domingo, 4 de setembro de 2016

Suspensão Sergio Aguero

Confirmamos mais uma vez nessa semana a forte influência política que existe no mundo esportivo que algum clube tem sobre as federações. Na Fórmula 1 é muito difícil você ver que uma punição seja imposta a Ferrari, por exemplo, que por coincidência ou não é um time vermelho. Na Inglaterra quem tem esse poder de julgamento e punição é o Manchester United.

Na última rodada do campeonato, o Manchester City venceu o West Ham e continuou na liderança, empatado em pontos com o Chelsea e United, com um Derby de Manchester para acontecer após os jogos das seleções, jogo será no dia 10 de setembro. Apesar da nossa vitória, o grande assunto da imprensa após a partida não foi a recuperação que Sterling está tendo, que será muito útil para a seleção inglesa, mas uma suposta cotovelada de Aguero em Wiston Reid do West Ham, que poderia valer ao nosso atacante uma suspensão. A pressão do United começa pela imprensa.

O que acontece na Inglaterra quando há essas jogadas que não são punidas na hora pelo juiz? Primeiro se pergunta se o juiz viu o lance e entendeu que nada aconteceu. Se a resposta foi positiva, nessa caso a federação não "re-julga" o incidente porque a decisão do árbitro é soberana. Mas se o apitador diz que não viu o lance, aí entra o tribunal da FA. E Andre Marriner teve como resposta: "Não vi nada não". Ou seja, nos ferrou porque a Federação Inglesa iria analisar por trezentas câmeras distintas, tinha uma até na altura da orelha do Reid.

Imagens do lance mostram que o juiz estava bem posicionado e não havia ninguém na frente dele na hora que aconteceu a "suposta" cotovelada. Então por que ele disse que não viu? É possível que ele tenha espirrado na hora e vocês sabem que é muito difícil de manter os olhos abertos nesses casos. Ou mesmo, ele viu um monstro e quis fechar os olhos bem forte para se esconder do bicho papão. A foto abaixo aponta onde o Sr. Marriner estava no momento.

Aguero, Reid e Marriner (fonte: 101.greatgoals.com)
Acho que está muito claro que ele acompanhava o lance e preferiu seguir o jogo. Só que o time da outra cidade aproveitou a oportunidade e viu a chance de tirar do confronto de sábado que vem o jogador mais perigoso do adversário. E seus colegas da Federação não os deixaram na mão.

Primeiro, vamos dar tempo para a defesa, que sabemos que não levaria a nada, depois o suspendemos em três jogos, iria ficar feio ser só um né? Então alongamos a punição. Com isso perderemos Aguero para o Derby, Bournemouth e Swansea pela Copa da Liga (na Inglaterra as suspensões valem para os jogos de todas as competições domésticas). Ele voltaria contra o mesmo Swansea, só que pela Premier League.

Nós já vimos esse tipo de ação desfavorável ao nosso time em outras ocasiões. Uma que está bem clara na minha memória é o jogo pela Copa da Inglaterra de 2012 quando Kompany deu um carrinho na bola e o juiz só apitou a falta e deu o vermelho porque Wayne Rooney saiu para gritar no ouvido dele. Isso foi com 12 minutos de jogo quando Chris Foy peidou feeeeeeeeeeeeeio para o United. Esse jogo foi pouco depois do 6-1 em Old Trafford, eles fizeram 3-0 e acharam que poderiam devolver o placar, mas acabaram vencendo por 3-2 e tomando pressão.

Kompany se redimiu de maneira espetacular pouco depois com o único gol na vitória que deixou os dois times empatados em pontos e melhor saldo de gols para o City. O final daquela temporada não preciso lembrar para nenhum torcedor do City.

Agora teremos que ver como Pep Guardiola montará o time para esse jogo. A principal ideia é substituir Aguero por Kelechi como homem mais perto da área. O garoto ainda está zerado pelo City nessa temporada, depois de marcar 14 vezes na passada, mas o gol que ele fez contra a Tanzânia pelas Eliminatórias da Copa da África nos encoraja a tê-lo no time titular no Derby:


Nos tempos de Barcelona e de Bayern muita vezes nos víamos os times de Guardiola jogarem sem o famoso camisa 9. É uma opção com ele usando Nolito, Sterling e, quem sabe, Sané com David Silva e De Bruyne vindo mais de traz. O problema do Sané é saber quais as condições de jogo dele, muito possivelmente não aguentará os 90 minutos. 

Numa escolha entre Iheanacho e Sané, eu ficaria com o Iheanacho. Os dois tem quase a mesma idade, então não tem tanta diferença na experiência. Mas o Kelechi ganha quando o quesito experiência na Premier League, além de estar em melhores condições físicas para jogar do que o Sané e ter treinado com mais constância no esquema do Guardiola.

Só espero que o treinador não me surpreenda e coloque o Navas para jogar, que terá seu contrato terminado no final dessa temporada. Boa sorte para ele no Sevilla (meu desejo).

2 comentários:

  1. Lá como aqui, sempre tem um time com mais força na federação. Infelizmente já era esperado, nenhuma surpresa. Acho também que será o Iheanacho o substituto, mas também não me surpreenderia se o Navas saísse jogando, putz..

    ResponderExcluir
  2. Amigos,vamos ganhar este jogo pode ter certeza.
    Time: Bravo,Zabaleta,Stones,Otamend,Colarov,
    Sterling,Fernandinho,Gundogan,Silva,
    De Bruyne e Nolito.

    ResponderExcluir