sexta-feira, 25 de janeiro de 2013

Top 10 para o City.

Divulgado nessa semana pela consultoria Deloitte, um levantamento do faturamento dos clubes e o Manchester City foi o time que subiu mais posições do ano anterior para esse: deixou o décimo segundo lugar para o sétimo. O período de avaliação é a temporada 2011/12.

A receita do clube nessa temporada foi de £ 231.1m e viu o clube passar Tottenham, Schalke 04, Liverpool, Milan e Internaziole. Os cinco a nossa frente continuam os mesmos do último levantamento: Real Madrid, Barcelona, Manchester United, Chelsea e Arsenal. E esse último estaria em nossa alça de mira porque a diferença é de "apenas" £ 3.8m.

Houve uma interessante mudança na dependência do City em relação ao faturamento. Nos últimos anos a maior fonte de renda do clube era os direitos de transmissão da TV, principalmente do campeonato inglês, afinal o time pouco disputava competições europeias. Nessa última temporada aconteceu uma inversão, isso mesmo com o time batendo recorde de arrecadação na PL e participando pela primeira vez da Liga dos Campeões, levou £ 88,2m. Hoje os acordos comercias que lideram a receita do time.

O Manchester City recebeu na última temporada, de diversos parceiros comerciais, o total de £ 112,1m contra £ 57,8 m na anterior. Isso é excelente porque o clube aumento sua gama de empresas interessadas em associar sua marca com o City, mas não podemos tapar o sol com a peneira. Isso número é inflado devido ao acordo, primeiro do tipo, com a companhia aérea Etihad, empresa de com forte ligações com o proprietário do City, o Sheik Mansour. Muitos clubes questionam isso, deixa eles questionarem. Isso não é problema nosso!

Para completar o tripé de receitas, de acordo com o processo de análise da Deloitte, temos o Dia do jogo. Ocorreu um aumento porque o clube teve três jogos em casa pela Liga dos Campeões e a média de ocupação do estádio chegou a 99% pelo campeonato inglês. Dependendo da participação do clube na FA Cup, poderemos jogar mais que as 27 vezes que jogamos em casa, por todas as competições, em 2011/12.  Um maior número de jogos em casa, ou mesmo idas ao Wembley, irá aumentar nosso cofre.

Tenho dúvidas se poderemos passar o Arsenal no próximo levantamento. Apesar da diferença não ser muito grande, li na Skysports que o time de Londres está com um acordo novo com a Emirates Airlanes e com a Nike (o City terá um acordo com fornecedora também para 2013/14), então isso poderá fazer o City ultrapassá-los no próximo ano, mas perder a posição daqui a 2 anos.

Temos que levar em conta que o City irá perder dinheiro da UEFA: não nos classificamos para a próxima rodada da UCL, de novo, nem jogamos a UEL, dá pouco dinheiro, mas dá dinheiro. E para piorar o bônus por performance, por cada vitória e empate, irá cair. Se mantivermos as condições de premiação e uma libra valendo 1,24 euro, o City deixaria de receber £ 1.282 m da UEFA ( de £ 2.250 m para 967.75 m). Isso só de performance, fora não recebermos nada da Liga Europa (menos £ 1 milhão). Mas nem tudo é pessimismo nessa comparação para passarmos o Arsenal.

O City deverá terminar em primeiro ou segundo lugar, já o Arsenal vai ter que remar muito para repetir o terceiro lugar da temporada passada. Agora é esperar janeiro de 2014.

E um recado para o Platini: o PSG não aparece nem entre os 30 com maiores receitas, mas gasta que é uma beleza. Fair Play Financeiro neles!

Para quem quiser ver o ranking dos vintes times mais ricos do mundo, basta clicar aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário