domingo, 30 de abril de 2017

Gabriel Jesus, o héroi!

O título do post é para tentar desviar o foco de como foi o jogo hoje entre Manchester City e Middlesbrough, de como o City perder mais uma excelente oportunidade garantir logo sua vaga na próxima Liga dos Campeões. O time ficou atrás duas vezes no marcador para o 19º colocacado, time que poderá cair na próxima rodada. Com gols da dupla Aguero e Gabriel Jesus, o placar encerrou em 2 a 2.

A escalação do time titular hoje foi surpreendente. A opção em colocar Gabriel Jesus e Aguero para formar uma dupla de atacante não foi louca, com a ausência de David Silva, eu mesmo já tinha ventilado que isso poderia acontecer, o que foi bizarro foi jogar com um esquema muito pouco usado no campeonato, num momento de definição. Guardiola quis colocar 3 zagueiros em campo (Kompany, Otamendi e Kolarov) e os dois "pontas" sendo Navas e Clichy, que não me lembro de terem acertado um cruzamento hoje.

No meio de campo uma novidade para lá de arriscada: o jovem da base Aleix Garcia. A notícia inicial é que não há problemas com Yaya Touré, o treinador só queria dar uma folga para ele. Isso eu me lembro de ter reclamado sobre o Guardiola em dezembro e janeiro: o Yaya está jogando muitas partidas seguidas em curto período de tempo, e hoje resolveu dar descanso para ele mesmo sabendo que não havia o David Silva no time? Não faz sentido para mim. Outra coisa é o Delph. Fez dois jogos em sequência, foi bem, ficou no banco contra o Arsenal, normal isso, mas contra o United e hoje não foi relacionado entre os 18, já está no departamento médico novamente? E para finalizar, sobre o Garcia, tem gente que vê como uma promessa, não enxergo nada demais nele, só toque para o lado e para trás, não busca o jogo. É o tipo de jogador que eu defino sempre como nota 6, deve ter uns 300 na base do City.

No primeiro tempo o City não existiu, era lento e não tinha criatividade nenhuma, a melhor chance foi um cabeceio de Gabriel Jesus que foi para fora, sendo que o responsável por esse cruzamento foi o Otamendi na intermediária do Boro, isso era para sentir o nosso drama, e tenho certeza que esse não foi o único "cruzamento" que ele tentou na primeira etapa. Além disso, Kolarov tentou dois chutes de fora da área, que meu Deus do céu.

A jogada do gol deles começou num ataque nosso que Kevin De Bruyne tentou achar Aguero na meia lua, foi uma boa jogada nossa, pena que o marcador se antecipou e iniciou o contra ataque com o nosso lado direito completamente exposto porque o Navas estava lá na frente. Eles derem sorte também porque alguém sem querer escorou a bola para Alvaro Negredo marcar, por respeito que eu acho exagerado, ele não comemorou.

Falar que o placar era justo seria idiotice porque nenhum dos dois times fez nada, o que a gente poderia ficar feliz no primeiro tempo foi a não expulsão do Fernandinho. Ele foi maldoso, meteu o cotovelo na cara do Adam Clayton, não foi apenas para se proteger não, foi para acertar, juiz nem amarelo deu, ele escapou dessa.

Eu achava que o time voltaria do intervalo com alterações, mas os 11 que começaram o primeiro tempo, também começaram o segundo tempo. Foi aí que não entendi, o que passou na cabeça do Guardiola esperar mais 4 ou cinco minutos para fazer as trocas? Ele achava que Garcia e Clichy iriam produzir melhores resultados nesse tempo? Beleza, ele fez a troca com Sané e Sterling entrando e o time melhorou. E começou a tentar incomodar o mandante.

Eu já reclamei bastante dos juízes nessa temporada, e com muita razão, mas o Kevin Friend foi um cara generoso no lance do pênalti no Sané, foi nada, ele se jogou no marcador, só foi mais "pênalti" do que o Rashford no jogo do United mais cedo. Pênalti mal marcado não entra né? O do Rooney e do Aguero entraram.

O City poderia construir em cima disso, colocar uma pressão em cima do lanterna certo? Isso não aconteceu, o Boro numa trapalhada da nossa defesa marcou o segundo. Decepção mais uma vez para a gente no Riverside. Imaginar que o United tiraria um ponto de diferença da gente após eles empatarem contra o Swansea em casa era dolorido. Mas a dupla Aguero e Gabriel Jesus funcionou no gol do novo empate.

Aguero levantou para a área e dessa vez Gabriel acertou o cabeceio. Sendo justo no único lance lateral que foi mostrado, acho que existe uma possibilidade do Gabriel estar em posição de impedimento na hora que o Aguero tocou na bola. Não tenho certeza e a geração das imagens não buscou o lance mais uma vez.

Depois do empate, o City foi para o abafa final, só criar grande perigo. A última substituição foi a entrada de Nolito no lugar do Aguero porque ele sentiu algum problema na virilha e colocou a mão na tradicional posse de coçar saco. Único jogador a marcar mais de 10 gols pelo City na temporada, pode ser que ele fique de fora dos quatro jogos finais e com isso não faria 20 gols em 3 temporadas seguidas na Premier League. Vamos aguardar.

Com mesmo número de jogos que Liverpool e United agora, o City está em quarto com 66 pontos, mesmo do Liverpool que está na frente porque marcou mais vezes que o City, no primeiro critério de desempate, saldo de gols, o times estão com o mesmo (28). O United tem um ponto a menos, quem pode se animar é o Arsenal que tem 60 pontos e dois jogos a menos. No momento eles empatam com o Tottenham em 0-0. Se vencer essas duas partidas, podem pular de sexto para terceiro lugar, empatariam em pontos e o saldo de gols não é ruim, tem 24 positivo.

A rodada poderá ser frustrante para a gente. Tem que esperar o Liverpool amanhã contra o Watford também.

VOTAÇÃO MELHOR EM CAMPO:


INFORMAÇÕES DA PARTIDA:

5 comentários:

  1. Eu não entendi nada o porque do time que saiu jogando. Pra mim o Guardiola menosprezou o Boro, e no segundo tempo quando ele viu a cagada encheu o time de atacantes. Se quer saber eu nem sairia com o GJ de titular. Lógico que comentar depois do jogo é fácil, mas eu entraria com o Sterling, Aguero e Sane mesmo. Deixava o GJ na hora do aperto. Ida pra Champions perigando...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Com o GJ de titular não tenho problema, mas Clichy e Navas de pontas que é foda para mim. Fora esse esquema com três zagueiros para ser testado agora. A situação não está tranquila para isso.

      Sorte que o Arsenal perdeu e o United ainda enfrenta Arsenal e Tottenham, ambos fora de casa. E enquanto eles tem tr^s jogos seguidos fora de casa, nós teremos três em casa. Não é possível mais bobear.

      Excluir
  2. Cara o Pep é fooooda,não dá pra acreditar que ele na etapa final de campeonato aposte no esquema com 3 zagueiro,Putz quando vi aquilo já imaginei o que estava por vir.
    Tb colocar o Alex num jogo como este foi fooooda e tvz,,,eu espero que não, mas será que Guardiola que complicar nosso Citão?nossa temporada de vez?tomara que não.
    Faz o simples Pep Guardiola,é assim!
    Caballero, Navas, Company,Otamend e Clich
    Sterling, Fernandinho, Fernando e Sané
    Gabriel Jesus é Aguero...faz o simples e neste momento deixa os jogadores serem os protagonistas.ainda gosto muito de vc mas de novo vamos fazer o simples.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu faria duas mudanças no seu time: tiraria o Fernando para colocar o Kevin De Bruyne e com isso, time ficaria mais fraco no meio, eu escalaria ou o Zabaleta ou o Sagna na lateral direita mesmo, para marcar melhor. Deixaria a obrigação de atacar com o Sterling, Sané e cia.

      Excluir
  3. Eu tava tão puto que esqueci o De Bruyne, kkkkkkk.

    ResponderExcluir