quinta-feira, 26 de setembro de 2019

City perto dos 1.400 gols na Premier League

Nesse final de semana o Manchester City enfrentará o Everton fora de casa e pode marcar o seu milésimo quadringentésimo gol na Premier League, precisa marcar duas vezes porque está com 1.398. O time é e será durante as próximas temporadas o sexto time que mais marcou gol no campeonato inglês desde 1992, o Tottenham está a sua frente com 1.559 e o Everton só fica para trás e tem 1.362, o City teria que parar de marcar por algumas muitas rodadas para que o adversário de sábado conseguisse ultrapassar. Voltando ao assunto principal, não esperem que seja fácil de alcançar os 1.400 gols agora.

Na Premier League, Pep Guardiola enfrentou 26 equipes e a média de gols é 2,54 por partida e 19 desses adversários sofrem 2 ou mais gols do City no campeonato desde 2016/17, infelizmente o Everton é um dos sete que estão abaixo desse número e para piorar os Toffees está empatado com o Chelsea na penúltima colocação nessa listagem com apenas 10 gols sofridos em 6 jogos (média de 1,67), só o Middlesbrough está melhor que eles com média de 1,5 (3 gols em 2 partidas). Nesse caso aqui parece que dá para culpar o Sergio Aguero sim.

A pior média de gols dele em jogos da Premier é contra o Everton, ele só marcou duas vezes em 13 jogos, a última vez que marcou em qualquer competição contra eles foi numa semi final da Copa da Liga em 2015/16, de lá para cá foram mais 4 jogos (todos da EPL) sem gols e na Premier League a sequência vem desde 2013/14 quando fez seus únicos dois gols nos dois estádios, no campeonato são oito partidas de seca, nunca marcou no Everton com Pep no comando. Queria mudar de assunto um pouco porque reparei uma coisa sobre o Aguero: ele está com uma sequência de seis partidas seguidas marcando gol na atual temporada, mas na verdade já são sete partidas com gol dele porque na rodada final do último campeonato ele marcou contra o Brighton, o Vardy tem 11 partidas em sequência entre agosto e novembro, mesma temporada, tenho que procurar a maior sequência. Ah, e o Aguero se tornou o primeiro jogador a marcar nas seis primeiras rodada da Premier League, possivelmente Vardy ficou de fora de algum jogo, não foi uma sequência de partidas contínuas pelo clube, mas partidas que ele esteve em campo para chegar ao recorde de 11.

Resumindo esses dois longos parágrafos, pode ser que o City não chegue aos 1.400 gols agora, tenha que esperar mais uma rodada, Wolverhampton em casa. Mas enquanto isso fiquem com esses 1.398 gols desmembrados.

Países

Durante muito tempo o maior contingente de jogadores do City era de ingleses, seguido outros de países do Reino Unido mais Irlanda, então é de se esperar que a maior quantidade de gols marcados seja de ingleses, já foram 319 gols e com a boa fase de Sterling a Inglaterra consegue ver a diferença para o segundo colocado cair de forma mais lenta. Acho que ninguém ficará surpreso em descobrir que a Argentina (249) está atrás apenas da Inglaterra por causa de jogadores com Aguero e Tevez. Na terceira colocação está o Brasil (86), essa posição do Brasil eu não imaginava, pensei numa França, Espanha, mas Gabriel Jesus e Cia tomaram o bronze para eles.

No total 42 nações entraram nessa lista, sendo que a Bósnia e Herzegovina tem 50 gols, todos do Edin Dzeko, excelente feito dele. E o número de gols contras também é relevante, são 38 sendo que Norwich, West Ham, Bolton e Everton nos ajudaram com 3 a nosso favor, cada um. Obrigado galera.



Jogadores

Isso aqui é um absurdo! O City marcou 1.398 gols certo? Aguero fez 172 deles, mais de 12%! Se somarmos os gols do segundo ao quarto colocado temos 175 e só o David Silva está na ativa pelo clube, ou seja, muito possivelmente teremos que pegar os gols do quarto colocado, o Sterling que passará o Silva, para ultrapassar o Aguero.

E outra coisa, se o Aguero virar hoje e falar "quero me aposentar, tchau para vocês", precisaríamos de mais de três temporadas para chegar a 1.721 gols, para assim o percentual de gols do Kün pelo City na Premier League ficar abaixo de 10%. Dos 10 primeiros quatro estão na ativa, Gabriel está em 10 º só um atrás de Uwe Rosler, mas a cada dia acho que fica impossível alguém do City chegar ao número de gols do Aguero, ele marcará mais de 200 na Premier League por causa dessa e da próxima temporada.




Clubes

Quarenta sete clubes já sofreram gols do Manchester City e nas primeiras três colocações estão times que jogam a primeira divisão nessa temporada: Aston Villa (72), Newcastle (70) e West Ham (66), sorte do time de Londres que só terão mais um jogo pela frente, afinal perderam na estreia por 5-0. Se o VAR não tivesse anulado o gol do Gabriel Jesus contra o Tottenham, nós teríamos um empate na terceira colocação.

O interessante dessa informação sobre os times que mais sofreram gols é que desde 1992 para cá em vários momentos ou City ou eles não estiveram na primeira divisão juntos, mostra como esses times sofrem de verdade com a gente.



Treinadores

Até o momento e sem perspectiva de mudar isso no curto prazo 13 treinadores estiveram no comando do Manchester City na Premier League e obviamente os três últimos tem os melhores números absolutos com perto de 60% dos gols entre eles, como o Guardiola, número um, vai ficar bastante tempo, a trinca formada por ele (305 gols), Pellegrini (256) e Mancini (255) passará de seis gols para cada 10 gols nossos marcados.

Atualmente membro da comissão técnica, Brian Kidd comandou o time interinamente por dois jogos (uma vitória e uma derrota) e ajudou com 4 gols nessa conta.



Juízes

Devido a sua longevidade como juiz, Mike Dean (hoje com 51 anos) é o cara que mais apitou gols do City, mesmo assim está longe do Aguero com "meros" 110 gols, sendo oito no último final de semana e cinco no jogo de estreia da temporada. Michael Oliver, que apitará a partida diante do Everton, e Jonathan Moss estão numa briga particular pela sexta colocação, cada um apitou um jogo nosso na temporada (Oliver 2-2 Tottenham, Moss 4-0 Brighton), vamos ver quem fica com ela após o encerramento do campeonato.



Meses

Esse aqui é só para usar uma ferramenta do Excel mesmo e a época do Papai Noel é a melhor do ano, afinal tem mais jogos da Premier League porque não tem jogos pelas Copas domésticas, não tem datas FIFA e só tem uma rodada da Liga dos Campeões, geralmente na primeira semana do mês, além daquela quantidade de jogos um em cima o outro entre o Natal e Ano Novo.

Agora quero saber quem ficará em terceiro (abril está com folga na segunda colocação): agosto, setembro, outubro ou novembro.


Temporadas

No quadro abaixo vemos a quantidade de gols marcados em cada temporada. Nos tempos das vacas magras em três temporadas marcados um ou menos gols por partida, sendo que em 2006/07 foram apenas 29 vezes, passamos 8 partidas sem marcar um gol em casa, as vitórias saíram longe de Manchester.

Em compensação apenas 4 times na história da Premier League, que teve as três temporadas iniciais com 42 jogos, marcaram mais de 100 gols num único campeonato, metade dessas marcas foi do City: 2013-14 com 102 e 2017/18 com o atual recorde de 106. Na edição corrente marcamos 24 vezes (quase o mesmo de 2006/07 inteiro) em seis jogos, mas essa média cairá. É um desafio e tanto bater o recorde 106 gols, com De Bruyne, D Silva, B Silva, Mahrez, Sterling, Gabriel e, principalmente, Aguero é algo que podemos ter no horizonte sim.



E uma informação que não valeu fazer um quadro, quem sabe no futuro, é o número de gols marcados por jogadores vindo da base pós a aquisição pelo ADUG. No momento trabalhamos com um total de 1 dentro dos 1.398: Phil Foden contra o Tottenham na temporada passada, vitória de 1-0 na reta final do campeonato. Dá para melhorar isso aí.

Nenhum comentário:

Postar um comentário