sábado, 31 de dezembro de 2016

City perde em Anfield.

Mais uma temporada sem quebrar esse jejum de vitórias em Anfield, o City só jogou no segundo tempo, como tem sido costume nas últimas rodada, dessa vez não teve como sair com a vitória.

O gol saiu logo cedo em bobeira dupla de Kolarov e o time da casa só nos pressionou na marcação da saída de bola, não ameaçou Bravo.

No segundo tempo o time acordou, mas também ameaçou muito o Mingolet. Agora estamos a dez pontos do Chelsea, com 19 partidas por fazer e jogando competições europeias e eles não. Deixa ele e Liverpool se matarem, vamos focar na Liga dos Campeões e na Copa da Inglaterra.

Feliz Ano Novo para todos!

Live Blogging - Liverpool Vs Man City

Live Blog EPL # 19 - Liverpool Vs Man City
Live Blog EPL # 19 - Liverpool Vs Man City
 

quinta-feira, 29 de dezembro de 2016

EPL # 19 - Liverpool Vs Man City

O último jogo da Premier League em 2016 foi reservado para ser um jogão! O Manchester City visitará Anfield para enfrentar o Liverpool, no sábado às 15:30, com transmissão dos canais ESPN e acompanhamento pelo Live Blogging. Enquanto no norte da Inglaterra teremos temperaturas de um dígito, aqui no Rio de Janeiro os termômetros estarão namorando os 40 graus, com sensação térmica de quase 50. Eu odeio o verão....

Vamos começar a falar do Liverpool e tenho boas notícias sobre o time deles. Primeiro, eles tem problemas com o goleiro, seja com Mingolet ou o Karius (ex jogador da nossa base) e devem escolher um dos dois para o jogo de sábado, eu acho isso legal para a gente. Depois, Klopp avisou que já tem dois jogadores de fora dessa partida: o zagueiro Matip e o brasileiro Philipe Coutinho. Ainda bem que ele não irá jogar, ele estava com uma mania ruim de ficar marcando gols contra a gente. Nos últimos seis jogos que ele participou fez cinco gols, ele tem 35 gols pelo Liverpool, 14% foram diante do City. Melhor ele ficar de fora mesmo.

Pelo nosso lado, Guardiola dará a entrevista amanhã e saberemos se poderemos contar com Stones, saiu no começo do jogo contra o Hull, e Sané, que nem no banco ficou. Esse jogo marcará o retorno de Sergio Aguero ao time do City depois de cumprir quatro jogos de suspensão pelo cartão vermelho recebido contra o Chelsea. Na temporada na Inglaterra ele já deixou de atuar em sete partidas por causa de suspensão, sendo seis delas na Premier League, é uma quantidade considerável. Nós já nos acostumamos a ficar sem ele por vários jogos devido a contusão nas temporada anteriores, essa cota de ausências já foi estourada por indisciplina, não é possível que ele fica de fora de mais jogos por causa de lesão.

O mais interessante de analisar essa ausência dele é olhar friamente para os números do time na Premier League no total, com e sem Aguero em campo. Em 18 partidas, foram 12 vitórias, 3 empates e três derrotas, aproveitamento de 72% dos pontos, com média de 2,16 gols marcados e 1,1 gols sofridos. Nas doze partidas que ele em algum momento entrou em campo, temos 7 vitórias, 3 empates e duas derrotas, 67% dos pontos, dois gols de média e 1,16 sofridos.

Agora se ele não entrar em campo, foram cinco vitórias e uma derrota, 83% dos pontos, 2,5 gols pró e 1 gol sofrido de média nesses seis jogos, sendo quatro naquele dia tenebroso contra o Leicester, os outros dois foram do United e do Arsenal. Gente, você olhando apenas para os números, você pensaria: "deixa ele de fora, temos mais chance sem ele em campo." Porra, mas é o Aguero! Na minha cabeça não passa a ideia dele não ser titular do City, ele ainda é o artilheiro do time da Premier League com 10 gols, três a menos que o Diego Costa, o líder atualmente.

A esses números, se nos somarmos a quantidade de vezes que ele balançou as redes em Anfield, é melhor nem deixar ele passar perto do estádio: ele nunca marcou lá pela Premier League. Em quatro partidas com ele, o time perdeu três vezes e o City não vence esse confronto fora de casa tem um bom tempo, na era do Sheik Mansour nada de três pontos para a gente por aquelas bandas. A última vitória foi em 2002/03.

Está no hora de acabar com essa maldição tanto de vitórias em Anfield quanto de gol de Aguero nesse famoso estádio. O foda que não será um jogo tranquilo, o segundo e terceiro colocados se enfrentarão, dois técnicos que se conhecem de longa data estarão frente a frente, eles sabem como o treinador rival montará o time, na Alemanha eles se enfrentaram uma quantidade enorme de vezes, espero que o Guardiola tenha saído melhor na maior parte.

Espero que tenhamos boas notícias amanhã e possamos passar o ano novo em segundo lugar na tabela.

Man City Vs Liverpool (desde 2005): 25 P, 4 V, 10 E e 11 D.

Jogadores Pendurados: Kolarov e Fernando Reges - Caso não recebam cartão amarelo nessa partida, não ficarão suspensos se tomarem o quinto. A próxima data de corte é o segundo domingo de abril com 10 cartões amarelos acumulados.

Juiz da Partida: Craig Pawson - 5 P, 2 V e 3 E. Esse juiz está envolvido em polêmica nas últimas rodadas, em partidas seguidas ele tem tido erros grosseiros.

No jogo entre United e Crystal Palace, um carrinho com de Rojo com as duas solas que atingiu Saha, ele não expulsou o jogador do United, eu vi a jogada ao vivo e foi bem violenta. Na partida seguinte que apitou, ele deu cartão vermelho para Vardy por uma entrada muito menos perigoso que Rojo e ainda meio que sem querer porque o jogador do Stoke o empurrou para ele perder o equilíbrio.

Para esse jogo, ele pode sentir a pressão da torcida e pender para o time da casa. É bom ficar de olho.

quarta-feira, 28 de dezembro de 2016

Manchester City e Girona FC

Ontem foi anunciado que o Manchester City emprestaria ao time da segunda divisão da Espanha Girona FC, um clube da região da Catalunha, dois jovens laterais: Pablo Maffeo e Angelino. Eles ficarão por lá até o final da temporada. Hoje ambos foram apresentados.

Não é a primeira vez que ambos são emprestados, inclusive Maffeo jogou lá na temporada passada. Angelino foi emprestado ao New York City, time que faz parte do City Football Group, juntamente com o Melbourne City e Yokohama Marinos. Se especulou até que o Girona poderia fazer parte, mas até o momento não faz.

Esses dois jogadores ainda são jovens, completarão vinte anos em 2017, foram utilizados em algumas partidas por Guardiola, mas os empréstimos mostram que eles ficariam apenas treinando no clube e, eventualmente, seria relacionados para alguma partida, mais provável na Copa da Inglaterra. Vão ganhar mais rodagem em outro time, é questionável se jogar na segunda divisão da Espanha desenvolverá o futebol deles. O Girona é o segundo colocado e subiria automaticamente hoje ( o Mallorca está na 20 ª colocação, quase indo para a terceira, o que aconteceu com eles?).

O que me chama mais atenção nesse empréstimo, isso porque eu sou um cara muito desconfiado, o copo está sempre meio vazio, é essa relação muito próxima que o City tem com esse time de futebol. Muitos jogadores foram contratados pelo City para serem logo emprestados para o Girona: o zagueiro francês Florian Lejeune, o atacante espanhol Rubén Sobrino, o zagueiro espanhol Pablo Marí (esses dois últimos ainda são jogadores do City). Além deles terem utilizado a estrutura do centro de treinamento do City para realizar a pré temporada.

Em 2015 o clube foi comprado pelo grupo TVSE Fútbol, de origem francesa, da antiga empresa inglesa T4C Sports e nos últimos dias jornais da Catalunha divulgam que o antigo proprietário reclama que a venda teria sido irregular e o caso será julgado pela primeira instância de Girona. A história é um pouco confusa e não entrarei nesses detalhes. O que me interessa é uma figura que ou apenas participa como consultor externo do clube ou seria um dos proprietários do clube (essa segunda parte é dita pela imprensa inglesa): Pere Guardiola.

Como o sobrenome sugere, ele é irmão do nosso treinador. Até agora não há acusações por parte de nenhuma entidade, jornal sobre essa relação do nosso clube com um clube pequeno da Catalunha, um time que nunca jogou a primeira divisão e que há menos de 20 anos estava na quarta divisão. Mas como eu falei ali em cima: eu sou realmente desconfiado.

A gente vê muita coisa estranha no futebol, muita sujeira, então eu fico sempre com o pé atrás. Essa relação pode servir para como uma forma de aumentar os rendimentos do nosso técnico sem afetar as finanças do nosso clube. Por exemplo, o time melhor estruturado, com melhores jogadores poderá subir para a divisão principal da Espanha, o que renderá mais dinheiro para o clube que pode ou não pode ser propriedade da família Guardiola.

A transferência de jogadores poderia ser outra fonte de renda desse clube. O City contrata o jogador, põe na "vitrine" do Girona e depois o transfere para outro clube, como é o caso do Lejeune, que está no Eibar atualmente, e o clube espanhol recebe alguma coisa nessa brincadeira. Ou poderá ser utilizado o mecanismo de solidariedade da FIFA, o Girona receberia uma parte de uma eventual transferência por ter participado da formação do jogador em alguma momento desde os 12 anos de idade até o 23º aniversário, caso de Maffeo e Angelino.

Também é possível que o City esteja pagando integralmente o salário dos jogadores emprestados, por mais que não sejam jogadores estabelecidos no time profissional, devem receber vencimentos que times menores não conseguem pagar para os seus "camisas 10". 

Olhando por alto, sem conhecimento jurídico nenhum, não me parece haver nenhum tipo de irregularidade. Mas a UEFA e outras federações podem entender que o Manchester City usa desse artifício para inflar os rendimentos do seu treinador, sem haver custos e poderiam penalizar o City de alguma forma, só que para isso precisa ser realizado toda uma verificação dessa relação.

Esse post é apenas uma especulação, não tenho provas nenhuma sobre eventuais irregularidade na relação entre os dois clubes. É apenas uma desconfiança minha que eu quis expor. Mais uma vez eu repito: eu sou desconfiado.

segunda-feira, 26 de dezembro de 2016

City vence fora de casa.

Acompanhar uma partida pelo tempo real nunca é legal quando seu time não faz o gol logo e as coisas começam a ficar tensas quando chega no meio do segundo tempo e o zero a zero persiste. Mas ainda bem que o city não derrapou hoje contra o Hull e conseguiu a vitória por 3-0, gols de Yaya (p), Iheanacho e um gol contra. Daqui a cinco dias teremos o Liverpool pela frente.

A escalação do time começou com Stones no lugar do Kolarov, mas o descanso do lateral/zagueiro não durou muito tempo, o jogador contratado nessa temporada teve que sair ainda no primeiro tempo por causa de um pequeno problema no joelho, Guardiola deixou claro para os torcedores que não era nada sério, o jogador estava com uma bolsa de gelo no banco. A saída do Stones não foi a única notícia ruim do jogo, Sané nem no banco ficou porque não estava 100%.

Depois de uma boa partida contra o Arsenal, seria ótima ele ter uma continuidade no time titular, veremos até quando ele não estará 100%, não podemos entregar mais ninguém ao departamento médico. Pelo menos Zabaleta foi relacionado entre os 18 jogadores, então não tem nada muito grave e que alguns dias de descanso devem resolver.

O primeiro tempo não foi nada espetacular, tentamos alguns chutes de fora da área com Nolito e Silva, mas o goleiro do Hull não teve muito trabalho para impedir os gols. No segundo, antes do primeiro gol sair, De Bruyne já tinha acertado a trave, ele está especialista em acertar lá, seria melhor ele mirar no gol, eu ficaria mais feliz.

Antes do gol, tomamos um susto feio. Bravo saiu mal do gol e tomou um lobby de cabeça, sorte que Sagna estava bem posicionado e impediu que o Hull abrisse o placar nesse lance isolado deles.

A pressão do time surtiu efeito quando Sterling conseguiu driblar seu marcador que só o parou com falta, na área isso se chama pênalti. De Bruyne estava em campo, mas Yaya colocou a bola debaixo do braço e não teve problema para marcar o 1-0. Aparentemente ele está 10 em 10 da marca da cal, ou seja, mesmo com Aguero em campo, ele voltará na próxima rodada, se o Yaya estiver jogando, deixa o gigante marfinense bater, é certeza de gol.

De Bruyne nem fez esse gol, mas foi o mestre no segundo. Primeiro Otamendi ganhou num carrinho uma disputa de bola, esse carrinho dele é algo que eu e quase toda a torcida do City não gosta, hoje deu certo e ele ainda lançou para o belga. Mais interessante nessa jogada que o Otamendi acertar o carrinho, foi o De Bruyne dar a direção para o Silva correr e ele o atendeu. O Merlin cruzou para Iheanacho, havia entrado no lugar de Nolito, marcar mais um gol. São 20 gols em 51 jogos, poucos ele fez 90 minutos. Dará um ânimo para ele.

O terceiro poderia ter sido dele porque Sterling tentou cruzar na sua direção, mas o zagueiro meteu o pé antes e fez contra. 

O City conseguiu sair com a vitória, sem sofrer gols e marcou três, ajudou o saldo de gols. Enquanto espera o Liverpool jogar, o time está na vice liderança, sete pontos atrás do Chelsea. A próxima rodada será a última do "primeiro turno", tem chance dos azuis de Londres abrirem um pouco mais. Vamos ver.

A título de curiosidade Yaya conversou com seu filho, que pode ser chamado de Dmitri Touré, não sei se tem mais de um filho, o nome é em homenagem ao mala do agente, que avisou que o pai faria um dos gols nessa segunda. Essa conversa foi realizado no dia do aniversário da criança, dia 25 de dezembro. então se o moleque nasceu nessa data Yaya é Deus? Algo a se pensar....

É só brincadeira gente, não vamos nos exacerbar, ok?

Votação Melhor em Campo:


Informações da Partida:

domingo, 25 de dezembro de 2016

EPL # 18 - Hull City Vs Man City

Pensa bem, vocês poderiam ter trabalhado ontem e hoje de manhã, para depois viajar em plano Natal para mais trabalho, vida ruim essa né? Em contra partida, deve entrar na sua conta, toda semana, valores superiores a £ 50 mil, eu acho que é algo que valha a pena, trocar o Natal por essa "miséria" de salário.

Na segunda feira ocorrerá a tradicional rodada do Boxing Day na Premier League e com transmissão da ESPN, a partir das 15:15, o Manchester City enfrentará o Hull City fora de casa. Realmente 2016 é um ano m$%#@ mesmo, até o Boxing  Day cai num dia horrível e só poderei ver a gravação mais tarde. E o pior, como é no meio da tarde, não tem como ficar imune ao resultado até chegar em casa. Maldito 2016.

Após três jogos suspenso pelo cartão vermelho contra o Chelsea, Fernandinho voltará ao time, deve estar bem descansado porque também não pode jogar pela Liga dos Campeões devido a suspensão. A volta dele chega numa boa hora afinal ficaremos sem Gundogan pelo restante da temporada. Estou curioso para saber se Guardiola utilizará a base do meio de campo igual a usada por Pellegrini, e muitas vezes criticada por ser lenta com Fernandinho e Yaya. Ou manterá Fernando no time titular para o time ter mais pegada e soltar Fernandinho para o atacante com o Yaya sendo uma arma para o segundo tempo.

Esse é um jogo que não é preciso descansar jogadores já que o próxima será cinco dias depois, haverá tempo para descanso. Na próxima rodada jogaremos contra o Liverpool fora de casa, esse é um jogo para colocar o time completo, terminará a suspensão de Aguero nesse jogo. O Hull é o lanterna da competição com mais de dois gols sofridos por jogo, temos que colocar o time mais para frente possível, jogar de verdade para o ataque, entre os cinco primeiros, nosso saldo de gols é o mais baixo, sempre lembro que esse é o primeiro critério de desempate em caso de igualdade em pontos.

Além de ser lanterna com a segunda pior defesa, o Hull tem o pior ataque da competição com meros 14 gols, menos de um por rodada. Ótima chance de sairmos de campo sem sofrer gols, acho que Bravo não deverá sujar a camisa nessa partida, já tinha sido pouco exigido contra o Arsenal, diante do lanterna, a princípio, não terá muito trabalho, assim espero.

Quando Aguero foi suspenso por quatro jogos, eu esperava que Iheanacho iria liderar o ataque nessas partidas, mesmo com o argentino liberado para jogar contra o Celtic, o jovem camisa 72 jogou e marcou o gol no empate. Diante da atuação horrível do time contra o Leicester, ele foi titular, mas saiu no meio do segundo tempo para a entrada de Touré. Ficou apenas no banco no jogo seguinte contra o Watford e atuou por seis minutos frente ao Arsenal.

Acho que é hora de voltar ao time titular, dará confiança para ele, ainda mais se levarmos em conta que o adversário é fraco e, no papel, não daria muito problema ao City. Com certeza ele deve se sentir pressionado com a chegada do Gabriel Jesus, toda entrevista Guardiola é perguntado sobre o jogador, que é titular da seleção brasileira. Iheanacho sabe disso tudo por isso mesmo precisa ter essa levantada de moral antes da chegada do futuro camisa 33 do Manchester City.

Até a entrevista de sexta feira, Zabaleta ainda era dúvida para esse jogo, o próprio jogador comentou que gostaria de estar disponível para o jogo contra o Liverpool. Guardiola citou Kompany e Gundogan como ausentes para a décima oitava rodada. Provável que não contaremos com nenhum dos dois nessa temporada....

Esse é o jogo para atuarmos como no segundo tempo da rodada anterior, com vontade acima do normal e conseguirmos um bom saldo de gols e uma terceira vitória seguida na Premier League. Não deveremos passar o Liverpool nessa rodada, eles jogarão em casa contra o Stoke City. Chelsea não contará com Kanté e Diego Costa para pegarem o Bournemouth, pena que esse jogo é em Stamford Bridge, acho que sairão vencedores. Arsenal jogará no Emirates contra o West Brom de Tony Pullis, no tempo de Stoke, ele dificultava a vida de Arsené Wenger, tomará que repita isso.

Não custa nada torcer para o City e secar os adversários né? Todos fazem isso, não é no Natal que se pensará diferente.

Jogadores Relacionados: Bravo, Caballero, Zabaleta, Sagna, Otamendi, Stones, Adarabioyo, Kolarov, Clichy, Toure, Fernando, Fernandinho, De Bruyne, Navas, Sterling, Sane, Silva, Garcia, Nolito, Iheanacho.

Man City Vs Hull City (desde 2005): 9 P, 5 V, 1 E e 1D. Em 26/12/2008, os times se enfrentaram em Manchester, vencemos por 5-1, gols de Caicedo (2), Robinho (2) e Ireland (1).

Jogadores Suspensos: Aguero, última partida de suspensão.

Jogadores Pendurados: Kolarov e Fernando Reges (4 cartões amarelos)

Juiz da Partida: Robert Madley - 9 P, 7 V e 2 D. Nessa temporada apitou duas vitórias nossas, ambas por 2-1: Sunderland e Crystal Palace.


domingo, 18 de dezembro de 2016

City vence Arsenal com segundo tempo perfeito.

Meu Deus! Como o time poderia jogar dessa forma como atuou no segundo tempo hoje diante do Arsenal, esmagou o adversário na defesa e conseguiu a virada com o placar final de 2-1, gols de Sané e Sterling. O time ganha uma posição na tabela pelo menos e se mantém a sete pontos do líder Chelsea.

A escalação do time me surpreendeu com Stones no banco, a zaga foi formada por Kolarov e Otamendi com Zabaleta e Clichy nas laterais. Ou o inglês perdeu a confiança do treinador ou está com algum problema físico que o técnico não quer arriscar. Esses questionamentos serão feitos nos próximas dias pela imprensa, podem ter certeza disso. Não foi só com a parte defensiva que o Guardiola me surpreendeu, no setor ofensivo também.

Eu achava que havia uma disputa de posição entre Iheanacho e Nolito pelo ataque, se essa disputa existia, os dois saíram derrotados. Guardiola preferiu colocar Sané na direita e empurrar Sterling para liderar o ataque. Realmente ele bem no jogo, o gol que ele perdeu é típico de quem não está acostumado a jogar por ali, mas criou jogadas e não correu da partida. Num cruzamento pela direita, o zagueiro do Arsenal falhou, mas ele não aproveitou e casa caiu no lance seguinte.

O Arsenal abriu o placar com quatro minutos de jogo numa bobeira da nossa defesa, mais uma, quando Walcott recebeu uma bola de Sanchéz com Otamendi perdidaço. Cara a cara com Bravo, Walcott marcou. Tenho certeza que se fosse com outro time, ele teria isolado essa bola. Acho que essa foi a única participação do nosso goleiro no jogo. Os visitantes chegaram muito pouco à nossa área. Até a queda do sinal da ESPN, o Bravo devia estar sofrendo de hipotermia porque estava parado no frio de Manchester que nem uma estátua.

O City controlava a bola, mas Peter Cech não precisou defender nenhuma bola até um cabeceio de Yaya, isso perto dos 45 minutos. A falta de disposição nesse primeiro parecia que nos traria mais um resultado negativo, mas aqueles 15 minutos de intervalo trouxeram coisas boas para o time. Não sei o Guardiola deu aquele esporro ou os jogadores colocaram o dedo na tomada para se reanimarem, mas no segundo tempo não houve bola perdida para eles.

Conseguimos empatar logo cedo com Sané. Ele recebeu passe de Silva e não tremeu na frente de Cech. No primeiro replay achei que estivesse impedido, no segundo fiquei com a impressão de menos a frente do que no primeiro momento, se houvesse um terceiro, teria certeza que ele estava do lado do Bravo na hora do lançamento do nosso pequeno mágico.

Eu achei que o time precisava de uma mexida para o segundo tempo para ver se reagia, acreditava que se acontecesse uma alteração seria a saída do Sané, não por estar mal, mas porque, dos jogadores em campo, era o que tinha menos nome. A substituição que ocorreu foi a troca de um lateral por outro: Zabaleta saiu, Sagna entrou. Não é possível que essa alteração tenha feito o jogo mudar a nosso favor. Importante que mudou.

Sterling, Sané, e De Bruyne trocaram de posição no segundo tempo. O alemão foi da direita para esquerda, o inglês deixou o comando do ataque e ficou na direita e o belga foi para o comando do ataque. E o City martelou o Arsenal, não deixou passar do meio de campo. Sanchéz, Ozil,Walcott não eram vistos na segunda etapa.

Não tínhamos o Fernandinho em campo, mas o Fernando, depois de um primeiro tempo muito burocrático, foi ajudar o time no ataque e não fez feio, além de disputar toda bola que passasse por perto dele. Numa chance que Sané teve, ela se iniciou com um carrinho dele na intermediária do Arsenal. Pena que o camisa 19 não conseguiu marcar o segundo dele na partida.

A virada surgiu após um virada de jogo absurda do De Bruyne para Sterling, ele recebeu de costas para o campo, na nossa esquerda, e mandou para a direita com o campo muito aberto para Sterling chamar seu marcador para dançar e chutar de esquerda no canto de Cech. Virada no placar muito merecida. E o time continuou em cima.

Meu medo era que o City poderia sofrer um contra ataque, mas era só medo injustificável, por hoje pelo menos. O Arsenal não quis jogar, o nosso time dominava as ações. O problema que nos minutos finais o sinal da ESPN caiu para o Brasil todo e não deu para saber efetivamente o que acontecia até o apito final do juiz. 

Ótimo que não sofremos mais gol nesse tempo e o time saiu com a vitória, a primeira na temporada contra times das cinco primeiras colocações atualmente. O próximo jogo será contra o Hull City no boxing day e contaremos com Fernandinho. A notícia ruim é que Natal e Ano Novo caíram muito mal esse ano e o nossos jogos de Natal e Ano Novo serão em segundas feiras. E dia 31 enfrentaremos o Liverpool.

E vamos secá-los contra o Everton amanhã.

Votação Melhor em Campo




Informações da Partida

Live Blogging - Man CityVs Arsenal

Live Blog EPL # 17 - Man City Vs Arsenal
 
Live Blog EPL # 17 - Man City Vs Arsenal
 

Live Blog EPL # 17 - Man City Vs Arsenal

sábado, 17 de dezembro de 2016

EPL # 17 - Man City Vs Arsenal

O jogo já seria muito difícil mesmo com todos os jogadores disponíveis para essa rodada, mas aa perda de Gundogan na última rodada somada às suspensões de Fernandinho, volta na próxima partida, e Aguero elevou o nível de dificuldade desse confronto contra o Arsenal no Etihad, no domingo às 14 horas com transmissão dos canais ESPN.

Essa será a terceira partida do City contra times do G5 nessa temporada e não estamos bem nesse confronto, retrospecto ruim como na temporada passada. Jogamos até agora contra o Tottenham em Londres, derrota de 2-0, e contra o Chelsea em Manchester e perdemos de 3-1 de virada, com chance de ter feito o 2-0 com De Bruyne e um juiz altamente contrário ao nosso time. Amanhã tem que ser o momento da nossa virada e emplacarmos uma sequência de vitórias. O Chelsea venceu mais uma hoje e está 10 pontos e um jogo a mais a nossa frente.

A mudança de esquema tático para a partida diante do Watford pode ser mantida com o time, com quatro zagueiros, a minha preocupação é que o Arsenal irá nos testar, não ficará só na defensiva e eles tem dois meias bem criativos e decisivos, Ozil e Sanchez, que é o motor do time atualmente. Esses caras causarão trabalho à nossa defesa por isso acredito que o Fernando Reges será titular, para testar mais presença física no meio de campo. Estou curioso para saber como será formada a nossa zaga.

Stones não pegou o Watford, aparentemente não há nenhum problema físico com ele, será que voltará ao time após não sofrermos gols depois de 17 partidas? Eu acho que sim, no papel é o nosso melhor zagueiro em condições físicas, o que não diz muito sobre ele e sim sobre o nosso time. Acho que ele ainda está aprendendo esse jeito de jogar do Guardiola e fica querendo se provar e não dá chutão para frente, pensa em sempre sair jogando. Com o tempo, ele irá distinguir as duas maneiras de jogar, isso vem com a experiência, por enquanto ele tem que minimizar os erros para as críticas não o afetarem.

Guardiola deu entrevista e sobre a ausência de Gundogan e Fernandinho, um repórter perguntou sobre o momento de Yaya. A resposta foi um elogio ao jogador, mas citou que Fernando, Aleix Garcia e até Kevin De Bruyne poderiam jogar nessa posição. Não gostei disso, para mim é melhor que De Bruyne fique mais livre, tem que sempre marcar, é claro, mas se preocupe mais com a criação de jogadas, além de que jogador ofensivo quando é obrigado a marcar com vontade, costuma fazer faltas bobas e ser amarelado muito cedo no jogo, não tem o cacoete para isso.

Sem Aguero ainda, Nolito e Iheanacho devem disputar a vaga no ataque. Se o time estiver com preguiça e não quiser criar jogadas de ataque, eu iria com o Nolito que é muito mais brigador e tem mais disposição para disputar bolas com os zagueiros adversários. Agora se for um time que irá alimentar o atacante com boas bolas, o Iheanacho é meu atacante. O número de gols dele por minutos em campo deve ser algo comparável ao do Aguero.

Acho que esse escolha do atacante não dependerá tanto do Guardiola, mas da vontade do nosso meio de campo jogar e não ficar assistindo o domínio pelo Arsenal.

Uma vitória significa que ultrapassaremos o Arsenal e quem sabe o Liverpool também, se eles não vencerem o clássico de segundo contra o Everton. O time azul de Liverpool já nos ajudou ao vencer o Arsenal de virada, quem sabe, depois de tantos anos sendo sacanas para o City, eles possam nos ajudar de verdade.

Esse jogo terá a volta do Live Blogging, deve estar aberto uma hora antes do início da partida.

Man City Vs Arsenal (desde 2005): 25 P, 8V, 6 E e 11 D

Jogadores Pendurados: Aleksandar Kolarov

Jogadores Suspensos: Fernandinho e Aguero

Juiz da Partida: Martin Atkinson - 34 P, 17 V, 6 E e 11 D. Ele apitou duas partidas do City contra o Arsenal, uma vitória para cada lado. 

quinta-feira, 15 de dezembro de 2016

Gundogan pode ficar fora da temporada.

Ainda é especulação do tabloide alemã Bild, mas pode ser que o Ilkay Gundogan ficará de fora do restante da sua primeira temporada pelo Manchester City, fala-se que serão de seis a oito meses por causa da lesão sofrida no jogo contra o Watford, o que poderia atingir até o início da próxima temporada. Se isso se confirmar, será uma grande perda.

Não entendo nada de medicina, só achei curioso o vídeo dos vestiários do Etihad quando ele sai andando, mesmo que com dificuldade, sozinho e sem precisar de muleta ou coisa do gênero. Achei que uma lesão num ligamento do joelho faria com que ele precisasse ser carregado até o vestiário. Vamos ver como isso se desenrola nos próximos dias, teremos a coletiva do Guardiola amanhã.

Essa lesão do Gundogan abre caminho para enormes fofocas, como a chegada de um novo meio campista e Yaya Touré ganhar a vaga do alemão na lista da Liga dos Campeões, desse jeito tanto ele como Gabriel Jesus poderiam jogar os jogos contra o Mônaco.

Nervoso para descobrir a extensão desse novo problema do City, Gundogan vinha jogando bem e era mais um jogador que entrava num rodízio de meio campista, agora numa época cheia de jogos, perdemos um. Veremos como conseguiremos contornar essa baixa.

quarta-feira, 14 de dezembro de 2016

City volta a vencer.

Depois de quatro partidas no Etihad pela Premier League sem conseguir os três pontos, o Manchester City bateu o Watford por 2-0, continua em quarto lugar na tabela, mas agora a apenas um ponto do Liverpool e do Arsenal, seu adversário no próximo domingo. Pablo Zabaleta, no primeiro tempo, e David Silva, no segundo, foram os autores dos gols.

Não acho que tenha sido a melhor partida nosso na temporada, mas o City venceu. Isso é ótimo para aliviar a pressão que poderemos jogar para cima do Arsenal se o vencermos no Etihad. Guardiola entrou com um time bastante modificado nessa partida e voltou ao 4-42 com Zabaleta e Clichy nas laterais, Kolarov e Otamendi como dupla de zaga, além deles Yaya formou um meio campo com Gundogan, Sterling e Nolito voltaram ao time titular.

Eu tinha dito após a suspensão do Fernadinho que não gostaria de ver um meio de campo com Yaya e Gundogan porque acharia que haveria pouca marcação num sistema defensivo já frágil, o Watford não nos pressionou, então não fomos testado, ainda bem, que continue assim. Yaya era o "Fernandinho", era o responsável em buscar a bola e fazer o jogo começar na nossa defesa. Com ele é um ritmo mais lento, só que até o próximo jogo é o que temos. Ele se esforçou, deu até carrinho. Esse parceria com Gundogan durou apenas até quase o intervalo, o alemão teve que sair do jogo lesionado.

Infelizmente não parece que teremos boas notícias sobre esse caso. Guardiola disse à imprensa que ele pode ficar parado por alguns meses, seria problema no ligamento direito do joelho. Quando ele chegou no City, ele ficou um tempo porque havia operado um outro problema no mesmo joelho quando ainda era jogador do Dortmund. Nos próximos dias saberemos mais informações, mas parece que contra o Arsenal, Fernando Reges e Yaya jogarão no meio de campo.

Eu disse na prévia que não gostaria de ver o Iheanacho no banco porque poderia afetar o psicológico do jogador após uma partida ruim de todo o time na rodada anterior. O técnico preferiu escalar Nolito, que foi bem no jogo, com a explicação que Iheanacho estava com um pequeno problema, nada sério, tanto que ficou no banco e até aqueceu. Torço muito para que esse seja o motivo de não ter jogado, ainda terá mais duas partidas antes do Aguero voltar e entre quatro e cinco até Gabriel Jesus ser integrado ao time.

Por falar no Gabriel, alguém viu que um moleque invadiu um jogo beneficente e deu uma entrada por trás no Gabriel? Sorte que nada aconteceu, mas o garoto tem M$%*& na cabeça, só pode.

Umas coisas que quero destacar no jogo de hoje: eu não vi o Otamendi dar um carrinho! Teve uma hora que ele foi marcar um atacante que voltava até a linha do meio de campo com a bola, aí tudo bem. Não dá para impedir que o Otamendi seja ele em 100% do tempo. E o Claudio Bravo foi pouco utilizado como "back keeper", era como a gente chamava aqui no Rio quando tinha um jogador de linha e goleiro ao mesmo tempo nas peladas que jogávamos, se escreve assim são outros 500.

Só me lembro dele sair com os pés no segundo tempo e mesmo assim já depois da metade, e foi bem na principal função dele, salvou um chute a queima roupa após cruzamento na nossa área. Isso garantiu que não fôssemos vazados, algo extremamente raro na atual temporada. Mas nossa defesa ainda não está 100%, em outro cruzamento quase o Ighalo marcou. Suei frio, ainda mais que só estava 1-0 para gente. David Silva só marcou o gol que garantiu a vitória aos 86.

Agora é recuperar as forças, ver quem poderá jogar contra o Arsenal, parece que temos uns cinco jogadores fora (Kompany, Fernandinho, Gundogan, Delph e Aguero) para domingo, três no meio de campo, e tentar secar o Chelsea contra o Crystal Palace no sábado e o Liverpool contra o Everton na segunda feira.

Votação Melhor em Campo




Informações da Partida:

segunda-feira, 12 de dezembro de 2016

Mônaco no caminho do City.

Sorteados hoje de manhã os confrontos das oitavas de final da Liga dos Campeões e o Manchester City enfrentará o time francês do Mônaco em duas partidas, primeiro no Etihad em 21 de fevereiro e 15 de março no estádio Louis II.

Primeiramente eu queria mandar um gigante VTNC! para essas datas dos jogos! Se o City jogasse na terça do dia 14 e não do dia 21, seria terça de carnaval e eu poderia ver o jogo. E se fosse na quarta dia 8 de março e não 15 de março, seria Dia Internacional da Mulher, e eu em solidariedade a elas, declararia como sendo feriado. Infelizmente como o jogo é dia 15 e eu não tenho poder para declarar feriado, segue o jogo.

Antes do sorteio o Mônaco era o meu time favorito para enfrentarmos, depois do sorteio fiquei sabendo que tem o melhor ataque da Europa e estão na vice liderança do campeonato francês, se tivesse feito meu dever de casa direito, eu teria escolhido.....eles mesmo.

Por mais que estejam bem no campeonato e o City não esteja nos melhores momentos, tem tempo para conseguirmos engrenar, Mônaco, apesar de um vice campeonato, não é um time muito tradicional na Liga dos Campeões e a média de pública deles é de por volta de 10 mil na Liga. Não dá nem para fazer cócegas, tem pressão nenhuma contra.

Agora é torcer para jogarmos bem e conseguirmos avançar para as quartas, onde haverá, se passarmos, pedreiras.

Acho que vou dar um pulo em Mônaco em março, alguém sabe quanto tá para alugar um quitinete naquelas encostas de Monte Carlo? Encostas porque é lá, fosse aqui no Rio seria favela mesmo, apesar de que os preços em alguns lugares aqui devem ser mais caros que por lá ultimamente.

domingo, 11 de dezembro de 2016

EPL # 16 - Man City Vs Watford

Quarta feira continua a Premier League e o Manchester City receberá o Watford no Etihad às 18 horas, horário de verão de Brasília. O jogo será transmitido pelos canais ESPN.

Jogar em casa no campeonato inglês não tem sido algo confortável para o Manchester City, nas últimas quatro partidas em Manchester não venceu nenhuma, empatou três e perdeu para o Chelsea na 14 ª rodada, antes havia conseguido vencer as três primeiras. Pontos importantes foram deixados pelo caminho que estão sendo compensados pelos melhores resultados fora de casa nessa temporada. São muitos números que o time apresenta que precisam mudar rapidamente para não ficar fora da disputa do título. Já são sete pontos atrás do líder Chelsea.

Para essa rodada, continuaremos sem Fernandinho e Aguero, suspensos, Kompany (apenas para constar a informação) deve ficar de fora mais uma vez. Delph é uma incógnita, está sempre treinando com o time principal, mas nem no banco fica, estranho demais o caso dele. Do jeito que a defesa vem se comportando com ou sem ele, não sei se é uma boa ou má notícia a volta de Otamendi após cumprir um jogo de suspensão por acúmulo de cartões amarelos.

O jeito afobado que vai nas jogadas, que dá carrinho a torto e a direito é preocupante, deixa a zaga exposta constantemente, fora cria algumas chances de bola parada para o time adversário. Mas sabemos que nem Sagna nem Kolarov são especialistas nas funções e não tem feito bons serviços. E quero deixar claro, usar o Adarabioyo agora não vai ajudar em nada, mais chance de queimar o moleque enquanto a defesa em dificuldades de se acertar em campo. Um jovem que pode ser "queimado", espero realmente que isso não aconteça, é o Iheanacho.

Esses cinco jogos que o Aguero não jogará seriam uma grande oportunidade para ele mostrar ainda mais seu valor, ele é matador. Só que contra o Leicester o time não foi bem, poucas oportunidades foram criadas para ele e foi substituído pelo Yaya, depois o Nolito jogou no ataque. Por isso acho que Guardiola poderá usar o Nolito novamente na frente como um camisa 9 (coincidência né? é o número da camisa dele) porque é um jogador que brigará mais pela bola, é um cara mais cascudo, pode até usar o argumento do rodízio, mas trocar um jovem desse quando o time todo está mal, faria muito mal a cabeça do jogador.

Depois de ficar algumas partidas fora por lesão e entrar no segundo tempo do vexame de sábado, acredito que Sterling deverá voltar ao time principal, mesmo sem jogar o futebol do começo da temporada quando parecia que tinha recuperado sua confiança após uma EURO onde ele foi o bode expiatório da eliminação da Inglaterra nas oitavas de final para a Islândia. Ele não está produzindo nada nas últimas vezes que esteve campo, nem chances de gol e nem gols. Realmente espero que ele consiga fazer algo de diferente, para o bem, nessa rodada.

O Watford faz uma boa campanha por enquanto, está na sétima colocação, atrás apenas de times que no começo da temporada os analistas cravariam ou briga pelo título ou uma das vagas na próxima Liga dos Campeões, é algo admirável quando você sempre imagina que um time desse estaria numa briga pelo meio da tabela.

Na última rodada, eles venceram o Everton, em Vicarage Road, por 3-2. O atacante italiano Stefano Okaka marcou dois gols nessa partida, os únicos dele nesse campeonato, espero que esse número continue assim, não vamos dar chance para ele como demos para o Vardy, por favor.

Mais informações após a coletiva do Guardiola.

Jogadores suspensos: Aguero e Fernandinho.

Jogadores pendurados: Kolarov

Man City Vs Watford (desde 2005): 6 P, 4V e 2 E.

Juiz da Partida: Kevin Friend - 15 P, 8 V, 5 E e 2 D (Nessa temporada 1-1 contra o Southampton no Etihad)

Liga dos Campeões

Amanhã, às nove horas da manhã, horário de verão de Brasília, o Manchester City descobrirá quem será seu oponente nas oitavas de final da Liga dos Campeões. Para relembrar são esses os times que poderão ficar frente a frente com a gente: Atlético de Madrid, Borussia Dortmund, Juventus, Mônaco e Napoli.

O Atlético e o Mônaco nunca jogamos na Liga dos Campeões, contra os outros três, jogamos em fase de grupo e nunca vencemos: 6 jogos, 2 empates e 4 derrotas. Histórico não é bom, mas estamos aí para melhorá-lo.

O ideal para mim é o Mônaco e prefiro não jogar contra a Juventus.

sábado, 10 de dezembro de 2016

Man City leva passeio.

O Manchester City foi derrotado hoje pelo Leicester fora de casa pela Premier League,  pode terminar a rodada a sete pontos do líder e se o Tottenham vencer o United em Old Trafford por dois ou mais gols de diferença, terminaríamos em quinto lugar  nessa rodada. O placar final terminou 4-2 para os mandantes, Kolarov e Nolito marcaram os gols do time.

Será que já chegou o momento que é possível criticar de verdade o modo como o Pep Guardiola está montando seus times para jogar o campeonato inglês ou é preciso dar mais tempo para ele? Há aqueles clichês no futebol de "jogador ganha partidas e treinador, campeonatos" que pode ser substituído por "ataques ganham partidas e defesa, campeonatos". Se esses clichês forem verdade, nós iremos perder o título da Premier League porque nossa defesa não vai bem e quem os escolhe é o treinador.

Na temporada jogamos 25 partidas, apenas em cinco não sofremos gols, sendo duas delas numa Pré Liga dos Campeões, onde os adversários costumam ser mais fáceis, e sofremos 31 gols, média superior a 1 gol por partida. Na Premier League, o time jogou 15 vezes, em apenas duas não sofreu gol e levou 19 no total, média também superior a um por partida. Como iremos vencer jogos, se tivermos que marcar sempre dois gols em cada jogo?

No dia de hoje sofremos os dois primeiros do Leicester antes dos cinco minutos de jogo, um por cada lado do campo, a defesa com três zagueiros, que está sendo repetida por Guardiola há bastante jogos, não está trabalhando bem. Hoje não tivemos o Otamendi em campo, para focarmos a derrota na loucura dele, os três eram Sagna, Stones e Kolarov, um trio que foi calamitoso. Estiveram sempre em dificuldade contra os atacantes, não tiveram a proteção devida do Fernando Reges. Para piorar, o Bravo está deixando a desejar bastante na função principal defender o nosso gol.

O twitter +Squawka Football fez um levantamento até o segundo gol do Leicester que nos últimos seis chutes ao nosso gol, cinco entraram. Talvez possam ter sido seis gols em sete oportunidades, realmente eu não me lembro se o nosso goleiro salvou alguma bola nesse meio tempo entre o segundo e terceiros gols. Todos foram culpa dele? NÃO! Mas porra, não estava fazendo o trabalho dele direito.

Fomos para o intervalo sem oferecer perigo nenhum ao gol dos mandantes, a bola mal chegou no Iheanacho e com três gols na sacola, dois do Vardy que não marcava há 16 jogos. Ele completou seu primeiro hat trick na Premier League no segundo tempo. Fico feliz de podermos dado esse prazer a ele (ironia ok?). 

No segundo tempo o time tentou pressionar muito em cruzamentos, com dois zagueiros muito altos e fortes para o Iheanacho brigar, achei equivocado essa tentava. Agora achei maluquice o modo como o Guardiola mexeu com a entrada de Yaya. Pensei que com a saída do Iheanacho ou De Bruyne ou Silva jogariam mais a frente, mas foi o próprio Touré que jogou de atacante por 10 minutos até a entrada de Nolito. Como foi desconfortável ver o Yaya fazendo essa função, estava completamente perdido. Talvez a intenção do Guardiola fosse cruzar para ele cabecear. Não me lembro de verdade dele ter feito gol de cabeça pelo City.

Para fechar o caixão, Stones recuou uma bola pateticamente para Bravo, mas Vardy recuperou antes, driblou o goleiro e chutou uma bola que bateu na trave e voltou quase em cima da linha quando Sagna a tirou, mas já dentro do gol. O chip na bola marcou o quatro a zero. Quatro a zero para o décimo sexto colocado que, pode ter poupado jogadores, jogou na quarta feira pela Liga dos Campeões e sofreu cinco gols do Porto.

Kolarov, de falta, e Nolito completando cruzamento de Kolarov, o City fez seus gols de honra, não merecidos diga-se de passagem, e terá que focar agora no Watford na quarta feira, ainda sem Fernandinho e Aguero.

Gostaria de destacar uma coisa nos jogadores do City, eles não tem cabeça quando estão perdendo. Navas, Stones, Fernando quiseram gritar com o juiz quando o time já estava com dois e três gols atrás, que tirando um pênalti no Iheanacho que poderia ter sido dado quando o placar já estava construído, não apareceu na partida. E Sterling fez uma falta no adversário típica de quem quer descontar a frustração no primeiro que encontrar pelo caminho. O psicológico dos jogadores precisa ser trabalhado.

Votação Melhor em Campo



Informações da Partida:

 

sexta-feira, 9 de dezembro de 2016

EPL # 14 - Leicester Vs Man City

O Manchester City enfrentará o Leicester nesse sábado às 15:30 com transmissão dos canais ESPN.

Cheguei muito tarde, então para resumir:

- Apenas Kompany não treinou;

- Aguero, Fernandinho e Otamendi não jogarão amanhã por estarem suspenso;

- Kolarov está por um cartão par ficar suspenso;

- Depois dessa partida, jogaremos no meio de semana contra o Watford.

Boa sorte para gente e boa noite para mim.

quarta-feira, 7 de dezembro de 2016

Sorteio Liga dos Campeões.

Definidos quais times poderemos enfrentar nas oitavas de final a partir de fevereiro de 2017:

Napoli, Atlético de Madrid, Monaco, Juventus ou Borussia Dortmund?

Algum favorito? Prefiro Mônaco, mas cairemos com o Atlético...

Sorteio segunda feira, dia 12, às nove da manhã.

Copa Africana de Nações 2017.

A edição de 2017 da Copa Africana de Nações ocorrerá entre 14 de janeiro e cinco de fevereiro e o Manchester City não precisará se preocupar dessa vez.

A Costa do Marfim está classificada, mas Yaya Touré se aposentou de jogos de seleções e Wilfried Bony é problema do Stoke City.

A Nigéria, que convoca Kelechi Iheanacho com frequência, não conseguiu se classificar para o torneio do ano que vem. Noticia ruim para eles, excelente para o torcedor do City.

Fazia algumas edições que o City não tinha representantes na competição. Pela época do ano em disputa, sempre foi uma dor de cabeça para a gente. Uma a menos nessa temporada.

terça-feira, 6 de dezembro de 2016

City 1 - 1 Celtic

No sábado passado apenas o Chelsea marcou no Etihad, já que o nosso gol foi contra. No dia de hoje, todos os gols foram do City, com o nosso jogador Patrick Roberts, emprestado ao Celtic, abrindo o placar e Kelechi Iheanacho empatando pouco depois. O resultado não mudou em nada a cotação da libra e agora é esperar pelo sorteio das oitavas que acontecerá na segunda feira, dia 12, às nove horas da manhã.

Guardiola mexeu bastante no time e me surpreendeu escalando Gundogan no time titular, será uma indicação que Yaya Touré jogará como titular contra o Leicester no próximo final de semana? Eu acredito que Fernando Reges ocupará a vaga de Fernandinho nos próximos três jogos da Premier League, jogar com Gundogan e Yaya ao mesmo tempo me parece arriscado, não haveria muito poder de marcação e a quantidade de gols sofridos mostra que precisamos de muita proteção.

Dos três jogadores da base que eu especulava que poderiam jogar alguma parte da partidas, dois foram titulares: Tosin Adarabioyo foi uma das peças da zaga formada por três zagueiros, Pablo Maffeo foi adiantando e jogou no meio de campo. Angelino ficou os 90 minutos na reserva, uma pena. O jovem de 16 anos Phil Foden ficou pela primeira vez no banco do time profissional, mas não foi dessa vez que fez sua estreia.

Mais uma vez Fabian Delph não foi nem relacionado para a partida, apesar de ser visto já há várias semanas treinando com o time, se ele não tem condições de jogar nem alguns minutos em jogo que acabou nem valendo o 1.5 milhão de euros, mas apenas 500 mil porque terminou empatado, não acho que tenho muito tempo de vida no City. 

O gol do Celtic saiu em uma bobeada da defesa que saiu errado e Patrick Roberts fez aquele jogada à la Robben, vem da direita para o meio e chuta cruzado, ainda não com a técnica do Robben, a bola bateu no Caballero antes de entrar. Sorte que empatamos pouco depois com o Iheanacho num bolão do Nolito. O narrador falou Gundogan, mas no replay me pareceu que foi o Nolito. E quase viramos dois minutos depois com o mesmo Iheanacho. 

Ele mostrou que está pronto para substituir Aguero nos próximos quatro jogos, faz gol e perde uns que eu vou te contar. Num contra ataque que Zabaleta, que jogava no meio, apareceu como um ponta direita, cruzou naquele típico cruzamento do De Bruyne, o nosso camisa 72 de frente no gol sem ninguém bloqueando sua visão chutou para a fora. 

Não tenho muita vontade de falar do jogo, só alguns pitacos daquele cara que é o sempre pessimista:

- Por que colocar o Gundogan como titular? Por que levar Stones, Otamendi e Aguero para o banco se não vai colocar eles em campo? O Aguero tirou selfie com a torcida;

- E algo que me deixa bem puto com os treinadores do City, por que não colocar jogador da base, que estão no banco, em campo nesses tipos de jogos? Isso não é exclusividade do Guardiola.

Me lembro aquele City seis a zero no Tottenham que estava cinco a zero e o Pellegrini fez duas substituições, nenhuma foi para colocar o John Guidetti. Na Copa da Liga da temporada passada, o City vencia o Sunderland por 4-0 no intervalo e ele só deixou o George Evans jogar um minuto. Caso similar que Mancini fez com Chris Chantler numa Copa da Uefa, última partida, grupo definido contra a Juventus no Delle Alpi. Por coincidência, esses dois jogadores são os atletas recentes que participaram de todas as categorias de base do clube e jogaram, somados, dois minutos pelo clube.

Não sei por que colocar o Navas e deixar o Angelino no banco, o espanhol completará 20 anos no começo de janeiro, ele não tem chance de ser jogador do City. Sané, Iheanacho tem idades parecidas e já jogam, Gabriel Jesus também jogará mais que ele. 

Angelino não entrou não porque Guardiola tinha queimado as três substituições, fez apenas uma no jogo todo. Fosse eu, procuraria um empréstimo quando a janela abrir para tentar construir a carreira em outro lugar.

Dito isso, com a segunda colocação esses são os prováveis adversários do City nas oitavas com as seguintes regras:

- enfrentará primeiros colocados (evitou PSG, Benfica, Bayern, Bayer e segundo colocado do grupo F, G e H), menos o do seu grupo ( Barcelona fora do caminho por enquanto);

- Não poderá jogar contra ingleses (Arsenal e Leicester);

- Sobraram como primeiros colocados definidos o Napoli (boa pedida), Atlético de Madrid (quero distância), Mônaco (aceitável) e na luta Borussia Dortmund e Real no grupo F e Juventus e Sevilla no Grupo H. 

Veremos se o sorteio será ao acaso mesmo.

Votação Melhor em Campo:


Informações da Partida:

segunda-feira, 5 de dezembro de 2016

Copa da Inglaterra.

Sorteado hoje o confronto do Manchester City pela terceira rodada da Copa da Inglaterra, será o West Ham em Londres, no Estádio Olímpico, como o City não joga pela Premier League contra eles antes disso, será nossa primeira partida no estádio.

Partida será realizada entre os dias seis e nove de janeiro e será jogo único se houver vencedor, empate leva o confronto para o Etihad. Com a agenda congestionada, será bom que seja decidido é um único jogo, seja o avanço ou a eliminação.

Dos times na frente da Premier League, só o City enfrentará outro time da primeira divisão e, juntamente com o Arsenal, jogará fora de casa, só que os Gunners enfrentarão o Preston North End, atualmente na 11ª colocação da segunda divisão. Oh sorteio mandrake.

Tem o lado positivo, o West Ham está sofrendo nos jogos na nova casa, poderemos nos aproveitar disso e quem sabe Gabriel Jesus poderá estrear nessa partida.

Em outros notícias, Guardiola manteve o mistério e não avisou se Aguero jogo ou não amanhã. Adarabioyo, Angelino e Delph treinaram hoje com o time, não vi mais nenhum jogador da base. Alguns minutos em campo para eles?

Suspensão Aguero e Fernandinho.

A FA confirmou que Sergio Aguero estará suspenso nos próximos quatro jogos, voltará na última partida do ano contra o Liverpool, e Fernandinho fica de fora de três,  volta no Boxing Day contra o Hull City.

A do Fernandinho, eu concordo, a do Aguero, mesmo boa para a gente, eu achei pequena. Acreditava que pegaria mais de cinco jogos.

Veremos como o time copará sem eles.

domingo, 4 de dezembro de 2016

UCL # 6 - Man City Vs Celtic

Na terça feira o Manchester City entrará em campo para enfrentar o Celtic pela última rodada da fase de classificação da Liga dos Campeões às 17:45, horário de verão de Brasília. O jogo será transmitido pelas internet pela Esporte Interativo e na TV passará o VT à partir das 21:30 da mesma terça feira.

Esse é o jogo que vale 1 MILHÃO E MEIO DE EUROS! Parece coisa a vera né? É o valor do prêmio para o vencedor de cada partida na fase de grupos da Liga, nada revelante para o Manchester City, já que suas receitas na última temporada passaram dos 400 milhões de Euros. Só não digo que esse jogo vale literalmente nada por causa desse prêmio e a receita da bilheteira porque se fosse um jogo sem premiação por resultado e com portões fechados, eu usaria o literalmente.

Todas as posições do grupo C já estão definidas. Barcelona e City avançam em primeiro e segundo lugar, respectivamente, Borussia Monchengladbach vai para a Liga Europa e o Celtic fica com a lanterna do grupo e vai focar em ganhar o campeonato escocês mais uma vez, como se fosse algo complicado para eles nos últimos anos. E para melhorar a rodada do grupo C, os jogos da Liga dos Campeões para Jovens não servem para nada, os moleques do time do Celtic não tem nem muito que comemorar a viagem, são 350 kms de distância, é menos que Rio para São Paulo, eles dão um pulo em Manchester no final de semana prolongado.

Como todos sabem, de tanto eu repetir isso aqui, o Manchester City só tem 21 jogadores inscritos na UEFA mais os jogadores da lista B, então, fosse eu o Guardiola, iria rodar absurdamente o grupo nessa partida de terça. Teremos mais seis jogos até o final do ano (Arsenal e Liverpool inclusos) com o do dia 02/01/2017 contra o Burnley serão sete, todos eles da Premier League, exceção ao contra o Celtic. A Copa da Inglaterra começará no final de semana de 7 e 8 de janeiro. Por que deveríamos gastar energia nesse jogo?

Kompany, lesionado, não deverá jogar, Fernandinho está suspenso nessa partida pela expulsão diante do Borussia, com isso temos 19 jogadores. Sterling treinou, mas nem para o banco foi relacionado para enfrentar o Chelsea, além disso tem dois cartões amarelos, mais um ficaria suspenso da primeira partida das oitavas, logo eu o deixaria de fora. Além dele, David Silva, Kolarov e Otamendi tem um cartão amarelo, que só zeram após as oitavas. Se eles receberem dois nos próximos três jogos ficariam de fora numa possível quartas de final. Honestamente, dos três, eu colocaria apenas o Otamendi (com certeza o mais provável de receber cartão) porque ele já está suspenso contra o Leicester, vai "folgar" no final de semana. Com a minha opinião, temos 16 jogadores aptos para jogar. 

Eu não escalaria nem o De Bruyne nem o Gundogan, nem Stones, esses dois últimos tem sido poupados em alguns jogos pelo Guardiola, deixa eles pensado na próxima rodada da Premier League. Honestamente, eu iria encher de jogador da base tanto no time titular quanto no banco, daria oportunidade para o Tosin Adarabioyo que recebeu elogios do técnico e tem dois cartões na Liga para Jovens mesmo. 

Acho difícil Pablo Maffeo e Angelino jogarem em suas posições originais, gostaria muito que entrassem em campo. Sagna, Zabaleta não jogaram no final de semana e Clichy participou apenas no meio do segundo tempo. Talvez os dois da base possam ser aproveitados mais no meio de campo, setor que deverá contar com Fernando e, quem sabe, com Delph. Já é possível vê-lo participando dos treinos com a equipe com frequência, deve estar pronto para jogar alguns minutos ao menos.

Eu formaria o ataque com o Iheanacho e Aguero. Primeiramente, eu acredito piamente que o Aguero não entra mais em campo esse ano pela Premier League. Temos cinco jogos até a virada do ano e acho que a suspensão dele vai ser de cinco jogos para cima. Ainda bem que ele marcou contra o Burnley no Turf Moor, vai que a suspensão só o permita voltar pela Copa da Inglaterra. Iheanacho terá muito tempo de jogo nesse período, poderia ser poupado, mas tem 20 anos, vai ser a grande chance dele mostrar serviço para Guardiola, ainda mais com a concorrência de Gabriel Jesus para janeiro.

Para finalizar no gol deve ir o Willy com Angus Gunn e Bravo "brigando" por uma vaga no banco. É só uma especulação para descontrair antes de jogo que não atrai atenção nenhuma do público. A entrevista do Guardiola será nessa segunda às 11:30 e vamos ver se ele dará uma pistas sobre o time que escalará. Para acabar esse post sobre a Liga dos Campeões, algumas informações sobre a partida.

Man City Vs Celtic (desde 2005): 1 P, 0 V, 1 E e 0 D.

Jogadores Suspensos: Fernandinho

Jogadores Pendurados: Sterling ( 2 cartões amarelos)

Juiz da Partida: Slavko Vinčić ( Eslovênia) -  0 P, 0 V, 0 E e 0 D.

Estou muito preocupado com a quantidade de expulsões do time na temporada. Em 23 partidas em todas as competições, já recebemos cinco cartões vermelhos, e me lembrando de cabeça, poderíamos ter tido mais um, do Nolito pelo mesmo motivo que ele havia recebido seu cartão vermelho anterior. Na temporada anterior não tivemos nenhuma expulsão, na de 2014/15 foram cinco vermelhos na temporada inteira, foram 51 jogos.

Ok, as duas últimas foram no final de um jogo que já estava decidido, mas terão efeitos na temporada do time porque não poderemos contar com os dois jogadores ao mesmo tempo, em pelo menos três partidas, sendo a última dessas contra o Arsenal. Como deve estar a cabeça do Guardiola que não poderá contar com seu artilheiro e o jogador que ele mais admira no time contra uma equipe que luta com ele pelo título da Premier League?

Esse número de jogos de suspensão é apenas uma especulação minha, pelo visto amanhã teremos alguma indicação por parte da Federação Inglesa sobre o caso. Não espero complacência deles.

Uma curiosidade das expulsões de sábado, como foram nos acréscimos, para contagem de minutos em campo, a Premier League computa como tivessem jogado até os 89 minutos, mesma coisa vale para substituição, com isso Fernandinho perdeu seu primeiro minuto de Premier League esse ano no sábado. Agora deverá perder mais 270 minutos.

Copa da Inglaterra

Amanhã será realizado o sorteio da terceira fase da Copa da Inglaterra quando o Manchester City entra o torneio. O City será a bolinha nº 24 e o sorteio acontecerá às 17 horas, horário de verão de Brasília. O time de pior ranking classificado até agora para essa fase é o Barrow da quinta divisão, tem um time da sexta e outro da sétima ainda na disputa por uma das vagas.

Pegar um time da terceira divisão para baixo, seria ótimo. Menos desgaste, tomará que tenhamos esse prazer.

Liga dos Campeões para Jovens.

Jogo será na terça feira no Estádio da Academia ao meio dia e será transmitido pelo site da UEFA. O City já está classificado para os play offs da competição.

sábado, 3 de dezembro de 2016

City joga bem, mas sofre derrota para o Chelsea.

Infelizmente o Manchester City não conseguiu sair com a vitória hoje do Etihad, perdeu de virada por 3-1 para o Chelsea, nem gol fizemos, foi contra, e poderá cair para a quarta colocação quatro pontos atrás do Chelsea, líder do campeonato.

Nosso time jogou melhor a maior parte do jogo, só um susto no começo do primeiro tempo num chute de Hazard, mas o time com três zagueiros ia bem. Aguero teve algumas chances e foi impedido pelo goleiro ou pela zaga. Tivemos um gol bem anulado do Fernandinho, com certeza teríamos uma bela homenagem a Chape. Possivelmente esse foi o único acerto do trio por que foi o bandeira que marcou, já o Anthony Taylor nos meteu a mão.

