segunda-feira, 17 de março de 2014

O final de semana na Premier League.

Os resultados dessa rodada do campeonato inglês foram bem interessantes para a disputa do título pelo Manchester City. O time foi até Hull e bateu os donos da casa, partida que tivemos que jogar com menos um jogador desde o começo do jogo praticamente. O Chelsea, o grande adversário na briga pela taça, até essa rodada pelo menos, sofreu uma derrota inesperada para o Aston Villa e viu sua diferença para todos os outros candidatos diminuir: Liverpool e Arsenal venceram, respectivamente, Manchester United e Tottenham.

Antes do começo da rodada, o City não podia errar para tentar alcançar o Chelsea, afinal o time de Londres tinha nove pontos a mais e três jogos a mais realizados. Com a nossa magnífica vitória no sábado, conseguimos tirar três pontos, mas ainda temos três jogos a mais por jogar que o Chelsea, ou seja, ganhamos uma gordurinha para esses próximos 11 desafios. E vamos falar a verdade, temos umas pedreiras pela frente. Para piorar, todas essas partidas complicadas serão fora de casa.

Nossos próximos cinco jogos envolvem partidas contra quatro times da metade de cima da tabela: Man United, Arsenal, Southampton e Liverpool. Apenas contra o time da costa sul da Inglaterra o jogo será em Manchester. Mesmo perdendo, uma dessas quatro partidas ainda poderíamos alcançar o Chelsea, outro time que não terá vida fácil até o final do campeonato porque ainda jogará contra o Arsenal, já nesse final de semana, no Stamford Bridge e terá que ir a Liverpool, que na minha opinião é o time que está em melhor posição para levar o título.

O time de Gerrard está com um jogo a menos e quatro pontos a menos que o Chelsea. Se ganhar essa partida em desvantagem ficará a apenas um ponto e, como falado acima, terá o adversário direto em sua casa para poder ultrapassar. O time é o melhor das últimas rodadas e jogar em Anfield fervendo, vai ser muito complicado para qualquer time, é raro ver a torcida inglesa se manifestando, lá é diferente, os times não vai estar acostumados com esse clima, com certeza irá pesar muito.

Para complicar nossa vida, há mais de 10 anos não vencemos uma partida em Anfield, eles terão ainda mais esse retrospecto na mão. Melhor time no momento, ataque que mais fez gols, jogo na casa deles, calendário com mais espaço para descanso....Muitos fatores que ajudam a torná-los mais favoritos ao primeiro título deles da Premier League. E como notícia ruim pouca é bobagem, o Manchester City não terá que fazer apenas uma viagem à Liverpool, serão duas porque a partida contra o Everton será no Goodison Park.

Pode ser em Liverpool, Manchester, Marte, jogar contra o Everton é desaminador. Sofremos derrota, atrás de derrota para eles. A partida será na penúltima rodada para eles, entre esse jogo e a final, pegaremos o Aston Villa ainda. Não deverão estar lutando pela vaga na Champions, mas pelo menos haverá a consolação de tentar jogar a Liga Europa, então não acho pouco provável de ouvirmos um grito de "Delivery" ecoando no estádio.

O último candidato ao título é o Arsenal. É o time que eu menos tenho confiança para ser o campeão. Tem mais nove jogos a fazer, está empatado em pontos com o Liverpool, perde feio no saldo de gols, e terá três adversários difíceis pela frente: em casa o City, fora Chelsea e Everton. Ainda haverá a tensão de jogar a Copa da Inglaterra, é o favorito ao título e terá lidar com a pressão de 8 anos sem gritar "É campeão". A final é apenas o último jogo da Premier League.

Para mim, o Liverpool tem tudo para levantar a taça. O problema deles é o mesmo do Arsenal: pressão pela seca, no caso deles é seca de títulos do campeonato. Desde 1989-90, eles não ganham a primeira divisão da Inglaterra. À medida que o campeonato for chegando ao seu final, se Liverpool ainda estiver, como estará na briga, mais e mais matérias sobre o último título sairão na mídia. Será que terá psicológico para aguentar essa pressão?

SUSPENSÃO.

Na página da Federação Inglesa já está anunciada a suspensão de Vincent Kompany por apenas 1 jogo, cumprirá essa punição contra o Fulham no próximo sábado. Houve comentários que ele poderia receber um a mais por ter feito gestos ofensivos à torcida dos Tigres, mas até agora não foi declarado pela FA sobre a situação e as notícias sobre essa possibilidade estão deixando os sites dos jornais.

Quem recebeu dois jogos foi Nemanja Vidic do United e não jogará contra o City no dia 25. Eu vi a expulsão, nem era para ter sido expulso porque não tocou no Sturridge, como não foi uma falta violenta, pode ter sido o segundo cartão vermelho dele na temporada, logo dois jogos de suspensão.

Falando em jogada violenta, o Ramires cumprirá três jogos de suspensão pela entrada covarde no final do jogo contra o Aston Villa, o William do Chelsea só perderá um jogo. E a situação do Ramires pode piorar porque ele já tem 9 cartões amarelos. Se receber mais um, perderá mais dois jogos.

O Manchester City tem que se preocupar com o Zabaleta nessa questão de acúmulo de cartões amarelos. No momento ele tem 8 cartões e ele não pode tomar mais dois até o segundo domingo de abril, 13 de abril, se tomar deverá ficar de fora de duas partidas. Daqui até lá jogaremos contra Fulham, Arsenal, United, Southampton e Liverpool. Eu já não aguento mais ter o Richards, nem confio mais, só que eu acho que se ele tiver condições o Pellegrini deverá usá-lo contra o Fulham (lanterna) e o Southampton, ambos em casa. Não podemos nos dar o luxo de perder o Zaba quando a coisa apertar.

Depois do segundo domingo, se o jogador receber o 10º cartão amarelo na temporada, ele será castigado com a palmatória.

Chelsea tem em perigo Ramires (9 cartões amarelos), David Luiz (8) e Ivanovic (7). Arsenal tem Flamini (9) e Wilshere (7). E o grande favorito Liverpool só fica preocupado com Gerrard (8). Luis Suarez tem apenas 4 tarjetas amarillas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário