dinheiro, há alguns casos com United e Everton que os três pontos não mudarão em nada a colocação. Só para dar um exemplo na última distribuição, cada posição valeu £ 1.242.405 milhão, com o contrato novo esse valor irá disparar. O Swansea pode sair do 17º  para o 15º lugar na última rodada com base na última temporada isso seria quase £ 2.5 milhões. Acho que esse valor por posição, se não passar, deverá chegar a muito perto de £ 2 milhões a cada degrau mais alto. Apesar de ser um campeonato que distribui muito bem o dinheiro da TV, ainda há algumas injustiças

Durante a competição temos 380 jogos, mas as TVs inglesas transmitem 168 partidas ( 126 Sky e 42 BT) e sem Pay Per View, os anúncios dos jogos são feitos durante a temporada, acredito que no momento do funil irão passar os jogos que importam, entretanto mesmo assim acaba tendo muito jogo de time que não disputa nada. Na temporada o United apenas em oito rodadas frequentou o Top 5 e teve 28 partidas transmitidas, já o Tottenham ficou de fora do Top 5 nas três primeiras e só, mas teve 25 jogos para a Inglaterra. Isso acaba dando uma distorção na distribuição.

Mesmo na luta pelo título quase até a última rodada e terminando na segunda colocação contra a sexta do United, o Tottenham poderá receber menos que eles. É uma especulação minha, mas faz sentido porque na temporada passada acabamos uma posição atrás do Tottenham, tivemos 4 jogos a mais na TV e levamos £ 1.7 milhão a mais que eles. Essa não é uma injustiça tão grande como no futebol brasileiro, mas eu entendo que há uma erro na repartição do dinheiro.

Abaixo separei a quantidade de jogos para o Reino Unido de cada time, eu queria fazer o quanto eles iriam receber, mas é tarde da noite, tem que cavar muitas informações e na semana seguinte ao final da Premier League eles irão divulgar isso. Quem sabe na próxima temporada eu consiga entregar antes deles isso....rs...



Só para constar eu acho que a ESPN passou todos os jogos do City para o Brasil, na TV, não falo no WatchESPN. Alguém sentiu falta de algum?

terça-feira, 16 de maio de 2017

Quase lá.

O Manchester City venceu o West Brom no Etihad hoje e deu um passe muito importante para se garantir na próxima Liga dos Campeões. Com gols de Gabriel Jesus, Kevin de Bruyne e Yaya Touré, o City fez 3-1 no WBA. Na outra partida da rodada, o Arsenal demorou muito, mas conseguiu vencer o rebaixado Sunderland por 2-0. 

Pessoalmente achava que o Arsenal iria passar o carro por cima deles, mas o saldo de gols deles foi o mesmo que o nosso nas partidas de hoje, com isso há a possibilidade de nos classificarmos para a Champions mesmo com derrota porque temos maior saldo de gols, 36 x 31. Uma derrota simples para o Watford e o Arsenal terá que vencer por 4 ou mais gols o Everton. É uma boa vantagem para essa rodada final.

Os visitantes aguentaram enquanto puderam, mas depois que Gabriel Jesus marcou o primeiro em mai um passe para gol de Kevin De Bruyne na Premier League, a casa caiu para eles porque logo em seguida foi a vez do belga marcar o seu. O jogo era fácil e se Caballero apareceu para fazer alguma coisa foi para pegar uma bola boba na nossa área. O West Brom queria nada com a vida no primeiro tempo, faz tempo eles não tem mais o perigo de rebaixamento.

Guardiola resolveu escalar a dupla Aguero e Gabriel, com Sterling indo para o banco. O brasileiro ficou mais pelo lado direito e o argentino mais centralizado. Bateram bem menos cabeça que quando jogaram juntos contra o Middlesbrough. Com Aguero mais no meio, ele tabelou com Yaya e o gigante africano entrou na área livre para marcar o terceiro gol. Essa foi a deixa para aquele rapazinho chamado Pablo Zabaleta entrar!

Quando ele entrou no lugar de David Silva, o estádio inteiro se levantou para bater palmas para esse nosso ídolo e a cada toque dele o volume aumentava. E a emoção foi ao máximo quando Kompany foi substituído por Stones e entregou a faixa de capitão para Zaba. Quantos aguentaram a não derrubar nenhuma lágrima?

O jogo foi indo, o WBA fez o seu gol, mas o importante era homenagear Zabaleta. Após o apito final ele foi jogado ao ar, fez discurso e saiu do Etihad pela última vez usando a camisa do City por um túnel formado por jogadores e comissão técnica. Isso ainda é pouco homenagem para esse guerreiro.

Ainda tem 90 minutos para se despedir definitivamente da gente, mas vai ser longe da sua casa.

Domingo se decide as últimas vagas para a Liga dos Campeões, jogaremos contra o Watford. 

domingo, 14 de maio de 2017

EPL # 34 - Man City Vs West Bromwich

Em jogo atrasado da 34 ª rodada do campeonato inglês, o Manchester City receberá no Etihad o West Brom, em seu último jogo na temporada em casa. O jogo será na terça feira e contará com a transmissão dos canais ESPN.

A luta por uma das vagas via Premier League para a próxima Liga dos Campeões foi reduzida a três times: City, Liverpool e Arsenal. Todos eles venceram no final de semana e o time de Londres também fará um jogo atrasado nessa terça feira, seu adversário será o já rebaixado e lanterna da competição Sunderland no Emirates. Nada difícil imagina que eles vencerão e podem até fazer um belo saldo de gols, algo que nos obrigará não apenas bater o WBA, mas sem desperdiçar setecentas chances de gols que o City cria no jogo.

O Liverpool é o terceiro colocado e só jogará no final de semana, então ficará secando tanto City quanto o Arsenal na terça. Eles tem 73 pontos e 33 de saldo ( esse 4-0 no West Ham hoje ajudou muito eles), nós temos 72 pontos e 34 de saldo, mas podemos ultrapassá-los se empatarmos, só que aí teríamos que ter a certeza que bateríamos o Watford no domingo por uma bela margem de gols, já que eles enfrentarão o Middlesbrough em casa.

O Arsenal está na pior situação entre os três porque mesmo que vença o Sunderland terá que contar com um tropeço do City para nos passar nessa rodada atrasada, se perdemos pelo placar mínimo, terão que vencer o time dos Black Cats por 4-0 para entrar na última rodada na zona de classificação para a Liga dos Campeões e na última rodada terá o time mais forte pela frente do que os seus concorrentes, será o Everton também em Londres. Apenas a gente jogará a última rodada fora de casa, o que torna cada vez mais importante a vitória contra o WBA.

Há uma possibilidade mínima de garantirmos a vaga na terça, nosso resultado teria que ser melhor do que do Arsenal: se eles perderem, só com o empate a gente e também o Liverpool se classificam. Se eles empatarem, precisaremos vencer e Liverpool e Arsenal que se matem na última rodada para saber qual deles será o quarto representante da Inglaterra na Liga, que pode subir para cinco se o United vencer a Liga Europa. Eles perderam para o Tottenham hoje e não tem chance de ir para a Liga dos Campeões pelo campeonato inglês, mas há essa possibilidade de jogar como campeão da Liga Europa.

O campeão da Liga Europa já jogaria a Liga dos Campeões do ano seguinte, mas como o vencedor da Liga dos Campeões já estará na fase de grupos seja Real Madrid ou Juventus, essa vaga na fase de grupos se abre para o vencedor da segunda competição em importância na Europa. A ida de mais um time inglês não afetará aonde o City, se se classificar no campeonato, entrará na Liga dos Campeões: se for terceiro colocado jogará direto a fase de grupos e se terminar na quarta posição, aquela fase pré Liga dos Campeões como jogamos nessa temporada. Só para constar, como não podemos ficar abaixo do quinto lugar, já temos pelo menos uma vaga na fase de grupos da Liga Europa, seja por essa quinta colocação ou por um eliminação na fase de play offs da Liga dos Campeões (bate três vezes na madeira).

Esse jogo contra o WBA será muito importante para o City não só porque precisamos vencer e fazer uma bom saldo de gols como poderá ser a última vez que Pablo Zabaleta entrará em campo com a camisa azul no Etihad após nove anos defendendo o clube. Foi confirmada a informação que ele, no seu último ano de contrato com a gente, não fará parte do elenco na próxima temporada.

A torcida já preparada uma festa muito grande para o jogador sem saber se o jogador entrará em campo pelo time. Nas últimas 10 partida pelo time, jogou apenas uma vez os 90 minutos e jogou 130 de possíveis 900, Guardiola tem utilizado Navas e Fernandinho na posição do argentino camisa 5 do Manchester City. Se ele jogar, seja como titular ou reserva, acho que se despedirá de Manchester como capitão do time. Ele merece qualquer homenagem que possa receber pelos torcedores, companheiros e clube.

Como nenhum jogador saiu contundido do jogo de sábado contra o Leicester, pode ser que Guardiola repita a formação pela terceira vez seguida, mas fosse eu iria de Aguero ao invés de Gabriel Jesus nesse momento, acho que nesse momento final de campeonato temos que escolher um ou outro para começar como titular e a minha opção é com o Aguero. Fase dele era excelente até a contusão e já está mais acostumado a jogar sozinho no time, Gabriel não foi bem contra o Leicester, um time que marcou muito forte, algo que o WBA de Tony Pullis deve fazer contra a gente.

Apesar de terem vendido caro o título para o Chelsea, o WBA não está bem nessa reta final de temporada, nas últimas sete partidas fez apenas dois pontos e gols, não tomaram nenhum porrada nesses jogos, perderam quatro por 1-0, vai ser difícil vazar essa defesa, como o jogo do Arsenal começará 15 minutos antes podemos ficar ansiosos se não abrirmos o marcador logo.

Espero que possamos dar uma despedida de verdade para Zabaleta com uma vitória maiúscula, todas as honras possíveis e com a vaga na Liga dos Campeões muito bem encaminhada.

Há uma especulação nos jornais sobre Touré, ele teria recebido uma oferta de um ano de contrato com redução salarial, ainda não deu a resposta. Por enquanto não há nenhum tipo de preparação para sua despedida. Outros dois jogadores em últimos dias de contratos também receberam propostas do City: Navas e Tosin Adarabioyo. Nas próximas semanas veremos que fica e quem sai.

Man City Vs WBA (desde 2005): 18 P, 12 V, 3 E e 3 D. No jogo fora de casa vencemos por 4-0, dois gols cada de Aguero e Gundogan.

Jogadores Suspensos: Não há.

Jogadores Pendurados: Não há.

Juiz da Partida: Craig Pawson - 7 P, 2 V, 4 E e 1 D. Ele apitou dois jogos nessa temporada e foram duas "derrotas": para o Liverpool por 1-0 em Anfield e 1-1 para o Arsenal com derrota na prorrogação na Copa da Inglaterra.

sábado, 13 de maio de 2017

Obrigado!

PABLO ZABALETA, MUITO OBRIGADO!!

VOCÊ É  ÚNICO!!


Sempre seja você mesmo. A não ser que possa ser Pablo Zabaleta, aí seja PABLO ZABALETA!!!


Foi no sufoco!

O Manchester City repetiu pela primeira vez o mesmo time titular em duas partidas seguidas nessa temporada, mas não repetiu a atuação brilhante contra o Crystal Palace na rodada anterior e levou muitos sustos do Leicester, mesmo assim venceu por 2-1, gols de David Silva e Gabriel Jesus.

O primeiro tempo foi excelente se compararmos ao segundo tempo nosso, isso não quer dizer que foi bom de verdade. O time teve a bola, trocou muitos passes, mas não havia criado tantas chances contra o gol de Schmeichel até David Silva abrir o marcador em boa jogada de Sané pela esquerda. Esse lance poderia ter sido anulado se o bandeira tivesse visto que Sterling, tentou participar do lance ao chutar, estava pouco a frente do penúltimo marcador, a jogada é bem complicada, para quem tem milésimos de segundo para decidir é complicado para ver que o Sterling estava na frente, mas estava. Dessa vez o trio foi a nosso favor.

O City conseguiu construir em cima dessa gol uma maior pressão sobre o adversário e fez o segundo quando Sané trabalhou a jogada com David Silva e foi derrubado pelo zagueiro na área, não houve nem reclamação. Gabriel Jesus pegou a bola, a colocou na rede para sambar na comemoração. Muito bom ele ter feito o gol, mas sou totalmente contra ele ter batido. O cobrador é o Yaya Touré, se ele quis passar a bola para o brasileiro, beleza, mas é um erro muito grande. O time ainda briga por uma vaga na Liga dos Campeões, precisávamos ter certeza que a bola iria entrar e pelo retrospecto do Yaya na Premier League temos a confiança disso. Eu acho que o treinador tem que chamar a atenção dos dois jogadores.

O Leicester parecia morto com esse placar de 2-0 contra e teremos uma manhã sem preocupações, só que num cruzamento nem tão foda da direita da nossa defesa, Kompany e Otamendi, que escorregou no lance, deixaram Okasaki marcar um belo gol de voleio nos minutos finais do primeiro tempo. Ressuscitamos um morto que nos deu muito trabalho no segundo tempo.

