Acharam que não teria post pré jogo? Feriado dá nisso, as coisas ficam mais lentas. Mas falemos sobre a partida de semi final entre Manchester City e Arsenal que será realizada no domingo, às onze horas da manhã com transmissão dos canais ESPN.
Esses quatro semifinalistas são o primeiro colocado da Premier League (Chelsea), o vice (Tottenham), o quarto ( City, com potencial de ser o terceiro) e o sexto colocado (Arsenal). Se formos analisarmos friamente pela classificação atual, nos fomos favorecidos no sorteio e a fase conturbada no Emirates pode nos ajudar: parte da torcida do Arsenal querendo a saída do Arsené Wenger, não estão mais satisfeito com classificação para Liga dos Campeões e vencerem as Copas Domésticas, querem mais e o treinador parece que não tem condições de entregar mais isso. Será que o City vai querer estregar isso de algum jeito? Tomara que não.
A Copa da Inglaterra parece que será a última chance de alguns jogadores conseguirem seu último troféu pelo Manchester City, muitos estão no final de contratos e não devem tê-los renovados: Sagna, Clichy, Caballero, Jesus Navas, Zabaleta e Yaya Touré. Oficialmente eles já podem assinar contratos com outras equipes, mas nada divulgado, apenas especulação com Navas para o Sevilla e Roma, entre os times interessados e Sagna com o Crystal Palace.
Da lista acima, dois jogadores estiveram na conquista dos seis títulos que o time levou nesse período desde a aquisição do clube em 01/09/2008: Touré e Zabaleta, sendo que o Zaba, juntamente com Kompany, chegou alguns dias antes dessa data, o marfinense chegou na metade de 2010. São jogadores históricos do clube, mas com o tempo passando é inevitável a deterioração do da parte física, muito exigida no futebol de hoje e com Guardiola ainda mais. Yaya fará 34 anos no próximo mês e Zabaleta estará com 33 na próxima temporada. Essa Copa da Inglaterra parece que será o Canto do Cisne no Manchester City para eles. Por outro lado a nova geração chega para dar as cartas.
No elenco o City conta com um número bom de jogadores com menos de 25 anos: Kevin De Bruyne (25), Raheem Sterling (22), John Stones (22), Leroy Sané (22), Kelechi Iheanacho (20) e Gabriel Jesus (20). Enquanto Yaya e Zaba têm seis títulos cada com o City, três jogadores acima já abriram a porteira de títulos pelo Man City, eles venceram a Copa da Liga Inglesa na temporada passada: De Bruyne, Sterling e Kelechi. Torço para haja um plano orquestrado entre todos esses jogadores para que saiam com o mais um título.
Na entrevista coletiva de Pep Guardola tivemos boas e más notícias. Primeiro a boa: o nosso Jesus não é tão bom quanto o original, sua ressurreição parece que só acontecerá uma semana depois da Páscos, mas segundo o treinador ele viajará com o time para Londres e pode ser um dos 18 jogadores relacionados para a partida. Não sei a quanto andas a parte física dele, são quase dois meses parado, então não estará 100% e não teria como ele ser titular agora, mesmo que tivesse. A fase do Aguero é coisa de outro mundo, não tem como mandá-lo para o banco de reservas, seria uma maldade e um erro. Para completar as notícias boas, nos vídeos divulgados Sagna estava treinando com os outros jogadores.
Na parte das notícias ruins continuamos com Gundogan de fora e, infelizmente, John Stones também não jogará no domingo e muito provavelmente ficará de fora da partida contra o United na próxima semana, já que está com um problema muscular. A tão esperada dupla formada por ele e Kompany tem imensa dificuldade de jogar junta. Jogaram duas partidas juntos, contra o Swansea no começo da temporada e diante do Chelsea em cinco de abril. Era a partir desse jogo que eu achava que a coisa iria para frente, mas na partida seguinte, de forma correta, Kompany não jogou, eram partidas muito próximas uma da outra. Na semana passada Kompany jogou contra o Southampton e Stones ficou de fora com esse problema que parece ser mais do que se esperava originalmente.
Com a ausência do inglês, devemos ver Kompany fazer dupla com Otamendi ou Kolarov no domingo e esses dois últimos podem forma a zaga contra o United, o jogo acontecerá na quinta feita, dia 27, não sei se Kompany terá condições de jogo, todos conhecemos os vários problemas físicos dele.
Como falado acima, a fase de Aguero é excelente e se ele mantiver a média de um gol por jogo (fez 11 em 11 e nas últimas cinco partidas ele fez gol em todas), ele se igualará a Tommy Johnson como o segundo maior artilheiro do time em todos os tempos noa próximo gol que marcar, com a quantidade de jogos que ainda resta nessa temporada, isso não parece ser um desafio muito grande para ele. Ele ainda não é um perito em chegar as redes de Wembley, só fez um em quatro jogos, por sinal, um muito bonito de cabeça contra o Chelsea numa semi final vencida pelo City, mas do nosso camisa 10 não podemos duvidar de nada quando o assunto e gol.
Para chegar a final, o City teve bem mais pedreiras pelo caminho. A única fez que jogou em casa nos cinco jogos do torneio foi por causa de um replay e pegou três adversários da primeira divisão (West Ham 5-0, Crystal Palce 3-0, Middlesbrough 2-0) e o terceiro colocado da segunda divisão (Huddersfield 0-0 e 5-1). Por outro lado o Arsenal, teve jogos bem menos complicados: vitória fora de casa contra o Preston North End da segunda por 2-1 com gol aos 89, 5-0 contra o Southampton também fora de casa ( o time do sul estava mais preocupado com as semi finais da Copa da Liga quando enfrentou o Liverpool três dias antes pelo jogo de volta e o time avançou com duas vitórias) e para finalizar dois times da QUINTA DIVISÃO: Sutton United (2-0) e Lincoln City (5-0).
As duas defesas só foram vazadas uma vez cada e o City marcou mais gols 15 contra 14 com uma tabela bem mais complicada.
Meu único medo do Arsenal é o Alexis Sanchez, o resto do time parece ser bem cansadinho, o problema será se Guardiola optar por colocar Navas novamente como lateral direito. Ele já jogou assim contra o Arsenal no Emirates e foi bem complicado para ele, recebeu um cartão muito cedo e por pouco não cometeu um pênalti que poderia ser o segundo cartão, logo a expulsão.
Insisto em dizer que se o time o quinteto ofensivo com Silva, De Bruyne, Sané, Sterling e Aguero estiver em campo, somos muito favoritos. Se eles quiserem jogo, a coisa ficará ruim para o outro lado, claro que a defesa inspira desconfiança, mas não será nessa reta final de temporada que por passe de mágica ela será consertada. Devemos esperar melhorias apenas para a temporada seguinte com a chegada de reforços.
A outra semi final será jogada no sábado entre Chelsea e Tottenham às 13:15.
Man City Vs Arsenal (desde 2005): 26 P, 9 V, 6 E e 11 D. Nessa temporada já jogamos duas vezes pela Premier League: 2-1 no Etihad e 2-2 no Emirates.
Jogadores Supensos: não há.
Jogadores Pendurados: não há.
Juiz da Partida: Craig Pawson - 6 P, 2 V, 3 E 1 D.
A colocação outra vez do Navas na lateral, promete ser um jogo pra lá de tenso. Pelo menos pra mim.
ResponderExcluirE com a possível saída do Caballero, quero acreditar que iremos atrás de um outro goleiro também. Goleiro de verdade, que jogue com as mãos por favor.