Nesse momento sem futebol na Inglaterra é preciso criatividade para fazer alguma postagem, então eu aproveitei para usar meu recém adquirido conhecimento em Power Query para buscar umas informações e fiz um compilado de dados sobre os confrontos do Top seis inglês: Man City, United, Liverpool, Chelsea, Arsenal e Tottenham.
Por enquanto eu só usei informação de 2011/12 até 2018/19 porque era as tabelas que eu tinha, quem sabe no futuro eu expanda isso, mas não tenho muita esperança não porque o problema é pegar a tabela de jogos, os confrontos entre esses times, quase uns 20 anos disso, quem sabe eu contrate um estagiário não remunerado para isso. Vamos lá começar isso logo porque hoje pelo menos começa a temporada do Futebol Americano.
2011-12 - Man City campeão.
O confronto direito foi importantíssimo para o City levantar sua primeira Premier League, o clube chegou na última rodada com o mesmo número de pontos que o United e na frente pelo saldo de gols, graças ao 6-1 em Old Trafford e o final todos já sabemos. Nesse primeiro Top 6 houve um intruso com o Newcastle em quinto lugar. Arsenal foi terceiro, Tottenham quarto, Chelsea sexto lugar e o Liverpool apenas na 8ª posição.
2012-13 - Man United campeão
Última vez que o United terminou na frente do City nos anos recentes, foi uma temporada muito ruim nossa. Novamente o Top seis teve um intruso e o Liverpool ficou de fora, perdeu a vaga de sexto lugar para o rival local, Everton, só que nenhum dos dois foi para competições europeias porque o Swansea foi campeão da Copa da Liga.
Chelsea melhorou e foi o terceiro, Arsenal caiu para quarto, o Tottenham para quinto e o Liverpool ficou em sétimo mesmo. Também teve a menor diferença de pontos entre o primeiro e o lanterna do top Seis, somente nove pontos.
2013-14 - Man City campeão
Na primeira temporada do Manuel Pellegrini no comando do City, o time voltou a levantar a Premier League, só que dessa vez o campeão não foi o melhor time no confronto entre os seis primeiros, coube ao Chelsea essa honra e invicto.
De novo o Everton foi intruso nas seis primeiras colocações, ficou em quinto e expulsou o United para sétimo lugar. Liverpool vice campeão inglês, Chelsea foi o terceiro, o Arsenal quarto e Tottenham sexto lugar. Aqui temos a maior diferença de pontos entre o primeiro e o lanterna.
2014-15 - Chelsea campeão.
Depois de algum tempo um time de Manchester não levanta a taça e voltou para Londres com o Chelsea e dessa vez o Top seis foi confirmado com City em segundo, Arsenal na sequência, seguido por United, Tottenham e Liverpool.
O United levou esse título simbólico o que o ajudou bastante a terminar uma melhor posição na classificação geral que em anos anteriores.
2015-16 - Leicester campeão
Aqui o Top seis ficou todo bagunçado, não apenas pela sensacional campanha do Leicester, mas porque Liverpool e Chelsea tiveram campanhas patéticas, terminaram em oitavo e décimo lugar respectivamente.
O City fez sua pior temporada no confronto entre os grandes, a nossa temporada foi bem confusa no geral, até metade dela ia bem, depois a coisa desandou feio. Arsenal ficou em segundo, Tottenham em terceiro, City em quarto e o United em quinto lugar.
2016-17 - Chelsea campeão
Primeira temporada do Guardiola no comando do City e o time sofreu muito com um elenco envelhecido além do treinador usar terno do lado de fora. Vocês notaram que nas temporadas seguintes ele passou a usar o estilo mais despojado? Só veio título! No dia que usar em agosto bermuda de surfista do lado de fora, é campeão mundial facilmente.
O Liverpool pode levantar o título simbólico do campeão do Top seis com Klopp no comando. E tivemos todos esses times terminando nas seis primeiras colocações: Chelsea, Tottenham, City, Liverpool, Arsenal e United.
2017-18 - City campeão
Nessa temporada o Guardiola não brincou, ele igualou a melhor marca de pontos do Chelsea de 2013-14, com 24 pontos cada, mas perderíamos no saldo de gols (17 vs 16). Ah, pelo menos saímos com os títulos nos dois anos.
De novo o Top seis teve o Top seis: City, United, Tottenham, Liverpool, Chelsea e Arsenal, nessa ordem.
2018-19 - City bicampeão
Guardiola não quebrou o recorde de pontos na Premier League, que continua sendo seu com os 100 pontos da temporada 2017-18, fez "apenas" 98 pontos dessa vez, mas quando pegou seus rivais direito resolveu fazer a melhor campanha dos últimos anos entre os times que supostamente brigaria pelo título com 25 pontos!
Pelo terceiro ano consecutivo o seis mais fortes terminaram nas seis primeiras colocações: City, Liverpool, Chelsea, Tottenham, Arsenal e United, isso mostra uma tendência a uma consolidação desses times na parte de cima da tabela, muito provavelmente teremos uma combinação, permuta, eu realmente não me lembro dessa aula de matemática de cinco times no topo da classificação.
No Consolidado é uma surra do City nos demais, se o City fizer sete pontos nesses jogos nessa temporada, o time não é ultrapassado. Sete pontos de 30 possíveis! Menos de 25% de aproveitamento. Essa tabela embaixo não leva em consideração os jogos da atual edição porque ficaria irregular já que Arsenal e Tottenham já jogaram duas vezes contra uma dos demais.
O City é o único time com mais de 50% de aproveitamento e o saldo de gols é um massacre, a gente só chegou aos 100 gols sofridos porque o Tottenham marcou dois há uns sábados atrás, precisaram de 81 jogos para isso. Mesmo sem Laporte e Sané, estou otimista para essa diferença só aumentar.
Nenhum comentário:
Postar um comentário