Eu disse que estava tenso para esse jogo, será assim até o final da temporada agora, mas o Manchester City não deu muita (só alguma) chance para o azar hoje e bateu o Leeds fora de casa por 4 a 0. E também ganhou do Brighton no estádio da Academia por 7 a 2, com uma emoção bem desnecessária após abrir 3 a 0 no começo da partida. Os dois times voltam a campo na quarta feira para mais partidas importantes dos respectivos campeonatos.
Entre sexta de tarde e esse sábado tivemos quatro jogos do City e o time venceu todas as partidas, fez 31 gols e sofreu apenas dois. O masculino fez 4 com Rodri, Aké, Gabriel e Fernandinho, o feminino fez 7 com 4 da Bunny Shaw, Caroline Weir, Lauren Hemp e Alex Greenwood fizeram um cada, o sub 23 já havia vencido o Everton (Palmer e Delap, 2 cada e Kayky, Rico Lewis e Oscar Bobb) ontem, fizeram 7 também e hoje o sub 18 meteu 13 (13!!) no Newcastle com Hat Trick de dois jogadores (William Dickson e Nico O´Reilly), dois do português Carlos Borges e também do Josh Adam, e Kian Breckin, Adebire Mebude e Matthew Whittingham também marcaram o deles.
As meninas receberam o Brighton logo cedo no estádio da Academia e não demorou muito para marcaram 3 a 0, com 16 minutos de jogo e parecia que teríamos uns 75 minutos protocolares até o apito final, ainda mais que o time chegava para tentar mais, seria um ataque contra defesa em ritmo de treino. Só que as visitantes conseguiram diminuir para 3 a 2 com as duas únicas chegadas no ataque, a segunda uma pênalti cometido pela Keira Walsh aos 45 minutos. A volta para o segundo tempo foi sufoco, por muito pouco o empate não saiu, a Ellie Roebuck espalmou com as pontas dos dedos para escanteio e no contra ataque após a cobrança, Walsh deixou Bunny Shaw livre para fazer o seu terceiro.
A partir desse momento deu ruim para o Brighton que perdeu o rumo no jogo e tomou mais três gols num espaço de 8 minutos. O resultado nos deixou com o mesmo número de jogos que o United e dois gols a frente das rivais na luta pela terceira e última vaga na próxima Liga dos Campeões. Agora é apenas fazer o dever de casa contra o Birmingham na quarta feira, depois Reading fora no final de semana seguinte, antes da grande final da Copa da Inglaterra no dia 15 de maio em Wembley diante do Chelsea, que está perto de conquistar o título do campeonato.
Guardiola confia mesmo no seu elenco, ele escalou um time sem De Bruyne, Mahrez e Bernardo Silva, começaram no banco e apenas o português entrou nos minutos finais, quando o jogo já estava decidido. Stones e Walker continuam de fora dos jogos e não sabemos se jogarão contra o Real, é possível que o lateral nem entre mais em campo nessa temporada. Eu achei que iria descansar o Laporte com Aké e Zinchenko de titulares, mas o ucraniano ficou no banco com o Aké na esquerda e fez outra grande partida.
Eu tinha dito em algum momento nessa temporada que o City tinha 3 ótimos zagueiros e achava o Aké um bom zagueiro, ainda não não mesmo nível dos demais. Hoje posso rever facilmente essa opinião e temos 4 excelentes zagueiros, todos confiáveis, isso é um luxo. Quem também está fazendo uma grande temporada é o Rodri e isso não é dessa não. Já cresceu muito desde quando chegou em Manchester, a sua distribuição de passes curtos e longos é muito boa, parece comenter menos erros e está numa fase goleadora, ele marcou pelo segundo jogo seguido na Premier League e foi o responsável pelo gol de abertura do placar após cobrança de falta do Foden. Por muito pouco esse não foi o gol de empate porque logo no começo o Cancelo escorregou e o Rodrigo do Leeds correu do meio campo até nossa área quase livre, sorte que o time é unido e o Gundogan foi marcar e bloquear o cruzamento. Dá para ver na imagem que o Gabriel também corre para ajudar na defesa.
O Paul Tierney foi o juiz de hoje e deixou o Leeds abrir a caixa de ferramentas, principalmente no Grealish, muitas vezes não dava cartão ou mesmo a falta, o Dallas saiu do jogo depois de chegar numa entrada mais forte no Grealish e se machucar, se isso não era merecedor de cartão, o quê é? E para piorar a torcida da casa ficava pegando no pé do nosso jogador além de jogar bolinhas de papel nele, não sei se é problema de quando ele jogou no Aston Villa ou a babaquice pelo valor da sua contratação. Ele fez uma boa partida, mas não jogou no meio de campo como foi imaginado por alguns na hora da divulgação da escalação.
O primeiro gol saiu de bola parada (falta do Foden) e o segundo também, dessa vez o Foden cobrou escanteio, Dias ajeitou para dentro da pequena áerea e o Aké, oportunista como um atacante, nos deu um alívio e mudou o jogo. Depois do 2 a 0 o Leeds sumiu do jogo, chegaram a colocar uma pequena pressão no final do primeiro e no começo do segundo tempo.
A vitória foi se desenhando e anulava os três pontos do Liverpool contra o gatinho manso Newcastle, quero ver o time do Eddie Howe na semana que vem no Etihad, como se portarão. Gabriel Jesus continua sua fase matadora, marcou mais uma vez, terceira partida seguida que faz gol, chegou ao gol de número 95 pelo clube após belo passe do Foden, que deixou o campo logo depois para a entrada do Bernardo.
Jogo perdido e na luta para não cair, o Leeds tentou ir para frente para diminuir o saldo de gols, mas o Ederson fez uma defesaça no seu contrapé, Laporte bloqueou chutes e um defensor, não lembro mesmo qual tirou em cima da linha após nosso goleiro ser batido. Ainda deu tempo para sair o quarto, com o brasileiro com mais jogos na Premier League, Fernandinho fez sua partida de 260 na competição e agora é líder isolado entre os brazucas, em atividade o jogador mais perto dele é o Firmino com 229 jogos, pode passar na temporada que vem se ficar no Liverpool, tem jogado menos ultimamente. O Fernandinho pegou uma limpeza de área mal feita pelo Leeds após grande jogada do Sterling e mercou de fora da área! Seu vigésimo sexto gol pelo City e pode ser o último.
A única mal notícia do jogo de hoje foi o Aké saindo no segundo tempo com algum problema físico, ele mancava quando pediu para sair, Zinchenko entrou no seu lugar, pode ser possível que já ténhamos a escalação para quarta completa com a ausência do camisa 6: Ederson, Cancelo, Dias, Laporte, Rodri, Bernardo, De Bruyne, Fode, Mahrez e Gabriel.
O Real Madrid jogou hoje e foi campeão espanhol por antecipação. Os dois times vão comemorar seus resultados essa noite e no domingo de manhã já começam a se preparar para mais um jogão. Entramos na partida com a vantagem do empate, mas é apenas o Real Madrid do outro lado, isso para eles é nada.
Informações da Partida: