- Acredito que nessa hora todo mundo já sabe que Manchester City e Liverpool se enfrentarão pelas quartas de final da Liga dos Campeões, as partidas estão agendadas para os dias 4 de abril em Anfield e dia 10 no Etihad. Ambas começarão às 15:45 e terão transmissão dos canais Esporte Interativo. A Globo e Band não anunciaram qual transmitirão, mas deve ser jogos do Barcelona e Real Madrid.
Essa será a primeira vez que os times se enfrentarão por competições europeias e em competições estilo mata-mata não há um histórico tão grande. Desde 1992 para cá, jogamos contra eles seis vezes e não vencemos nenhuma dessas partidas: 4 derrotas e 2 empates, mas um desses empates foi na conquista do City nos pênaltis na Copa da Liga de 2016.
Outro confronto que me lembro deles foi na Copa da Liga em 2012 e foi na fase semi final, essa é a única parte da competição que os times se enfrentam em jogos de ida e volta. Na primeira partida no Etihad vitória de 1-0 para o Liverpool, gol de pênalti de Gerrard, Stefan Savic cometeu. Na volta em Anfield o City ficou duas vezes na frente, mas cedeu o empate em ambas. Nigel de Jong fez um gol de carrinho de fora da área e Dzeko (faz 32 anos hoje) marcaram para a gente, mas Gerrard (num pênalti mandrake) e Bellamy (tinha saído do City por brigas com Mancini) empataram e com isso fomos eliminados.
Antes de 1992 eu consegui identificar 8 partidas mata-mata e nosso números são melhores: foram 3 classificações e 2 eliminações. Em 56 os times jogaram pela Copa da Inglaterra duas vezes porque houve empate na primeira partida em Maine Road por 0-0, mas vitória nossa por 2-1. Depois em 1969 nova vitória nossa, por 3-2 em Maine Road pela Copa da Liga e terminamos campeões dessa edição do torneio. E em 1973 a última eliminação dos Reds para a gente: 0-0 em Anfield e no replay da Copa da Inglaterra 2-0 em Maine Road.
Em 1981 nas semi finais da Copa da Liga derrota em casa por 1-0 e empate por 1-1 em Liverpool. E em 1988 uma porrada bem dada em Maine Road, 4-0 Liverpool, os anos 80 foram os grandes anos deles no futebol, depois disso é um título aqui, outro ali e nenhuma Premier League.
Os números realmente são melhores para o Liverpool, mas o time que Guardiola comanda está mudando o futebol na Inglaterra, com certeza ele verá isso como mais um desafio para mostrar sua superioridade como treinador.
- A sequência de jogos do City até a segunda partida contra o Liverpool é bem pesada, o bom é que o time deverá chegar bem descansado para esse jogo e se tudo correr bem, não teremos desfalque para essas partidas causados pelos jogos da seleções nacionais. O primeiro jogo será em Liverpool, mas não em Anfield, o City visitará o Everton em Goodison Park no sábado dia 31.
Com Guardiola como treinador, o City nunca venceu o Everton foram dois empates e uma derrota, que é a pior derrota dele no comando de qualquer time, um dia que não deu nada certo. Ele tem tudo para mudar isso, naquele jogo no primeiro turno, mesmo com um a menos por mais de 45 minutos, o City dominou o jogo, não conseguiu sair com os três pontos por azar. Tudo bem que o Everton mudou técnico e jogadores, mas o time deles não mudou da água para o vinho, intercalam vitórias com derrotas.
Como a distância é muito grande entre Liverpool e Manchester, coisa de 60 kms ou uma hora de carro, tenho certeza que Guardiola vai arrumar um pousada duas estrelas para o time ficar entre o jogo contra o Everton e Liverpool na quarta feira dia 4. Esse é o jogo que eu tenho medo, é em Anfield lugar que não vencemos há muito tempo, único estádio que perdemos na Premier League, meu único consolo para essa partida é que David Silva deve jogar, ficou no banco o tempo todo nessa derrota, achei muito estranho isso na época. Nessa derrota, tivemos falhas individuais importantes que resultaram em gols, mas não vamos tirar o mérito de como o Klopp arma bem sem time contra o Guardiola.
Depois da partida contra o Liverpool, se sair com uma vitória diante do Everton (há outras possibilidades, mas depois falo sobre isso), o City terá seu primeiro match point na Premier League, será contra o United no Etihad, uma vitória simples daria o título em cima do maior rival, é algo que não é para de desprezar. Tem o lado comercial também desse jogo, imaginem quantas milhões de pessoas estarão ligadas nessa partida no mundo inteiro? O jogo está marcado para começar às 13:30 no sábado dia 7, o único jogo mais ou menos relevante no dia será o clássico de Liverpool às 8:30 da manhã, é bem capaz da ESPN fazer um Abre o jogo de umas duas horas e com os dois repórteres in loco. O Guardiola pode até pensar em poupar jogadores se a primeira partida em Anfield não acabar bem, mas eu acho que o diretor financeiro, o CEO, o presidente e o dono do clube colocariam aquela pressão para se jogar com o melhor time possível nesse match point.
Se tudo der certo e sair com o título no Etihad, os jogadores e comissão técnica nem poderão comemorar muito, terão que estar inteiros para o jogo da volta da Liga dos Campeões, que muito provavelmente estará em aberto, na terça feira dia 10. Que semanas o City terá pela frente após os jogos da Data FIFA. Nessa hora você pensa né: "como seria bem ter muito dinheiro, passaria 15 dias muito alucinantes e tensos na Inglaterra para ver quatro jogos decisivos!".
Esqueci de comentar que caso haja possibilidade de título no Derby, a Premier League levará a taça para o estádio, não fica só do time comemorar com a torcida, há a entrega do troféu, o quê engrandece ainda mais o espetáculo.
Se o título não sair contra o United, poderá ser contra o Tottenham na semana seguinte em Wembley, se isso acontecer, o time receberá na tribuna ou no campo? É uma dúvida que eu não quero que seja sanada.
- Jogadores pendurados para os confrontos entre City e Liverpool, pelo lado do City temos Danilo, Fernandinho e Gundogan, pelo outro time Henderson e Alberto Moreno. Estamos em pior situação que eles;
- Jogos que nos importam nesse final de semana: Stoke e Everton ao meio desse sábado, e também no sábado Liverpool e Watford às 14:30.
- Nessa semana foram divulgadas as convocações de cada seleção para os últimos amistosos antes da entrega da lista final dos jogadores que participarão da Copa do Mundo na Rússia. Eu fiz um compilado para saber como está a situação do City já com a cabeça na pré temporada que vem, então vamos lá.
Primeiro tirei os jogadores da base que não serão chamados, sobraram 22 atletas que participaram de partidas nessa temporada. Três deles (Bravo, Zinchenko e Touré) verão a Copa pela TV. Cinco não foram convocados: Danilo, Laporte, Mangala, Delph e Mendy. Danilo pode ser chamado ainda, esteve nas convocações anteriores, talvez Tite o não tenha chamado para testar outros jogadores. Delph foi citado nominalmente pelo técnico da Inglaterra como ainda tivesse chance, eu acho que não tem. Mangala está machucado, Laporte não é convocado desde 2017 e Mendy está para voltar, terá ele oportunidade? Veremos.
Os 14 convocados são: Fernandinho, Ederson, Gabriel Jesus, Stones, Sterling, Walker, Aguero, Otamendi, David Silva, Kompany, De Bruyne, Sané, Gundogan e Bernardo Silva. Quando sair a lista final, temos que fazer uma análise para saber até onde esses jogadores irão na Copa e quanto a preparação do City para a possível defesa da Premier League pode ser prejudicada.
- Acabei de ele que um jogo da base do City teve a bola branca substituída pela laranja pro causa da neve. Essa semana no sol e calor de Abu Dhabi deve ter caído muito bem entre os jogadores;
- E para finalizar, o United não é nem um bom time de futebol nem uma boa companhia aérea, ainda mais se você for um canino. Nos últimos dias, eles trocaram os destinos de dois cães: um que iria para Kansas partindo de Oregon foi para no Japão e o que iria para o Japão acabou em Kansas. E uma notícia mais trágica um buldogue francês morreu porque a comissária da companhia instruiu a passageira a colocar a caixa com seu cachorro no bagageiro. Talvez seja bem legal de quando vocês virem o nome United, dar meia volta e fingir que não viram.
Nenhum comentário:
Postar um comentário