quarta-feira, 7 de setembro de 2016

Média de Idade Manchester City.

A chegada de Pep Guardiola ao Manchester City me deu a ideia que o time passaria por um período de mudanças radicais, a mais evidente seria na forma como o time jogaria, iríamos ver a escola Pep de toque de bola em Manchester e estamos vendo. Uma das reclamações que eu lia muito na temporada passada era sobre o time pouco se doar e apontavam para a média de idade muito alto dos jogadores.

Então com a chegada de Guardiola também vimos a contratação de jogadores, muitos deles jovens, e a saída de alguns mais velhos, como Demichelis e o goleiro reserva Richard Wright, que nunca jogou uma partida oficial pelo Manchester City. Das oito contratações para o time principal apenas o goleiro Claudio Bravo tem mais de 30 anos, está com 33, e para goleiro, o futebol vai até mais tarde. Nolito fará 30 mês que vêm em outubro. Então as outras seis peças serviriam para rejuvenescer o time. Mas das seis, três estão emprestadas.

O colombiano Marlos Moreno, jogou ontem contra o Brasil, tem 20 anos e passará essa temporada por empréstimo no La Coruña da Espanha. O meio campista ucraniano Oleksandr Zinchenko tem a mesma idade de Moreno e também passará essa temporada longe de Manchester, estará no PSV, que irá jogar a Liga dos Campeões. Ufa! Ele está inscrito (captaram a piada?). O terceiro contratado e emprestado é Gabriel Jesus de 19 anos que podemos acompanhar muito bem aqui no Brasil ainda, o jogador medalha olímpica de ouro, é o artilheiro do Brasileirão e titular da seleção principal nos últimos jogos. Só que ele apenas chegaria em janeiro em Manchester, não sei se Guardiola irá preferir dar uma chance de cara ou melhor começar a jogar no início da temporada 2017/18, é um risco chegar no meio para jogar, ainda mais no inverno inglês. Tenho certeza que isso será avaliado pelo treinador.

Sobraram Stones (22), Gundogan (25) e Sané (20), então aproveitei que a janela fechou e levantei essas informações sobre a idade dos jogadores até primeiro de setembro, tanto da temporada passada quanto dessa. E a média caiu, entretanto de maneira ridícula: passou de 27,79 anos para 27,74. E grande parte disso foi pela troca do goleiro reserva de Richard Wright para Angus Gunn (20).

A minha metodologia para uso dos jogadores da base foi simples: o time precisa de um terceiro goleiro, no ano passado era uma mais experiente, nesse quis dar chance para um mais jovem. Os outros jovens valores ficarão como rêmoras no time principal: ficarão com as sobras, não serão aproveitados com frequência, só quando lesões, suspensões e jogos se acumularem no decorrer da temporada como foi o caso de Maffeo, que só entrou porque Sagna estava lesionado, Zabaleta já tinha jogado na semana e a vaga já estava garantida.

Nas outras quatro funções em campo (lateral, zagueiro, meio de campo e atacante) apenas houve redução da idade na zaga com a saída de Demichelis por Stones (22) que em contrapartida foi aumentada quase no mesmo percentual pela idade dos atacantes. Na lateral não houve chegada nem saída de jogadores, então a média de idade cresceu um ano. 

O time continua velho e chegará ao final da temporada, se não acontecer nenhum mudança, com média de quase 29 anos. Com o esquema de muita pressão que Guardiola gosta de impor aos adversários, a fator idade poderá pesar não agora quando foram poucos jogos, mas lá janeiro quando há um quantidade de jogos na Ingalterra altíssima (eu como não jogo, não reclamo). Ano que vem será interessante ver se esses jogadores jovens emprestados retornarão e como ficará a média de idade do time.

E para não esquecer o jovem Patrick Roberts (19) está emprestado, mas já estava desde a outra temporada, ele é visto como um jogador muita talentoso e sei que Pep o acompanha de perto, ainda mais que ele poderá jogar pelo Celtic contra a gente na Liga dos Campeões desse ano.

Média de Idade.


PS: E a piada sobre o Zinchenko é que o nome do time que ele jogava na Ucrânia era FC Ufa

Nenhum comentário:

Postar um comentário