sábado, 29 de abril de 2023

Premier League: Fulham Vs Manchester City

 Em seu segundo duelo de três partidas seguidas contra times londrinos, o Manchester City jogará na capital inglesa contra o Fulham após vencer (e massacrar) o líder Arsenal no Etihad e enfrentar o West Ham na próxima quarta feira em Manchester. O jogo desse domingo começará às 10 horas e será exclusivo no Starplus.

Essa rodada da Premier League poderá trazer uma troca de liderença que veria o Manchester City assumir o primeiro lugar, a última vez que o time dormiu no topo foi no dia 17 de fevereiro, mais de dois meses atrás, a rodada anterior foi composta de uma rodada dupla para City e Arsenal, o time de Arteta empatou em casa contra o Brentford e nós vencemos o Aston Villa no Etihad, na quarta feira seguinte tivemos o nosso primeiro confronto no campeonato contra o Arsenal e vencemos por 3 a 1 em Londres. Ficamos em primeiro lugar com o mesmo número de pontos, melhor saldo e, nessa altura do campeonato, tínhamos um jogo a mais que eles. No sábado seguinte, dia 18, eles foram até o Villa Park e vencerem por 4 a 2, enquanto a gente ficou num empate em Nottingham, perdendo gol atrás de gol e Bernardo Silva de lateral esquerdo. Depois desse jogo vencemos sete partidas em sequência, inclusive um confronto direto contra o Arsenal.

Uma vitória nos trará a liderança, com uma partida a mais por fazer, até quarta feira quando teremos um jogo entre Arsenal e o Chelsea, um time que é um confusão enorme com um técnico interino e contratação de 712 jogadores nas janelas de transferências dessa temporada, nas últimas seis partidas, empatou duas vezes e perdeu as quatro restantes, são as quatro últimas, fora a eliminação para o Real Madrid, nosso rival na semifinal, na Liga dos Campeões. O Arsenal está numa sequência destrutiva, veremos o quê arrumarão nesse jogo.

Esse jogo de domingo é o primeiro dos sete jogos finais, quando enfrentaremos 4 times da metade debaixo da tabela, o Fulham está na primeira metade, em décimo lugar, tenho que ser honesto e falar que não é uma sequência complicada, temos que jogar bola, fazer a nossa parte para conquistar esse tricampeonato, ainda há uma gordura para queimar, seria bem legal mesmo não precisar queimar e deixar as partidas finais do campeonato serem protocolares para pensar na final da Copa da Inglaterra e, quem sabe, na torcida aqui, para a final da Liga dos Campeões na Turquia.

Aké continua sendo o único jogador fora da partida e devemos ir de improvisação, como a gente tem feito há anos na lateral esquerda. O Akanji foi bem contra o Arsenal, acho que ele pode continuar no time, mas haveria rodízio na zaga com ele indo para o miolo da defesa e o Laporte entrando, no último pré jogo esqueci da existência do Sérgio Gómez para jogar de lateral, deve ser porque que eu acredito realmente que o Guardiola não enxerga ele, ainda, para jogar por ali em partidas de Premier League, talvez no futuro ele consiga mostrar evolução.

Acho que é uma grande oportunidade para a volta do Foden ao time titular, já tem 3 partidas que ele faz parte do elenco e tem até jogada alguns minutos, ele está pronto, então é hora de colocar ele em campo para termos a possibilidade de fazer mais rodízio, ele de um lado e Mahrez do outro com o Haaland como o centroavante, o camisa 9 está a um gol de marcar o seu quinquagésimo na temporada, esse coisa absurda que nenhum jogador do City alcançou e se fizer amanhã, igualará Andy Cole e Alan Shearer como os maiores goleadores em uma edição de Premier League com 34 cada, só que ambos fizerem isso não apenas em temporada com 42 jogos, mas eles jogaram 40 e 42, respectivamente, ou seja, não há chance do Haaland jogar o mesmo número de jogos que eles nunca mais.

Eu não sei se será amanhã ou na quarta feira, mas eu acredito que o Guardiola vai voltar a usar o Álvarez como titular mais ou menos na posição do De Bruyne, já fez isso, para poupar o belga. O De Bruyne tem jogado mais perto do gol e centralizado mesmo ultimamente, talvez seja mais fácil encaixar o Álvarez por ali do que o Foden, que tem jogado mais aberto e feito ótimas partidas.

Na partida no Etihad vencemos por 2 a 1 com um gol de pênalti nos acréscimos, muito bem marcado por sinal, e um jogador a menos desde os 26 minutos com a expulsão do João Cancelo. Dominamos o jogo, tenho sérias dúvidas que se outro time jogando tanto tempo com um a menos conseguiria fazer o quê fizemos.

O Fulham entrou no modo cumprir tabela, com 45 pontos está livre do rebaixamento e está a oito pontos de qualquer vaga europeia. As vitórias na penúltima e antepenúltima rodada encerarram a sequência de quatro jogos seguidos sem marcar ponto, mas voltou a perder, para o Aston Villa, jogo que deram um chute ao gol e mesmo assim fora do alvo. Espero que mantenham esse padrão diante do City.

Amanhã temos a primeira chance realística do Manchester City desde a chegada do Pep alcançar a marca de 1.000 gols marcados, está a apenas 5 gols do feito. Nas 402 partidas anteriores sobre o comando do espanhol, em 51 delas o time marcou 5 ou mais gol, dá 12,7%, longe de ser uma probalidade desprezável, nessa temporada foram 5 vezes em 50, ou seja, aquele gigante norueguês tem claramente atrapalhado o City, números não mentem, podem ser manipulados, torturados para mentir, mas não mentem.

Bom jogo para a gente amanhã!

quinta-feira, 27 de abril de 2023

City não toma conhecimento do Arsenal!

 Que jogo, meus amigos! O quê o Manchester City fez com o atual líder do campeonato no Etihad nessa quarta feira foi algo sensacional! O Arsenal não teve nenhuma chance de sair com um único ponto de Manchester e pode se dar por feliz por ter tomado apenas quatro gols, cabia muito mais, Ramsdale os salvou muito. De Bruyne (2), Stones e Haaland marcaram nossos gols que nos deixaram mais perto de assumir a liderança da Premier League.

Guardiola inovou mais uma vez na escalação da sua equipe inicial, nos deixou acostumados vendo o Stones junto ao Rodri, mas na ausência do Aké, ele mexeu bastante na formação da defesa com Walker voltando para a direita e anulando o Gabriel Martinelli, Stones e Dias na dupla de zaga e a grande surpresa da defesa, o Akanji foi o lateral direito para desespero do Bakuyo Saka, que fez um total de nada na partida, nem deve ter precisado lavar o uniforme depois.

No post do pré jogo eu falei que o City tinha uma vantagem muito grande sobre o Arsenal que era na questão psicológica, é um time já acostumado a estar nas decisões, nesse confronto poderia jogar pelo empate e usou isso muito a seu favor. O jeito como Ederson foi utilizado na partida o tempo todo, não havia pressa para atacar, tocava a bola para o goleiro e deixava o time visitante pressionar para criar buracos na defesa. Não demorou nem 10 minutos para essa estratégia dar certo, a bola ficou atrás da linha da nossa grande área esperando uma hora para Haaland ficar isolado com seu marcador, nesse lance ele fez um pivô em base do Stones onde ele colocou o De Bruyne para correr, o belga não é o cara mais veloz do muito, mas é inteligente demais, ele driblou o Gabriel Magalhães e num chute certeiro de fora da área colocou o um a zero no placar com sete minutos. E o mais importante, o City não parou de jogar!

Bernardo teve chance, Haaland e De Bruyne repetiram a jogada com o zagueiro bloqueando dessa vez, o nosso atacante teve pelo menos umas 3 chances defendidas pelo Ramsdale, o City estava em outro nível e o Arsenal perdido em campo, o Gabriel Jesus tentou fazer jogadas sozinho, ele ficava isolado no ataque, eles não sabiam como sair daquela formação tática do City. Eles ficariam felizes com 1 a 0 no intervalo, não puderam ficar porque em falta cobrada pelo De Bruyne, Stones cabeceou brilhantemente para o gol, que foi anulado a princípio. Na primeira câmera, eu estava confiante que ele não estaria porque o Ben White parecia estar com o pé dando condições e estava mesmo, na câmera que o VAR utiliza para analisar mostra um caminhão de condição, a paralaxe que engana nesse tipo de jogada. Quando o juiz confirmou, o lotado Etihad foi ao delírio!

No segundo tempo o Arsenal deu o primeiro chute ao gol que passou distante e a tentativa de voltar ao jogo acabou logo quando a dupla Haaland/De Bruyne funcionou mais uma vez como no primeiro gol: Haaland garçom para De Bruyne dar outro chute com muita categoria. Três a zero no começo do 2ª etapa e um time abatido em campo. O City só se aproveitava da fragilidade mental do adversário e controlava o jogo com muitas trocas de bola para colocar eles na roda, servia também para descansar o elenco que vem numa sequência de jogos decisivos enormes. Infelizmente o Arsenal tirou a clean sheet do Ederson no final, ali eu fiquei preocupado, vai que eles metem "nós podemos" e fazem mais gols. Mas eu tenho que lembrar que eu fico nervoso, nossos jogadores não. E assim saiu o quarto gol, do menino que faltava, Haaland deixou mais uma vez.

Esse foi o 33º gol dele na Premier League e com isso ele quebrou mais um recorde, se tornou o primeiro jogador em um campeonato da Premier League com 38 rodadas a marcar mais de 32 gols, num campeonato com 42 jogos, o recorde é de Alan Shearer e Andy Cole com 34, ou seja, pode cair já nesse final de semana diante do Fulham em Londres.

Agora na tabela de classificação, estamos com 2 pontos a menos que o Arsenal e faremos dois jogos mais que eles, dos sete jogos que nos restam, nenhum envolve adversário acima do oitavo lugar hoje, o mais difícil, teoricamente, é o oitavo lugar Brighton, que com a quantidade de jogos atrasados poderia estar em melhor colocação, o bom para a gente que eles terão uma maratona de jogos para compensar essas partidas a menos, como a gente. Já o Arsenal que envolve o mesmo Brighton, uma viagem para pegar o terceiro colocado Newcastle fora e um clássico londrino contra o Chelsea que vem muito mal no campeonato e perdeu em casa para o Brentford por 2 a 0, a hora de reagir é na próxima rodada então!

Por causa do trabalho eu não consegui ver o jogo ao vivo, mas quando estava pegando a carona para casa com a colega, eu vi uma menina descendo do ônibus com a camisa preta de 2019/20 do City, o jogo já tinha terminado, eu juro para vocês que eu quis acreditar que a gente tinha vencido sim e vencemos mesmo! Ah, e que não fiquem falando que o dinheiro do City comprou esse título, o Arsenal tem amarelado bastante nessa reta final com 3 empates seguidos e uma derrota além de te perdido cinco pontos em 2023 para o lanterna (na verdade empatou duas vezes contra o Southampton) e vice lanterna da competição.

Domigo tem mais, veremos o quê nos espera contra o Fulham!

PS: esqueci de falar, a vitória não só reduziu a diferença de pontos entre os dois times, fez o saldo de gols entre City e Arsenal abrir bastante, era de sete nosso favor (50 a 43), agora está 13 (53 a 40). Isso aqui já decidiu um título para a gente!

terça-feira, 25 de abril de 2023

Premier League: Manchester City vs Arsenal

 Quarta feira é dia de "decisão" na Premier League! Os dois líderes da competição se enfrentarão no Etihad às 16 horas com poucas rodadas para terminar o campeonato em jogo que será transmitido pelos canais ESPN e StarPlus.

O Manchester City terá mais um jogo duro pela frente, a sequência de decisões para a gente está grande, é jogo importante da Premier League um dia, duelo na Liga dos Campeões em outro, jogo classificatório no dia seguinte, enquanto o Arsenal apenas foca no campeonato, mas mesmo assim deixou seis pontos pelo caminho nas últimas três rodadas, pontos esses que garantem ao City um pequena vantagem nessa quarta: os dois times só dependem deles para serem campeões, mas agora a gente pode ficar com o empate nesse confronto.

O único desfalque certo que nós temos é o Natha Aké, parece que o jogo alvo para a sua volta será a partida contra o Real Madrid daqui a duas semanas. No final de semana pela Copa da Inglaterra Guardiola escalou Laporte na zaga e Gómez como lateral esquerdo, eu não acredito que o Gómez seja mantido como titular, eu acho que é mais provável que o Laporte jogue por ali, o grande problema é que o Saka, muito veloz, joga por essa faixa.

Nossa espinha dorsal foi poupada no jogo diante o Sheffield. Ederson, Stones, Dias, Rodri e De Bruyne ficaram no banco, enquanto Gundogan, Grealish e Haaland não terminaram o jogo, foi ótimo ter pego um time da segunda divisão nesse momento, agora é torcer para que esse descanso tenha feito bem para eles e estejam zero bala para pegar o Arsenal.

Esse será o terceiro confronto entre os times na temporada, um jogo pela Premier League em Londres que vencemos por 3 a 1 e um da Copa da Inglaterra em Manchester, vitória nossa por 1 a 0, tenho nenhum problema em repetir esse placar. A gente tem uma vantagem psicológica muito grande em relação a eles, nós estamos acostumados a jogar esses momentos decisivos, eles não e as últimas partidas tem demonstrado isso, veremos como se comportarão num Etihad que deverá estar lutado e vibrante como o Guardiola pediu, ele pediu que a torcida chegasse 3 horas antes para criar um clima muito favorável a gente.

O Arsenal não terá o William Saliba e esse será o retorno do Gabriel Jesus ao estádio, ele não esteve no jogo da Copa da Inglaterra.

Por enquanto eu não estou nervoso, mas ao longo do dia isso vai mudar com toda a certeza!

segunda-feira, 24 de abril de 2023

City bate West Ham na Superliga.

 O Manchester City recebeu o West Ham no estádio da Academia e venceu as adversárias por 6 a 2, assumiu com isso, temporariamente, o segundo lugar da Superliga. Chloe Kelly (2), Khadija Shaw, Laura Coombs, Mary Fowler e a aniversiante do dia do jogo, Stephen Houghton, marcaram os gols.

A grande surpresa do jogo foi a escalação da jovem goleira Khiara Keating começar como titular. Até há pouco tempo ela estava emprestada ao Coventry United, time que caiu para a terceira divisão, mas foi chamada de volta após a lesão da goleira nº 2 Sandy MacIver e no aquecimento do jogo de ontem a Ellie Roebuck nem estava presente, sinal que a Keating seria titular. Ela foi bem, nos salvou em chutes perigosos e não teve culpa nos gols, no segundo por exemplo, ela defendeu a primeira bola, no rebote a jogadora do West Ham chutou na trave e o rebote bateu na cara dela antes de entrar, muito azar nesse lance aqui.

O próximo jogo acontecerá na semana que vem contra o time do Reading que estána zona de rebaixamento, jogo novamente em casa e que temos que fazer muitos gols porque a nossa briga será contra o Arsenal e o saldo delas está bem melhor no momento.

City tricampeão da Premier League 2.

O Manchester City conquistou pelo terceiro ano consecutivo a "categoria de acesso" da Premier League, vencemos o Blackburn por 3 a 0 fora de casa, gols de escocês Adedire (Dire) Mebude de pênalti e dois do portugueses Carlos Borges. Chegamos aos 53 pontos sem chance alguma de sermos ultrapassados, se perdemos todas as duas partidas que nos restam e os adversários vencerem todas, vamos terminar o campeonato com 5 pontos na frente.

A penúltima partida será jogada no Estádio da Academia nesse sábado, enfrentaremos o Wolverhampton e, eu acredito, acontecerá a festá da entrega da taça, que já se acostumou a ficar por essa parte do país.

Dos três tricampeonatos de equipes masculinas que podemos alcançar na temporada, um já está fechado, o segundo na PL sub 18 iremos decidir em partida única contra o West Ham e o mais importante ainda tem muitos jogos pela frente, quarta feira iremos receber o líder Arsenal na nossa casa, jogo será tenso demais para a gente. Amanhã teremos o post.

Copa da Inglaterra.

Nos pênaltis, após um zero a zero em 120 minutos contra o Brighton, o Manchester United terá o prazer de nos enfrentar na final da Copa da Inglaterra. Será o primeiro Derby que acontecerá numa final e essa partida será jogada apenas após o final da Premier League, no dia 03 de junho em Wembley. Esse confronto será jogado num final de semana, três dias depois da final da Liga Europa, onde o United não estará porque foi eliminado pelo Sevilla (risos, muitos risos) e uma semana antes da final da Liga dos Campeões, onde ainda estamos vivos e enfrentaremos o Real Madrid numa das semifinais.

sábado, 22 de abril de 2023

Que semana, Citizens! Que semana!

 Na quarta feira o Manchester City carimba a sua classificação para a terceira semifinal seguida de Liga dos Campeões ao eliminar o Bayern de Munique na Alemanha, na sexta feira o líder Arsenal recebe o lanterna em sua casa, em Londres, e deixa dois pontos pelo caminho. Hoje, nesse belo sábado, o City confirma sua ida para a final da Copa da Inglaterra ao bater o Sheffield United por 3 a 0 com três gols de Riyad Mahrez, o primeiro jogador nosso a marcar três gols em Wembley.

O City era claramente favorito, mas era o time cansado, Guardiola fez seis alterações no time titular, inclusive deu chance ao lateral esquerdo Gómez que eu tinha esquecido no post de ontem, fez um jogo OK, não me passa confiança de ser titular em jogos grandes. O tanto de alterações pode ter afetado o modo do time jogar, hoje foi com dois zagueiros e dois laterais, e o Sheffield tentou aproveitar logo cedo, mas Stefan Ortega fez uma defesaça em chute à queima roupa. Demoramos para entrar no jogo, chute mesmo só na metade do primeiro tempo numa tentativa de fora da área do Álvarez, só que à medida que os jogadores começaram a se entender em campo, o time da segunda divisão não conseguia fazer mais nada e gente tava mais presente no campo de ataque. O primeiro gol saiu de pênalti e um pênalti claro, falo isso porque no site da Skysports um jornalista escreveu que o defensor pode ter raspado na bola antes do chute violento na perna do Bernardo Silva.

Todo mundo na expectativa do Haaland cobrar, mas aparece o Mahrez com muita confiança e coloca do lado aposto do goleiro, sem chance. O norueguês foi o primeiro a comemorar com ele, então me parece que estava tudo acordado entre eles, não foi só fala após o jogo. Eramos melhores no primeiro tempo e íamos para o intervalo com a vantagem no placar, parecia ser questão de tempo a volta à Wembley no dia três de junho. E era mesmo!

Mahrez fez o segundo gol após roubar a bola no meio de campo e conduzir com Haaland abrindo espaço para ele. Eu achei um golaço porque no último toque, antes de chutar a bola, ele enganou os adversários como se fosse tocar para um jogador que estava a sua direita, não o fez e saiu de cara com o goleiro. O terceiro gol e último da partida saiu em boa jogada do Grealish pela esquerda e cruzamento para o Mahrez bater de primeira, não foi a melhor partida do Grealish, muito menos a sua pior, só achei que ele não aproveitou as chances que ficou no um contra um. Após esse gol, Guardiola começou a dar um descanso para alguns e colocar outros em ritmo de jogo. Haaland e Grealish foram os primeiros a sair para entrada do menino sem apêndice Foden e Cole Palmer, que nos 25 minutos que esteve em campo, mostrou bom futebol.

Kalvin Phillips, num jogo que o Rodri ficou no banco os 90 minutos, e Rico Lewis também entraram, se o Máximo Perrone tivesse sido relacionado para a partida, também teria entrado. Placar definido e jogadores importantes nem entraram em campo: Ederson, Dias, Stones, Rodri e De Bruyne só se desgastaram numa viagem para Londres. Quase metade do time não jogou, outros não jogaram os 90 minutos, não houve sufoco, posso dizer que foi um jogo perfeito para o City, que chegará na final como o primeiro time masculino a não tomar gol antes da final desde o Everton de 1965/66. Como sou muito pé atrás, eu leio isso com a possibilidade de sermos vice campeões sem tomar gol.

Amanhã Brighton e Manchester United decidem a outra vaga em jogo que começará ao meio dia e meia. Se não acontecer um Derby de Manchester na final, jogaremos com o Brighton em duas das nossas possíveis três últimas partidas na temporada (quem sabe a gente chega também na final da Liga dos Campeões) e eu acho que o Brighton pode ser o time a tirar pontos do City na briga pelo título da Premier League.

Superliga

Amanhã às 14:45 o Manchester City receberá o West Ham no estádio da Academia, com transmissão do StarPlus. O time precisa se recuperar da derrota para o Arsenal na rodada anterior para se manter na briga por uma das três vagas para a próxima Liga dos Campeões.

O West Ham não é um time que deva oferecer perigo, então temos que ganhar bem porque estamos com o mesmo número de pontos que o Arsenal, mas saldo bem pior: 29 para elas e 19 para nossas jogadoras. 

Gareth Taylor avisou que ficaremos até o final da temporada sem a goleira reserva Sandy MacIver e a lateral esquerda Laia Alexandri. Curioso para saber quem será a goleira reserva nos jogos finais porque a Khiara Keating está emprestada.

Premier League sub 18.

Pelo quarto ano seguido a nossa base conquistou o título regional Norte da Premier League sub 18, nós vencemos o Sunderland, segundo colocado, por 4 a 2 em casa e agora tentaremos o tri nacional em partida única que será jogada contra o West Ham. O destaque do nosso time é o atacante, goleador e capitão Nico O'Reilly, ele foi o autor do primeiro gol no jogo e há duas semanas ele fez o gol da vitória contra o Middlesbrough nos acréscimo, um detalhe muito importante: foi um golaço, um gol escorpião. Quem sabe na próxima temporada já o vemos na categoria de cima do clube.

Premier League 2

Nesse domingo às 9 da manhã o City poderá conquistar mais um tri campeonato, agora na Premier League 2, o time sairá para jogar contra o Blackburn e uma vitória simples garante o caneco. Apenas o Crystal Palace tem chance de nos passar, mas basicamente eles tem que ganhar todas as 3 partidas que lhes restam e a gente não marcar um único ponto. Isso porque estamos 8 pontos na frente deles e um saldo superior de 30 gols (42 x 12), impossível o time de Londres empatar em pontos com a gente e ainda conquistar o título.

O atacante português Carlos Borges é um dos destaques, mas não sei se subirá. Já teve mais papo de transferência do que aproveitá-lo no time de cima, eu já falei e repito, em pouco tempo o City sofrerá com lei do Ex adoidado porque a quantidade de bons jogadores que nós criamos que não serão aproveitados será imensa!

sexta-feira, 21 de abril de 2023

Copa da Inglaterra: Manchester City vs Sheffield United

 Depois de conquistar a vaga na semifinal da Liga dos Campeões, agora é a vez de tentar chegar a final da Copa da Inglaterra. Ao meio e quarenta e cinco, teremos uma partida de segundos colocados: o da primeira divisão contra o da segunda, no caso o Sheffield United, partida exclusiva no StarPlus.

A sequência de jogos do City é pesada, mas não temos nada que reclamar porque reflete que o time está bem na temporada, é o único time inglês com possibilidades reais de conquistar três títulos nessa temporada, o problema é que esse grande esforço cobra preços. Nathan Aké, que Guardiola chamou de "inbancável", saiu do jogo diante do Bayern na quarta com lesão e está fora do confronto de sábado em Wembley, ainda não há data para seu retorno, precisa fazer mais testes. O único jogador que resta que joga com o pé esquerdo na defesa é o Laporte, jogou pouco na atual temporada, mas na temporada passada nos ajudou quando a gente mais precisava na reta final, havia várias lesões pesadas de jogadores de defesa, ele jogou com problema no joelho e perdeu a pré temporada e o começo da temporada. Confio plenamente nele.

O único problema recente que o City tinha, fora agora o Aké, era o Phil Foden que se recuperava de uma operação de retirada do apêndice, ele esteve no banco na Alemanha e tinha participado dos últimos treinos antes da partida da Liga dos Campeões, então não tenho dúvida que estará relacionado para esse jogo, que contará com o Ortega como goleiro. Se ele jogou todas as partidas da Copa, inclusive Chelsea e Arsenal, não será na semifinal que ele perderá a vaga para o Ederson, que jogou o segundo tempo da partida contra o Bristol City por causa de uma lesão do alemão na mão durante a primeira metade do jogo.

O City tem alguns jogadores mulçumanos no elenco, como o Mahrez e Gundogan, e durante o mês do Ramadã, eles ficam de jejum entre o nascer e o por do sol, amanhã poderá ser o último dia. Vejo em muitos países quem é praticanete e está em campo quando acontece o por do sol e se alimenta durante a partida, seja com uma parada técnica feita pelo juiz ou com um colega de profissão simulando um atendimento médico para dar esse tempo. Não sei se os dois do City são, mas de qualquer forma, dei uma pesquisada é o por do sol acontecerá somente após o final do jogo, partida começa às 16:45 por lá e o dia vira noite às 20:08.

Haaland está muito perto de bater a marca de 50 gols numa só temporada, ele tem 48, imagina que a repercussão será grande se o fizer nas próximas duas partidas: a primeira a semifinal em Wembley da Copa e na outra um confronto direto contra o Arsenal pela Premier League no Etihad Stadium. Se ele estiver campo em todos os jogos até o final da temporada, a marca hsitórica de 63 gols de Dixie Dena pode cair, faltam 15 gols e o City tem certo 11 jogos. É um animal esse noruguês!

O Sheffield se classificou de forma heróica nas últimas três rodadas da competição. Estava sendo eliminado pelo Wrexham, famoso por ter sido comprado pelo ator Ryan Reynolds, mas conseguiu o empate e replay aos 95, em casa o jogo foi para a prorrogação após terminar 1 a 1 e o time visitante perder um pênalti, eliminou o Tottenham e venceu o Balckburn por 3 a 2, só ficou na frente do marcador aos 91 com o gol do Tommy Doyle, jogador emprestado pelo City, que assim como o James McAtee não poderão jogar amanhã por causa do regulamento da federação inglesa.

O nosso adversário está muito perto de conquistar a vaga direta para a Premier League, competição que foi rebaixado em 2020/21, precisa de uma única vitória em um dos quatro jogos restantes, isso se nenhum time do terceiro para baixo facilitar sua vida, ou seja, vai colocar quem tiver de melhor para o jogo nesse sábado, não passa na cabeça do técnico Paul Heckingbottom poupar porque ele não precisa descansar jogadores para ser promovido à Premier League. Nós enfrentamos o líder da segunda divisão na rodada anterior da Copa da Inglaterra, que já subiu com muita vantagem, e não tivemos pena, 6 a 0 com hat trick de Haaland, dois de Álvarez e um do Cole Palmer.

Começamos o final de semana com uma boa notícia, o Arsenal deixou mais dois pontos pelo caminho, terceiro empate seguido, ao empatar em casa contra o lantera Southampton por 3 a 3. Na quarta feira terá o confronto direito entre City e Arsenal, estamos a 5 pontos de diferença, mas temos melhor saldo de gols, mais dois jogos por fazer e essa partida em casa. Antes desse empate de hoje, o City só precisava vencer para conseguir ter vantagem sobre o rival, agora um dividir os pontos não seria o fim do mundo porque se vencermos as duas partidas (o problema é esse jogo contra o Brighton), ultrapassaremos o Arsenal. Realmente é uma boa notícia para dormir mais tranquilo.

A outra semifinal será entre o Brighton e o eliminado da Liga Europa, Manchester United (deixe sua risada aqui). Jogo será no domingo, também em Wembley, e para mim não tem favorito não. O time do Sul do país não está muito longe de uma briga por vaga em Liga dos Campeões não, sete pontos atrás do quarto, mas com um jogo a mais por fazer, tudo bem que é contra a gente, mas tem uns confrontos direitos com adversários pelo meio do caminho.

Ah, e para terminar, o juiz de amanhã será o Stuart Attwell, o mesmo do Derby que validou aquele gol do Bruno Fernandes, veremos qual decisão bizarra contra a gente ele arrumará e a imprensa achará a regra no fundo do baú para confirmar que ele estava certo.

sábado, 15 de abril de 2023

City vence e espera jogo do Arsenal.

 O Manchester City fez o quê era esperado, bateu o vice lanterna Leicester nesse sábado no Etihad para seguir na briga pelo título contra o Arsenal. Stones e Haaland (2) marcaram os gols dessa vitória por 3 a 1, agora o time foca no Bayern na quarta feira.

 O jogo foi decidido antes dos 30 minutos do primeiro tempo, já estava 3 a 0 e o Guardiola fez o quê todo torcedor do City queria após o intervalo, começou a rodar o elenco, só que o nível caiu bastante, poderia ter dado ruim para a gente, mas não deu e saímos com três pontos e vários jogadores importantes descansandos, por ex, Aké e Gundogan nem pisaram no gramado e Stones e Haaland, os autores dos gols, saíram no intervalo.

Com a entrada de Walker no time titular, Stones foi colocado na zaga ao lado do Dias e o Walker não fez aquela função de se juntar ao Rodri no meio de campo, isso ficou a cargo do Bernardo Silva, o lateral direito do City foi mais lateral direito mesmo, dividindo aquela faixa de campo com o Mahrez. Laporte fez as vezes do Aké pela esquerda e teve um jogo ok, foi engraçado um lance no segundo tempo nas costas dele, que pensou que não tinha ninguém do Leicester por ali, quando notou, parecia uma jamanta arrancando sem sair do lugar. O Stones jogou mais como zagueiro hoje e marcou gol, em jogada de escanteio que o Rodri ajeitou a bola para ele.

Haaland marcou duas vezes, a primeira de pênalti, sendo que para mim já tinha ocorrido um minutos antes quando o Grealish tomou uma rasteira. E foi o camisa 10 que conseguiu a marcação do pênalti, com uso do VAR, após jogada pela esquerda e cruzamento cortado com a mão pelo jogador do Leicester. Vou ser honesto, eu achei que o Haaland tinha chutado o chão na cobrança e milésimos de segundos com medo da bola não entrar, longe disso, ela bateu na parte de dentro da trave, sem chance para o goleiro. O terceiro saiu da combinação mais letal da temporada: De Bruyne para Haaland.

O belga ganhou no meio de campo a dividida, carregou até achar seu alvo favorito em condiçõe e Haaland entrou na área para tocar na saída do goleiro, esse foi o seu 47º gol na temporada e 32º na Premier League, ele igualou ao recorde de Salah em temporadas de Premier League com 38 jogos, agora faltam dois para igualar Andy Cole e Alan Shearer com 34 gols, só que esses dois aqui fizeram isso em temporadas com 46 jogos, apesar de terem jogado 40 e 42 partidas, respectivamente. Acho que só um milagre impede dessa marca ser quebrada.

Quem pode quebrar mais uma marca histórica é o De Bruyne, em números de assistências, hoje foi a oitava para o Haaland, sua 100ª pelo Man City no campeonato e agora tem 15 na atual edição, está muito perto passar a sua própria marca e a de Henry com 20 em uma única temporada.

As mudanças que Guardiola fez para poupar surtiram efeito negativo e o time parou de jogar, o problema não foi apenas parar de jogar, o Leicester melhorou também. Acho que a principal diferença foi a mudança do Rodri pelo Phillips. O Haaland é sobrenatural, todo mundo sabe, mas tem menos participação no jogo que um meio campista e a diferença entre o Rodri e Phillips é gigante, o gol para mim foi uma falha dupla do Phillips ao dar condições de jogo, em um escanteio para o Iheanacho, além de ter atrapalhado do Ederson.

O gol animou o Leicester e tiveram duas grandes chances que dariam o empate, um chute do Iheanacho na trave e outro do Maddison que ficou cara a cara com Ederson após passe errado do Dias. Não fizeram e saímos com a vitória, ótimo. Não vou ficar puto com as mudanças porque era algo que eu concordei, mas esses jogadores que entraram tem que saber que se eles querem continuar no City não podem deixar o nível cair.

O Bayern ficou no empate em casa contra o Hoffenheim e vai para o jogo decisivo na quarta feira com mais esse problema, o campeonato alemão não está fechado ainda. A confusão entre Mané e Sané aparentemente foi resolvida, mas nunca se sabe né? Amanhã o Arsenal enfrentará o West Ham, que luta para não cair, no estádio Olímpico de Londres, jogo será às 10 horas.

City e Arsenal se enfrentarão no dia 26 desse mês no Etihad, até lá o City não joga mais pela Premier League, pegará o Bayern e o Sheffield United, esse aqui pela semifinal da Copa da Inglaterra, e o Arsenal enfrentará o West Ham e o lanterna Southampton, a gente de chegarmos nesse jogo do dia 26 com 9 pontos (mas dois jogos a menos) atrás é imensa. Isso a gente pensa a partir do dia 23.

sexta-feira, 14 de abril de 2023

Premier League: Man City Vs Leicester City

 Um post rápido pelo tardar da hora: City recebe o Leicester, que acabou de trocar de técnico, partida começará às 13:30 com exclusividade no StarPlus.

O único problema de lesão continua a ser o Foden e eu acho que deveremos ver um rodízio para essa partida, pode ser a primeira partida na Premier League que o Kalvin Phillips começaria como titular, dos jogadores do City que já entraram em campo pelo time no campeonato ele é o segundo que menos jogou, apenas 65, menos que uma partida inteira. O momento da temporada não seria de não poupar ninguém nessa briga para alcançar o Arsenal, mas o Rodri tem que estar bem descansado para a sequência de jogos: Bayern, semifinal da Copa da Inglaterra e o Arsenal.

Eu não apostaria que o Rodri, dos que começaram na terça feira, será o único a começar do banco, Rico Lewis e Walker poderão colocar os "laterais" Stones e Aké para descansar.

Mas todo mundo quer saber do Haaland né? Eu acho que começará juntamente com o Álvarez, possivelmente deve ser o jogador do City que menos se cansa numa partida.

Leicester é o décimo nono colocado e jão são nove jogos sem vitória, com três derrotas seguidas, mas quero lembrar que quando o Everton trocou de treinador, o Arsenal perdeu a primeira partida com Sean Dyche no comando.

Amanhã espero escrever um post melhor exaltando nosso belo futebol e um bom resultado.

quarta-feira, 12 de abril de 2023

City ganha bem do Bayern.

 Em um grande jogo coletivo e com vários destaques individuais, o Manchester City deu imenso passo para chegar a terceira semifinal seguida da Liga dos Campeões, o time bateu o Bayern de Munique por 3 a 0 e agora vai até a Alemanha na próxima quarta feira para lutar por essa vaga. Rodri, Bernardo Silva e Haaland marcaram os gols.

O City controlou o jogo quase todo, só o começo do segundo tempo viu o Bayern tentar mais, mas nada mais que uns 7 minutos, havia uma batalha pela posse de bola, só que as chances eram nossas e conseguimos abrir o placar com um golaço de canhota do Rodri aos 27 minutos, depois ainda tivemos umas 3 ou 4 chances no primeiro tempo que não colocamos para dentro. Sorte dos visitantes.

Na volta do intervalo o Ederson foi chamado para fazer algumas defesas e conseguiu evitar gols do Bayern. Uma subsituição estranha aconteceu no segundo tempo, De Bruyne saiu para o Álvarez entrar, pensei que era lesão, mas foi tática mesmo, não há nenhum problema com ele. Se a subsituição foi estranha, o segundo gol foi bizarro. O Haaland, em boa posição de chute, preferiu cruzar precisamente para um Bernardo Silva livre e ele cabeciou forte para o gol. Ainda deu tempo para o nosso monstrinho norueguês deixar o dele após ajeitada do Stones de cabeça para ele.

Como não há gol fora de casa, qualquer derrota por três gols, a partida vai para prorrogação com possibilidade de pênaltis, 4 ou mais gols o Bayern avança. Gauardiola tem 398 jogos no comando do City, em apenas quatro deles perdeu por 3 ou mais gols de diferença, o último um 5 a 2 no Etihad para o Leicester. A vantagem é enrome, mas não dá para sentar em cima e jogar do jeito que o time sabe jogar para voltar da Alemanha já pensando nos preparativos para as semi.

O adversário do vencedor do nosso confronto sai de Real Madri e Chelsea, os dois últimos times a nos eliminar da Liga, a primeira partida aconteceu hoje na Espanha com placar de 2 a 0 para os donos da casa, a decisão acontecerá no Stamford Bridge na terça feira que vem.

segunda-feira, 10 de abril de 2023

Liga dos Campeões: Manchester City Vs Bayern de Munique

 Amanhã começa a briga para o Manchester City tentar chegar na sua terceira semifinal seguida da Liga dos Campeões e o desafio não será nada fácil, teremos pela frente o poderoso Bayern de Munique na partida de ida que será realizada no Etihad, jogo começará às 16 horas com transmissão da TNT e do HBO Max.