Eles vieram para cima e tornaram o jogo bem mais difícil. Poderiam ter empatado se o Mahrez não tivesse cobrado o pênalti com os dois pés. Como assim?? Na hora que bateu com a esquerda, o pé de apoio tocou na bola em seguida e o juiz anulou corretamente porque o jogador não pode dar dois toques em sequência. Escapamos de uma boa porque a bola tinha entrado. O Caballero saiu do gol que nem um louco e apontou os dois toques, ele pode não ter pego, mas que fez essa defesa nossa, ele fez.

Clichy, que cometeu o pênalti, tomou uma baile de Mahrez quando ele quis jogar ( elogiei na última rodada, deu nisso. Ficarei calado a partir de agora) e Guardiola tentou modificar isso ao colocar Aguero em campo no lugar de Sterling e deslocar o Gabriel para ajudar na marcação, foi a vez do camisa 33 tomar um baile. Isso foi na esquerda da nossa defesa, já na direita Fernandinho e Albright trocaram "carinhos": primeiro o nosso lateral direito deixou o cotovelo na cara do jogador adversário que pouco depois, já sabia que iria sair, entrou no meio do brasileiro e levou o amarelo.

O juiz deu sete minutos de acréscimos e deixou o jogo rolar quase 10 minutos porque houve atendimento depois dos 90 minutos. E aí o Leicester tentou ganhar várias faltas na lateral para lançar a bola na nossa área, nos livramos delas com o coração na boca. Na última dessas faltas, Schmeichel foi para área sem conseguir nada e puxamos o contra ataque, mas Sané quis fazer tudo sozinho ao invés de tocar para Aguero livre na área e perdemos a chance de marcar o terceiro gol.

Importante foi vencer essa partida. Com o mesmo número de jogos do Liverpool, estamos dois pontos a frente e melhor saldo de gols. Nossos três adversários entrarão em campo ainda nesse final de semana e é possível garantir a vaga na Liga dos Campeões se vencermos o West Brom na terça feira, é torcer para o Liverpool não vencer o West Ham amanhã. Se ganharmos do WBA, o United não poderá nos passar, o Arsenal poderia chegar ao mesmo número de pontos, mas está com 8 gols a menos no saldo, então precisamos basicamente secar o Liverpool.

E a Globo.com foi bem ufanista na sua matéria de capa sobre a vitória do City: "Gabriel Jesus deixa Aguero no banco e decide para o City". Gente, realmente isso aconteceu, mas para quem viu o jogo, o Gabriel foi mal hoje, na manchete parece que ele foi o cara do jogo, acho o único chute ao gol foi o lance do pênalti, se realmente tiver sido isso, não era nem para ter um chute porque, repito, era para o Yaya ter batido.

Terça feira tem mais e vamos garantir a vaga na Liga porque quero ver o terceiro goleiro sendo titular na rodada final. Dá-lhe Angus Gunn!!

MELHOR EM CAMPO:


INFORMAÇÕES DA PARTIDA:

sexta-feira, 12 de maio de 2017

EPL # 37 - Man City Vs Leicester

O Manchester City jogará contra o Leicester nesse sábado às 8:30 da manhã no Etihad. A partida terá transmissão pelos canais ESPN.

A Premier League conheceu seu campeão na noite dessa sexta feira quando o Chelsea bateu o West Brom fora de casa por 1-0, ainda há a possibilidade, remotíssima, do Manchester City terminar na segunda colocação do campeonato, mas se o Tottenham vencer o United no domingo, e vamos torcer para isso, a briga fica mesmo pela terceira colocação, que na verdade está nas nossas mãos e não podemos deixar escapar, para isso Guardiola conta com boas notícias para o jogo de amanhã.

Kun Aguero e John Stones voltaram a treinar com o time nos últimos dias e podem estar entre os 18 relacionados para a partida contra o ex atual campeão inglês. Se realmente os dois tiveram condições, vai ser bem interessante como será a escalação do City, eu acho que poderemos ver mais uma vez a dupla Kompany e Stone, algo que foi raro, apenas duas vezes na temporada os dois estiveram mais de 45 minutos juntos em campo, a última há mais de um mês na derrota para o Chelsea.

Acredito que essa teria sido a dupla titular de Guardiola, quando ambos tivessem condições para atuar, muitas vezes o treinador utilizava Kolarov na zaga, atualmente o jogador não é utilizado nem na lateral esquerda, e Otamendi não parece ser o tipo de jogador que Pep gosta, ele joga muito deitado. Não morro de amores pelo argentino, acho que tem disposição e só, faz muito teatro e tem um passe bem ruim. Pode ser que na próxima temporada chegue um zagueiro para ser titular, isso é bem capaz, não dá para confiar que Kompany estará sempre pronto para o jogo, as últimas temporadas mostram isso. Agora no ataque, não acredito que teremos uma dupla.

