sexta-feira, 30 de março de 2018

EPL # 32 - Everton Vs Man City

Finalmente está de volta a Premier League! Depois de não jogar por causa da Copa da Inglaterra e data FIFA, o Manchester City voltará a campo nesse sábado às 13:30 para enfrentar o Everton em Liverpool. A partida terá transmissão dos canais ESPN. E vou procurar para mais tarde informar, eu quero fazer um Live Blogging para essa reta final do campeonato, se aquele serviço ainda estiver ativo.

Enquanto eu escrevo aqui, a coletiva ainda não começou e vou puxar umas informações que o site da Premier League divulga sobre a partida de amanhã. Primeiramente, Guardiola poderá ser apenas o terceiro treinador na história da Premier League a vencer todos os seus adversários em uma temporada pelo menos uma vez, seja em casa ou fora, algo que eu achei bem grande, não tinha ideia dessa curiosidade, por mim era algo bem comum porque tivemos anos de dominância de alguns times. Só o Chelsea de Mourinho em 2005/06 e o United de 2010/11 com Fergunson no comando conseguiram isso.

Outra curiosidade é que Pep poderá ser o segundo treinador mais rápido a conquista cinquenta vitórias na Premier League se vencer amanhã. Precisará de 69 partidas, ficará atrás de Mourinho que chegou a marca com 63 jogos. Agora é descobrir quem chegou a 100 vitórias em menos jogos. Para alcançar essas marcas será necessário que Pep apague, exorcize um monstro na sua história: Goodison Park registra a pior derrota na carreira como treinador do Guardiola, aquele 4-0 horroroso da temporada passada. Tenho certeza que isso ficou no passado e amanhã esse revés será totalmente esquecido.

Com o começo da coletiva, descobri que certeza de ausência é o John Stones porque sofreu uma concussão nos amistosos e o protocolo fala que o jogador deve ficar de fora por sete dias para observação, será que pode jogar contra o Liverpool? Acho ruim perder um jogador, mas esse protocolo de concussão deve ser considerado mesmo, já falei e citei exemplos que há jogadores que sofrem choques de cabeça forte durante os jogos, mas continuam em campo. Mas a grande notícia não é sobre o nosso jogador e sim sobre o maior goleador do City de todos os tempos, Sergio Aguero.

Ontem já havia jornalista cravando que ele não jogaria contra o Everton e estaria sendo avaliado para o confronto de quarta da Liga dos Campeões, o jornalista em questão ressaltou que não era sério, que a evolução da lesão no joelho estaria indo bem, era mais uma questão de não forçar para tê-lo em partidas mais decisivas, gostemos ou não, amanhã não decidirá nem o campeonato muito menos a Liga dos Campeões. Hoje o José Alvarez passou a mesma notícia, tranquilizou que é mais precaução não colocar o Aguero em campo e para completar Pep quis colocar aquela pulga atrás da orelha ao falar em 50/50 na chance dele jogar. Assim como o gol para se tornar o maior artilheiro do clube se arrastou, o ducentésimo gol está emperrado. Mas há boas notícias por exclusão também.


Se a única ausência é Stones e Aguero é dúvida, entendo que os laterais esquerdo Mendy e Delph já estariam prontos para esse jogo. Olha eu preferiria o Delph nesse momento apenas por questão física, por mais que ele tenha ficado de fora dos últimos jogos, deve estar em melhores condições que o francês, ausente desde setembro na vitória sobre o Crystal Palace, mas o Guardiola gosta de uma surpresa também, do tipo "entra aí e melhora esse condicionamento em campo mesmo, jogando." Vamos ver o quê nos aguarda para amanhã (enquanto escrevo tem alguém aqui no prédio fumando maconha e o cheiro invade meu apartamento, a pessoa deve ter glaucoma).

O Everton foi o único time que consegui tirar pontos da gente em casa na Premier League, além de ter sido em outros tempos com outro treinador, o jogo foi muito atípico porque o juiz Robert Maddley expulsou o Walker antes do final do primeiro tempo em lance bizarro e de erro grave do apitador. Mesmo assim jogamos em cima deles, procuramos virar a partida, infelizmente não deu. Hoje com Big Sam no comando o time se recupera e não está longe de uma vaga na Liga Europa não. Em nono lugar com 40 pontos contra 43 do Burnley (sétimo colocado), pode jogar a competição europeia porque a vitória do City na Copa da Liga abriu uma vaga para o sexto na Premier League e dos quatro semi finalistas, apenas o Southampton não está na zona de classificação para competição europeia.

Fernandinho é o único jogador do time pendurado com nove cartões amarelos, mas eu não tiraria ele do time titular até ele ser suspenso. Num ambiente difícil para o City que em jogar no Goodison Park será muito importante tê-lo em campo. Vai ser o cara que irá iniciar as nossas jogadas e também o cara que precisará jogar duro contra um time forte fisicamente. Sobre a questão do suspensão, eu enviei duas vezes perguntas para a FA sobre o procedimento, a minha dúvida é a seguinte: primeiro, se é após a 32 ª rodada ou 32 º jogo de cada time na Premier League o período de corte, o City jogará na 32 ª rodada, mas será o jogo de nº 31 porque contra o Brighton foi adiado e se ele receber o décimo cartão ele estará suspenso por uma ou duas partidas. Na minha vaga lembrança, ele só ficaria suspenso por duas partidas caso tivesse sido suspenso por cinco cartões anteriormente, algo que não aconteceu.

Eu mandei esses e-mails antes do final de semana da Copa da Inglaterra e antes do primeiro jogo da data FIFA. A FA deu um prazo de cinco dias úteis para a resposta e descobri que pontualidade britânica é lenda, já olhei tanto na caixa principal quanto de SPAM do e-mail e nada de resposta. 

Na época dos cinco cartões, Fernandinho se comportou muito bem por mais de dois jogos, não vai ser agora que ele vai perder a linha. E tinha jogos difíceis naquela época.

Amanhã ainda não dá para conquistar o título, mesmo que o United perca o Swansea em partida que começará antes do nossa e a gente vença. Quem ainda pode matematicamente chegar ao título é o United, Liverpool e Tottenham. O time de Londres tem que tirar 20 pontos em 24 possíveis e começa com o desafio de enfrentar o Chelsea no domingo em Stamford Bridge numa briga por vaga na Liga dos Campeões.

O Liverpool precisa tirar 18 em 21 (Crystal Palace em Londres no sábado no primeiro horário) e o United 16 em 24 com confronto direito entre os dois times no Etihad na próxima rodada. Para o City se campeão no Derby precisará igualar o resultado do United nessa rodada e vencê-los depois, desde que nem Tottenham nem Liverpool vençam as duas próximas partidas. Se eles empatarem uma, mesmo que o City perca amanhã e vença no sábado que vem, com o condicionamento da derrota do United para o Swansea, o City será campeão no clássico de Manchester.

Seremos campeões, isso ninguém tem dúvida, agora é que todos queremos levantar esse caneco no Derby no dia 07 de abril. Amanhã é acordar cedo para ver o quê nossos "adversários" nessa briga pelo título farão.

Man City Vs Everton (desde 1992):



Jogadores suspensos: não há.

Jogadores pendurados: Fernandinho (nove cartões amarelos)

Juiz da partida: Paul Tierney - 100% de aproveitamento do City com ele no comando, que continue assim.


Nenhum comentário:

Postar um comentário