A única ausência certa para essa jogo é o Phil Foden, ele já começou a fazer os exercícios pós operação e a expectativa é dele estar disponível para a partida contra o Arsenal, então perderia as duas partidas contra o Bayern, Leicester no próximo final de semana e Sheffield United, pela semi final da Copa da Inglaterra, no dia 22 de abril. Com isso ficará a critério do Guardiola colocar ou não um jogador da base para ser o 23º relacionado, o City tem até inscrito jogadores no dia da partida, mas eles não tem ido para o banco nos jogos.

Será a sétima vez que os clubes se enfrentarão na Liga dos Campeões, são 3 vitórias para cada lado, talvez o único jogador que esteve em todos esses jogos foi o Manuel Neuer, que ainda continua no time alemão, mas está fora da temporada por sofrer uma fratura na perna enquanto esquiava. Pego benzão com a diretoria do Bayern. Todas as partidas foram pela fase de grupos da Liga, a última na temporada 2014/15, por causa do modelo do sorteio da UEFA na época era quase óbvio que eles cairiam na mesmo grupo.

O City está jogando sua própria versão da Bundesliga porque esse será o terceiro confronto contra um time alemão na atual edição do torneio. Na fase de grupos vitória em casa e empate fora diante do Borussia, mesma combinação nas oitavas contra o RB Leipzig, não ficaria triste se isso se repetisse, infelizmente todos nós sabemos que o Bayern é muito mais time que esses dois, mesmo em uma temporada "conturbada" como a atual eles lideram o campeonato.

Acho que única dúvida que temos, após a coletiva do Pep de hoje, é saber quem será o segundo nome na lista de titulares após o Ederson. O treinador deu a entender que poderá usar o Walker, se isso acontecer eu não espero um lateral que feche pelo meio de campo junto ao Rodri, mas uma lateral com viés mais tradicional. Eu acho que fica entre o Walker e Stones, apesar do Lewis ter jogado já várias partidas e o Guardiola não ter medo de colocar quando confia, eu acho que nesse jogo ele vai segurar o garoto no banco. De resto, eu acredito no time que entrou em campo contra o Southampton, me parece a nossa mais forte formação no momento.

Alguns jogadores conhecidos nossos estarão do outro lado: Sané foi jogador nosso, o Cancelo é jogador nosso (esse aqui onde jogará na próxima temporada é a pergunta de 1 mihão de dólares), Gnraby é ex jogador do Arsenal, Daley Bind do United e o Sadio Mané, que talvez fosse a grande estrela do Liverpool, ele saiu e o time caiu muito de produção. Além do técnico Thomas Tuchel, que quando começou no Chelsea nos venceu três vezes seguidas inclusive a final da Liga dos Campeões de 2020/21, mas depois sofreu um double  na Premier League 2021/22. 

O vencedor do nosso confronto enfrentará nas semifinais o vencedor de Real Madrid e Chelsea que começarão a decidir em Madri na quarta feira.

domingo, 9 de abril de 2023

Um belo domingo na Inglaterra.

 Hoje o Arsenal foi até Anfield para enfrentar o oitavo colocado, que perdeu de 4 a 1 para o Manchester City na rodada passada e está jogando um péssimo futebol, conseguiu sair com um empate em 2 a 2, poderia ter perdido se o Salah não perdesse pênalti ou o Darwin Nunez (quase 100 milhões de euros) e Konaté não perdessem gols cara a cara com o Ramsdale, que já no final fiz uma defesa absurda em chute curvado do Salah que ainda desviou.

O Arsenal ainda continua líder e só depende dele mesmo para conquistar um título inglês que não chega desde 2003/04, então é só ganhar seus jogos né? Mas para o azar deles, é muito azar isso né?, o City também só depende dele mesmo para conquistar o tri campeonato da Premier League. Com um jogo a menos além do confronto direto em Manchester, a diferença de seis pontos pode sumir e o primeiro critério de desempate é saldo de gols, hoje temos 5 a mais que eles, com vitórias simples nesses dois jogos, o saldo saltaria para 8. Eu acho que a perna de alguns jogadores do Arsenal irá tremer.

Imagina o Arsenal, quase vinte anos sem caneco da Premier League, fazendo uma campanha sensacional poderia estar fazendo contagem regressiva nesse momento, mas tem o pior tipo de concorrente no momento: um time com experiência em títulos e em retas finais de campeonatos, somos o pior tipo de caçador que um adversário poderia querer.

Um ótimo jeito de começar essa semana de enfrentamento contra o Bayern de Munique na terça feira.

sábado, 8 de abril de 2023

City volta da costa sul mais próximo do Arsenal.

 O Manchester City venceu sua oitava partida seguida por todas as competições, o time bateu o Southampton fora de casa e agora está com o mesmo número de pontos do Arsenal com cinco pontos a menos e um confronto direito em Manchester por jogar. O City meteu menos gols que eu gostaria, foram só quatro, aquela maquinha de gols marcou mais dois, Grealish e Álvarez (de pênalti) completaram.

O Southampton começou o jogo saidinho, queria marcar no nosso campo, quando conseguimos sair, a bola chegou até Grealish que cara a cara com o goleiro Bazunu perdeu, os dois se enfentaram mais duas vezes, ambas no mesmo lance, sendo que na primeira de esquerda o nosso camisa 10 perdeu, mas no rebote marcou. Uma pena que se ele faz sem a necessidade de uma segunda chance, De Bruyne teria ganho a sua segunda assistência da partida. A primeira e única no jogo foi pouco antes do intervalo quando ele cruzou para Haaland marcar de cabeça, essa foi a centésima assistência do belga na Premier League, ele é quinto jogador a alcançar essa marca e o mais rápido com 237 jogos, Fàbregas precisou de 293.

Esse gol pouco antes de acabar o primeiro tempo foi salvador porque não era que o Southampton ameaçasse, um minuto antes de marcarmos, eles tiveram a chance, serviu mais para tirar a tensão e o nervosismo que poderia se abter no time na segunda etapa. Grealish foi o autor do segundo gol e o cara da assistência precisa para o Haaland marcar de meia uma bicicleta, um golaço. Foi o seu 30º gol na atual edição do campeonato e já tem 44 com a camisa do City. 

O time da casa conseguiu descontar em uma jogada que nós tivemos a chance de cortar umas 3 ou 4 vezes. Mas De Bruyne não deixou eles se animarem muito porque conseguiu um pênalti para a gente. Haaland tinha saído há pouco, a cobrança ficou a cargo do seu substituto, o Aranha Álvarez. Deslocou o goleiro e só colocou no meio do gol. Daí até o final da partida, o City fez trocas para poupar pensando no Bayern de Munique na terça feira e rodou a bola para fazer o tempo passar, deu certo.

O esquema com Stones como volante não deu muito certo hoje, o camisa 5 não fez sua melhor partida, então Guardiola resolveu fazer um trocar dupla, tirou ele e Mahrez, também abaixo do normal, para colocar Walker e Bernardo. Surtiu efeito e o time foi mais efetivo, Bernardo, por exemplo, teve duas chances reais de gols, perdeu ambas assim como o De Bruyne perdeu duas assistências. Não é de hoje, nem é só o Bernardo, que esses passes dele não encontram as redes, poderia ter chegado a 100 passes para gol bem antes de hoje.

Nesse domingo o Arsenal irá até Liverpool e vamos ver o quê acontece, se sair sem os três pontos já é uma ótima notícia para a gente porque só dependeríamos de nós para conquistar o tricampeonato.

sexta-feira, 7 de abril de 2023

Premier League: Southampton V Manchester City

 Em seu último jogo antes das quartas de final da Liga dos Campeões, o Manchester City irá até o sul da Inglaterra para enfrentar o lanterna Southampton. A partida está marcada para começar às 13:30 com transmissão dos canais ESPN e do Starplus.

Não faz muito tempo que a gente jogou nesse estádio, foi em uma partida da Copa da Liga com o time da casa já na lanterna da Premier League. Nós perdemos esse jogo por 2 a 0 com uma grande quantidade de erros individuais e jogamos muito mal, mas não foi pouco mal não. Tivemos alguns jogadores que foram "punidos" por causa desse jogo: Palmer e Gómez jogaram poucas vezes depois desse dia e sempre vindo do banco. Phillips ainda conseguiu ser titular em uma partida e Laporte fica mais no banco que qualquer outra coisa, mesmo com o time jogando com 4 defensores, o quê para mim reforça que a saída dele na próxima janela é bem real. Dito isso sobre esse jogo, eu quero não apenas vencer o Southampton para tirar três pontos do Arsenal, eu quero passar o carro, quero vencer muito bem os caras, muito ódio daquele dia.

Em 2019 e 2021 eles perderam pelo placar de 9 a 0 para o Leicester e United, respectivamente, quero manter essa tradição bianual deles e meter algo similar e para tornar a vida deles ainda pior, nós teremos o retorno daquele noruguês de 22 anos e 1.95 m que perdeu os jogos da seleção e a goleada imposta ao Liverpool na última rodada. Ele treinou com o time nos últimos dias, então o problema na virilha deve estar resolvido, já Phil Foden deverá ficar mais um tempo no estaleiro, não foi nada dito pelo Guardiola na coletiva, só que ele não foi visto nos treinamentos, então ainda deve estar no período de cicatrização da operação de apêndicite. A volta do Haaland pode significar uma quebra de recorde do De Bruyne.

O St Mary´s foi o local onde o Manchester City se tornou o primeiro e único time a conseguir conquistar 100 pontos numa temporada da Premier League. O time precisava vencer o Southmapton e o único gol da partida saiu nos acréscimos do segundo tempo após Gabriel Jesus encobrir o goleiro, ele recebeu um assistência de De Bruyne para isso, uma das 99 assistências do belga na Premier League, isso aqui é tipo aquela piada do Kobe Bryant: Kobe e Kwane Brown fizeram juntos 63 pontos num jogo dos Lakers, Kobe 62 e Brown, 1. No caso do nosso gênio a divisão é de 98 pelo City e um no seu tempo de Chelsea, há a possibilidade dele quebrar duas vezes a marca de 100 assistências nesse jogo: no total de sua carreira no campeonato inglês e 100 somente com o City. Haaland e Álvarez (além de outros, é claro) dormem tranquilos essa noite. Sonos tranquilos quem não deve ter é o Walker.

Outraora indispensável para o esquema de marcação pressão na saída de bola com os zagueiros bem longe da nossa área, o lateral direito tem jogado menos que o seu normal porque no esquema atual do Guardiola com o lateral, normalmente o direito, se juntando ao Rodri no meio de campo, o treinador deixou claro que o Walker não consegue atuar no mesmo nível que Stones (que já tinha sido tentado no meio de campo antes, mas era mais como cabeça de área único) e o Rico Lewis. Se o City jogar com o Walker, pode ser que o lateral esquerdo faça essa função, acho difícil porque quem joga na esquerda hoje é um dos nomes certos do time titular, dito isso pelo Guadiola, o Nathan Aké, ele se acertou com o holandês por ali, não vai mudar ele de posição após ter esse acerto e tanto na defesa.

O Southampton contratou vários jogadores da base do City que pouco ou nada atuaram pelo nosso time principal, nos últimos jogos apenas o goleiro Gavin Bazunu e o meia Romeo Lavia tem atuado, sendo que o segundo tem atraído atenção de várias equipes da Premier League, o City tem uma cláusula de recontratação de £ 40 milhões que poderia ser ativada a partir da janela do meio do ano de 2024, com o Southampton lutando para não cair e bem capaz que algo clube já corra atrás dessa contratação agora em 2023 mesmo.

Depois de ser humilhado pelo City fora de casa e melhorar com um empate fora de casa diante do poderoso Chelsea, o Liverpool tem a chance de mostrar que está em ritmo de recuperação. O time voltará a atuar em Anfield, pegará, eu acho, talvez, quem sabe, o líder Arsenal, é uma boa hora para Klopp e seus comandados mostrarem que estão na briga pela Liga dos Campeões, um time grande não pode ficar de fora dessa competição, perde muito dinheiro, algo que o time precisa muito para se reforçar para a próxima temporada. Essa partida só acontecerá no hora do almoço de domingo.

Então reforçar aqui, eu não quero só a vitória amanhã, eu quero gols, gols e mais gols!

segunda-feira, 3 de abril de 2023

Premier League 2: City vence Tottenham e abre na liderança.

 Hoje foi um ótimo dia para a nossa categoria de base, o time que joga a Premier League 2 venceu fora de casa o Tottenham de virada por 2 a 1, gols de Carlos Borges e Shea Charles (nenhum dos dois foi relacionado ainda para o time principla). A vitória veio acompanhada da derrota em casa do Chelsea, segundo colocado, que enfrentou o Crystal Palace, as águias ganharam a posição do Liverpool.

Com essa combinação de resultado o tricampeonato da PL2 está nas mãos do City para perder, o time não só tem quatro pontos a mais do que o segundo lugar, como 22 gols a mais de saldo e jogará duas vezes mais que o Chelsea. Precisaremos dar uma amarela gigante para não levar mais uma vez o caneco para casa. O City tem muito jogador bom nessa faixa de idade e não me surpreenderei se daqui a alguns anos a gente olhar para os times que jogam a Liga dos Campeões e mandar " ih, aquele jogador foi da base do City e não foi ou foi mal aproveitado pelo time de cima".

O próximo jogo será no domingo dia 9 às 09 da manhã fora de casa contra o Brighton, que faz uma boa campanha com a sexta colocação. Independente do resultado do próximo final de semana, o City poderá conquistar o título na rodada seguinte, dia 16, isso porque enfrentará o Chelsea em casa, então uma vitória simples é o basta para acabar com a briga pelo primeiro lugar.

Amanhã tem a Copa da Inglaterra para Jovens, categoria abaixo da PL 2, teremos a semifinal em jogo único contra o Arsenal em Londres, partida terá transmissão do Starplus. Será a quinta partida do City na competição, todas as quatro anteriores foram em casa: 3 x 0 Blackburn (Will Dickson e Jaden Heskey (2), filho do ex jogador Emile Heskey), 4 x 1 Brighton (Dickson, Joel Ndala, Nico O´Reilly, Ashton Muir), 5 x 0 Fletwood Town (Justin Oboavwoduo (3), Matthew Whittingham e Dickson) e 3 x 0 no Oxford (Oboavwoduo e Dickson (2)). Will Dickson marcou gol em todas as partidas e na Premier League ele já marcou 7 vezes, pode valer a pena dar uma olhada nesse garoto.

domingo, 2 de abril de 2023

City joga bem, mas leva a virada do Arsenal.

 O Manchester City foi até Londres para enfrentar o Arsenal pela Superliga e volta para casa de mãos vazias apesar de ter feito um jogo melhor que as rivais. Essa derrota foi péssima não só pela briga pelo título, mas o time corre sério risco de ficar de fora da próxima Liga dos Campeões, apenas três vagas para a competição europeia, caimos para a quarta colocação e temos menos partidas a jogar que Arsenal e Chelsea.

Saímos na frente com cinco minutos em grande jogada do time, bola de pé em pé até o cruzamento da Chloe Kelly para o cabeceio certeiro da Bunny Shaw. A gente não era ameaçado e o time do Arsenal parecia cansado após ter que lutar pela classificação na Liga dos Campeões no meio de semana. O segundo tempo me dava a entender que seria protocolar. Infelizmente eu estava muito errado e a virada saiu.

O primeiro gol a gente deu mole ao não conseguir cortar a bola umas duas ou três vezes, os gols perdidos na primeira etapa fizeram muita falta. O segundo gol saiu após um escanteio originado por uma defesaça da Ellie Roebuck, só que em uma jogada ensaiada McCabe acertou um chute cruzado que a Roebuck não conseguiu colocar força suficiente na mão para mandar para novo escanteio. O mais chato desse gol é que McCabe queria confusão no começo do jogo, chegou a jogar a bola na cara da Kelly, era para a gente ter explorado esse nervosismo dela e cavar uma segundo amarelo.

O City teve chances para empatar, pelo menos, também não seria um bom resultado para a gente, só que pelas circustâncias eu aceitava. A invencibilidade na Superliga caiu depois de 14 jogos, agora vamos precisar fazer contas para pegar pelo menos uma vaga na Liga dos Campeões.

Nessa segunda feira teremos outro jogo em Londres, City contra o Tottenham pela Premier League 2, competição que a gente lidera com 1 ponto a mais e dois jogos a menos que o Chelsea, que também jogará na segunda, diante do Crystal Palace, quarto colocado. Nosso confronto seria mais tranquilo porque o Tottenham está na vice lanterna entre 14 times.

Na terça feira tem Copa da Inglaterra para Jovens, mais um adversário londrino, o Arsenal. Jogo às 15 horas e terá transmissão do StarPlus, será uma boa oportunidade para ver nossos futuros talentos. Do elenco que enfrentou o Oxford na rodada anterior eu já ouvi falar do Joel Ndala, um atacante de 16 anos.

sábado, 1 de abril de 2023

City bate Liverpool sem Haaland.

 Foi assustador ver a escalação do time sem o Haaland, o atacante nem no banco ficou, esteve em seu camarote hoje, mas mesmo assim o Manchester City soube ganhar de forma brilhante do Liverpool e se manteve na briga pelo tricampeonato da Premier League. Vencemos de virada por 4 a 1 com gols de Álvarez, De Bruyne, Gundogan e Grealish.

O Jack Grealish fez uma partida excepcional hoje, mais uma para falar a verdade, foi merecido ter recebido o prêmio de melhor em campo, ele tornou a vida do Trent Alexander Arnold um inferno e além de ser caçado em campo pelo Fabinho, que pelo visto tem carta branca para bater em qualquer jogador e nada acontecer com ele. Grealish evoluiu demais de uma temporada para outra, tem sido decisivo naqueles quesitos que mais chamam atenção como assistência e gol, fez um de cada hoje, mas também em saber controlar o jogo. Quem também foi o dono do jogo hoje foi o John Stones.

Na escalação inicial ele estava marcado para começar como lateral direito, só que a gente já imagina que o Guardiola vai usar seu lateral como coleguinha do Rodri no meio de campo, como ele vai fazendo com o Rico Lewis, e sim o Stones passou grande parte do tempo por ali, o interessante para mim é que ele não ficou limitado a uma faixa de campo, ele ficou livre jogar onde quisesse. No terceiro gol, por exemplo, ele pegou um passe do Aké na esquerda do grande círculo e lançou para o Mahrez na direita de ataque. A jogada foi se desenvolvendo e o Stones pegou a bola na esquerda perto da grande área, de repente ele estava na direita tabelando com o Álvarez.

O jogo foi todo nosso, o problema que o Liverpool conseguiu encaixar um contra ataque onde saiu o gol do Salah (nessa hora eu queria a minha mãe porque não é possível o egípcio adora fazer gol contra a gente, fez em todos os 4 confrontos da temporada e os caras não ameaçavam ou mesmo ficavam com a bola, mas tava lá, 1 a 0 para eles). Quase sai o segundo, também num contra ataque, a nossa sorte foi que o Grealish foi o único que conseguiu acompanhar e cortou o cruzamento do Salah. Pronto, foi isso o Liverpool, depois só se preocuparam a pegar bola nas redes.

Álvarez foi o substituto do Haaland e mostrou que numa maré ruim do norueguês poderemos contar com ele, foi o autor do gol do empate em uma jogada típica do City, bola saindo da direita para a esquerda de forma rápida até chegar nos pés do Grealish para cruzar e Álvarez marcar. A virada aconteceu logo no começo do segundo tempo em jogada que me lembrou um gol contra o Chelsea, acho que na Copa da Liga, quando o Álvarez virou para o Mahrez no outro lado, a defesa do Liverpool estava pessimamente mal colocada, o De Bruyne só acompanhou o lance e esperou o Mahrez rolar para o meio da área e marcar. Os visitantes desmontaram muito facilmente porque levaram o terceiro gol pouco depois, o City ficou por volta de um minuto com a bola sem sofrer pressão, nem quando esteve na grande área, o Arnold salvou o chute do Álvarez, mas não do Gundogan.

O Liverpool entrou em modo desespero, fez quatro alterações ao mesmo tempo, em dado momento Arnold estava tentando tirar a bola do Ederson, deixou o time com posicionamento todo errado em campo, o City teve pena para não aproveitar esse momento. O quarto gol acabou saindo em cima do lateral direito deles quando o Gundogan virou o jogo (mais uma virada na partida), Grealish dominou, passou para o De Bruyne que voltou para o camisa 10 marcar o seu gol. E dava para sair mais, um voleio lindo do Grealish estorou no peito do Alisson. A torcida esteve presente desde o ínicio com vaias aos adversários e incentivando a equipe, no final rolou o Poznan e olés a cada toque de bola (e foram muitos) sem o Liverpool conseguir tomar de volta.

O Liverpool tem que mostrar que é um time gigante e se recuperar logo. Não precisa ser tão logo porque eu estou pouco me ferrando para o jogo de terça diante do Chelsea, no próximo domingo é que tem que mostrar quem manda em Anfield! A partida é contra o Arsenal, mas a minha torcida para o Klopp é sem interesse algum, imagina.

O Arsenal venceu o Leeds também por 4 a 1 com o Gabriel Jesus marcando de "pênalti" o primeiro gol. Na época do City eu tenho certeza que ele iria perder essa cobrança, teve um período que era bizarro ter pênalti a nosso favor, a gente não poderia comemorar de tão nervosos que ficávamos antes do chute.

Não se esqueçam que amanhã às 8:30 tem City versus Arsenal em Londres pela Superliga, jogo entre equipes que brigam pelo título com transmissão dos canais ESPN e Starplus. O United venceu o Brighton por 4 a 0, então poucas chances da gente terminar a rodada na primeira colocação.