A única vez que realmente jogaram juntos, Kun e Gabriel Jesus, já que nas outras vezes jogaram apenas poucos minutos, foi contra o Middlesbrough e aquilo não rendeu. Tudo bem que a formação estava bem bizarra naquele dia e não tínhamos o Silva, mas eles não se entenderam muito. Podem me falar: "ah o Aguero deu o passe para o gol do Gabriel Jesus". Foi um cruzamento de uma falta, não foi um jogada entre eles propriamente.

Como eles não foram bem juntos, nesse momento eu não os utilizaria, ainda lutamos por vaga na Champions e perder, principalmente em casa, não é uma opção. Temos que vencer essas três últimas partida, assim não precisaremos depender de ninguém para garantir uma vaga direita na fase de grupos da Liga dos Campeões 2017/18. E se tivesse que escolher, eu iria de Aguero.

Até se contundir nos minutos finais contra o Boro, ele tinha marcado 13 vezes em 15 partidas com gols marcados contra times como Mônaco, Chelsea, Liverpool e Arsenal. Ele não está para brincadeira e nesse dia 13 de maio marca os cinco anos do título conquistado na partida contra o QPR, nada melhor do que comemorar essa data com gol dele.

Não é apenas cinco anos do título como será o trigésimo quarto aniversário de Yaya Touré, uma lenda no City que deve estar nos seus últimos jogos com a camisa 42 dos Skyblues. Jornalistas e o agente mala do jogador dão a entender que não foi oferecido um novo contrato para ele, então assim ele diria adeus na semana que vem, na última rodada, contra o Watford e, com dois jogos em casa, amanhã e na terça contra o WBA, ele se despediria da torcida. Torcida que deverá despesar lágrimas pelo fim de carreira no City de outra lenda: Pablo Zabaleta.

O lateral argentino, que chegou como volante e antes de primeiro de setembro de 2008, não é mais utilizado tanto por Guardiola, muitas vezes mesmo com ele em condições, jogadores foram improvisados na sua posição (Navas e Fernandinho). Se especula que ele queria um contrato de 2 anos e não foi oferecido, não sei se nem um contrato de um ano foi.

É triste para cacete ver esses dois nomes saindo do clube, acredito que estiveram nos seis últimos títulos nossos, mas o tempo não poupa ninguém. Honestamente eu daria um contrato de um ano para o Yaya e deixaria claro para ele que seria um jogador para compor elenco, não mais aquele titular indiscutível de tempos atrás. Infelizmente para Zabaleta, apesar de ser mais jovem que Yaya, o esquema de Guardiola não o deixaria ser titular e ele tem lenha para queimar, o West Ham é um dos times que estaria interessados nele. Caso ele escolha Londres, vocês podem ter certeza será recebido com muito carinho no Etihad e como a Lei do Ex funciona fará gol na gente.

O Leicester mudou muito após a trairagem com o Ranieri, se livrou de rebaixamento e luta para terminar na parte de cima da tabela, está em nono lugar. Eles não contarão com a dupla de zaga titular, Wes Morgan e Robert Huth, maldito que fez dois gols n gente na temporada passada nesse jogo no Etihad. Junta- se a eles o meio de campo Drinkwater.

Na luta pela Champions, apenas a gente jogará em casa. No sábado Arsenal vai até Stoke On Trent, no domingo, dois jogos em Londres: West Ham e Liverpool e depois dessa partida Tottenham e United. Acho que tem tudo para ser nossa rodada.

Vamos para cima do Leicester, conquistar essa vitória, celebrar os cinco anos do título, o aniversário do Yaya, ficar mais perto da Liga dos Campeões e dar um despedida digna para esses monstros que honraram a camisa do Manchester City!

Man City Vs Leicester (desde 2005): 8 P, 4 V, 2 E e 2 D. Nessa temporada derrota por 4-2 num dia que nada deu certo para a gente. E são duas derrotas em sequência para eles.

Jogadores Suspensos: não há.

Jogadores Pendurados: não há.

Juiz da Partida: Robert Madley - 10 P, 8 V e 2 D. Nessa temporada três vitórias na Premier League: 2-1 no Sunderland e no Crystal Palace e 3-0 no Hull. Em 04 de março de 2015 ele apitou a nossa vitória por 2-0 sobre o Leicester no Etihad.

domingo, 7 de maio de 2017

David Silva: 50 gols!

Ontem David Silva comandou o Manchester City no massacre sobre o Crystal Palace, o mago do time abriu o placar logo aos dois minutos e com isso alcançou a marca redonda de 50 gols pelo time que defende desde a temporada 2010/11. Essa é uma marca expressiva com certeza e poderia ser bem maior. 

Fiz uma procura rápida no site da Premier League e desde que chegou ao clube ele já deu 64 passes para gol, assistências, isso apenas no campeonato inglês, então não seria nada de absurdo ele já ter alcançado esse número de gols bem antes, ele é um cara que prefere servir a marcar, bom para a gente e melhor ainda para os atacantes do City.

Como gosto de número, quebrei em situações esses 50 gols, vamos lá:

Por adversário, a maior vítima é o Newcastle com 5 gols sofridos:



Por competição, seria óbvio que no campeonato inglês ele teria o maior número de gols:



Quando ele marca, é quase certo do Manchester City vencer a sua partida:



É raro ele começar no banco pelo City, consequência disso é mais raro ainda ele marcar quando é usado apenas como substituto:



O mais interessante é que um dos gols mais bonito dele, talvez O mais bonito tenha saído dessa quando ele veio do banco, contra o Blackpool em 2010/11 (aquele gol contra o Hull fora de casa em 2013/14 também é espetacular):



Fiquem livre para escolher ou lembra de outro!

VIVA DAVID SILVA! NOSSO MERLIN!

sábado, 6 de maio de 2017

É disso que gostamos!

O Manchester City passou o carro por cima do Crystal Palace! Com uma atuação dominante, o time fez 5 a 0 nos visitantes e se colocou em boa posição na briga por uma das vagas na Liga dos Campeões. David Silva, Kompany, De Bruyne, Sterling e Otamendi marcaram os gols do time, que nesse domingo ficará de olho nos confrontos de Liverpool, United e Arsenal.

Guardiola fez o simples na sua escalação, colocou a parte ofensiva que fez grandes jogos em janeiro e fevereiro com a volta de David Silva e Gabriel Jesus liderando o ataque. Hoje mostrou mais uma vez que talvez a direção do time seja mesmo jogar com apenas um atacante, a atuação mostra isso. Aí ficamos naquela dúvida: quem fica de fora, Gabriel Jesus ou Aguero? Vou usar aquela expressão consagrada, apesar de nunca ter lido o livro ou ter visto o filme: Essa seria A Escolha de Sofia para Guardiola. Hoje, com a contusão de Aguero, Guardiola não teve que fazer essa escolha.

O jogo começou muito bem para a gente. David Silva aproveitou a espanada errada da zaga do Crystal Palace e abriu o placar logo aos dois minutos. O bom que o City insistiu em atacar, não queria dar mole para o Palace chegar ao empate, não conseguímos converter as chances em gol, é bem verdade, mas o time ficou em cima deles o tempo todo. Só levamos um susto quando Benteke conseguiu um cabeceio e Caballero fez excelente defesa que serviu para cornetar o ausente Claudio Bravo: ele pegaria essa bola? Minha aposta que não.

Beleza, saímos do primeiro tempo com uma vitória parcial de 1-0, para qualquer time isso daria um susto, ainda mais se tivesse ficado martelando na primeira metade e nada além de um gol tivesse saído. Aí um belga entrou em ação, um não, foram dois. Kompany se desmarcou do zagueiro e De Bruyne rolou na marca do pênalti para o capitão mandar uma pancada e fazer o 2-0. No post pré jogo comentei sobre o confronto belga que teríamos entre Kompany e Benteke, o nosso belga foi melhor na defesa e ainda contribuiu no ataque. Depois do segundo gol, toma o time no ataque.

Na única participação efetiva para lance de gol hoje, Gabriel Jesus, em posição irregular, rolou a bola para Kevin De Bruyne chutar para fazer o terceiro, o goleiro colaborou nesse lance, mas aí é problema deles. Com 60 minutos, o jogo estava decidido e o City tinha tomado a terceira posição no saldo de gols do Liverpool, ambos estão com o mesmo número de jogos e pontos. Guardiola aproveitou o placar favorável e trocou Silva que vinha de contusão, o espanhol saiu sobre uma chuva de aplausos. O time é outro com ele, quando ele está no seu máximo, ele é um jogador de outro mundo, pena que não recebe o devido respeito, não digo dos torcedores do City porque qualquer um de nós se jogaria na frente de um dos carrinhos criminosos que sofre em todas as partidas para tê-lo sempre 100%. Eu acho que ele não ganha muito destaque da imprensa, de mesmo jogadores, só em 2011/12 ele entrou na seleção da Premier League ( Aguero nem uma vez foi chamado...).

