Estamos na reta final do campeonato inglês e chega a época de se escolher o melhor jogador da Premier League nessa temporada. Até há poucas semanas parecia barbada a vitória do Kevin De Bruyne, mas com o crescimento do Liverpool, muito por causa do egípcio Mo Salah, esse troféu pode não parar na sala de jantar do nosso belga, o que seria um enorme injustiça.
Para começo de conversa, as chances do Liverpool ser campeão são quase zero, então o melhor jogador do time está na luta para garantir uma vaga na Liga dos Campões, tem grandes chances, só que o City tem mais chance de ser campeão do que eles ficarem entre os quatro primeiros colocados, o Chelsea está a sete pontos com um jogo a menos na quinta colocação. Também não seria novidade jogador do City ser ignorado nessa premiação.
Nas duas vezes que o time foi campeão da Premier League, o melhor do campeonato foram dos rivais que terminaram na segunda colocação, talvez por isso o pessoal já esteja começando a cogitar o Salah como melhor porque o segundo atualmente é o United e dar o prêmio de melhor da Premier League para um goleiro seria bizarro demais, sendo que esse goleiro sofreu mais gols que o nosso goleiro! Para ser honesto com a votação, nas últimas três temporadas o melhor jogador foi do time campeão.
Uma coisa que favorece o Salah e me parece bem prejudicial ao De Bruyne é que, por lógica, a votação ocorre quase no final ou após a última rodada, não sei dizer ao certo quando acontece, e fica mais na memória dos votantes atuações do últimos meses, quando o Salah está jogando muito bem, verdade seja dita. Só que aí é esquecer uns seis meses de dominância do De Bruyne que foi o grande responsável por fazer o City abrir tantos pontos na liderança, com isso o time pode tirar um pouco o pé do acelerador, se concentrar em outras competições, já é o campeão da Copa da Liga e enfrentará o Liverpool de Salah nas quartas de final da Liga dos Campeões.
Estão querendo valorizar o Salah pelo número de gols e assistência no campeonato, ele é o atual artilheiro com 28 gols e tem nove assistências. Mas ele domina o jogo como faz o De Bruyne, que tem números melhores em assistência, são 14, e joga em todas as partes do campo e fica mais longe do gol adversário que seu rival. De Bruyne participa da marcação e muitas vezes é o responsável por iniciar jogadas de ataque já a partir do nosso campo de defesa. Se focasse mais no ataque e não tivesse essa atuação na defesa, o De Bruyne teria número de gols bem maior e já teria passado das 20 assistências. Procurei no site da Premier League e o recorde de assistências numa temporada é de 20 do Thierry Henry em 2002/03, única vez que algum jogador na Premier League teve vinte passes para gol. Na temporada passada, De Bruyne chegou a 18, com oito jogos restantes, será que ele iguala sua marca ou mesmo passa Henry? Aí vai depender principalmente de Aguero, Jesus, Sané e Sterling, o camisa 17 prepara e os atacantes tem que conferir.
Acho que seria uma imensa injustiça De Bruyne perder esse troféu, mas temos que lembrar que a camisa do Liverpool atraia mais que a do City, vimos isso em 2013/14 quando Yaya Touré perdeu essa disputa para o Luis Suárez.
Nenhum comentário:
Postar um comentário