segunda-feira, 16 de setembro de 2019

UCL # 1 - Shakhtar Donestk Vs Manchester City

O Manchester City fará sua estreia na Liga dos Campeões nessa quarta feira contra o Shakhtar na Ucrânia, por questões de segurança a partida não será realizada, mais uma vez, no estádio dos mandantes, mas em uma cidade por volta de 300 kms de distância. A conta do Manchester City em português no Twitter avisou que haverá transmissão do jogo, que começa às 16 horas, na página deles no Facebook gratuitamente, vamos ficar de olho então. Se isso acontecer, aconselho ver pelo aplicativo do Facebook, trava bem menos que por navegador.

Essa será nossa nona participação na Liga e o melhor resultado continua sendo a semi final de 2015/16,  na temporada passada ficamos nas quartas de final por alguns milímetros naquele jogo alucinante contra o Tottenham. Nossos números em estreias na Liga dos Campeões são bem ruins porque em oito jogos nós perdemos a metade, com 1 empate e três vitórias. Na edição passada foi uma derrota em casa para o Lyon com pelo menos uma falha muito feia do Delph, espero que ninguém queira repetir essa história.

O Shakhtar e City caíram no mesmo grupo pela terceira vez seguida, lembra muito o caso de City e Bayern na fase de grupos e City e Barcelona nas oitavas de final (bem da verdade, o último confronto dos dois foi na fase de grupos ainda). A novidade no confronto de quarta feira é que houve mudança no técnico português que comanda o time da Ucrânia: saiu Paulo Fonseca para a chegada de Luís Castro que por enquanto levou o clube a sete vitórias na Liga local em sete partidas. A mudança na comissão técnica não levou a mudança no contingente brasileiro por lá, tem 10 brasileiros que jogam pelo Shakhtar, nove estão no meio de campo. Seria um bom jogo para o observador da Seleção assistir, terá mais que um time inteiro para ver.

Nós vamos para esse jogo para tentarmos nos recuperar da derrota para o Norwich e acredito que apenas vencer não vai ser suficiente para acalmar a pressão, o time terá que jogar bem porque no sábado jogamos muito, mas muito abaixo mesmo do que somos capazes. A boa notícia deverá ser a volta do De Bruyne ao time titular, a coletiva será amanhã em Donestk ou Kharkiv, local do jogo, Guardiola será questionado sobre isso, com certeza. Pelo o quê eu li a coletiva está marcada para começar às 11:30, horário de Brasília.

Outra pergunta que deverá ser feita é a parceira Stones e Otamendi, ambos falharam duas vezes para ajudar ao Norwich marcar o terceiro gol. O Guardiola, como todo técnico, não direcionará críticas em público para seus jogadores, no documentário pós 100 pontos ele falou algum do tipo, não é surpresa alguma. As falhas não foram de posicionamento dos recebedores da bola, foram de qualidade mesmo, uma foi uma bola dada na fogueira e outra foi na percepção do que acontecia ao seu redor. A correção é falar prestar atenção, não dá para pedir outra coisa. Se tivesse que apostar eu acho que o Guardiola irá manter essa dupla mesmo, não improvisará nem Fernandinho nem Rodrigo para não queimar os únicos zagueiros que tem e não testar num momento crucial.

Se tivesse que fazer uma mudança seria a entrada do Fernandinho, acho que o Rodrigo está se adaptando sim, fez partidas boas, acho que teve um erro no segundo gol do Norwich, dava para ter ganho aquela bola, mas eu entraria com o brasileiro porque é um cara muito mais experiente que poderá ajudar a zaga nesse momento que eles sabem que eles serão focados, o Shakhtar poderá até forçar se sentir insegurança neles.

Tem jornalista inglês especulando que esse partida poderá ser a primeira do João Cancelo como titular do Guardiola, uma hora isso iria acontecer. De acordo com esse mesmo jornalista a justificativa seria que agora o português já entende o esquema de jogo e falta ver como ele atua em partida oficial. Já na outra lateral o City levou os três disponíveis para jogar: Zinchenko, Angeliño e Mendy. O espanhol jogou pelo time da base na última sexta feira, foi relacionado para alguns jogos, mas não entrou ainda, já o Mendy pode fazer parte dos 18 escolhidos para o jogo pela primeira vez. Eu acho que Mendy não começará jogando porque seria uma alteração que o Guardiola teria que fazer, não está com cara que aguenta 90 minutos, se isso realmente acontecer Zinchenko jogará em casa, na temporada passada ele foi o jogador selecionado para a entrevista ao lado do técnico, só que ficou de fora.

Eu sei dessas informações sobre quem viajou porque o clube liberou a lista com os 21 nomes (três goleiros) e a falta de um foi motivo de agitação na comunidade de torcedores do City. Phil Foden ficou na Inglaterra e o motivo alegado era dele não estar condições plenas de jogo, isso é estranho porque ele ficou no banco na última partida. Até agora na temporada ele só jogou alguns minutos na Supercopa e 10 minutos na estreia contra o West Ham, especulações crescerão nos próximos dias sobre o futuro dele em Manchester, pessoalmente achei que fosse ganhar mais minutos nessa temporada de Premier League, a princípio deverá ser titular na Copa da Liga contra o Preston, daqui há uma semana. Eric Garcia viajou com elenco principal. Na terça quarta às 7 da manhã tem o confronto dos times da base do Shahktar e City, é sempre importante ver que estará de fora desse jogo.

Amanhã após a coletiva, que não trará muitas informações novas, eu atualizo esse post.

Atualização: A situação não é nem um pouco boa, John Stones ficará de fora pelas próximas 4 ou 5 semanas após sentir um problema muscular no treino dessa manhã, segundo o treinador, o problema aconteceu num lance norma, tipo um passe. Com isso, somente sobrou Otamendi como zagueiro.

Na coletiva Pep avisou que usará Fernandinho mesmo, que nem tem jogado por ter chegado mais tarde e pela idade avançada. Eric Garcia e Taylor Harwood-Bellis poderão ser usados em algum momento, o inglês não estava na lista de viagem do time principal, veremos se estará na partida do time da base que começará às 7 da manhã dessa quarta feira.

Com 21 jogadores no avião para a Ucrânia, Stones fora e Carson o goleiro que ficará de fora, Guardiola só escolherá um jogador para ficar de fora, acho que fica entre Mendy e Angelino. O Zinchenko deu a entrevista coletiva hoje, como na temporada passada, mas dessa vez ele será o escolhido para ser titular na esquerda? Acredito que sim, imagina dar uma chance para o Mendy e ter que trocá-lo com 60 minutos por cansaço. O elenco está curto, melhor não arriscar.

E de novo, a conta no Twitter do Man City confirmou o jogo gratuitamente na página deles no Facebook. Eu já fiz mais uma vez minha inscrição no Facebook, eu sempre apago.

Man City Vs Shakhtar Donestk:




Jogadores suspensos: não há.

Jogadores pendurados: não há.

Juiz da partida: Artur Dias de Portugal. Será a primeira partida nossa que ele apitará.

Nenhum comentário:

Postar um comentário