Na partida de hoje foi interessante ver duas coisas: Sterling e Sané começaram no lado invertido que jogaram a maior parte da temporada, o inglês foi para a esquerda e o alemão, direita. Trocaram por pouco tempo na primeira etapa, mas na segunda voltaram as posições originais. Talvez uma tática para confundir os rivais, já que deveriam estar acostumados com outro time de posicionamento. A outra coisa foi o lado que o City atacou no primeiro tempo: saiu matérias que a torcida havia pedido, e conseguido, para o time atacar para o lado Sul ( direita da TV) no segundo tempo, isso não aconteceu. O City manteve o padrão e atacou para o lado Sul no primeiro tempo.

Como a briga pela Liga pode ser decidida no saldo de gols, o time continuou atacando e fez mais dois, dessa vez com Sterling e Otamendi e agora está a quatro gols do Liverpool. Deu tudo certo hoje: time foi bem escalado, jogou muito, defesa segura sem sofre gol e vantagem na briga com o Liverpool. É continuar nessa tocada até o final da temporada.

O melhor em campo, escolhido pelo estádio, foi David Silva, é sempre justo, mas eu acho que deveríamos parabenizar muito a defesa, especialmente Clichy. Sofre muitas críticas de todos nós, mas hoje protegeu bem nosso goleiro e cortou muitos cruzamentos que poderiam causar grandes problemas para nós. Se eu tivesse que escolher, ele seria o homem do jogo hoje.

Algumas estatísticas interessantes para finalizar: foi o quinquagésimo gol de David Silva pelo City. Até que enfim alguém fez mais de 10 gols pelo City nessa temporada, fora o Aguero, foi o décimo gol de Sterling na temporada, só está a 21 de Aguero.

MELHOR EM CAMPO:



INFORMAÇÕES DA PARTIDA:

sexta-feira, 5 de maio de 2017

EPL # 36 - Man City Vs Crystal Palace

Na briga por uma das vagas inglesas na próxima Liga dos Campeões, o Manchester City receberá o Crytal Palace nesse sábado às 8:30 da manhã. A partida terá transmissão dos canais ESPN.

Com esse friozinho que está fazendo no Sudeste do Brasil, vai ser duro para sair da cama, esse jogo será acompanhado debaixo do cobertor que pode servir como escudo a cada ataque do Palace: "vou me esconder aqui para nada de ruim acontecer."

Nem tenho boas notícias sobre Sergio Aguero. O jogador está fora desse jogo por causa da lesão que sentiu no final do jogo contra o Boro, que seria só no próximo sábado contra o Leicester, no dia 13 de maio também conhecido como aniversário do Yaya Touré e de Aguerooooooooooooooooooooo. Tomara que não fique fora por um longo prazo, precisamos de todo mundo possível para não perdermos essa vaga na Liga. A classificação não é um título, mas ficar de fora é uma vergonha.

Além de Aguero, Guardiola não contará com Stones e Bravo, este fora dos restantes dos jogos da temporada. O City não deu sorte com essas contusões mesmo, quando teve Aguero, Gabriel ficou de fora e agora é o contrário, mesmo coisa com a dupla de zagueiros que poderia ser formada entre Kompany e Stones. Quem sabe na próxima temporada, poderemos contar com eles que. Agora só resta pensar no final dessa.

A ausência desses três jogadores deve contrastar com a possível volta de Yaya e David Silva. O primeiro teria ficado de fora do jogo contra o Middlesbrough por opção do técnico, algo que se mostrou negativo pelo resultado final do jogo. Já David Silva teve um problema, também conhecido como agressão de Gabriel Paulista na semi final da Copa da Inglaterra, e ficou de fora do jogo anterior, ainda é dúvida para amanhã, mas já treinou com o time principal, é provável que faça aquele teste no vestiário para saber se irá jogar.

Quando Gabriel Jesus chegou ao City, Guardiola o utilizou no ataque com jogadores muito velozes do seu lado como Sané e Sterling, o time teve bons resultados nesses jogos, o treinador poderá utilizar novamente esses jogadores, num momento que o City não pode mais pensar em perder pontos, principalmente em casa, onde fará três dos quatro últimos jogos, os três em sequência. 

Eu torço para que Guardiola não invente como fez no domingo passado, monte o time de maneira básica, é para vencer o jogo, no momento de procurar esquema tático, encaixar a melhor formação, é momento de colocar a bola na rede adversária e, se possível, não buscar nenhuma vez na nossa. Quero saber que posição Navas jogará, eu acho que no banco seria a melhor dele. 