O pênalti do Cahill foi escandaloso, ele deixou o braço depois que David Silva cortou o carrinho dele para impedir a bola passar. Como não pode ser pênalti isso? Vergonha. Um pouco mais tarde Otamendi tirou uma bola num carrinho do Diego Costa e só acertou a bola, o Diego deu aquela cena toda e conseguiu o cartão para o argentino, que não jogará contra o Leicester por suspensão. O Diego fez o Otamendi de putinha dele hoje.

Num lance que a zaga recuou errado, Aguero ia tomando a frente de David Luiz que jogou um tranco nas costas dele, o juiz não falta deu! Admito que tenho dúvida se era para amarelo ou vermelho, mas se fosse amarelo, o Chelsea jogaria com um defensor amarelado grande parte do jogo, como tivemos com o Otamendi.

Conseguimos o gol num cruzamento de Navas que Cahill jogou para dentro do próprio gol. Intervalo e 1-0 era merecido para a gente.

Voltamos para o segundo tempo para continuar a jogar bola, poderíamos ter feito o segundo com Kevin De Bruyne duas vezes: uma no contra ataque puxado brilhantemente por Sané e Courtouis defende, em outra que ele de algo jeito conseguiu acertar o travessão livre na pequena área.

O Chelsea marcou o primeiro e virou graças a dupla Diego Costa e Otamendi. Num lançamento de Fábregas, Diego Costa matou no peito e tirou de Otamendi para fuzilar, depois fez o pivô no meio de campo e o nosso zagueiro ficou perdido na jogada. Willian entrou livre cara a cara e marcou.

Yaya Toure e Iheanacho entraram, mas não conseguiram produzir nada. E o final do jogo foi feio demais.

Aguero pegou uma bola no nosso campo, driblou o seu marcador perto da lateral e carregou a bola, adiantou um pouco, acho de propósito porque ele olha para o David Luiz chegando e entra rasgando o brasileiro. Expulsão justíssima! Perdeu a cabeça e irá nos desfalcar por vários jogos. É bom lembrar que ele já tem uma "expulsão" na temporada. Acho que perderá mais que os tradicionais 3 jogos. Meu palpite cinco para cima!

Aí começou a confusão todo mundo se empurrando, se batendo até que Fábregas dá um tapa na cara do Fernandinho ( o espanhol tem que ser suspenso também!) e o camisa 25 caí na pilha e pega ele pelo pescoço e chega a empurrá-lo que solta o corpo e cai atrás das placas de publicidade. Outro que ficará de fora por muitos jogos, foi expulso direto.

Jogamos bem, o juiz cagou nossa vitória, com certeza, mas fizemos feio, patético não aceitando a derrota. 

Mais tarde abro a pesquisa para votação e as informações do jogo.

Atualização: Fernandinho vai ter um período longo sem jogos, ele está suspenso contra o Celtic, então não jogará, pelo menos, as quatro próximas partidas do time. Só num período com vários jogos encavalados. Parabéns, Fernandinho e parabéns Aguero!

Votação Melhor em Campo:



Informações da Partida

quinta-feira, 1 de dezembro de 2016

EPL # 14 - Manchester City Vs Chelsea

O Manchester City receberá o Chelsea no Etihad Stadium no sábado, às 10:30, horário de verão de Brasília, com transmissão nos canais ESPN A rodada na Inglaterra será marcada por muitas homenagens à Chapecoense, torcedores do City foram avisados que haverá um minuto de silêncio antes do jogo, fato que também ocorrerá no jogo contra o Celtic pela Liga dos Campeões.

Essa partida envolverá o primeiro colocado da Premier League contra o terceiro, apesar de um começo ruim o Chelsea evoluiu muito nas últimas rodadas. São sete vitórias seguidas com 18 gols marcados e apenas um sofrido. Antonio Conte tem usado um esquema com três zagueiros que mostra excelente resultados e joga com Marco Alonso bem aberto pela esquerda e Victor Moses pela direita. A força defensiva é somada pelo atual campeão inglês Kanté. Hazard e Diego Costa são os caras do ataque desse time.

Pessoalmente, na minha opinião, Hazard é fora de série e o Diego Costa é matador, no sentido de gols e de arrumar confusão (Zabaleta, Gabriel Paulista...), e o resto do time é um pouco acima da média, não são jogadores espetaculares, mas o treinador conseguiu fazer uma equipe consiste e forte que consegue liderar o campeonato. Apesar de só jogar a Premier League, não dá para tirar os méritos do treinador e seus comandados pelo primeiro lugar. Será um puta desafio para Guardiola e o City.

Ainda estamos num futebol iô-iô, alternamos bons e maus jogos, ultimamente estamos na fase descendente, ganhamos, mas não fiquei convencido nas partidas. Sei que somos capazes de melhores partidas e acho que contra o Chelsea veremos uma das nossas melhores atuações na temporada. Jogo grande, temos que ser grandes.

Tivemos a semana livre para treinar por ser uma semana da Copa da Liga, parece que foi a primeira que Guardiola teve com a equipe toda. Contra o Burnley, Stones e Gundogan foram poupados, assim como David Silva. Kevin De Bruyne jogou os minutos finais. São quatro jogadores fundamentais para o time, três deles comando o meio de campo e poderiam jogar em todos os times do mundo, a qualidade é enorme. Com a entrada deles, vai sobrar para o Yaya ir para o banco, não tenho dúvida disso.

O marfinense vem jogando bem, apoiei a volta dele ao time, sabia que todos ganharia, mas deixei claro que sei que ele não tem condições para jogar todas as partidas e não seria titular incontestável. Seria muito importante como um jogador de grupo e se vier do banco, tenho certeza que nos ajudará muito nesse jogo dificílimo.

Amanhã Guardiola dará a entrevista coletiva, eu acho que apenas Kompany estaria de fora desse jogo. Zabaleta não viajou para a Alemanha, mas foi banco contra o Burnley e Delph deve estar recuperado, o prazo era final de novembro, mas não ficará a disposição para esse jogo, acho que ele tem que mirar a partida contra o Celtic. Então apenas o belga seria ausência, torcer para isso.

Acho bem possível de jogarmos com três zagueiros (Otamendi, Stones e Kolarov) com o meio de campo com Fernandinho, Gundogan, Silva e De Bruyne. Obviamente Aguero seria o único atacante com a companhia do Sterling, que está jogando um futebol muito ruim, bem diferente do começo do reinado do Pep. Estou em dúvida sobre Fernando Reges ou Nolito/Navas.

Como já jogará, no meu desenho, com seis jogadores de forte poder ofensivo, é capaz do nosso meio de campo ter o Fernando para proteger mais a defesa, Fernandinho ficaria naquele misto de defensa e ataque. Se isso acontecer, ele vai correr uma maratona ao final da partida

Esse jogo me deixará ansioso por ser grande e ser importante, podemos recuperar a liderança, o Liverpool, sem Philipe Coutinho até 2017, enfrentará o Bournemouth fora de casa. Torcer para serem surpreendidos.

Uma coisa que ouviremos amanhã na entrevista do treinador será perguntas sobre Gabriel Jesus, o jogador já está em Manchester e saiu para jantar com Fernando, Fernandinho, Pep e Txiki, em foto publicada pelo Twitter do clube. Quando eu estive por lá, ninguém quis pagar um jantar para mim, nem um fast food. Vida é muito injusta.

Foi para Manchester para fazer exames, procurar casa, conhecer o clube e os outros jogadores. Qual será a reação de Otamendi quando encontrar com ele? Se Fernandinho estiver perto de Gabriel, ele arregará...rs. Mas falando sério, espero que ele não seja apresentado a torcida no sábado. Como houverá a homenagem à Chape, fica um clima de festa para um momento triste. E mesmo que não fosse um momento triste, já vi times fazerem festa antes da partida e saírem com o rabo entre as pernas após o jogo. Até janeiro teremos jogos mais fáceis em casa, onde ele poderá ser apresentado. Apenas minha opinião, não sou dono de uma verdade absoluta.

E para finalizar duas notícias:

- Manu Garcia assinou um extensão de contrato até 2020. O jovem meio campista espanhol está por empréstimo de uma temporada no Alavés da Espanha e fez sua estreia hoje pelo time ao entrar no segundo tempo na vitória sobre o Gimmastic de Tarragona por 3-0 na Copa do Rei;

- Posso dormir mais sossegado hoje: "Todo mundo é baba-ovo do Guardiola. Mas demoraria muito a resolver os problemas do Vasco. E Cristovão, não. Nos conhece." (Miranda, Eurico - 01/12/2016). O Vasco não vai quebrar o contrato entre City e Guardiola. UFA! Essa é uma frase similar à: "Eu não vou me casar com a Mariana Ximenes porque tem X no nome dela".

Depois dessa boa noite e farei atualização amanhã.

Jogadores Pendurados: Kolarov e Otamendi (4 cartões cada)

City Vs Chelsea (desde 2005): 26 P, 10 V, 3 E e 13 D

Juiz da Partida: 12 P, 7 V, 3 E e 2 D