sexta-feira, 27 de setembro de 2019

EPL # 7 - Everton Vs Manchester City

No sábado tem mais partida do campeonato inglês e o Manchester City fará uma viagem muito curto para Liverpool onde enfrentará o Everton no Goodison Park às 13:30, a partida terá transmissão dos canais ESPN. A primeira coisa a se fazer é falar sobre o "elefante na sala", no caso Bernardo Silva e o seu tuíte.

Há alguns dias o Benardo Silva fez uma "brincadeira" resposta ao Mendy e colocou a foto do Mendy criança com um desenho de marca, acho que chocolate, da Espanha e Portugal no twitter. Pessoas se sentiram ofendidas, Bernardo apagou a mensagem, mas ao invés de deixar o assunto morrer, escreveu um outro tuíte com algum coisa do tipo "não pode nem brincar com amigos mais". Pessoalmente acho que foi uma postagem racista e foi feito em público, o Bernardo vai ter que segurar essa bronca. Acho que quem melhor resumiu a razão do racismo foi essa conta no twitter Make us Dream Brazil.

Eu acho que o Bernardo e o City evitaria uma dor de cabeça se o clube e o jogador se posicionassem publicamente e de maneira rápida com um pedido de desculpas e entendessem o erro da "brincadeira". Infelizmente hoje na coletiva do Guardiola, as perguntas iniciais foram sobre esse caso e o treinador não tentou contemporizar, mas cair atirando. Acho uma péssima estratégia ficar puto nessa hora. O caso do Bernardo foi enviado para a federação para análise e os dois jogadores envolvidos enviaram cartas, só que a situação dele poderá ficar pior porque surgiu um vídeo gravado por ele há dois anos que falava que viu "um campeão do mundo pelado só com cordão e relógio". Mendy usava roupas pretas na ocasião. Se fala em punição em jogos (há alguns anos Luis Suárez sofreu uma por ofensas ao Patrice Evra) e aulas sobre o assunto.

O clube normalmente em dias de coletivas escreve textos com o quê foi dito pelo treinador, mas evitou fazer a transcrição em relação as duas primeiras perguntas ou soltar qualquer tipo de comunicado. Essa foi uma das respostas a uma das perguntas e na hora eu já pensei no erro que foi: "É um desenho e o rosto é bem parecido. Provavelmente a mesma coisa já aconteceu milhares de vezes com pessoas brancas, é a mesmo coisa. É só uma piada e mais nada.". Ele usou a carta do racismo reverso, mas desculpa isso não existe. Agora é esperar o desenrolar dessas ações e esperar que todas as partes entendam rapidamente o erro cometido.

Para falar do jogo, pudemos colocar em campo um time bem mexido para enfrentar o Preston North End, com a defesa toda alterada do último jogo e com De Bruyne e Aguero ficando em Manchester, então esse pessoal teve a semana livre para se recuperar e ficar de boa para enfrentar a sequência de três jogos até a próxima parada por data FIFA. A dupla de zaga que jogou contra o PNE não foi relacionada para o jogo da base nessa sexta feira (Ian Poveda sim), como o Stones ainda ficará um tempo no departamento médico, um dos dois deve ir para o banco, muito possivelmente o Eric Garcia para caso surja algum imprevisto com Otamendi ou Fernandinho, que fez dois bons jogos na defesa e o time levou um total de zero gol neles.

A participação dele na zaga qualifica muito a saída de bola e, pensando alto aqui, não acharia estranho quando o Laporte voltar o Guardiola usar os dois na zaga com o Rodri na frente deles, teríamos uma saída de bola da defesa para o ataque muito boa, isso sem falar do Ederson, que está atrás na corrida de assistências por goleiros, na temporada passada ele terminou empatado em primeiro lugar na Premier League com Jonas Lossl do Huddersfield (nem sabia disso e por coincidência está no Everton) com um passe para gol. Em 2019/20 já tivemos a primeira assistência de goleiro: Aaron Ramsdale do Bournemouth. 

Se o City terminar a partida vencedor e o David Silva estiver em campo em algum momento no campo, ele se tornará o jogador a conseguir 200 vitórias mais rapidamente na Premier League. Atualmente ele tem 288 jogos ou seja, faria isso com 289 jogos nesse caso. O líder no quesito é o John Terry com 305, só questão de tempo do David roubar dele essa marca. 

O Everton está mal no campeonato, apenas em 14º com duas derrotas seguidas, o técnico Marco Silva está pressionado porque o time gastou e na partida da Copa da Liga colocou um time sem jogadores da base para enfrentar o Sheffield Wednesday, não quis se dar ao luxo de ser eliminado logo cedo da competição e aumentar o calor na sua panela. Será o Fabian Delph jogará? Foi titular na terça feira e na derrota da semana passada contra o outro time de Sheffield, o United, no Goodison Park pela Premier League e por causa de problemas físicos não tinha muita sequência com o City não. A minha curiosidade é: quantas vezes um time jogou contra os dos times de Sheffield em partidas seguidas?

O líder Liverpool jogará fora de casa no primeiro horário de sábado (8:30) contra o Sheffield United, não deverá ter problemas e pode até poupar jogador pois perdeu na primeira rodada da Liga dos Campeões, precisará se recuperar na fase de grupos.

Temos um jogo bem mais complicado do que eles e seria muito bom sair com no máximo a mesma diferença de pontos que começaremos a rodada, cinco atrás. No saldo de gols vejo vantagem para eles nessa rodada.

Man City Vs Everton (desde 1992):





Jogadores suspensos: Não há.

Jogadores pendurados: Não há.

Juiz da partida: Michael Oliver - Apitou cinco jogos com 16 amarelos e nenhum vermelho nessa temporada, sendo um desses jogos o empate em 2-2 entre City e Tottenham.

Ele tem um City e Everton na carreira: 1-1 na primeira temporada do Pep, jogo no Etihad pela Premier League, Nolito empatou após Lukaku abrir o placar.



Na Premier League 2 o City cedeu o empate ao Everton após abrir para 2-0 (Tommy Doyle e Nabil Touaizi).

Nenhum comentário:

Postar um comentário