O Crystal Palace ainda luta para não cair, está a seis pontos do 18 º colocado, pode se livrar do rebaixamento se empatar e o Swansea não vencer o Everton. O time de Londres tem sido bem legal com a gente nessa reta final, venceu o Arsenal e o Liverpool, além de bater o Chelsea no Stamford Bridge, parece ter crescido contra os times maiores. Tomar cuidado com Christian Benteke, atacante belga. Espero de verdade que nosso belga se dê melhor nesse confronto.

Na luta pela Champions, o Liverpool receberá o Southampton no domingo, mesmo dia do confronto entre Arsenal e United em Londres. Minha esperança é não ter que passar mais tempo secando os adversários do que torcendo para o City.

Man City Vs Crystal Palace (desde 2005):  10 P, 9 V e 1 D. Nessa temporada duas vitórias em Londres: 2-1 pela Premier League e 3-0 pela Copa da Inglaterra.

Jogadores Suspensos: não há.

Jogadores Pendurados: não há.

Juiz da Partida: Michael Oliver - 20 P, 12 V, 4 E e 4 D. Nessa temporada o juiz apitou 4 partidas com 1 vitória nossa (5-0 West Ham, Copa da Inglaterra), 2 empates (ambos 1-1 na Premier League contra Liverpool e Everton) e um derrota (4-2 para Leicester na Premier League). Ele foi escalado para um jogo entre City e Palace na carreira: 2-1 Palace em Londres.

quarta-feira, 3 de maio de 2017

Notícias

O Manchester City está perto de contratar todo o time do Tottenham e apenas transferi-lo para o norte da Inglaterra. É especulação sobre o Walker, Rose, Alderweireld ( um dos jogadores que mais saia nas figurinhas da Copa de 2014). Além do time de Londres, o time do principado também pode se mudar para Manchester: é Mendy, Fabinho, Mbappé...Mas eu não quero falar deles, quero falar de dois jogadores que já estão no City: Navas e Iheanacho.

Há jornalistas que dizem que o Manchester City oferecerá mais um ano de contrato para Jesus Navas porque ele mostrou seu valor como lateral direito, ele não seria o titular, mas o reserva com isso precisaria chegar um titular porque Zabaleta ( vai ser emociante e difícil dar tchau para ele) e Sagna devem meter o pé. Se isso mesmo acontecer, a renovação do Navas, eu ficaria muito triste por dois motivos:

- é duro aguentar o Navas, fez uns jogos razoáveis como lateral direito, mais ainda porque não era da posição e teve que se adaptar, mas nesse último jogo como ponta, mostrou que não é útil, não acertava cruzamento;

- e segundo, o jovem Pablo Maffeo, que foi emprestado para o Girona da segunda divisão da Espanha, não será utilizado então deverá ser emprestado mais uma vez. Se isso acontecer, ele voltará na temporada 2018/19 com 21 anos pode ser que não queira voltar, o que seria mais um passo atrás para a divisão de base do clube, já há boatos que o Tosin Adarabioyo, no seu último ano de contrato, não quer assinar um novo porque não garantem tempo de jogo para ele. Sobre o Maffeo, é especulação pura minha, mas acho possível disso acontecer.

Kelechi Iheanachi, de acordo com a imprensa da Nigéria, pode ser emprestado ou transferido definitivamente para o Hoffenheim da Alemanha com uma cláusula de compra no futuro. O tempo de jogo dele diminuiu muito e nem ficou no banco nesse último jogo, talvez se a lesão do Aguero se confirmar, ele possa ser relacionado, mas me parece que não há muito futuro para ele no clube. 

Para vocês terem uma ideia, na temporada 2016/17 ele jogou 877 minutos (em 2015/16 foram 1.226 minutos, teria que jogar os 4 jogos finais inteiros para passar essa marca), isso não dá nem 10 jogos inteiros em campo. E só no ano de 2017, ele é o jogador que menos em campo ficou pelo City 137 minutos, menos que Fernando Reges e Nolito. 

Apesar de não o considerá-lo da base, acho que é outro passo atrás para os jogadores jovens do City. Muitos vão olhar para cima e ver que o clube comprará jogadores caros e eles não terão grandes chance no time titular, jogarão basicamente na Copa da Liga.

Essa temporada ruim fará com que Guardiola queira investir em contratações de peso para tornar o time mais forte para ter melhores resultados. Em relação a base, será uma, na minha visão, a temporada 2017/18 será uma temporada perdida, na seguinte completará 10 anos da chegada do Sheik Mansour ao Manchester, será que teremos pelo menos um da base no time?