Acontecerá mais uma vez nessa temporada a Liga dos Campeões para Jovens, esse será o terceiro ano da competição e em todas elas o Manchester City participou do torneio. Nessa temporada haverá algumas modificações em relação às anteriores.
As campanhas do Manchester City são consistentes, o time consegue avançar até a fase de quartas de final, só que essa é a nossa pedra no sapato, ainda. Em 2013-14, perdeu para o Benfica em casa por 2-1, num jogo que o goleiro adversário foi o melhor jogador em campo. Esse nosso City ainda contava com Marcos Lopes.
Em 2014/15, o time fez uma campanha na fase de grupos de 100%: venceu seus seis confrontos, marcou 22 e só sofreu 4 gols. Nas oitavas de final eliminou o Schalke 04 nos pênaltis, depois de sofrer o empate (1-1) aos 92 minutos. O adversário nas quartas era um conhecido da fase de grupos: a Roma. Havíamos vencido eles por 2-1 em Manchester e 4-0 na Itália. E perdemos por 2-1 no jogo mais importante, ainda tivemos dois jogadores expulsos. Os destaques do time eram o Pozo e Brandon Barker. Nenhum dos dois jogará nessa temporada, o primeiro saiu do clube e o segundo estourou a idade limite. (Iheanacho jogou apenas 11 minutos contra o Schalke, quando se machucou).
Esse torneio é sub 19, para participar o jogador tem que ter nascido em ou a partir de 1 º de janeiro de 1997, Barker é de 1996. O City não tem uma equipe propriamente para essa competição, é uma mistura de alguns jogadores do time EDS (sub 21) e o que eles chamam de Academia (sub 18). O técnico deverá ser o Patrick Vieira, do time EDS.
Pesquisei e levantei o nome de alguns jogadores que poderiam ser inscritos no torneio: Cameron Humphreys, Pablo Maffeo, Manú Garcia (os três estiveram na pré temporada do time principal), o Angelino que já joga no time profissional do NYCFC e seu vínculo de empréstimo vai até dezembro, os novos contratados David Fupala e Aleix Garcia e o atacante francês Thierry Ambrose. Há uma regra de exclusão de jogador: se qualquer atleta, a partir da fase de grupos, entrar em campo ao menso três vezes pelo time principal na Liga dos Campeões ou Europa, ele não poderá mais participar da Liga para Jovens. Bem provável disso acontecer com o City.
Os grupos são determinados a partir do sorteio dos grupos da Liga dos Campeões e as partidas são jogadas quase sempre no mesmo dias das partidas dos times profissionais. A ordem do confronto é a mesma, tanto que no dia 15 de setembro enfrentaremos a Juventus às 13 horas no Mini Estádio e às 15:45 no Etihad.
O modo de se avançar as próximas fase mudou isso porque agora haverá o chamado "Caminho Doméstico", que consiste em 32 times das 32 federações com o melhor ranking na UEFA, no caso da Inglaterra será o Middlesbrough.
Apenas o primeiro colocado de cada grupo avançará diretamente para a próxima fase, o segundo terá que enfrentar um dos oito vencedores do Caminho Doméstico em jogo único, sendo que o jogo será na casa do vencedor do CD. Para chegar a essa fase de confronto contra o segundo colocado dos grupos, é preciso vencer duas rodadas de mata mata. Como esses times não estão na Liga dos Campeões, a princípio os jogos seriam na quarta feira.
Os oito vencedores dos grupos se juntarão aos 8 vencedores dos Play Offs. Se algum segundo colocado da fase de grupos chegar as oitavas não poderão enfrentar o campeão da sua chave, mas times da mesma federação poderão Serão partidas únicas em local decidido por sorteio. Nas quartas de final não tem restrição, os oito que sobrarem, estarão livres para se enfrentarem com o mandante decidido novamente por sorteio.
Semi finais e final serão jogados na sede da UEFA em Nyon e não haverá decisão de terceiro e quarto lugares.
Mais um desafio para a gente. Aparentemente o clube está evoluindo no quesito base. O presidente do Bayern de Munique, Karl-Hienze Rummenigge elogiou bastante a estrutura do City e disse que não teria como ficar melhor, é um ótimo elogio. Mas acho que ainda estamos bem atrás do Chelsea, o time é campeão da Liga para Jovens, da Copa da Inglaterra para Jovens ( 5 a 2 no agregado em cima da gente) e foram campeões da Premier League sub 21 em 2013/14.
Vamos ver o que a base consegue nessa temporada. Espero que jogadores sejam aproveitados nos próximos anos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário