sábado, 10 de dezembro de 2016

Man City leva passeio.

O Manchester City foi derrotado hoje pelo Leicester fora de casa pela Premier League,  pode terminar a rodada a sete pontos do líder e se o Tottenham vencer o United em Old Trafford por dois ou mais gols de diferença, terminaríamos em quinto lugar  nessa rodada. O placar final terminou 4-2 para os mandantes, Kolarov e Nolito marcaram os gols do time.

Será que já chegou o momento que é possível criticar de verdade o modo como o Pep Guardiola está montando seus times para jogar o campeonato inglês ou é preciso dar mais tempo para ele? Há aqueles clichês no futebol de "jogador ganha partidas e treinador, campeonatos" que pode ser substituído por "ataques ganham partidas e defesa, campeonatos". Se esses clichês forem verdade, nós iremos perder o título da Premier League porque nossa defesa não vai bem e quem os escolhe é o treinador.

Na temporada jogamos 25 partidas, apenas em cinco não sofremos gols, sendo duas delas numa Pré Liga dos Campeões, onde os adversários costumam ser mais fáceis, e sofremos 31 gols, média superior a 1 gol por partida. Na Premier League, o time jogou 15 vezes, em apenas duas não sofreu gol e levou 19 no total, média também superior a um por partida. Como iremos vencer jogos, se tivermos que marcar sempre dois gols em cada jogo?

No dia de hoje sofremos os dois primeiros do Leicester antes dos cinco minutos de jogo, um por cada lado do campo, a defesa com três zagueiros, que está sendo repetida por Guardiola há bastante jogos, não está trabalhando bem. Hoje não tivemos o Otamendi em campo, para focarmos a derrota na loucura dele, os três eram Sagna, Stones e Kolarov, um trio que foi calamitoso. Estiveram sempre em dificuldade contra os atacantes, não tiveram a proteção devida do Fernando Reges. Para piorar, o Bravo está deixando a desejar bastante na função principal defender o nosso gol.

O twitter +Squawka Football fez um levantamento até o segundo gol do Leicester que nos últimos seis chutes ao nosso gol, cinco entraram. Talvez possam ter sido seis gols em sete oportunidades, realmente eu não me lembro se o nosso goleiro salvou alguma bola nesse meio tempo entre o segundo e terceiros gols. Todos foram culpa dele? NÃO! Mas porra, não estava fazendo o trabalho dele direito.

Fomos para o intervalo sem oferecer perigo nenhum ao gol dos mandantes, a bola mal chegou no Iheanacho e com três gols na sacola, dois do Vardy que não marcava há 16 jogos. Ele completou seu primeiro hat trick na Premier League no segundo tempo. Fico feliz de podermos dado esse prazer a ele (ironia ok?). 

No segundo tempo o time tentou pressionar muito em cruzamentos, com dois zagueiros muito altos e fortes para o Iheanacho brigar, achei equivocado essa tentava. Agora achei maluquice o modo como o Guardiola mexeu com a entrada de Yaya. Pensei que com a saída do Iheanacho ou De Bruyne ou Silva jogariam mais a frente, mas foi o próprio Touré que jogou de atacante por 10 minutos até a entrada de Nolito. Como foi desconfortável ver o Yaya fazendo essa função, estava completamente perdido. Talvez a intenção do Guardiola fosse cruzar para ele cabecear. Não me lembro de verdade dele ter feito gol de cabeça pelo City.

Para fechar o caixão, Stones recuou uma bola pateticamente para Bravo, mas Vardy recuperou antes, driblou o goleiro e chutou uma bola que bateu na trave e voltou quase em cima da linha quando Sagna a tirou, mas já dentro do gol. O chip na bola marcou o quatro a zero. Quatro a zero para o décimo sexto colocado que, pode ter poupado jogadores, jogou na quarta feira pela Liga dos Campeões e sofreu cinco gols do Porto.

Kolarov, de falta, e Nolito completando cruzamento de Kolarov, o City fez seus gols de honra, não merecidos diga-se de passagem, e terá que focar agora no Watford na quarta feira, ainda sem Fernandinho e Aguero.

Gostaria de destacar uma coisa nos jogadores do City, eles não tem cabeça quando estão perdendo. Navas, Stones, Fernando quiseram gritar com o juiz quando o time já estava com dois e três gols atrás, que tirando um pênalti no Iheanacho que poderia ter sido dado quando o placar já estava construído, não apareceu na partida. E Sterling fez uma falta no adversário típica de quem quer descontar a frustração no primeiro que encontrar pelo caminho. O psicológico dos jogadores precisa ser trabalhado.

Votação Melhor em Campo



Informações da Partida:

 

6 comentários:

  1. Cara eu até gosto desse sistema com 3 zagueiros. Mas como eu já havia falado, nós não temos jogadores para fazer essa função. Fora Otamendi e Stones (esse muito melhor pra mim), não dá para contar com Zabaleta, Sagna, Clichy e nem Kolarov. Faltam jogadores de mais qualidade para completar a zaga. E eu nem conto mais com o Kompany, esse infelizmente não acho que tem mais condições. E o jogo foi passeio mesmo, bem colocado.

    ResponderExcluir
  2. Que decepção,Sagna,Zabaleta,Clichy,Kolalov e Navas e até o Fernando reges também tem que ir embora e Kompany obrigado já deu sua época é de desanimar.

    ResponderExcluir
  3. Que escalação louca,3 laterais e 1 zagueiro sendo que 3 ficaram na zaga e 1 foi para o meio campo.Infelizmente assim não dá .
    Vi muita gente reclamando do Otamend e hoje pra alegria dele,ele não estava e sinceramente o maior erro do Pep é insistir com 3 zagueiro,principalmente quando coloca 2 laterais pra fazer esta função... porque Até mesmo Pep insiste muito com o Kolarov,este rapaz não dar mais.
    Tomamos três gols em pouco mais de 20 minutos e dois foram totalmente falha do cara,nao dar mais infelizmente para insistir com ele.

    ResponderExcluir
  4. Eu não tenho problema com nenhum esquema tático, acho importante que funcione, o que não acontece com o City no momento. Nas últimas três partidas com três "zagueiros" levamos 8 gols.

    Beleza, quer usar esse esquema, treina! Não parece que os jogadores sabem as suas posições. O modo como fomos pegos pelo Leicester e Chelsea fora do posicionamento mostra isso. Só que agora em dezembro não vai dar para ajeitar isso, já tem jogo na quarta, depois no final de semana....

    Uma coisa que não pode ser passado o pano para o Guardiola: ele sabia os jogadores que tinham no elenco, esses jogadores não caíram de para quedas no colo dele e ele contratou muitos também e emprestou outros tantos. Não teve investimento nas laterais e especula-se que tentará um lateral esquerdo na janela de janeiro. Não costuma ter bons negócios nessa época do ano.

    Para próxima temporada, devemos contratar jogadores para a defesa e trazer alguns emprestados de volta, acho que o Patrick Roberts poderá voltar porque bem ou mal, ele poderá jogar a Liga dos Campeões pelo City, atende a cota. Mas Agosto de 2017 está muito longe ainda.

    ResponderExcluir
  5. Cara dói os olhos ver tanta ruindade em um time só, Kolarov, Sagna, Zabaleta, Bravo, Stones, Sterling, não tem um jogo que passe que eu não xingo pelo menos um desses, são muito ruins, já sabia desde a temporada passada que precisa reformular a defesa(laterais também contam) mas não, olharam só para a frente e deu nisso ai o time todo jogo toma gol, o ultimo clean sheet foi contra o Bournemouth no etihad (que também foi a última vitória do City em casa) é uma vergonha mesmo.....

    ResponderExcluir
  6. O Pepe está tentando co City o que ele fez no Barça e ainda mais no Bayern, colocando Meias e Laterais para atuarem de zagueiros. Quantos jogos do Bayern eu assisti sem NENHUM zagueiro de ofício atuando, apenas laterais e meias ocupando a posição, só que no City isso não está funcionando, ainda.
    Cabe a ele descobrir como desatar esse nó, por que não creio que venha alguém em Janeiro, por que se for pra vir jogador meia boca melhor ficar como está.

    ResponderExcluir