quarta-feira, 28 de dezembro de 2016

Manchester City e Girona FC

Ontem foi anunciado que o Manchester City emprestaria ao time da segunda divisão da Espanha Girona FC, um clube da região da Catalunha, dois jovens laterais: Pablo Maffeo e Angelino. Eles ficarão por lá até o final da temporada. Hoje ambos foram apresentados.

Não é a primeira vez que ambos são emprestados, inclusive Maffeo jogou lá na temporada passada. Angelino foi emprestado ao New York City, time que faz parte do City Football Group, juntamente com o Melbourne City e Yokohama Marinos. Se especulou até que o Girona poderia fazer parte, mas até o momento não faz.

Esses dois jogadores ainda são jovens, completarão vinte anos em 2017, foram utilizados em algumas partidas por Guardiola, mas os empréstimos mostram que eles ficariam apenas treinando no clube e, eventualmente, seria relacionados para alguma partida, mais provável na Copa da Inglaterra. Vão ganhar mais rodagem em outro time, é questionável se jogar na segunda divisão da Espanha desenvolverá o futebol deles. O Girona é o segundo colocado e subiria automaticamente hoje ( o Mallorca está na 20 ª colocação, quase indo para a terceira, o que aconteceu com eles?).

O que me chama mais atenção nesse empréstimo, isso porque eu sou um cara muito desconfiado, o copo está sempre meio vazio, é essa relação muito próxima que o City tem com esse time de futebol. Muitos jogadores foram contratados pelo City para serem logo emprestados para o Girona: o zagueiro francês Florian Lejeune, o atacante espanhol Rubén Sobrino, o zagueiro espanhol Pablo Marí (esses dois últimos ainda são jogadores do City). Além deles terem utilizado a estrutura do centro de treinamento do City para realizar a pré temporada.

Em 2015 o clube foi comprado pelo grupo TVSE Fútbol, de origem francesa, da antiga empresa inglesa T4C Sports e nos últimos dias jornais da Catalunha divulgam que o antigo proprietário reclama que a venda teria sido irregular e o caso será julgado pela primeira instância de Girona. A história é um pouco confusa e não entrarei nesses detalhes. O que me interessa é uma figura que ou apenas participa como consultor externo do clube ou seria um dos proprietários do clube (essa segunda parte é dita pela imprensa inglesa): Pere Guardiola.

Como o sobrenome sugere, ele é irmão do nosso treinador. Até agora não há acusações por parte de nenhuma entidade, jornal sobre essa relação do nosso clube com um clube pequeno da Catalunha, um time que nunca jogou a primeira divisão e que há menos de 20 anos estava na quarta divisão. Mas como eu falei ali em cima: eu sou realmente desconfiado.

A gente vê muita coisa estranha no futebol, muita sujeira, então eu fico sempre com o pé atrás. Essa relação pode servir para como uma forma de aumentar os rendimentos do nosso técnico sem afetar as finanças do nosso clube. Por exemplo, o time melhor estruturado, com melhores jogadores poderá subir para a divisão principal da Espanha, o que renderá mais dinheiro para o clube que pode ou não pode ser propriedade da família Guardiola.

A transferência de jogadores poderia ser outra fonte de renda desse clube. O City contrata o jogador, põe na "vitrine" do Girona e depois o transfere para outro clube, como é o caso do Lejeune, que está no Eibar atualmente, e o clube espanhol recebe alguma coisa nessa brincadeira. Ou poderá ser utilizado o mecanismo de solidariedade da FIFA, o Girona receberia uma parte de uma eventual transferência por ter participado da formação do jogador em alguma momento desde os 12 anos de idade até o 23º aniversário, caso de Maffeo e Angelino.

Também é possível que o City esteja pagando integralmente o salário dos jogadores emprestados, por mais que não sejam jogadores estabelecidos no time profissional, devem receber vencimentos que times menores não conseguem pagar para os seus "camisas 10". 

Olhando por alto, sem conhecimento jurídico nenhum, não me parece haver nenhum tipo de irregularidade. Mas a UEFA e outras federações podem entender que o Manchester City usa desse artifício para inflar os rendimentos do seu treinador, sem haver custos e poderiam penalizar o City de alguma forma, só que para isso precisa ser realizado toda uma verificação dessa relação.

Esse post é apenas uma especulação, não tenho provas nenhuma sobre eventuais irregularidade na relação entre os dois clubes. É apenas uma desconfiança minha que eu quis expor. Mais uma vez eu repito: eu sou desconfiado.

Um comentário:

  1. Em se tratando de UEFA e a sua relação sempre conflituosa com o City, toda paranoia é bem fundamentada.

    ResponderExcluir