sexta-feira, 15 de abril de 2022

Duas semifinais para o City.

 Faz quase um mês que o Manchester City entrou em campo duas vezes no mesmo dia para garantir vaga nas semifinais da Copa da Inglaterra e nesse sábado tentará repetir a dose para avançar para as finais da competição. Enfrentaremos o West Ham às 8:15 da manhã com transmissão dos canais ESPN e às 11:30 será a vez de ter o Liverpool pela frente de novo, esse jogo exclusivo no serviço de streaming da Disney, o StarPlus Brasil. Ambos os jogos em Londres, mas em locais bem distantes, dificilmente quem for no jogo feminino conseguirá chegar a tempo do pontapé inicial em Wembley.

O time de Gareth Taylor tentará chegar a sua segunda final na temporada, na Copa da Liga o City bateu o Chelsea de virada pro 3 a 1 e levou o caneco para casa. Na Copa da Inglaterra o time jogou três finais desde 2016/17 e conquistou as três, o último título foi em 2019/20 diante do Everton, 3 a 1 na prorrogação, Sam Mewis, Georgia Stanway e Janine Beckie marcaram, apenas a Stanway continua no clube já que Beckie não tem muito tempo se mudou par o futebol dos EUA.

Temos duas dúvidas para esse jogo: a capitão atual Alex Greenwood foi cortada dos jogos da Inglaterra na data FIFA com um problema de joelho, aparentemente treinou e fez os movimentos de jogo desde que voltou, vamos descobrir na hora da escalação. Sua companheira de zaga Alann Kennedy teve uma fratura no nariz nos jogos da seleção australiana, deverá usar uma máscara de proteção e ir para o jogo. Vicky Losada é ausência certa desde o Derby por causa de uma lesão no joelho, segundo o treinador esse jogo ainda é cedo para ela e, por fim, Chloe Kelly ainda não deverá começar no time titular, mas isso não estaria longe, Taylor ser quer que a torcida tenha calma com ela, voltou no último jogo antes da data FIFA, então teve uns 15 dias para melhorar o condicionamento físico com essa parada. Já tê-la como opção é bom demais.

Esse será o tira teima entre os dois times na temporada, cada um ganhou por 2 a 0 fora de casa, sendo que a nossa derrota foi no começo da temporada quando Taylor escalava quem o departamento médico permitia, a nossa vitória foi na última partida antes data FIFA e, apesar de alguns bons sustos, o nosso time foi melhor, Stanway (esatva numa seca de gols) e Bunny Shaw marcaram os gols. A outra semifinal será no sábado também e teremos líder e vice líder do campeonato em ação: Arsenal contra Chelsea.

No segundo jogo do City do dia teremos o encerramento daquelas semanas infernais que tivemos que enfrentar o Atlético de Madrid e Liverpool duas vezes, o time espanhol nós deixamos pelas quartas de final com uma atuação brilhante (ironia demais) na quarta feira, agora é a vez de tentar passar pelo Liverpool em jogo onde não existe empate, como aconteceu nas duas partidas pela Premier League, amanhã é simples: um volta para Wembley e outro volta para casa.

Chegamos para esse jogo com problemas e grandes. A partida de quarta foi fora de casa e o time nem voltou para Manchester, preferiu viajar direto para Londres onde ficou "hospedado" no estádio do Milwall para fazer sua recuperação, a partida foi pesada demais e tensa e para piorar, Guardiola teve que fazer duas alterações por problemas durante o jogo: De Bruyne e Walker saíram e são preocupações para a semifinal.

O caso do De Bruyne parece ser mais simples porque não foi questão muscular, ele teve que tomar pontos na panturrilha, não foi descartado para o confronto, se for só essa questão dos pontos mesmo, acredito que ele jogaria, coloca uma proteção a mais para ficar mais difícil, é reta final dos campeonatos, todos os jogadores sabem que terão que fazer sacrifícios, Guardiola mesmo falou que se o time quer descanso é só ser eliminado que terão semanas mais longas de treino. Duvido que algum jogador do City pense nessa possibilidade. Se o De Bruyne não puder começar como titular, a resposta simples é colocar o Gundogan para fazer a sua funação, o alemão foi chamado par o lugar do belga na temporada passada e esteve a altura em todos os momentos que precisamos dele, vai estar nesse sábado também.

Já Walker pode ser algo mais sério, ele esteve com uma bota, que seria o resultado de uma torção segundo o treinador, também algo não muito sério, mas assim como o De Bruyne ele não treinou hoje. Não faz muito tempo que tivemos que jogar sem o lateral direito, inclusive no primeiro jogo das quartas contra o Atlético. Se não tiver ele mesmo, podemos ter Stones na direita ou Aké na esquerda (Zinchenko parece carta fora do baralho nos últimos jogos né) e com isso "improvisar" o Cancelo na direita. O meu medo é que os pontos do Liverpool são muito rápidos, seja Mané ou Salah, quem for improvisado pode sofrer muito, assim como Milner em Anfield com Foden e Bernardo, com a diferença que o juiz de amanhã não será bonzinho com nossos jogadores se ficarem repetindo faltas como Milner e Thiago.

Talvez a boa notícia que podemos ter para esse jogo seria a volta do Rúben Dias, ele ficou no banco no meio de semana, já treina com os companheiros, agora é ver a sua condição física depois de umas cinco semanas sem jogar por causa de lesão. A liderança dele será fundamental nesse tempo de cansaço que tivemos, vai ter muito o fator mental nessa semifinal. Guardiola ainda não confirmou se Zack Steffen, que pensa em deixar o City para poder jogar mais antes da Copa do Mundo em novembro, se será o titular, ele tem sido em copas, não última partida não jogou por causa de uma lesão no ombro, Ederson foi o titular, mas acho que o americano será o camisa 1 nesse jogo.

Para mim o Liverpool tem vantagem para amanhã, Klopp pode poupar cinco jogadores para a partida de volta, em casa, contra o Benfica porque ganharam muito bem em Portugal, conseguiram administrar o elenco e poderão vir para cima da gente, como pouco fizeram na semana passada, esse jogo é mais tenso ainda porque podemos cair fora.

Na outra semifinal, no domingo, o Chelsea pega o Crystal Palace, não entendo porque não colocaram nosso confronto no domingo, tanto a gente quanto o Liverpool jogamos na quarta e o Chelsea na terça, dois times terão três dias de descanso e um, cinco. Na verdade até entendo, é escolha da TV que pouco se importa com a qualidade do jogo, olham o número da audência e vendas de anúncios, estão na função deles, apesar de não gostar disso.

Para a primeira semifinal desse sábado eu não estou tenso, confio no nosso time que depois do retorno das principais jogadoras tem feito campanha para ganhar títulos e o jogo as 11:30 vai ser um inferno de nervoso, certeza que teria adrenalina no sangue umas 12 horas depois do final da partida, seja adrenalina para o bem ou para o mal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário